Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Auto, Nacional, Saúde

Pode conduzir estando de baixa médica? Saiba o que diz a lei portuguesa e evite multas

Conduzir enquanto está de baixa médica: saiba se é legal e ao que deve estar atento para evitar multas e problemas com o seguro

08:52 12 Outubro, 2025 08:52 12 Outubro, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Durante uma baixa médica, conduzir pode parecer inofensivo, mas pode acarretar riscos legais e financeiros em Portugal, dependendo da natureza da doença, do tratamento e das condições físicas do condutor. Embora a lei não proíba expressamente a condução durante a baixa, que é regulada pelo regime de proteção na doença da Segurança Social, o Código da Estrada e o Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir (RHLC) impõem limites rigorosos sempre que a segurança rodoviária possa ser comprometida.

Segundo o artigo 11.º do Código da Estrada, os condutores devem “abster-se da prática de quaisquer atos suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança”. Já o Decreto-Lei n.º 138/2012, que aprova o RHLC, estabelece que doenças, limitações funcionais ou tratamentos que afetem a capacidade de condução exigem avaliação médica e psicológica.

Se o condutor for considerado “inapto”, fica legalmente impedido de conduzir até nova decisão de aptidão, mesmo que a carta de condução se mantenha válida.

O que a lei realmente permite

Em Portugal, a baixa médica, tecnicamente designada incapacidade temporária para o trabalho, é regulada pelo Decreto-Lei n.º 28/2004, e tem natureza laboral e previdencial, não de trânsito. Assim, estar de baixa não implica automaticamente uma proibição de conduzir: tudo depende do motivo clínico e da aptidão física e mental do condutor.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), através da Orientação n.º 015/2012, a aptidão para conduzir deve ser avaliada pelo médico assistente, e, quando necessário, por uma junta médica do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). Se o médico entender que o estado clínico é incompatível com a condução, o doente deve abster-se de conduzir, podendo ser submetido a exames complementares.

O RHLC permite ainda que, perante dúvidas sobre a capacidade para conduzir, o IMT determine novas avaliações médicas, psicológicas ou até um novo exame de condução, como previsto no artigo 24.º do diploma.

Risco de sanções e responsabilidade

Conduzir sob o efeito de álcool, substâncias psicotrópicas ou medicamentos que alterem as capacidades é expressamente proibido pelo artigo 81.º do Código da Estrada. As coimas podem variar entre 500 e 2.500 euros, e a infração implica perda de pontos e eventuais sanções acessórias.

Quando o comportamento do condutor coloca em perigo a vida ou a integridade física de terceiros, o caso pode configurar crime de condução perigosa, previsto no artigo 291.º do Código Penal. Isto é aplicável, por exemplo, quando o estado de saúde, fadiga ou uso de medicação afeta a capacidade de reação ao volante.

Segundo o Decreto-Lei n.º 291/2007, que regula o seguro automóvel, a seguradora tem de indemnizar terceiros, mas pode exercer direito de regresso contra o condutor quando este viola regras legais, como conduzir sob influência de álcool, drogas ou sem aptidão legal para conduzir. No caso dos seguros facultativos (como danos próprios), as exclusões variam conforme as cláusulas contratuais, explica a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

O papel do médico e o impacto no subsídio de baixa

Segundo a DGS, cabe ao médico avaliar a aptidão do paciente para conduzir, emitindo o atestado eletrónico com a menção “Apto”, “Apto com restrições” ou “Inapto”. A inaptidão implica proibição imediata de conduzir até nova decisão do IMT.

Já no plano laboral, o Decreto-Lei n.º 28/2004 prevê que o subsídio de doença possa ser suspenso se o trabalhador violar as condições da baixa, nomeadamente por ausência injustificada da residência ou atividades incompatíveis com o processo de recuperação. Conduzir contra indicação médica pode ser interpretado como incumprimento, embora a decisão final dependa da Segurança Social e da avaliação clínica.

Medicamentos e sintomas que impedem conduzir

De acordo com o Infarmed, diversos medicamentos, como ansiolíticos, antidepressivos, antiepiléticos e analgésicos opiáceos, podem reduzir a atenção, os reflexos e a coordenação motora. Estes fármacos exibem pictogramas de alerta sobre a condução e o manuseamento de máquinas, sendo desaconselhado o uso combinado com álcool.

Em situações de dor lombar, cervical ou tratamentos com relaxantes musculares, a condução pode ser considerada imprudente. Segundo especialistas em medicina geral, o mais seguro é não conduzir sem orientação médica, mesmo em casos de sintomas ligeiros.

Não é ilegal

Conduzir estando de baixa médica não é automaticamente ilegal, mas pode constituir infração grave se o estado de saúde ou a medicação afetarem a segurança. O Código da Estrada e o RHLC são claros: apenas quem está clinicamente apto deve conduzir. Em caso de dúvida, o condutor deve sempre consultar o seu médico ou o IMT antes de se fazer à estrada.

Leia também: “Movem-se de forma arrogante pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Carro parado na garagem.
Auto Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Algarve Edição Papel Ensino

Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira

10:00 13 Junho, 2026 10:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundado em 1983, o Infantário Pimpão tornou-se uma referência em Tavira pela proximidade às famílias e projeto educativo

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Alecrim. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)

16:30 13 Junho, 2026 16:16 13 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Elimine maus odores com um simples ramo de alecrim. Há um local em casa onde o deve mesmo colocar para obter melhores resultados

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas

19:00 13 Junho, 2026 11:51 13 Junho, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto Economia

Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro

13:30 13 Junho, 2026 11:06 11 Junho, 2026 | João Luís

Muitos condutores hesitam entre abrir as janelas ou ligar o ar condicionado. A resposta depende sobretudo da velocidade a que circula

Edição Papel Ensino Opinião

Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo

11:00 13 Junho, 2026 08:03 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os resultados alcançados demonstram a crescente adesão da comunidade educativa a este modelo de aprendizagem"

Algarve Edição Papel Saúde

Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027

17:10 13 Junho, 2026 18:55 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Médico e autarca lembra que o sucesso do programa de Castro Marim passa por atender o fumador no momento em que decide deixar de fumar. A iniciativa municipal já terá ajudado mais de 800 pessoas a abandonar o tabaco ao fim de um ano

Algarve

Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária

10:48 13 Junho, 2026 10:54 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Telmo Pinto, classificou como “gratificante” ver as praias com dezenas de metros de areia e a poderem ser utilizadas pelos banhistas em segurança

Paralisia do sono. Crédito: Magnific
Ciência Saúde

Já ‘acordou’ sem se conseguir mexer? Especialistas explicam fenómeno durante o sono que deixa muitas pessoas ‘em pânico’

21:00 12 Junho, 2026 19:03 12 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Sentir que está acordado mas não consegue mexer o corpo pode indicar paralisia do sono, um fenómeno temporário mas assustador.

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Carro parado na garagem.
Auto, Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Algarve, Edição Papel, Ensino

Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira

10:00 13 Junho, 2026 10:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundado em 1983, o Infantário Pimpão tornou-se uma referência em Tavira pela proximidade às famílias e projeto educativo

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Alecrim. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)

16:30 13 Junho, 2026 16:16 13 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Elimine maus odores com um simples ramo de alecrim. Há um local em casa onde o deve mesmo colocar para obter melhores resultados

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas

19:00 13 Junho, 2026 11:51 13 Junho, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro

13:30 13 Junho, 2026 11:06 11 Junho, 2026 | João Luís

Muitos condutores hesitam entre abrir as janelas ou ligar o ar condicionado. A resposta depende sobretudo da velocidade a que circula

Edição Papel, Ensino, Opinião

Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo

11:00 13 Junho, 2026 08:03 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os resultados alcançados demonstram a crescente adesão da comunidade educativa a este modelo de aprendizagem"

Algarve, Edição Papel, Saúde

Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027

17:10 13 Junho, 2026 18:55 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Médico e autarca lembra que o sucesso do programa de Castro Marim passa por atender o fumador no momento em que decide deixar de fumar. A iniciativa municipal já terá ajudado mais de 800 pessoas a abandonar o tabaco ao fim de um ano

Algarve

Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária

10:48 13 Junho, 2026 10:54 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Telmo Pinto, classificou como “gratificante” ver as praias com dezenas de metros de areia e a poderem ser utilizadas pelos banhistas em segurança

Paralisia do sono. Crédito: Magnific
Ciência, Saúde

Já ‘acordou’ sem se conseguir mexer? Especialistas explicam fenómeno durante o sono que deixa muitas pessoas ‘em pânico’

21:00 12 Junho, 2026 19:03 12 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Sentir que está acordado mas não consegue mexer o corpo pode indicar paralisia do sono, um fenómeno temporário mas assustador.

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Últimas Notícias

  • Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)
    Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)
  • Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas
    Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas
  • Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada
    Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada
  • Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”
    Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”
  • Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027
    Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027
  • Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)
    Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)

Opinião

  • O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
    O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
  • Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
    Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
    Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
    “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
  • Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
    Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal