Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Linha de carros. Crédito: Freepik
Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Os carros que dão menos problemas estão ‘longe da Europa’: saiba qual a marca que continua a dominar

Milhares de condutores revelaram quais os carros mais fiáveis do mercado. O resultado volta a deixar as marcas europeias para trás

11:50 18 Julho, 2026 11:26 18 Julho, 2026 | Tiago Alcobia
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Japão volta a destacar-se com os carros mais fiáveis do mercado, segundo um dos mais reconhecidos estudos internacionais sobre a matéria. A classificação mais recente coloca várias marcas nipónicas nos lugares cimeiros e deixa os fabricantes europeus longe da liderança, num retrato que ajuda a perceber quais os veículos que menos visitam as oficinas e acumulam menos problemas ao longo dos anos.

De acordo com o Observador que cita a Consumer Reports, organização norte-americana especializada em testes de consumo e avaliação de fiabilidade automóvel, mais de 380 mil proprietários participaram no estudo referente a 2025, relatando os problemas encontrados nos seus veículos. A análise permitiu comparar dezenas de fabricantes e modelos com base no número e na gravidade das avarias registadas.

Os japoneses continuam a liderar

A conclusão geral não traz grandes surpresas para quem acompanha este tipo de estudos. Os modelos com tecnologias mais simples continuam a revelar menos problemas, enquanto os veículos mais complexos tendem a acumular mais ocorrências. A tendência estende-se também aos diferentes tipos de motorização e às soluções de electrificação mais recentes.

O domínio japonês é evidente na classificação. A Toyota conquistou o primeiro lugar com 66 pontos, seguida pela Subaru, com 63, e pela Lexus, com 60. A Honda surge logo atrás, na quarta posição, reforçando a presença das marcas japonesas nos lugares cimeiros.

Este resultado confirma uma tendência observada nos últimos anos. Em 2024, a Subaru tinha liderado a tabela, à frente da Lexus e da Toyota. A troca de posições não alterou a realidade principal: os fabricantes japoneses continuam a ser a principal referência quando o tema é a fiabilidade.

Motores mais simples continuam a ser os mais fiáveis

A análise da Consumer Reports concluiu também que os veículos equipados exclusivamente com motores de combustão interna continuam a apresentar melhores resultados globais. Entre os modelos electrificados, são os híbridos convencionais que revelam uma maior robustez mecânica e menos problemas reportados pelos proprietários.

Já os veículos 100% eléctricos e os híbridos plug-in continuam a surgir entre as soluções com mais incidências. A maior complexidade dos sistemas e a incorporação de novas tecnologias acabam por refletir-se numa maior frequência de problemas reportados pelos condutores.

Apesar destes resultados, o estudo mostra que existem diferenças significativas entre fabricantes e modelos. Algumas marcas conseguem obter desempenhos muito sólidos mesmo apostando fortemente na electrificação, demonstrando que a fiabilidade não depende apenas do tipo de motorização.

BMW destaca-se entre os europeus e Tesla é a surpresa

Foi preciso chegar ao quinto lugar da classificação para encontrar o primeiro construtor europeu. A BMW alcançou 58 pontos, tornando-se a marca do continente mais bem posicionada no estudo. O fabricante alemão destacou-se ainda pelo desempenho de alguns modelos específicos, embora existam diferenças consideráveis entre gamas.

No restante top 10 surgem ainda Nissan, Acura e Buick. A nona posição pertence à Tesla, que protagonizou uma das maiores subidas da tabela. Depois de ocupar apenas o 17.º lugar no ano anterior, a marca norte-americana ascendeu ao grupo das dez mais fiáveis, beneficiando sobretudo da boa classificação obtida pelo Model Y.

A Kia fechou o top 10 e tornou-se a fabricante sul-coreana mais bem posicionada. Logo atrás ficaram marcas conhecidas dos consumidores europeus, entre as quais Ford, Hyundai, Audi, Mazda e Volvo.

Mais abaixo na tabela aparecem ainda Volkswagen, Chevrolet, Cadillac, Mercedes-Benz e Lincoln. Importa, contudo, recordar que este estudo é realizado nos Estados Unidos, um mercado onde algumas marcas e modelos apresentam características diferentes das versões comercializadas na Europa.

Segundo a mesma fonte, a superioridade japonesa continua a ser a principal conclusão da análise, com seis construtores do Japão entre os dez primeiros classificados. A BMW destacou-se como a melhor representante europeia, enquanto a Tesla foi uma das marcas que mais evoluiu face ao ano anterior, num ranking que continua a ser seguido com atenção por quem procura um automóvel capaz de passar mais tempo na estrada e menos tempo na oficina.

Leia também: Governo admite travar margens dos combustíveis se encontrar distorções nos preços

Pessoa infetada com mpox
Nacional Saúde

Já estão confirmados quase 300 casos: infeções por este vírus estão a aumentar em Portugal

20:00 15 Setembro, 2026 20:03 15 Setembro, 2026 | Luís Santos

As autoridades acompanham o aumento de casos associados a este vírus em Portugal, embora tenham diminuído nas últimas semanas

Furnazinhas, Castro Marim.
Algarve

Nem Alte nem Pedralva: esta aldeia no Algarve tem 50 habitantes e tornou-se um exemplo de revitalização

19:20 15 Setembro, 2026 12:53 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Poucos habitantes, tradições mantidas e novas ligações: conheça Furnazinhas, uma aldeia de Castro Marim que combate o isolamento

Humidade em casa arrendada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por AI
Nacional

Humidade numa casa arrendada: saiba se paga o senhorio ou o inquilino segundo a lei

15:40 15 Setembro, 2026 14:57 15 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A lei estabelece regras para os casos de humidade em casas arrendadas e a origem do problema pode mudar quem tem de pagar

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal? Previsões mostram o que esperar até ao final de setembro

11:30 15 Setembro, 2026 02:49 15 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva vai regressar na segunda metade de setembro? Meteored e IPMA mostram o que esperar da precipitação em Portugal até ao final do mês

Dia de chuva
Tempo

Chuva ‘volta’ a Portugal neste dia e estas serão as únicas regiões afetadas

16:00 15 Setembro, 2026 23:53 14 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão do IPMA para o dia 16 de setembro aponta para períodos de chuva fraca ou aguaceiros nos arquipélagos

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Algarve Saúde

Cuida de alguém em casa? Há um apoio para quem está no Algarve e não precisa do Estatuto do Cuidador Informal

10:50 15 Setembro, 2026 10:37 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Cuidadores que acompanhem alguém há pelo menos dois meses podem ser sinalizados para um apoio no Algarve, mesmo sem estatuto reconhecido

Gaveta revestida com papel de alumínio
Vida & Lazer

Já viu papel de alumínio nas gavetas da cozinha? Saiba para que serve e por que muitas pessoas o colocam

21:20 15 Setembro, 2026 19:41 15 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhóis falam sobre um truque usado cada vez por mais pessoas: colocar papel de alumínio a revestir as gavetas da cozinha

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia

Adeus Ayamonte? Mercadona vai abrir a sua primeira loja no Algarve já nesta data e esta será a localização

11:10 15 Setembro, 2026 11:16 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entrada da Mercadona no Algarve já tem data e local definidos: primeira loja da cadeia na região abre em Portimão

Homem analisa carro usado que já foi TVDE que está à venda. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto

Vai comprar um carro usado? Estes sinais podem revelar que já foi TVDE

20:15 15 Setembro, 2026 04:08 15 Setembro, 2026 | João Luís

Quilómetros, inspeções e desgaste do banco traseiro podem revelar uma antiga utilização como TVDE de um carro usado. Saiba o que verificar

Economia Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

Agentes da PSP a remover 'okupas'
Nacional

Como proteger a sua casa dos ‘okupas’: o que diz a lei portuguesa sobre ocupação ilegal de imóveis

17:41 12 Setembro, 2026 17:25 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ocupação ilegal de imóveis é um dos temas mais falados pela Europa fora, com os casos a aumentar, pelo que é importante conhecer a lei para se proteger dos 'okupas'

Tropicaña Restaurante
Europa

Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

20:20 14 Setembro, 2026 20:22 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

A festa de aniversário teve direito a marisco, bar aberto e insufláveis. A proprietária do restaurante na Galiza diz que recebeu apenas um sinal de 500€ e apresentou queixa às autoridades

Saúde

DGS recomenda fechar as janelas esta terça-feira: estas são as regiões mais afetadas

13:30 15 Setembro, 2026 13:19 15 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Crianças, idosos e pessoas com determinados problemas de saúde estão entre os grupos que devem ter cuidados redobrados devido à fraca qualidade do ar, avisa a DGS

Economia Europa

Vania, empregada de hotel: “Limpamos 29 quartos por dia e pagam-nos menos de 1,50€ por cada”

20:00 14 Setembro, 2026 16:16 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma empregada de hotel em Espanha revelou quanto pode receber por cada quarto limpo e descreveu jornadas em que é necessário preparar quase 30 quartos num único dia

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Pessoa infetada com mpox
Nacional, Saúde

Já estão confirmados quase 300 casos: infeções por este vírus estão a aumentar em Portugal

20:00 15 Setembro, 2026 20:03 15 Setembro, 2026 | Luís Santos

As autoridades acompanham o aumento de casos associados a este vírus em Portugal, embora tenham diminuído nas últimas semanas

Furnazinhas, Castro Marim.
Algarve

Nem Alte nem Pedralva: esta aldeia no Algarve tem 50 habitantes e tornou-se um exemplo de revitalização

19:20 15 Setembro, 2026 12:53 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Poucos habitantes, tradições mantidas e novas ligações: conheça Furnazinhas, uma aldeia de Castro Marim que combate o isolamento

Humidade em casa arrendada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por AI
Nacional

Humidade numa casa arrendada: saiba se paga o senhorio ou o inquilino segundo a lei

15:40 15 Setembro, 2026 14:57 15 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A lei estabelece regras para os casos de humidade em casas arrendadas e a origem do problema pode mudar quem tem de pagar

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal? Previsões mostram o que esperar até ao final de setembro

11:30 15 Setembro, 2026 02:49 15 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva vai regressar na segunda metade de setembro? Meteored e IPMA mostram o que esperar da precipitação em Portugal até ao final do mês

Dia de chuva
Tempo

Chuva ‘volta’ a Portugal neste dia e estas serão as únicas regiões afetadas

16:00 15 Setembro, 2026 23:53 14 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão do IPMA para o dia 16 de setembro aponta para períodos de chuva fraca ou aguaceiros nos arquipélagos

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Algarve, Saúde

Cuida de alguém em casa? Há um apoio para quem está no Algarve e não precisa do Estatuto do Cuidador Informal

10:50 15 Setembro, 2026 10:37 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Cuidadores que acompanhem alguém há pelo menos dois meses podem ser sinalizados para um apoio no Algarve, mesmo sem estatuto reconhecido

Gaveta revestida com papel de alumínio
Vida & Lazer

Já viu papel de alumínio nas gavetas da cozinha? Saiba para que serve e por que muitas pessoas o colocam

21:20 15 Setembro, 2026 19:41 15 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhóis falam sobre um truque usado cada vez por mais pessoas: colocar papel de alumínio a revestir as gavetas da cozinha

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia

Adeus Ayamonte? Mercadona vai abrir a sua primeira loja no Algarve já nesta data e esta será a localização

11:10 15 Setembro, 2026 11:16 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entrada da Mercadona no Algarve já tem data e local definidos: primeira loja da cadeia na região abre em Portimão

Homem analisa carro usado que já foi TVDE que está à venda. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto

Vai comprar um carro usado? Estes sinais podem revelar que já foi TVDE

20:15 15 Setembro, 2026 04:08 15 Setembro, 2026 | João Luís

Quilómetros, inspeções e desgaste do banco traseiro podem revelar uma antiga utilização como TVDE de um carro usado. Saiba o que verificar

Economia, Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

Agentes da PSP a remover 'okupas'
Nacional

Como proteger a sua casa dos ‘okupas’: o que diz a lei portuguesa sobre ocupação ilegal de imóveis

17:41 12 Setembro, 2026 17:25 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ocupação ilegal de imóveis é um dos temas mais falados pela Europa fora, com os casos a aumentar, pelo que é importante conhecer a lei para se proteger dos 'okupas'

Tropicaña Restaurante
Europa

Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

20:20 14 Setembro, 2026 20:22 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

A festa de aniversário teve direito a marisco, bar aberto e insufláveis. A proprietária do restaurante na Galiza diz que recebeu apenas um sinal de 500€ e apresentou queixa às autoridades

Saúde

DGS recomenda fechar as janelas esta terça-feira: estas são as regiões mais afetadas

13:30 15 Setembro, 2026 13:19 15 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Crianças, idosos e pessoas com determinados problemas de saúde estão entre os grupos que devem ter cuidados redobrados devido à fraca qualidade do ar, avisa a DGS

Economia, Europa

Vania, empregada de hotel: “Limpamos 29 quartos por dia e pagam-nos menos de 1,50€ por cada”

20:00 14 Setembro, 2026 16:16 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma empregada de hotel em Espanha revelou quanto pode receber por cada quarto limpo e descreveu jornadas em que é necessário preparar quase 30 quartos num único dia

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Últimas Notícias

  • Saiba qual é o ‘truque’ que os milionários podem usar para não pagar IMI e IMT nos centros das cidades
    Saiba qual é o ‘truque’ que os milionários podem usar para não pagar IMI e IMT nos centros das cidades
  • Começou a usar óculos para conduzir? Pode ter de trocar a carta de condução (mesmo que ainda esteja válida)
    Começou a usar óculos para conduzir? Pode ter de trocar a carta de condução (mesmo que ainda esteja válida)
  • Já viu papel de alumínio nas gavetas da cozinha? Saiba para que serve e por que muitas pessoas o colocam
    Já viu papel de alumínio nas gavetas da cozinha? Saiba para que serve e por que muitas pessoas o colocam
  • Tem alguma em casa? Estas são as notas de escudo mais valiosas que podem valer até 6.000€
    Tem alguma em casa? Estas são as notas de escudo mais valiosas que podem valer até 6.000€
  • Sabrina, 23 anos, é maquilhadora e cria gado: “Aos 22 anos recebi um boi de presente”
    Sabrina, 23 anos, é maquilhadora e cria gado: “Aos 22 anos recebi um boi de presente”

Opinião

  • O sabor da liberdade | Por Ana Alexandra Resende
    O sabor da liberdade | Por Ana Alexandra Resende
  • História de Tavira: As origens – Parte 1 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: As origens – Parte 1 | Por José Manuel do Carmo
  • Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão
    Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • José Apolinário defende um capítulo regional nos fundos europeus 2028-2034
    José Apolinário defende um capítulo regional nos fundos europeus 2028-2034
  • Tribunal da União Europeia decidiu: estes trabalhadores foram despedidos em 1993 e têm direito a indemnização 33 anos depois
    Tribunal da União Europeia decidiu: estes trabalhadores foram despedidos em 1993 e têm direito a indemnização 33 anos depois
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento