Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

IUC vai mudar de regras: Governo confirma que condutores nestas condições vão ‘beneficiar’ com as novas mudanças

Governo confirmou mudanças no IUC que vão facilitar o pagamento e permitir poupanças aos condutores em certos casos

12:47 27 Dezembro, 2025 12:47 27 Dezembro, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Imposto Único de Circulação (IUC) vai sofrer alterações relevantes nos próximos anos e o Governo garante que, em muitos casos, os condutores vão sentir um alívio no esforço financeiro associado a este imposto. A mudança não passa por uma redução direta das taxas, mas por um novo modelo de pagamento que pretende evitar esquecimentos, coimas e concentrações de encargos num único momento do ano.

A proposta foi aprovada em Conselho de Ministros e segue agora para apreciação parlamentar. De acordo com o Executivo, citado pelo Notícias ao Minuto, o objetivo é tornar o cumprimento da obrigação mais simples, previsível e ajustado à realidade das famílias, sobretudo das que possuem mais do que um veículo.

Uma das alterações centrais prende-se com o momento em que o imposto passa a ser devido. Com o novo regime, o IUC deixa de ser pago no mês da matrícula do veículo e passa a ser devido por quem seja proprietário a 1 de janeiro de cada ano. Esta mudança elimina a dispersão de datas ao longo do calendário e reduz o risco de esquecimento, uma das principais causas de incumprimento.

Pagamento passa para abril e pode ser feito em prestações

Outra novidade relevante está na forma de pagamento. O Governo propõe que o IUC passe a ser pago, como regra geral, no mês de abril, com possibilidade de fracionamento em prestações, consoante o valor do imposto.

Segundo a proposta, quando o montante do IUC seja igual ou inferior a 100 euros, o pagamento será feito numa única prestação em abril. Para valores superiores a 100 euros e até 500 euros, o imposto poderá ser dividido em duas prestações, a pagar em abril e outubro. Já nos casos em que o valor ultrapasse os 500 euros, o pagamento poderá ser repartido em três momentos, nos meses de abril, julho e outubro.

Este modelo permitirá distribuir o encargo ao longo do ano, o que, na prática, pode traduzir-se num esforço financeiro menor em cada pagamento, sobretudo para quem tem vários veículos registados em seu nome.

Regime transitório evita sobreposição de pagamentos

O Governo prevê ainda um regime transitório para o ano de 2027, de forma a evitar que os contribuintes sejam chamados a pagar dois IUC num curto espaço de tempo, devido à alteração do calendário.

Nesse ano, o imposto será pago de forma excecional: numa única prestação em outubro, quando o valor seja igual ou inferior a 500 euros, ou em duas prestações, em julho e outubro, quando o montante seja superior. Esta solução pretende assegurar uma transição gradual entre o regime atual e o novo modelo.

Não há aumento do imposto, mas há menos penalizações

O Executivo sublinha que as alterações propostas não implicam qualquer aumento do IUC. As taxas mantêm-se inalteradas, estando em causa apenas a reorganização das datas e das modalidades de pagamento.

De acordo com dados divulgados pelo Governo, desde 2020 o atraso ou falta de pagamento do IUC originou milhões de processos de contraordenação e execuções fiscais, muitas vezes associados a esquecimentos. Ao concentrar o pagamento numa data fixa e permitir o fracionamento, o Governo espera reduzir significativamente estas situações.

Quem pode beneficiar mais

Na prática, segundo o Notícias ao Minuto, os principais beneficiários serão os condutores com mais do que um veículo e aqueles que, até agora, eram confrontados com pagamentos concentrados ou com coimas por falhas no calendário. Com mais previsibilidade e a possibilidade de pagar em prestações, o novo modelo pretende tornar o IUC menos penalizador no dia a dia, sem mexer no valor do imposto em si.

Se a proposta for aprovada pelo Parlamento, as novas regras entrarão em vigor a partir de 2027, dando aos contribuintes tempo para se adaptarem ao novo calendário.

Leia também: Condutores podem receber multas de velocidade nas autoestradas portuguesas sem excederem os 120 km/h: valores chegam aos 300€

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Homem de 29 anos encontrado baleado no peito durante a madrugada: não há detidos

15:20 24 Julho, 2026 14:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima, de 29 anos, foi encontrada caída numa rua de Camarate com um ferimento provocado por uma arma de fogo. A Polícia Judiciária está a investigar o crime

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 13:05 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Algarve

Motoristas TVDE contestam restrições em Albufeira e pedem recuo da Câmara

12:05 24 Julho, 2026 12:13 24 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Concentração de motoristas TVDE contesta interdições em várias zonas de Albufeira e acusa o município de discriminar o setor

Idosa com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo mais fresco está de saída: calor volta e temperaturas podem chegar aos 40 ºC já no início da semana

15:10 24 Julho, 2026 14:40 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força a várias regiões do país, depois de alguns dias mais frescos

Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

“Mataram a minha neta”: menina de 18 meses morre após ficar cerca de sete horas esquecida dentro de carro de creche

13:30 24 Julho, 2026 13:04 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Criança de 18 meses terá permanecido durante várias horas no interior de uma viatura estacionada junto ao Cristo Rei. A Polícia Judiciária está a investigar o caso

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado

06:00 24 Julho, 2026 12:39 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma mudança temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva, antes de o calor voltar a ganhar força

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Museu Municipal de Tavira.
Algarve Cultura

Museu Municipal de Tavira promove visita guiada a exposição que revela a história esquecida dos judeus na cidade

15:00 24 Julho, 2026 13:50 24 Julho, 2026 | Miguel Frazão

No sábado, o Museu Municipal de Tavira promove uma visita guiada à exposição “Judeus em Tavira: fragmentos de uma história”

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Economia Opinião

Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

16:59 23 Julho, 2026 17:03 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a dívida pública nos coloca entre os primeiros da Europa e a dívida incobrável ultrapassa já os dez mil milhões de euros, é evidente que Portugal continua a destacar-se em alguma coisa"

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Homem de 29 anos encontrado baleado no peito durante a madrugada: não há detidos

15:20 24 Julho, 2026 14:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima, de 29 anos, foi encontrada caída numa rua de Camarate com um ferimento provocado por uma arma de fogo. A Polícia Judiciária está a investigar o crime

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 13:05 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Algarve

Motoristas TVDE contestam restrições em Albufeira e pedem recuo da Câmara

12:05 24 Julho, 2026 12:13 24 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Concentração de motoristas TVDE contesta interdições em várias zonas de Albufeira e acusa o município de discriminar o setor

Idosa com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo mais fresco está de saída: calor volta e temperaturas podem chegar aos 40 ºC já no início da semana

15:10 24 Julho, 2026 14:40 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força a várias regiões do país, depois de alguns dias mais frescos

Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

“Mataram a minha neta”: menina de 18 meses morre após ficar cerca de sete horas esquecida dentro de carro de creche

13:30 24 Julho, 2026 13:04 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Criança de 18 meses terá permanecido durante várias horas no interior de uma viatura estacionada junto ao Cristo Rei. A Polícia Judiciária está a investigar o caso

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado

06:00 24 Julho, 2026 12:39 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma mudança temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva, antes de o calor voltar a ganhar força

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Museu Municipal de Tavira.
Algarve, Cultura

Museu Municipal de Tavira promove visita guiada a exposição que revela a história esquecida dos judeus na cidade

15:00 24 Julho, 2026 13:50 24 Julho, 2026 | Miguel Frazão

No sábado, o Museu Municipal de Tavira promove uma visita guiada à exposição “Judeus em Tavira: fragmentos de uma história”

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Economia, Opinião

Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

16:59 23 Julho, 2026 17:03 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a dívida pública nos coloca entre os primeiros da Europa e a dívida incobrável ultrapassa já os dez mil milhões de euros, é evidente que Portugal continua a destacar-se em alguma coisa"

Últimas Notícias

  • Homem de 29 anos encontrado baleado no peito durante a madrugada: não há detidos
    Homem de 29 anos encontrado baleado no peito durante a madrugada: não há detidos
  • Tempo mais fresco está de saída: calor volta e temperaturas podem chegar aos 40 ºC já no início da semana
    Tempo mais fresco está de saída: calor volta e temperaturas podem chegar aos 40 ºC já no início da semana
  • Museu Municipal de Tavira promove visita guiada  a exposição que revela a história esquecida dos judeus na cidade
    Museu Municipal de Tavira promove visita guiada a exposição que revela a história esquecida dos judeus na cidade
  • “Eu digo sempre a verdade”: Ministro da Educação responde às acusações sobre falhas nos exames digitais
    “Eu digo sempre a verdade”: Ministro da Educação responde às acusações sobre falhas nos exames digitais
  • Discoteca muito conhecida em Vilamoura acaba de reabrir pela última vez no espaço habitual: para o ano muda a localização
    Discoteca muito conhecida em Vilamoura acaba de reabrir pela última vez no espaço habitual: para o ano muda a localização

Opinião

  • A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
    A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
  • Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
    Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
  • Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus
    As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus
  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento