Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Trânsito. Crédito: Freepik
Trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Fim dos carros a combustão: União Europeia reconsidera posição e aponta para nova data

A UE recuou na proibição total dos carros a combustão e introduziu novas exceções e metas mais flexíveis: veja o que muda e para que ano está agora apontada a transição completa

20:20 15 Fevereiro, 2026 08:17 17 Fevereiro, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A União Europeia (UE) decidiu suavizar a trajetória que tinha definido para o fim dos carros a combustão, abrindo novas exceções, reduzindo exigências e introduzindo uma visão mais longa para a transição energética. Embora o objetivo de 2035 se mantenha no papel, o novo enquadramento europeu aponta para uma abordagem faseada que pode prolongar a presença dos motores de combustão até meados do século.

A Comissão Europeia indicou que a meta final continua a ser a neutralidade carbónica em 2050, o que, na prática, reabre o debate sobre os prazos de abandono definitivo dos combustíveis fósseis.

Bruxelas cede à pressão de grandes Estados-membros

A revisão surge após forte pressão da indústria automóvel europeia e de Estados-membros como Alemanha e Itália, que alertaram para o impacto económico de uma transição demasiado rápida.

Os fabricantes têm insistido que o ritmo de eletrificação não acompanha a capacidade de produção, nem a expansão das infraestruturas de carregamento, sobretudo nos países com menor cobertura energética.

Segundo a Comissão Europeia, a decisão de flexibilizar o enquadramento pretende “proteger a competitividade da indústria automóvel europeia”, ao mesmo tempo que garante que o continente mantém liderança tecnológica num setor em profunda transformação.

O pacote agora apresentado inclui medidas de apoio à inovação, ao desenvolvimento de baterias e ao reforço da rede de carregamento.

O que muda para 2035?

A meta de 2035, que previa o fim da venda de novos automóveis com emissões diretas, não é eliminada, mas deixa de ser encarada como um limite rígido.

Bruxelas confirma que serão permitidos veículos equipados com motores de combustão, desde que alimentados por combustíveis sintéticos neutros em carbono. Esta exceção foi um ponto decisivo para que a Alemanha retirasse o veto que tinha colocado ao regulamento original.

A decisão abre espaço para que nichos específicos da indústria, como marcas desportivas ou produtores de baixa escala, continuem a fabricar motores tradicionais, desde que compatíveis com os novos combustíveis.

Para muitos especialistas, isto representa um recuo face à ambição inicial, mas também um reflexo pragmático das dificuldades industriais que a Europa enfrenta.

E afinal, qual é a nova data?

Apesar de 2035 permanecer como marco regulatório, a UE voltou a sublinhar que o horizonte real para a eliminação total das emissões no transporte rodoviário é 2050.

Esta meta não é nova, mas ganha agora maior peso político, já que o pacote automóvel torna claro que a transição será gradual e dependerá da maturidade tecnológica do setor.

Na prática, o que esta revisão da União Europeia indica é que a presença de carros com motores de combustão poderá prolongar-se muito para além de 2035, ainda que sob formas mais eficientes e com combustíveis de baixo impacto ambiental. A eletrificação continuará a ser dominante, mas não exclusiva, ao contrário do que sugeria o plano inicial.

O que esperar nos próximos anos

O debate sobre a mobilidade limpa está longe de encerrado. A Europa tenta equilibrar ambição climática, competitividade industrial e aceitação social, num contexto em que a concorrência chinesa no mercado dos veículos elétricos cresce rapidamente.

Os próximos anos serão decisivos para perceber se a estratégia atual permitirá à Europa alcançar os seus objetivos sem fragilizar a indústria automóvel.

Leia também: Adeus carta de condução? Este detalhe vai passar a contar para o ‘castigo’ e muitos condutores não estão a par da nova regra da UE

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensão média de velhice sobe e este é o novo valor

12:01 1 Junho, 2026 11:54 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em 2025, a pensão média de velhice subiu e a idade de reforma continua a aumentar entre os funcionários públicos

Algarve Economia

Monchique regista a maior subida dos preços da habitação no Algarve

08:15 2 Junho, 2026 08:15 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Habitação continua a valorizar no Algarve, onde apenas um concelho registou uma descida dos preços no último ano

Algarve Economia Vida & Lazer

Gooiâba Brand apresenta coleção de verão no Hotel Quinta do Marco

09:01 2 Junho, 2026 09:01 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa reuniu mais de 35 mulheres para uma manhã de bem-estar, convívio e partilha no concelho de Tavira

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Julie Caplin.
Algarve Cultura Vida & Lazer

Autora britânica escreve romance passado nesta localidade no Algarve e vem ‘cá’ apresentar a edição em português

08:49 2 Junho, 2026 08:49 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Julie Caplin apresenta em Albufeira a edição portuguesa de um romance que tem como pano de fundo a localidade de Olhos de Água

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Casal sentado a utilizar aparelhos eletrónicos. Crédito: Magnific
Nacional Tech

Operadora low-cost ‘mexe o mapa’ em Portugal e entra em cidades onde ainda não estava

09:20 1 Junho, 2026 09:09 1 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Há sinais de que a DIGI continua a ganhar terreno em Portugal, com novas aberturas e entrada em mais cidades, reforçando gradualmente a sua presença no país

Cultura Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Nestas duas situações pode circular na via da direita mais rápido do que os carros da via da esquerda sem risco de multas

11:25 1 Junho, 2026 11:17 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Circular mais depressa pela direita do que pela esquerda pode ser proibido, mas o Código da Estrada prevê exceções pouco conhecidas

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Autódromo de Portimão.
Algarve Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve num evento de entrada gratuita e com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 13:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada gratuita e presença de Noah Monteiro

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Café. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Café ou descafeinado? Estudo traz boas notícias para quem sempre optou por uma destas bebidas

09:30 29 Maio, 2026 09:08 29 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um novo estudo analisou o consumo de café e encontrou diferenças inesperadas entre quem bebe com ou sem cafeína

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo vai dar nova ‘reviravolta’? Chuva, frio e calor podem marcar os próximos dias e estas serão as regiões afetadas

10:30 31 Maio, 2026 10:24 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O tempo pode voltar a mudar em Portugal, com chuva e frio em algumas regiões antes de uma possível subida acentuada da temperatura

Algarve Cultura

Votação do público decide futuro da Fortaleza de Sagres nas Novas 7 Maravilhas de Portugal

08:30 2 Junho, 2026 08:36 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Monumento algarvio integra os 147 patrimónios finalistas e depende agora da votação popular para continuar em competição

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensão média de velhice sobe e este é o novo valor

12:01 1 Junho, 2026 11:54 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em 2025, a pensão média de velhice subiu e a idade de reforma continua a aumentar entre os funcionários públicos

Algarve, Economia

Monchique regista a maior subida dos preços da habitação no Algarve

08:15 2 Junho, 2026 08:15 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Habitação continua a valorizar no Algarve, onde apenas um concelho registou uma descida dos preços no último ano

Algarve, Economia, Vida & Lazer

Gooiâba Brand apresenta coleção de verão no Hotel Quinta do Marco

09:01 2 Junho, 2026 09:01 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa reuniu mais de 35 mulheres para uma manhã de bem-estar, convívio e partilha no concelho de Tavira

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Julie Caplin.
Algarve, Cultura, Vida & Lazer

Autora britânica escreve romance passado nesta localidade no Algarve e vem ‘cá’ apresentar a edição em português

08:49 2 Junho, 2026 08:49 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Julie Caplin apresenta em Albufeira a edição portuguesa de um romance que tem como pano de fundo a localidade de Olhos de Água

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Casal sentado a utilizar aparelhos eletrónicos. Crédito: Magnific
Nacional, Tech

Operadora low-cost ‘mexe o mapa’ em Portugal e entra em cidades onde ainda não estava

09:20 1 Junho, 2026 09:09 1 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Há sinais de que a DIGI continua a ganhar terreno em Portugal, com novas aberturas e entrada em mais cidades, reforçando gradualmente a sua presença no país

Cultura, Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Nestas duas situações pode circular na via da direita mais rápido do que os carros da via da esquerda sem risco de multas

11:25 1 Junho, 2026 11:17 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Circular mais depressa pela direita do que pela esquerda pode ser proibido, mas o Código da Estrada prevê exceções pouco conhecidas

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Autódromo de Portimão.
Algarve, Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve num evento de entrada gratuita e com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 13:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada gratuita e presença de Noah Monteiro

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Café. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Café ou descafeinado? Estudo traz boas notícias para quem sempre optou por uma destas bebidas

09:30 29 Maio, 2026 09:08 29 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um novo estudo analisou o consumo de café e encontrou diferenças inesperadas entre quem bebe com ou sem cafeína

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo vai dar nova ‘reviravolta’? Chuva, frio e calor podem marcar os próximos dias e estas serão as regiões afetadas

10:30 31 Maio, 2026 10:24 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O tempo pode voltar a mudar em Portugal, com chuva e frio em algumas regiões antes de uma possível subida acentuada da temperatura

Algarve, Cultura

Votação do público decide futuro da Fortaleza de Sagres nas Novas 7 Maravilhas de Portugal

08:30 2 Junho, 2026 08:36 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Monumento algarvio integra os 147 patrimónios finalistas e depende agora da votação popular para continuar em competição

Últimas Notícias

  • Tudo a postos: Portimão dá início à época balnear e instala 15 torres de vigilância nestas duas praias
    Tudo a postos: Portimão dá início à época balnear e instala 15 torres de vigilância nestas duas praias
  • Gooiâba Brand apresenta coleção de verão no Hotel Quinta do Marco
    Gooiâba Brand apresenta coleção de verão no Hotel Quinta do Marco
  • Autora britânica escreve romance passado nesta localidade no Algarve e vem ‘cá’ apresentar a edição em português
    Autora britânica escreve romance passado nesta localidade no Algarve e vem ‘cá’ apresentar a edição em português
  • Votação do público decide futuro da Fortaleza de Sagres nas Novas 7 Maravilhas de Portugal
    Votação do público decide futuro da Fortaleza de Sagres nas Novas 7 Maravilhas de Portugal
  • Monchique regista a maior subida dos preços da habitação no Algarve
    Monchique regista a maior subida dos preços da habitação no Algarve
  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

Opinião

  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
  • A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
    A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
  • Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
    Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
    Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal