A Noruega está a desenvolver uma das obras de engenharia mais ambiciosas da Europa: o túnel Rogfast, oficialmente designado Rogaland Fixed Link. Esta infraestrutura ligará diretamente as cidades de Stavanger e Bergen, encurtando o tempo de viagem entre ambas em cerca de 40 minutos, e será o túnel subaquático mais longo e profundo do mundo.
Extensão e profundidade
Com uma extensão de 26,7 quilómetros e uma profundidade máxima de 390 metros abaixo do nível do mar, o Rogfast será o maior e mais profundo túnel rodoviário subaquático do mundo, segundo a Executive Digest. A sua conclusão está prevista para o verão de 2033.
O túnel integrará a autoestrada europeia E39, que percorre a costa atlântica da Noruega, permitindo uma ligação mais eficiente entre cidades como Kristiansand, Stavanger, Haugesund e Bergen. A nova ligação eliminará várias travessias por ferry, facilitando o trânsito diário.
“Stavanger é a quarta maior cidade da Noruega, e Bergen é a segunda maior, por isso esperamos que este projeto ajude também a reduzir o tempo de viagem para trabalhadores que se deslocam diariamente entre as duas cidades”, afirmou Oddvar Kaarmo, gestor do projeto Rogfast, em declarações à Euronews Next.
Peculiaridades da obra
Um dos aspetos mais inovadores do túnel subaquático mais longo do mundo é a ligação à pequena ilha de Kvitsøy, o município mais pequeno do país. Esta derivação do túnel principal inclui duas rotundas escavadas a 260 metros de profundidade, permitindo o cruzamento entre os sentidos de circulação.
“Já construímos rotundas em túneis anteriormente. Mas esta poderá ser das primeiras vezes em que se constrói uma interseção com duas rotundas no mesmo ponto de secção transversal. Pelo que sei, nunca vi duas rotundas assim num túnel”, acrescentou Kaarmo.
Estas rotundas permitirão manter a circulação mesmo em caso de incidente. “Se acontecer algo e tivermos de encerrar parte do túnel, podemos continuar a operá-lo utilizando apenas um dos tubos e manter o trânsito nos dois sentidos”, explicou o engenheiro.
Estrutura
A estrutura será composta por dois tubos paralelos, cada um com duas faixas de rodagem. Esta configuração tem como objetivo reforçar a segurança em caso de acidentes ou avarias.
Kaarmo exemplificou: “Se um camião ou veículo pesado se incendiar à sua frente e não conseguir dar a volta, pode procurar as portas verdes com sinais de saída e atravessar para o outro tubo do túnel. Temos um sistema de câmaras que nos permite saber exatamente onde está, e podemos ir buscá-lo e retirá-lo em segurança”.
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Projeto vai a meio
A escavação começou em 2018 e o projeto está já a meio. “No lado norte, cerca de 65% do túnel já foi escavado. A sul, em Randaberg, temos cerca de 45% concluído”, referiu Kaarmo.
Diferente de outros grandes túneis europeus, como o Fehmarnbelt entre a Alemanha e a Dinamarca, construído com módulos pré-fabricados, o Rogfast está a ser escavado diretamente na rocha sólida com recurso a explosivos e perfurações, garantindo maior resistência à pressão marítima.
“Viaja-se através de rocha sólida. Existe uma distância entre o teto do túnel e o fundo do mar. Os nossos regulamentos exigem pelo menos 50 metros. Portanto, circulamos mesmo no fundo do mar”, explicou Kaarmo. “Na Noruega, este tipo de túnel é bastante comum. Temos cerca de 40 túneis rodoviários subaquáticos e estamos habituados à construção. Costuma ser mais barato e mais fácil construir um túnel do que uma ponte para ligar uma ilha.”
Orçamento do projeto
Com um orçamento de cerca de 25 mil milhões de coroas norueguesas (aproximadamente 2 mil milhões de euros), o túnel deverá ter um forte impacto na economia local, especialmente nas áreas de transporte, turismo e indústria.
“Vai ajudar os produtores de marisco e peixe a chegar mais rapidamente ao mercado, sem necessidade de utilizar ferries”, destacou o responsável.
Pode vir até a ser atração turística
A nova ligação deverá também atrair mais turistas à costa oeste da Noruega. “Veremos trabalhadores em deslocações, indústria… e provavelmente também mais turismo. A costa oeste da Noruega é já uma zona bastante procurada por turistas — especialmente Bergen.
Com este projeto rodoviário, que permitirá chegar lá mais depressa, é provável que o interesse turístico aumente ainda mais”, antevê Kaarmo.
As autoridades norueguesas estimam que, até 2053, o túnel seja utilizado por cerca de 13 mil veículos por dia, tornando-se uma das vias mais importantes do país e um marco da engenharia moderna.
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