Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Monchique.
Monchique. Crédito: DR
Algarve

“Vou guardar na memória”: turista só agora descobriu esta vila no Algarve e realça a serenidade “de quem vive ao ritmo da tradição”

Vila algarvia chamou a atenção de um visitante que destacou o ambiente de quem ainda vive “ao ritmo da tradição”

19:20 24 Agosto, 2026 15:48 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A vila de Monchique foi a descoberta de um turista que decidiu deixar de lado os percursos mais conhecidos da serra algarvia para conhecer as ruas da vila. A experiência ficou marcada pelo ambiente tranquilo, pelo casario e por uma forma de viver que, segundo o visitante, parece manter uma ligação próxima às tradições locais.

Através de uma publicação no Facebook, o visitante descreveu o passeio pelas ruas como uma oportunidade para conhecer uma faceta diferente do concelho. “Ontem foi dia de descobrir Monchique, não pelas alturas da serra, mas pelas ruas tranquilas e pelo encanto desta bonita vila algarvia”, escreveu, destacando ainda a atmosfera de “quem vive ao ritmo da tradição”.

Vila para conhecer sem pressa

A descrição publicada nas redes sociais centra-se sobretudo na experiência de percorrer Monchique a pé. Entre ruas empedradas, casas brancas e pequenos recantos, o visitante encontrou uma paisagem urbana que, na sua perspetiva, dispensa grandes monumentos para despertar interesse.

“Há lugares que não precisam de grandes monumentos para nos conquistar”, pode ler-se na publicação. O autor da mensagem acrescenta que caminhar pelas ruas, reparar nos detalhes e deixar-se envolver pelo ambiente da vila foi suficiente para transformar a visita numa experiência que pretende conservar na memória.

De acordo com o blog Vaga Mundos, o centro histórico é também um dos pontos que merece ser percorrido com tempo. As ruas inclinadas, as escadarias e o casario tradicional fazem parte do percurso por esta zona da vila, onde também podem ser encontradas estátuas e antigos solares.

Igrejas, jardins e miradouros

Entre os locais que integram uma visita a Monchique está a Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora da Conceição. O templo destaca-se pelo pórtico manuelino, constituindo uma das referências arquitetónicas da vila.

Já o Largo dos Chorões funciona como um dos espaços centrais de Monchique. O local reúne um jardim, cafés com esplanadas e diferentes elementos artísticos, proporcionando também uma paragem durante o passeio pelas ruas do centro. A Igreja de São Sebastião e a Igreja do Senhor dos Passos são outros dois edifícios religiosos que podem fazer parte do percurso.

Para quem procura uma perspetiva mais ampla sobre a vila, o Parque São Sebastião oferece um miradouro com vista sobre Monchique. Além disso, o parque urbano permite continuar o passeio num espaço de maior contacto com a vegetação, sem sair da área da vila.

Da mesa à aguardente de medronho

A passagem por Monchique pode também incluir a gastronomia característica da serra. Entre as sugestões estão pratos, como a assadura, o feijão com arroz e o grão com massa, opções associadas à cozinha tradicional da região.

A experiência gastronómica pode ser acompanhada por vinho da serra e terminar com aguardente de medronho, produto tradicional ligado ao concelho e à serra de Monchique. Assim, a visita não fica limitada ao património e às ruas, estendendo-se também aos sabores associados à região.

Subida com outra recompensa

Fora do centro da vila, as ruínas do Convento de Nossa Senhora do Desterro constituem outro ponto de interesse. O antigo convento encontra-se numa zona elevada, obrigando a uma subida para quem pretende chegar ao local.

Segundo o Vaga Mundos, as ruínas necessitam de intervenção, mas a localização permite obter vistas sobre Monchique. O percurso acrescenta, desta forma, outro elemento à visita, sobretudo para quem pretende conhecer a vila a partir de diferentes pontos.

A descoberta descrita pelo visitante no Facebook ganha, assim, uma dimensão que ultrapassa o simples passeio pelas ruas. Entre o centro histórico, os edifícios religiosos, os espaços verdes, a gastronomia e os pontos elevados, Monchique apresenta diferentes possibilidades para quem prefere conhecer uma vila caminhando e observando o ambiente local.

No final da publicação, o turista resume a experiência com uma frase que dá o tom ao relato: “Uma vila que vale a pena conhecer e guardar na memória”. A observação surge depois de um passeio centrado menos nas atrações mais conhecidas da serra e mais na vida quotidiana e na identidade da própria vila.

Leia também: Luís Figo tem casa em Albufeira mas descobriu esta praia a 80 km para estender a toalha e ter sossego

Homem a entregar dinheiro.
Economia Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 16:07 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Algarve Vida & Lazer

Mariza dá voz ao Réveillon 2027 em Vilamoura

11:54 24 Agosto, 2026 11:54 24 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Vilamoura recebe um Réveillon com concerto de Mariza, jantar de gala, bar aberto, fogo de artifício e ceia no Centro de Congressos

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Já recebe reforma? Pode ter direito a uma segunda pensão (mas tem um prazo para o fazer sem perder dinheiro)

07:00 24 Agosto, 2026 17:11 23 Agosto, 2026 | João Luís

Recebe reforma? Em determinadas situações pode acumular outra pensão, mas deixar passar o prazo pode significar perder pagamentos

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido efetuar pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

18:20 23 Agosto, 2026 16:37 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Teto máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor no próximo ano

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte, trovoada e rajadas até 70 km/h: mau tempo em Portugal não dá tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 24 Agosto, 2026 17:42 23 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva poderá ser por vezes intensa em várias regiões e o vento vai ganhar força. Açores e Madeira também terão períodos de precipitação

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e frio fora de época: estas serão as regiões afetadas e podem ter 150 mm e rajadas de 70 km/h

06:30 24 Agosto, 2026 16:59 23 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal prepara-se para uma última semana de agosto marcada por chuva intensa, rajadas até 70 km/h e uma forte descida das temperaturas. No Minho, a precipitação acumulada poderá superar os 150 mm

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Gerente com 34 anos de casa despedida da Mercadona por fazer descontos a um vizinho: tribunal ‘julgou’ o caso e deu razão à empresa

17:20 23 Agosto, 2026 16:25 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este caso, no qual uma gerente da Mercadona com 34 anos de casa foi despedida por fazer descontos a um vizinho, foi resolvido pelo tribunal espanhol

Praia da Bordeira.
Algarve

Luís Figo tem casa em Albufeira mas descobriu esta praia a 80 km para estender a toalha e ter sossego

10:20 24 Agosto, 2026 10:13 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Por um dia, Luís Figo e Helen Svedin trocaram a zona de Albufeira pela Costa Vicentina e descobriram uma praia onde o espaço não falta

Autódromo de Portimão.
Algarve

Acordo assinado: mega evento vai chegar em 2027 a esta “montanha-russa” no Algarve e trará 200.000 visitantes em 3 dias

17:50 24 Agosto, 2026 16:23 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai voltar a receber a Fórmula 1 em 2027 e 2028, com o circuito de Portimão a substituir Zandvoort

Alforrecas na praia. Crédito: Foto AI
Animais Nacional

Alerta nacional? “Explosão” de alforrecas chega a Portugal e IPMA explica o fenómeno

20:00 24 Agosto, 2026 18:22 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Os especialistas explicam o que está por detrás desta “explosão” de alforrecas e quais os cuidados a ter

Ilha de Paros. Crédito: Magnific
Europa

“De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho

18:20 24 Agosto, 2026 17:37 24 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este destino turístico é acessível a partir de Portugal e tem praias de água cristalina, ruas caiadas de branco e poucas multidões

Algarve Economia Edição Papel Opinião

Portugal não está preparado para a crise turística que se aproxima | Editorial de Henrique Dias Freire

07:30 22 Agosto, 2026 11:11 24 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

"Um destino não é sustentável porque recebe turistas durante todo o ano. É sustentável quando quem lá vive consegue continuar a viver lá"

Viana do Castelo. Crédito: Foto DR
Nacional Vida & Lazer

A ‘joia do norte’: espanhóis destacam esta cidade portuguesa “desconhecida” pelo património histórico e cultural

19:30 24 Agosto, 2026 17:47 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Apontada pelos espanhóis como uma verdadeira “joia do Norte”, esta cidade portuguesa surpreende pelo património histórico, tradições, arte e paisagens únicas

Sapatos no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tira os sapatos quando entra em casa? Médico explica se está a fazer a escolha certa (ou não)

15:30 23 Agosto, 2026 11:56 23 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem o faça por hábito e quem nunca pense nisso. Um médico explica os riscos e os benefícios desta escolha ao chegar a casa

Carolina Martins. Crédito: Instagram @carolmartinsf_
Saúde

Carolina deixa alerta: “Perdi 70% da visão a fazer algo que você faz todos os dias”

18:40 23 Agosto, 2026 11:57 24 Agosto, 2026 | João Luís

Um gesto aparentemente inofensivo acompanhou Carolina Martins durante anos até que uma consulta revelou uma perda significativa da visão

Monchique.
Algarve

“Vou guardar na memória”: turista só agora descobriu esta vila no Algarve e realça a serenidade “de quem vive ao ritmo da tradição”

19:20 24 Agosto, 2026 15:48 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Vila algarvia chamou a atenção de um visitante que destacou o ambiente de quem ainda vive “ao ritmo da tradição”

Homem a entregar dinheiro.
Economia, Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 16:07 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Algarve, Vida & Lazer

Mariza dá voz ao Réveillon 2027 em Vilamoura

11:54 24 Agosto, 2026 11:54 24 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Vilamoura recebe um Réveillon com concerto de Mariza, jantar de gala, bar aberto, fogo de artifício e ceia no Centro de Congressos

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Já recebe reforma? Pode ter direito a uma segunda pensão (mas tem um prazo para o fazer sem perder dinheiro)

07:00 24 Agosto, 2026 17:11 23 Agosto, 2026 | João Luís

Recebe reforma? Em determinadas situações pode acumular outra pensão, mas deixar passar o prazo pode significar perder pagamentos

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido efetuar pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

18:20 23 Agosto, 2026 16:37 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Teto máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor no próximo ano

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte, trovoada e rajadas até 70 km/h: mau tempo em Portugal não dá tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 24 Agosto, 2026 17:42 23 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva poderá ser por vezes intensa em várias regiões e o vento vai ganhar força. Açores e Madeira também terão períodos de precipitação

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e frio fora de época: estas serão as regiões afetadas e podem ter 150 mm e rajadas de 70 km/h

06:30 24 Agosto, 2026 16:59 23 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal prepara-se para uma última semana de agosto marcada por chuva intensa, rajadas até 70 km/h e uma forte descida das temperaturas. No Minho, a precipitação acumulada poderá superar os 150 mm

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Gerente com 34 anos de casa despedida da Mercadona por fazer descontos a um vizinho: tribunal ‘julgou’ o caso e deu razão à empresa

17:20 23 Agosto, 2026 16:25 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este caso, no qual uma gerente da Mercadona com 34 anos de casa foi despedida por fazer descontos a um vizinho, foi resolvido pelo tribunal espanhol

Praia da Bordeira.
Algarve

Luís Figo tem casa em Albufeira mas descobriu esta praia a 80 km para estender a toalha e ter sossego

10:20 24 Agosto, 2026 10:13 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Por um dia, Luís Figo e Helen Svedin trocaram a zona de Albufeira pela Costa Vicentina e descobriram uma praia onde o espaço não falta

Autódromo de Portimão.
Algarve

Acordo assinado: mega evento vai chegar em 2027 a esta “montanha-russa” no Algarve e trará 200.000 visitantes em 3 dias

17:50 24 Agosto, 2026 16:23 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai voltar a receber a Fórmula 1 em 2027 e 2028, com o circuito de Portimão a substituir Zandvoort

Alforrecas na praia. Crédito: Foto AI
Animais, Nacional

Alerta nacional? “Explosão” de alforrecas chega a Portugal e IPMA explica o fenómeno

20:00 24 Agosto, 2026 18:22 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Os especialistas explicam o que está por detrás desta “explosão” de alforrecas e quais os cuidados a ter

Ilha de Paros. Crédito: Magnific
Europa

“De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho

18:20 24 Agosto, 2026 17:37 24 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este destino turístico é acessível a partir de Portugal e tem praias de água cristalina, ruas caiadas de branco e poucas multidões

Algarve, Economia, Edição Papel, Opinião

Portugal não está preparado para a crise turística que se aproxima | Editorial de Henrique Dias Freire

07:30 22 Agosto, 2026 11:11 24 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

"Um destino não é sustentável porque recebe turistas durante todo o ano. É sustentável quando quem lá vive consegue continuar a viver lá"

Viana do Castelo. Crédito: Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

A ‘joia do norte’: espanhóis destacam esta cidade portuguesa “desconhecida” pelo património histórico e cultural

19:30 24 Agosto, 2026 17:47 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Apontada pelos espanhóis como uma verdadeira “joia do Norte”, esta cidade portuguesa surpreende pelo património histórico, tradições, arte e paisagens únicas

Sapatos no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tira os sapatos quando entra em casa? Médico explica se está a fazer a escolha certa (ou não)

15:30 23 Agosto, 2026 11:56 23 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem o faça por hábito e quem nunca pense nisso. Um médico explica os riscos e os benefícios desta escolha ao chegar a casa

Carolina Martins. Crédito: Instagram @carolmartinsf_
Saúde

Carolina deixa alerta: “Perdi 70% da visão a fazer algo que você faz todos os dias”

18:40 23 Agosto, 2026 11:57 24 Agosto, 2026 | João Luís

Um gesto aparentemente inofensivo acompanhou Carolina Martins durante anos até que uma consulta revelou uma perda significativa da visão

Monchique.
Algarve

“Vou guardar na memória”: turista só agora descobriu esta vila no Algarve e realça a serenidade “de quem vive ao ritmo da tradição”

19:20 24 Agosto, 2026 15:48 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Vila algarvia chamou a atenção de um visitante que destacou o ambiente de quem ainda vive “ao ritmo da tradição”

Últimas Notícias

  • Alerta nacional? “Explosão” de alforrecas chega a Portugal e IPMA explica o fenómeno
    Alerta nacional? “Explosão” de alforrecas chega a Portugal e IPMA explica o fenómeno
  • A ‘joia do norte’: espanhóis destacam esta cidade portuguesa “desconhecida” pelo património histórico e cultural
    A ‘joia do norte’: espanhóis destacam esta cidade portuguesa “desconhecida” pelo património histórico e cultural
  • “Vou guardar na memória”: turista só agora descobriu esta vila no Algarve e realça a serenidade “de quem vive ao ritmo da tradição”
    “Vou guardar na memória”: turista só agora descobriu esta vila no Algarve e realça a serenidade “de quem vive ao ritmo da tradição”
  • Tem Certificados de Aforro? O seu dinheiro pode passar a render mais já nesta data
    Tem Certificados de Aforro? O seu dinheiro pode passar a render mais já nesta data
  • “Merece mais atenção”: visitantes destacam este restaurante no Algarve em que a carne é ‘rainha’ e onde se come por menos de 20€
    “Merece mais atenção”: visitantes destacam este restaurante no Algarve em que a carne é ‘rainha’ e onde se come por menos de 20€

Opinião

  • A pequena magia das coisas | Por Ana Alexandra Resende
    A pequena magia das coisas | Por Ana Alexandra Resende
  • Desigualdade no acesso ao ensino superior persiste: afinal, o que aprendemos até aqui? | Por Henrique Dias Freire
    Desigualdade no acesso ao ensino superior persiste: afinal, o que aprendemos até aqui? | Por Henrique Dias Freire
  • Tempus fugit (o tempo foge): A Dieta Atlântica e a contribuição histórica de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): A Dieta Atlântica e a contribuição histórica de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

Europe Direct Algarve

  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento