Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Muxama algarvia.
Muxama algarvia. Crédito: DR
Algarve

“Presunto dos pobres que virou petisco dos ricos”: esta tradição gastronómica do Algarve vem do tempo dos fenícios e ainda hoje existe

Nasceu como forma de conservar o atum e chegou a ser alimento de pescadores, mas a muxama algarvia é hoje uma tradição em risco

19:10 25 Agosto, 2026 18:39 25 Agosto, 2026 | Miguel Frazão
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A muxama é uma das formas mais antigas de conservar o atum no Algarve e mantém uma ligação a práticas com milhares de anos. Feita a partir dos lombos do peixe, através de salga e secagem, esta especialidade chegou aos nossos dias depois de ter sido utilizada por diferentes povos que passaram pela região.

Durante muito tempo, a muxama esteve associada às famílias com menos recursos e aos pescadores, que a guardavam para consumir ao longo do ano. Hoje, porém, a realidade é diferente: aquilo que era colocado entre duas fatias de pão para acompanhar as jornadas de trabalho tornou-se um produto procurado pelos turistas e cuja produção portuguesa está reduzida a um único produtor. No Facebook, há quem escreva que o “presunto dos pobres virou petisco dos ricos”.

Receita com milhares de anos

De acordo com o portal Baixo Guadiana, o próprio nome muxama tem origem no árabe musama, palavra associada ao significado de “seco”. O método de preparação terá sido utilizado durante o período islâmico, depois de práticas de conservação do peixe já conhecidas desde a Antiguidade, nomeadamente entre fenícios e romanos.

A técnica assenta numa operação relativamente simples, embora exija conhecimento na sua execução. Os lombos de atum são cobertos de sal durante um período determinado, depois lavados para retirar o excesso e colocados a secar. O resultado é uma peça de cor escura e textura firme, com uma aparência que explica a comparação frequente com o presunto.

No passado, a secagem era feita ao ar livre, aproveitando as condições da estação quente. Atualmente, o processo decorre em ambientes controlados, cumprindo as exigências aplicáveis à produção alimentar e permitindo maior regularidade no resultado final.

Do alimento dos pescadores ao produto raro

A ligação à alimentação das classes mais baixas explica uma parte da história da muxama. O produto podia ser conservado durante longos períodos e servia de acompanhamento ao pão, sobretudo em épocas de escassez. Era também levado pelos pescadores para as jornadas de trabalho, devido à sua capacidade de conservação.

A transformação do estatuto deste alimento acompanha o declínio da própria produção tradicional. A Revista de Vinhos descreve-o como uma espécie de “presunto do mar” e destaca que, apesar da importância que teve na cultura gastronómica algarvia, a muxama corre o risco de desaparecer em Portugal.

A situação é particularmente evidente no Sotavento algarvio, onde Vila Real de Santo António chegou a ocupar um lugar de referência na preparação e transformação do atum. A tradição perdeu espaço ao longo dos anos e, segundo a mesma fonte, a produção portuguesa ficou reduzida a uma única empresa, a Sociedade Pescas Pelágicas, localizada naquela zona.

Sal, prensagem e tempo fazem a diferença

Na produção artesanal, o lombo é separado das restantes partes do atum e colocado em sal. As peças são empilhadas em camadas, alternadas com sal, e submetidas depois a prensagem. Esta etapa é determinante para retirar líquidos e preparar a carne para a fase seguinte.

Depois da salga e da prensagem, os lombos são lavados para eliminar o excesso de sal e seguem para a secagem. Atualmente, este processo é realizado com recurso a ar forçado e condições controladas, com uma humidade relativa de 60% e uma temperatura constante de 14 graus Celsius.

A secagem demora habitualmente entre dez e 12 dias, dependendo da espessura dos lombos. Quando o processo termina, a muxama apresenta uma tonalidade vermelho-escura acastanhada e é normalmente cortada em fatias finas.

Um atum, várias tradições à mesa

A muxama é apenas uma das várias formas de aproveitamento do atum que fazem parte da gastronomia do Sotavento. A mesma tradição deu origem a produtos como a estupeta, feita com pedaços de atum em salmoura, a botarga, preparada com ovas secas e prensadas, e os tarantelos, provenientes de outra zona do peixe.

A própria muxama também pode ser utilizada de diferentes formas na cozinha. A Revista de Vinhos refere que há chefs algarvios que a integram nos seus pratos, enquanto o produto é igualmente utilizado em preparações, como tártaro, sushi e sashimi.

A importância desta tradição não está apenas no produto final. O conhecimento necessário para cortar e aproveitar as diferentes partes do atum faz parte de uma cultura ligada à pesca e à transformação do peixe que se foi perdendo. No Algarve, essa memória sobrevive sobretudo através de quem continua a trabalhar estas técnicas.

“Há dois tipos de conserva, uma mais barata, do lombo mais abaixo e outra especial, mesmo do lombo que é a muxama”, explica Benjamim Carvalho, citado pela Revista de Vinhos. O produtor acrescenta que o processo é “artesanal e natural” e que não são utilizados aditivos nem conservantes.

Leia também: “Rodeado de natureza”: está oficialmente inaugurado o novo passadiço que passa a ligar estas duas praias no Algarve

Avião estacionado no aeroporto.
Nacional

“O meu desespero é imenso”: Marlene pagou 1.860€ a esta agência de viagens portuguesa para ir a Palma de Maiorca e afinal era burla

07:00 25 Agosto, 2026 06:48 25 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Marlene pagou 1.860 euros por uma viagem a Palma de Maiorca, mas acabou entre as dezenas de clientes burlados por uma agência de viagens

Passadiços de Altura.
Algarve

“Rodeado de natureza”: está oficialmente inaugurado o novo passadiço que passa a ligar estas duas praias no Algarve

10:10 25 Agosto, 2026 07:15 25 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Novo troço de passadiço já liga a Praia Verde Lago à Praia Verde e foi construído para proteger a duna e melhorar o acesso à praia

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva em força, vento e frio chegam nesta data e esta vai ser a região mais afetada

09:00 25 Agosto, 2026 16:02 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Duas frentes chegam a Portugal já a partir desta quarta-feira e prometem trazer muita chuva, rajadas até 70 km/h e uma nova descida das temperaturas

Homem a entregar dinheiro.
Economia Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 16:07 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Isto é o que nunca deve fazer quando encontra uma barata dentro de casa

18:20 25 Agosto, 2026 18:08 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Perante o aparecimento de uma barata em casa, a reação imediata pode não ser a mais eficaz e há um erro frequente que convém evitar

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frio a caminho? Massa de ar polar vai ‘invadir’ Portugal a partir desta data e temperaturas regiões vão baixar até 12 ºC nestas regiões

16:00 25 Agosto, 2026 16:00 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Massa de ar polar vai instalar-se em Portugal nos próximos dias e trazer períodos de chuva, vento, trovoadas e descida acentuada das temperaturas

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Tem mais de 55 anos? Saiba quem tem direito à pre-reforma em 2026

15:30 24 Agosto, 2026 15:08 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

É possível reduzir o horário de trabalho perto da idade da reforma. A pré-reforma permite fazê-lo sem perder o salário. Conheça as condições

Algarve

Falta de procurador no tribunal leva à libertação de 13 detidos com 200 jerricãs em Tavira

11:10 25 Agosto, 2026 11:15 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Apanhados pela GNR em Santa Luzia, os detidos foram libertados e chamados ao tribunal apenas para 18 de setembro

Nacional Tech

É oficial: nova lei entra em vigor hoje em Portugal e traz novas regras para estes portugueses

18:00 25 Agosto, 2026 15:47 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova lei entra em vigor esta terça-feira em Portugal e altera as regras para os radioamadores, com mudanças no acesso à atividade, certificados e autorizações

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido efetuar pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

18:20 23 Agosto, 2026 16:37 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Teto máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor no próximo ano

Algarve Vídeo

Dois feridos graves ficam internados após atropelamento na Oura

12:20 25 Agosto, 2026 16:06 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Hospital de Portimão mantém internados dois dos 12 feridos no atropelamento; três vítimas foram assistidas em Faro e uma já teve alta

Túnel subaquático. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Está a ser construído na Europa o maior e mais profundo túnel subaquático do mundo com 392 metros de profundidade: conheça a localização e a data prevista de inauguração

16:20 25 Agosto, 2026 14:45 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Túnel subaquático mais longo e profundo do mundo está em construção na Europa e esta será a sua localização

Ilha de Paros. Crédito: Magnific
Europa

“De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho

18:20 24 Agosto, 2026 17:37 24 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este destino turístico é acessível a partir de Portugal e tem praias de água cristalina, ruas caiadas de branco e poucas multidões

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Tech

Quer ganhar dinheiro mais depressa? A inteligência artificial diz que este pode ser o negócio mais rápido para ganhar dinheiro

11:30 24 Agosto, 2026 12:06 24 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

A resposta pode surpreender muitos empreendedores. Há uma área que combina baixos custos, forte procura e potencial de crescimento

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Nacional

Segurança Social confirma: estes são os anos que tem de descontar para receber a reforma sem penalizações em 2026

18:00 24 Agosto, 2026 17:17 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba quantos anos de descontos são necessários em 2026 e quais as regras da Segurança Social para a reforma

Avião estacionado no aeroporto.
Nacional

“O meu desespero é imenso”: Marlene pagou 1.860€ a esta agência de viagens portuguesa para ir a Palma de Maiorca e afinal era burla

07:00 25 Agosto, 2026 06:48 25 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Marlene pagou 1.860 euros por uma viagem a Palma de Maiorca, mas acabou entre as dezenas de clientes burlados por uma agência de viagens

Passadiços de Altura.
Algarve

“Rodeado de natureza”: está oficialmente inaugurado o novo passadiço que passa a ligar estas duas praias no Algarve

10:10 25 Agosto, 2026 07:15 25 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Novo troço de passadiço já liga a Praia Verde Lago à Praia Verde e foi construído para proteger a duna e melhorar o acesso à praia

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva em força, vento e frio chegam nesta data e esta vai ser a região mais afetada

09:00 25 Agosto, 2026 16:02 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Duas frentes chegam a Portugal já a partir desta quarta-feira e prometem trazer muita chuva, rajadas até 70 km/h e uma nova descida das temperaturas

Homem a entregar dinheiro.
Economia, Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 16:07 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Isto é o que nunca deve fazer quando encontra uma barata dentro de casa

18:20 25 Agosto, 2026 18:08 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Perante o aparecimento de uma barata em casa, a reação imediata pode não ser a mais eficaz e há um erro frequente que convém evitar

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frio a caminho? Massa de ar polar vai ‘invadir’ Portugal a partir desta data e temperaturas regiões vão baixar até 12 ºC nestas regiões

16:00 25 Agosto, 2026 16:00 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Massa de ar polar vai instalar-se em Portugal nos próximos dias e trazer períodos de chuva, vento, trovoadas e descida acentuada das temperaturas

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Tem mais de 55 anos? Saiba quem tem direito à pre-reforma em 2026

15:30 24 Agosto, 2026 15:08 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

É possível reduzir o horário de trabalho perto da idade da reforma. A pré-reforma permite fazê-lo sem perder o salário. Conheça as condições

Algarve

Falta de procurador no tribunal leva à libertação de 13 detidos com 200 jerricãs em Tavira

11:10 25 Agosto, 2026 11:15 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Apanhados pela GNR em Santa Luzia, os detidos foram libertados e chamados ao tribunal apenas para 18 de setembro

Nacional, Tech

É oficial: nova lei entra em vigor hoje em Portugal e traz novas regras para estes portugueses

18:00 25 Agosto, 2026 15:47 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova lei entra em vigor esta terça-feira em Portugal e altera as regras para os radioamadores, com mudanças no acesso à atividade, certificados e autorizações

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido efetuar pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

18:20 23 Agosto, 2026 16:37 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Teto máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor no próximo ano

Algarve, Vídeo

Dois feridos graves ficam internados após atropelamento na Oura

12:20 25 Agosto, 2026 16:06 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Hospital de Portimão mantém internados dois dos 12 feridos no atropelamento; três vítimas foram assistidas em Faro e uma já teve alta

Túnel subaquático. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Está a ser construído na Europa o maior e mais profundo túnel subaquático do mundo com 392 metros de profundidade: conheça a localização e a data prevista de inauguração

16:20 25 Agosto, 2026 14:45 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Túnel subaquático mais longo e profundo do mundo está em construção na Europa e esta será a sua localização

Ilha de Paros. Crédito: Magnific
Europa

“De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho

18:20 24 Agosto, 2026 17:37 24 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este destino turístico é acessível a partir de Portugal e tem praias de água cristalina, ruas caiadas de branco e poucas multidões

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Quer ganhar dinheiro mais depressa? A inteligência artificial diz que este pode ser o negócio mais rápido para ganhar dinheiro

11:30 24 Agosto, 2026 12:06 24 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

A resposta pode surpreender muitos empreendedores. Há uma área que combina baixos custos, forte procura e potencial de crescimento

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Nacional

Segurança Social confirma: estes são os anos que tem de descontar para receber a reforma sem penalizações em 2026

18:00 24 Agosto, 2026 17:17 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba quantos anos de descontos são necessários em 2026 e quais as regras da Segurança Social para a reforma

Últimas Notícias

  • É oficial: quem tem carta de condução B (ligeiros) e conduz estes veículos tem até esta data para cumprir nova regra
    É oficial: quem tem carta de condução B (ligeiros) e conduz estes veículos tem até esta data para cumprir nova regra
  • Guilherme Limão vence concurso de pintura, desenho e escultura em Albufeira
    Guilherme Limão vence concurso de pintura, desenho e escultura em Albufeira
  • “Ainda estamos felizes”: dois jovens apanhados a passar a fronteira entre Espanha e Portugal a nado arriscam uma multa neste valor
    “Ainda estamos felizes”: dois jovens apanhados a passar a fronteira entre Espanha e Portugal a nado arriscam uma multa neste valor
  • Reformado recupera casa após saída de ‘okupas’: recusa pagar 12.000 euros de imposto de uma habitação que não pôde usar
    Reformado recupera casa após saída de ‘okupas’: recusa pagar 12.000 euros de imposto de uma habitação que não pôde usar
  • ASF ‘avisa’: estas situações não estão cobertas pelo seguro “contra todos os riscos”
    ASF ‘avisa’: estas situações não estão cobertas pelo seguro “contra todos os riscos”

Opinião

  • Portugal lidera a Europa nas praias com bandeira azul
    Portugal lidera a Europa nas praias com bandeira azul
  • Ainda ontem estava a beber Sumol e agora já escrevo cá | Por Tiago Manuel
    Ainda ontem estava a beber Sumol e agora já escrevo cá | Por Tiago Manuel
  • Um código QR também pode ser uma armadilha: a prevenção começa nos nossos hábitos | Por Ricardo Neves
    Um código QR também pode ser uma armadilha: a prevenção começa nos nossos hábitos | Por Ricardo Neves

Europe Direct Algarve

  • Para breve em Portugal? Neste país da UE atravessar a estrada ao telemóvel pode passar a dar multa
    Para breve em Portugal? Neste país da UE atravessar a estrada ao telemóvel pode passar a dar multa
  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento