Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Algarve, Cultura

Novo álbum de João Frade evoca paisagens e memórias do Algarve interior

Acordeonista algarvio evoca o Barrocal em “Terra Ruiva”, álbum que mistura jazz, tradição e memórias da sua terra natal

17:15 27 Março, 2025 17:09 27 Março, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O acordeonista e compositor João Frade disse à Lusa que o seu novo álbum, “Terra Ruiva”, que partilha com os músicos Yarel Hernández e Michael Olivera, é inspirado no Barrocal algarvio, nos aromas de laranjas, estevas e na sua terra barrenta.

Sobre os dez temas que constituem “Terra Ruiva”, o acordeonista reconheceu que refletem “uma linguagem mais jazzística, e o soar melodias de latitudes do sul da Europa e Norte de África”.

O músico confessa que se identifica muito com o Barrocal, onde vai regularmente, e “muitos dos temas do disco são inspirados por aquele aroma a laranjas e estevas”, e na terra ruiva que o caracteriza e dá ‘cor’ ao título do novo álbum.

“Sonhei que me caiu um dente” (Edu Mundo/João Frade), cantada pelo seu autor, é a única canção com letra de “Terra Ruiva”, as restantes são instrumentais que propõem “imaginários ao critério de cada um”.

Em entrevista à Lusa, o músico afirmou que, com este álbum, assume mais a liderança, “o ser ‘homem da frente’” do trio.

João Frade tem-se apresentado a solo, especialmente no estrangeiro. Recentemente atuou no Festival de Jazz de Ancona, na região do mar Adriático, em Itália, onde em 2002, em Castelfidardo, venceu um concurso internacional de acordeão.

Avesso a rótulos musicais, João Frade disse que faz “música portuguesa criativa”, uma assimilação de vários ritmos portugueses, mas também de outras geografias. “Terra Ruiva” é constituído por dez temas, todos de sua autoria.

“Nunca me senti compositor, acredito que a inspiração vem e nós somos só o recetor, um local de confluência”, disse João Frade, que considera a música ”um convite à partilha”.

Sobre a inspiração para compor, o músico disse que “vem de vários sítios, dos afetos, de vivências pessoais, das comidas, das viagens, de locais”, realçando que tem fascínio pelas “permutas culturais, o conhecer o outro, mas maioritariamente vem do Mediterrâneo”.

O músico realçou que o acordeão “está muito ligado ao folclores em todo o mundo”, acrescentando que “a música com acordeão é dançável”, além de o instrumento estar presente “nas músicas tradicionais e de raiz”.

A sua inspiração musical tem “a portugalidade, como pano de fundo”. “Há sempre um sotaquezinho”, afirma, confessando-se “fã da música portuguesa”, e recusando qualquer ideia nacionalista.

A portugalidade, afirma, reflete a nossa diáspora, e inclui as diferentes tradições musicais, desde o cante alentejano ao corridinho do Algarve, ou os Zés Pereiras de Entre Douro e Minho.

À Lusa, o músico disse que “em alguns temas” procura “de forma mais consciente certos maneirismos musicais portugueses”.

O músico realçou a região onde nasceu, o Algarve, e este álbum surge muito do Barrocal, “uma região entre o litoral e o interior do Algarve, de terra barrenta, também chamada ‘terra ruiva’”. É um regresso ao seu início como músico.

Natural de Albufeira, João Frade aprendeu a tocar acordeão na Casa do Povo, em São Bartolomeu de Messines, que se localiza no Barrocal.

O álbum “Terra Ruiva” foi gravado pelo trio composto por si, Michael Oliveira, na bateria, e Yarel Hernandez, no baixo elétrico, e conta com as participações especiais dos músicos Edu Mundo (voz), Adriano DD (percussões) e Miron Rafailovic (trompete).

Os músicos são companheiros há muitos anos. Olivera, por exemplo, participou no primeiro álbum de Frade.

O João Frade Trio “é um projeto para continuar”. No ano passado apresentou-se em vários festivais, como o Med, em Loulé, no Algarve.

“A nossa música espraia-se pelas chamadas músicas do mundo e o jazz”, disse Frade, que prefere o formato em trio, pois permite “o acordeão expor-se de uma forma diferente e é desafiante”.

Frade referiu-se ao trio como “um lugar comum”, no sentido de partilha, “onde se encontram os músicos, cada um com um respirar diferente”.

O músico reconhece-se como “um músico eclético” que desenvolveu “uma carreira mais na sombra”, ao acompanhar outros artistas, como Mário Laginha e Maria João, com quem fez uma temporada, Pedro Jóia, Jorge Pardo, Carles Benavent, Mayra Andrade, Lura, Adiafa, Luis Represas, Munir Hossn, Ney Matogrosso, Dino d´Santiago e Mariza, que acompanha há cerca de oito anos e com que tem atuado “em salas onde dificilmente” poderia apresentar-se a solo.

“Terra Ruiva”, editado esta quinta-feiraMúsica com sotaque do sul: João Frade homenageia o Algarve em novo disco pela neerlandesa Walboomers, vai ser apresentado a partir de sexta-feira, na Fábrica de Braço de Prata, em Lisboa, na Casa da Música Francisco Alves Gato, em Mafra, nos arredores da capital, e na Casa do Sal, em Castro Marim, no Algarve.

Nestes concertos, além de temas do novo álbum, João Frade vai também tocar um tema do álbum homónimo, editado em 2018, e um de “Solilóquio”, de 2019.

João Frade estudou no Centro Internacional de Música e Acordeão, em Saint-Sauves-d’Auvergne, em França. Em 2002, numa “vontade de evoluir”, participou e venceu a Taça do Mundo e o Troféu Mundial em Acordeão, e o Prémio Internacional de Castelfidardo.

Em 2018, editou o seu álbum de estreia a solo, homónimo, em colaboração com Michael Olivera e Munir Hossn. Em 2019 editou o álbum a solo “Solilóquio” e “Morphonis”, este em dueto com o trompetista Hugo Alves.

Em 2021, saiu “Lugares”, em dueto com o violinista João Silva, seguido de “Moda Vestra”, em 2022, com Rafael Correia a.k.a Sickonce, seguindo-se “Rewind”, criado e produzido em parceria com Tuur Mons.

Em 2023 saiu “Rascunhos”, em parceria com o guitarrista de jazz Bruno Santos.

Leia também: Este estendal universal do Aldi é ideal para secagens rápidas com estrutura que facilita a circulação de ar

Economia Nacional

Primark ‘acelera’ em Portugal e estreia-se nestas duas cidades: novas lojas vão abrir já em setembro

14:30 10 Agosto, 2026 13:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cadeia irlandesa Primark reforça a presença em Portugal com duas novas lojas já em setembro, num investimento que vai criar mais de 80 postos de trabalho

João Martinho, o piloto que morreu após a queda de uma aeronave em Portimão.
Algarve

João Martinho morre após queda de avioneta em Portimão: piloto era também treinador de futebol

09:40 10 Agosto, 2026 09:14 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Piloto João Martinho, de 28 anos, morreu após a queda de uma avioneta no Aeródromo de Portimão, onde era o único ocupante

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 10 Agosto, 2026 16:14 9 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo volta a dividir Portugal, com chuva a marcar presença numa parte do país enquanto noutra o céu abre e as temperaturas sobem.

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Nacional

Pensão mais ‘recheada’: nova regra da União Europeia pretende garantir mais dinheiro para os pensionistas

07:30 10 Agosto, 2026 16:36 9 Agosto, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma mudança que pode alterar a reforma. Veja como pode aumentar o valor da sua pensão

Algarve Nacional Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Algarve Nacional

Estas são as praias portuguesas em que Cristiano Ronaldo costuma passar férias e uma delas fica no Algarve

18:20 10 Agosto, 2026 17:22 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cristiano Ronaldo gosta de passar férias em Portugal com a sua família. Ainda em 2023 foram publicadas algumas fotografias pela sua companheira Georgina numa praia algarvia

Algarve

António Miguel Pina alerta: “Daqui a sete anos, se não fizermos nada, o lixo do Algarve fica na rua”

17:20 10 Agosto, 2026 17:00 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Com os aterros de Loulé e Portimão sob pressão, a AMAL quer acelerar a escolha de uma solução para o tratamento dos resíduos na região

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 22:41 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data

20:40 10 Agosto, 2026 19:33 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito em Portugal já no próximo mês de setembro

Economia, Nacional

Primark ‘acelera’ em Portugal e estreia-se nestas duas cidades: novas lojas vão abrir já em setembro

14:30 10 Agosto, 2026 13:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cadeia irlandesa Primark reforça a presença em Portugal com duas novas lojas já em setembro, num investimento que vai criar mais de 80 postos de trabalho

João Martinho, o piloto que morreu após a queda de uma aeronave em Portimão.
Algarve

João Martinho morre após queda de avioneta em Portimão: piloto era também treinador de futebol

09:40 10 Agosto, 2026 09:14 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Piloto João Martinho, de 28 anos, morreu após a queda de uma avioneta no Aeródromo de Portimão, onde era o único ocupante

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 10 Agosto, 2026 16:14 9 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo volta a dividir Portugal, com chuva a marcar presença numa parte do país enquanto noutra o céu abre e as temperaturas sobem.

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Nacional

Pensão mais ‘recheada’: nova regra da União Europeia pretende garantir mais dinheiro para os pensionistas

07:30 10 Agosto, 2026 16:36 9 Agosto, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma mudança que pode alterar a reforma. Veja como pode aumentar o valor da sua pensão

Algarve, Nacional, Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Algarve, Nacional

Estas são as praias portuguesas em que Cristiano Ronaldo costuma passar férias e uma delas fica no Algarve

18:20 10 Agosto, 2026 17:22 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cristiano Ronaldo gosta de passar férias em Portugal com a sua família. Ainda em 2023 foram publicadas algumas fotografias pela sua companheira Georgina numa praia algarvia

Algarve

António Miguel Pina alerta: “Daqui a sete anos, se não fizermos nada, o lixo do Algarve fica na rua”

17:20 10 Agosto, 2026 17:00 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Com os aterros de Loulé e Portimão sob pressão, a AMAL quer acelerar a escolha de uma solução para o tratamento dos resíduos na região

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 22:41 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data

20:40 10 Agosto, 2026 19:33 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito em Portugal já no próximo mês de setembro

Últimas Notícias

  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data
    Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data
  • Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo
    Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo
  • Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€
    Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€
  • Estudantes da UAlg integram campanha de arqueologia que procura necrópole exterior
    Estudantes da UAlg integram campanha de arqueologia que procura necrópole exterior

Opinião

  • Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
    Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
  • Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
  • Em defesa do bife minguado | Por José Figueiredo Santos
    Em defesa do bife minguado | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Adeus reforma ‘a horas’? Cidadãos nascidos depois desta data só se vão poder reformar (no mínimo) aos 70 anos neste país da União Europeia
    Adeus reforma ‘a horas’? Cidadãos nascidos depois desta data só se vão poder reformar (no mínimo) aos 70 anos neste país da União Europeia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento