Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos Almargem | DR
Algarve, Nacional

Seca na ribeira de Alcantarilha em Silves está a provocar mortandade de peixes

Associação ambientalista Almargem já tinha manifestado a sua ‘enorme preocupação’ com a ‘enorme mortandade de animais, em particular peixes’

16:55 26 Julho, 2024 17:11 26 Julho, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A mortandade de peixes na foz da ribeira de Alcantarilha, no concelho de Silves, denunciada pela associação ambientalista Almargem, é provocada pela redução de caudais resultante da seca hidrológica no Algarve, justificou esta sexta-feira a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A associação ambientalista algarvia manifestou a sua “enorme preocupação” com a “carência hídrica extrema” que se verifica na foz da ribeira de Alcantarilha, que diz estar a causar uma “enorme mortandade de animais, em particular peixes”, questionando os motivos por que não foi possível garantir os caudais ecológicos necessários para evitar a perda de biodiversidade na zona.

Associação ambientalista Almargem já tinha manifestado a sua “enorme preocupação” com a “enorme mortandade de animais, em particular peixes” na ribeira de Alcantarilha.

Questionada pela agência Lusa sobre o caso, a APA explicou que aquela ribeira faz parte de um conjunto de sistemas húmidos costeiros do litoral algarvio, que têm tido a respetiva foz ativa (aberta ao mar) “de forma intermitente ao longo dos últimos séculos”, cabendo à Câmara de Silves assegurar a gestão dos níveis de água “em função das condições de drenagem das águas pluviais nas áreas urbanas adjacentes” ao curso de água.

A Agência Portuguesa do Ambiente assegurou que a descida dos níveis de água nessa zona húmida costeira do distrito de Faro está sob avaliação e reconheceu que houve “uma ocorrência de mortalidade de peixes, maioritariamente tainhas, a 10 de julho”.

Desde essa data “foi decidido, em articulação e colaboração do Município de Silves, proceder à abertura da foz, no período de ocorrência de marés vivas, que corresponde à janela temporal mais adequada para assegurar a entrada de água salgada no troço terminal da ribeira, potenciando o sucesso da operação, e assim minimizar a morte dos peixes”, destacou.

Esta ação foi realizada “a título experimental”, na passada segunda-feira, com a APA a admitir que existem “algumas reservas quanto à eficácia da transferência de água, no sentido mar-ribeira”, quer em termos de volume, quer no que respeita ao aumento significativo da cota de água na lagoa e sua posterior manutenção.

Segundo a APA, a mortandade “decorre da situação de seca hidrológica associada à ausência de caudais naturais, da eliminação das descargas de água no final dos canais de distribuição do perímetro de rega de Silves, Lagoa e Portimão, decorrentes das medidas de eficiência hídrica adotadas […] e das restrição decorrentes da implementação do plano de contingência para mitigação dos efeitos da seca, que impede a realização da exploração de arroz no corrente ano”.

A APA salientou que a ribeira de Alcantarilha “tem beneficiado de excedentes de água provenientes do perímetro de rega de Silves, Lagoa e Portimão e das culturas temporárias que tradicionalmente são realizadas no perímetro, assim como o contributo das rejeições de duas ETAR [Estação de Tratamento de Águas Residuais] de Lagoa”.

Estes aportes de água têm assegurado “a manutenção de grandes planos de água no troço terminal da ribeira”, com a gestora dos caudais a garantir que o nível de água “não ultrapassasse determinados valores para prevenir riscos de inundação e insalubridade na zona baixa de Armação de Pera”, como as condições favoráveis à proliferação de insetos como mosquitos, acrescentou a APA.

“Para o efeito, ao longo dos últimos anos, eram realizadas aberturas da foz da ribeira, permitindo a descarga das águas no troço terminal da ribeira para o mar. Normalmente ocorriam várias aberturas ao longo do período estival em função da evolução do nível de água na zona húmida”, assinalou.

Leia também: Este é o ponto mais a sul de Portugal Continental e tem a praia com a água mais quente do país

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Cultura Nacional

Música portuguesa está de luto, morreu Luís Represas aos 69 anos

09:18 22 Julho, 2026 10:21 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Uma das vozes mais reconhecidas da música portuguesa morreu aos 69 anos, no ano em que assinalava o 50.º aniversário da carreira

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Empresário no escritório.
Economia Europa Nacional

Empresas portuguesas são das que mais se atrasam nos pagamentos

10:10 22 Julho, 2026 16:28 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo estudo revela que Portugal continua entre os países onde as empresas mais se atrasam a pagar aos fornecedores

Algarve

Lagoa abre concurso para contratar 14 agentes da Polícia Municipal

06:50 22 Julho, 2026 06:43 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas às 14 vagas devem ser apresentadas através da plataforma de recrutamento do Município até 3 de agosto

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Algarve Cultura

Cerca de 80 jovens músicos participam no Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão em Lagoa

18:59 21 Julho, 2026 19:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens músicos aperfeiçoam competências técnicas e interpretativas numa experiência marcada pela formação e pelo trabalho coletivo

Algarve Opinião

Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes

17:20 21 Julho, 2026 17:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma vez mais, chamo a atenção dos responsáveis para a urgente necessidade de se resolver o grave problema que é o atravessamento da povoação pela Estrada Nacional 125"

Cultura, Nacional

Música portuguesa está de luto, morreu Luís Represas aos 69 anos

09:18 22 Julho, 2026 10:21 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Uma das vozes mais reconhecidas da música portuguesa morreu aos 69 anos, no ano em que assinalava o 50.º aniversário da carreira

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Empresário no escritório.
Economia, Europa, Nacional

Empresas portuguesas são das que mais se atrasam nos pagamentos

10:10 22 Julho, 2026 16:28 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo estudo revela que Portugal continua entre os países onde as empresas mais se atrasam a pagar aos fornecedores

Algarve

Lagoa abre concurso para contratar 14 agentes da Polícia Municipal

06:50 22 Julho, 2026 06:43 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas às 14 vagas devem ser apresentadas através da plataforma de recrutamento do Município até 3 de agosto

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve, Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Algarve, Cultura

Cerca de 80 jovens músicos participam no Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão em Lagoa

18:59 21 Julho, 2026 19:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens músicos aperfeiçoam competências técnicas e interpretativas numa experiência marcada pela formação e pelo trabalho coletivo

Algarve, Opinião

Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes

17:20 21 Julho, 2026 17:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma vez mais, chamo a atenção dos responsáveis para a urgente necessidade de se resolver o grave problema que é o atravessamento da povoação pela Estrada Nacional 125"

Últimas Notícias

  • Plano de construção do Aeroporto Luís de Camões será apresentado esta quarta-feira
    Plano de construção do Aeroporto Luís de Camões será apresentado esta quarta-feira
  • Empresas portuguesas são das que mais se atrasam nos pagamentos
    Empresas portuguesas são das que mais se atrasam nos pagamentos
  • Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão
    Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão
  • Música portuguesa está de luto, morreu Luís Represas aos 69 anos
    Música portuguesa está de luto, morreu Luís Represas aos 69 anos
  • Tem contrato com a Vodafone? Anacom aplica coima por alterações feitas sem aviso adequado
    Tem contrato com a Vodafone? Anacom aplica coima por alterações feitas sem aviso adequado

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
  • Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
    Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
  • Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão
    Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento