A Marcha do Orgulho LGBTQI+ do Algarve terá a sua quinta edição no dia 8 de junho, em Faro, com o propósito de celebrar “a diversidade e sensibilizar a comunidade para as temáticas da Orientação Sexual, Identidade de Género, Expressão de Género e Características Sexuais”.
“A Marcha do Orgulho LGBTQI+ do Algarve tem sido, desde a sua primeira edição, um marco importante na luta pelos direitos das pessoas LGBTQI+, na celebração da diversidade e na reflexão das conquistas passadas e futuras”, explica a organização.
Desde 2018, que várias entidades se têm reunido e num esforço conjunto têm procurado elevar esta iniciativa a nível local e nacional, colorindo as ruas, dando voz à causa e sensibilizando para a temática da Orientação Sexual, Identidade de Género, Expressão de Género e Características Sexuais.
Em 2024, a Comissão Organizadora da MOA – Marcha do Orgulho LGBTQI+ do Algarve, pretende novamente criar “esses momentos de celebração, consciencialização e empoderamento, tendo agendado para o efeito a 5.ª Edição da MOA para o dia 8 de junho, em Faro”.
O evento passará essencialmente por dois grandes momentos. Primeiro, a realização, em si, da Marcha do Orgulho LGBTQI+ do Algarve, com ponto de encontro às 15:00 junto à Escola Secundária João de Deus (Praceta do Infante). Seguir-se-á a descida da Avenida 5 de Outubro, a passagem pela Rua de SantoAntónio, culminado na zona da cidade velha de Faro, no espaço Quintalão, por volta das 18:00.
O segundo momento acontecerá com a chegada ao espaço Quintalão às 18:00, onde, pela primeira vez na história da Marcha LGBTQI+ do Algarve, terá lugar o Arraial. Será neste espaço que será lido o Manifesto (no qual constam os direitos LGBTQI+ que se querem ver consagrados no futuro), seguindo-se momentos de animação no palco até às 00:00 com DJs e Drags, numa parceria com os principais bares LGBTQI+ da região algarvia.
A Marcha do Orgulho LGBTQI+ é, acima de tudo, “um espaço onde são refletidos desejos, conquistas, liberdades e expressões e porque todas as vozes contam”, a Comissão Organizadora convida todas as pessoas, “no dia 8 de junho, a serem MOA, independentemente da sua Orientação Sexual, Identidade de Género, Expressão de Género e Características Sexuais”.
“Quem estiver presente neste evento, contribuirá para um maior número de pessoas aliadas à promoção dos Direitos Humanos e será possível unificar o poder de uma comunidade para a educação e a mudança”, reforça a organização.
A par da presença na Marcha, ainda é possível contribuir com um donativo para a realização da MOA, através do link https://ppl.pt/causas/MOA.
Esta angariação de fundos permitirá cobrir algumas despesas relacionadas com a dinamização da 5.ª edição da Marcha do Orgulho LGBTQI+.
A Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTQI+ do Algarve é constituída por: AeQuum, APF Algarve, MAPS, Sê Mais Sê Melhor, Transparente e Xis.
Esta edição conta com o patrocínio do W Algarve Hotel & Residences e como entidades parceiras Café Saudade, Connection Bar, Dark By Nude, Dream Bar Events, Prestige Dance Club, The Forest e The Loft. Destaca-se ainda o apoio de Câmara Municipal de Faro, Cooperativa Contextos, ILGA Portugal, KOBU Agency, MÔÇES, Sociedade Recreativa Artística Farense (SRAF) – “Os Artistas” e União das Freguesias de Faro (Sé-São Pedro).
A preparação para a MOA pode ser acompanhada nas redes sociais, nomeadamente no Facebook e no Instagram (@marchalgbtqialgarve), no site do evento (https://moa-algarve.pt/) ou no canal de YouTube da MOA (@MarchaLGBTQIAlgarve).
Leia também: Esta praia de água cristalina é única em Portugal e é digna de visita