Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto Lusa | DR
Algarve, Nacional, Política

Luís Montenegro anuncia alívio de restrições no consumo de água no Algarve

Montenegro alerta que a situação de seca ainda persiste e há necessidade de preservar os recursos hídricos

20:48 22 Maio, 2024 21:22 22 Maio, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Governo decidiu esta quarta-feira aliviar as restrições impostas aos consumos de água na agricultura e no setor urbano do Algarve, incluindo o turismo, para fazer face à seca na região, anunciou o primeiro-ministro, Luís Montenegro, em Faro.

“O Governo decidiu revogar a resolução 26A de 2024, de 20 de fevereiro, e nas próximas semanas vai ser aprovada e publicada uma outra resolução que visa dar continuidade a uma política de responsabilidade, mas, ainda assim, aliviar as restrições que estão hoje em vigor face à situação de 2023”, afirmou o primeiro-ministro, após uma reunião da comissão de acompanhamento da seca, em Faro.

Luís Montenegro indicou que o executivo vai aprovar um “alívio de cerca de 20 hectómetros cúbicos na restrição que está hoje em vigor em todas as áreas de atividade”, distribuindo-se este valor por “2,65 hectómetros cúbicos de alívio no consumo urbano, de 13,14 de alívio no consumo da agricultura e de 4,17 no alívio no consumo para o turismo”.

Em fevereiro, o anterior Governo, liderado por António Costa, decretou a situação de alerta no Algarve devido à seca e aplicou medidas de contingência que previam reduções de consumo de 25%, para a agricultura, e de 15%, para o setor urbano.

Hoje, Luís Montenegro anunciou um alívio destas restrições, embora frisando que é preciso preservar ao máximo a água, que é “um recurso escasso” na região.

“Destaca-se aqui um alívio maior na área da agricultura, porque também foi a área que teve uma restrição maior relativamente à situação de 2023”, argumentou, justificando a decisão do Governo com as chuvas caídas nos últimos meses e melhoraram o panorama geral das reservas de água da região.

Montenegro disse ainda que estes dados representam, “face a 2023, um diminuição de disponibilidade de 10% no consumo urbano e 13% no consumo para agricultura e turismo”.

“Tomamos esta medida conscientes da evolução da situação hidrológica, que foi positiva nos últimos meses, conscientes de que a água é um recurso escasso, que é preciso proteger, preservar e gerir bem, conscientes de que a manutenção desta política implica também o reforço de investimentos, para além de toda a monitorização que hoje fizemos e que vamos fazer também já no próximo mês de agosto, precisamente, fazendo um balanço das medidas que agora vamos tomar”, afirmou ainda o governante.

Luís Montenegro alertou que a situação de seca ainda persiste e há necessidade de preservar os recursos hídricos, considerando que a decisão do Governo foi tomada na perspetiva de “aumentar em Portugal, e nas zonas mais problemáticas, como é a região do Algarve, os níveis de eficiências hídrica” e promover um “consumo mais responsável”.

O primeiro-ministro disse ainda que é necessário “diminuir perdas nas várias utilizações de água” e recorrer a águas residuais em casos onde esta fonte é viável, como nos golfes, assegurando que o objetivo do Governo é também promover investimento que “possa ajudar a esta gestão mais eficiente” da água.

Leia também: Esta foi a primeira pastelaria a vender bolas de Berlim nas praias do Algarve

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa com calor. Crédito: Foto AI
Nacional Saúde

Calor extremo: aprenda a identificar os sinais discretos que podem anteceder uma insolação grave

09:00 2 Julho, 2026 21:35 1 Julho, 2026 | João Luís

Exaustão por calor e insolação podem surgir em dias de temperaturas elevadas. Saiba que sinais deve vigiar e quando procurar ajuda médica

Algarve Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Redes de pesca. Crédito: DR
Algarve Economia

Redes de pesca do Algarve ganham nova vida na indústria têxtil após recolha de 8,5 toneladas

10:00 2 Julho, 2026 21:49 1 Julho, 2026 | João Luís

Portos de Olhão e Quarteira estiveram na origem da recolha de 8,5 toneladas de redes de pesca para valorização na indústria têxtil

Aranha. Crédito: Foto AI
Animais Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Algarve

Tavira Plaza promove ação sobre acolhimento familiar em parceria com a AIPAR

10:10 2 Julho, 2026 10:00 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa decorre a 3 de julho e pretende sensibilizar a população para a importância do acolhimento familiar de crianças e jovens

Economia Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Carro parado na garagem.
Auto

Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor

15:50 1 Julho, 2026 15:55 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um engenheiro alerta para um erro comum quando se deixa o carro parado durante muito tempo

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Vertiporto.
Economia Nacional

Sabe o que é um vertiporto? Está a chegar o primeiro a Portugal e a localização já é conhecida

09:34 30 Junho, 2026 09:23 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Cidade de Santarém prepara-se para receber o primeiro vertiporto de Portugal, integrado num novo centro intermodal

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Idosa com calor. Crédito: Foto AI
Nacional, Saúde

Calor extremo: aprenda a identificar os sinais discretos que podem anteceder uma insolação grave

09:00 2 Julho, 2026 21:35 1 Julho, 2026 | João Luís

Exaustão por calor e insolação podem surgir em dias de temperaturas elevadas. Saiba que sinais deve vigiar e quando procurar ajuda médica

Algarve, Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Redes de pesca. Crédito: DR
Algarve, Economia

Redes de pesca do Algarve ganham nova vida na indústria têxtil após recolha de 8,5 toneladas

10:00 2 Julho, 2026 21:49 1 Julho, 2026 | João Luís

Portos de Olhão e Quarteira estiveram na origem da recolha de 8,5 toneladas de redes de pesca para valorização na indústria têxtil

Aranha. Crédito: Foto AI
Animais, Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Algarve

Tavira Plaza promove ação sobre acolhimento familiar em parceria com a AIPAR

10:10 2 Julho, 2026 10:00 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa decorre a 3 de julho e pretende sensibilizar a população para a importância do acolhimento familiar de crianças e jovens

Economia, Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Carro parado na garagem.
Auto

Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor

15:50 1 Julho, 2026 15:55 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um engenheiro alerta para um erro comum quando se deixa o carro parado durante muito tempo

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Vertiporto.
Economia, Nacional

Sabe o que é um vertiporto? Está a chegar o primeiro a Portugal e a localização já é conhecida

09:34 30 Junho, 2026 09:23 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Cidade de Santarém prepara-se para receber o primeiro vertiporto de Portugal, integrado num novo centro intermodal

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional, Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Últimas Notícias

  • Tavira soma distinções nas praias pela qualidade da água e acessibilidade
    Tavira soma distinções nas praias pela qualidade da água e acessibilidade
  • Tavira Plaza promove ação sobre acolhimento familiar em parceria com a AIPAR
    Tavira Plaza promove ação sobre acolhimento familiar em parceria com a AIPAR
  • Redes de pesca do Algarve ganham nova vida na indústria têxtil após recolha de 8,5 toneladas
    Redes de pesca do Algarve ganham nova vida na indústria têxtil após recolha de 8,5 toneladas
  • Portimão avança com construção de 28 habitações no Bairro do Pontal
    Portimão avança com construção de 28 habitações no Bairro do Pontal
  • Rui Cristina garante que medidas na Oura já permitem “dormir à noite”
    Rui Cristina garante que medidas na Oura já permitem “dormir à noite”

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
  • Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
    Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
    NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal