Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Exames nacionais: Crédito: Lusa | Arquivo
Algarve, Ensino

FRAP Algarve exige garantias para que nenhum aluno seja prejudicado nos exames

Perante constrangimentos na avaliação externa, a FRAP Algarve exige transparência, responsabilidade e proteção dos alunos

09:22 6 Julho, 2026 09:22 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Federação Regional das Associações de Pais do Algarve (FRAP Algarve) manifestou “elevada preocupação” com os constrangimentos registados na atual época de exames nacionais e no processo de avaliação externa, em particular no âmbito dos novos procedimentos digitais e da plataforma EduQA.

Em comunicado, a estrutura representativa das associações de pais da região sublinha que não está em causa a modernização da Escola Pública, mas sim a forma como esta deve ser preparada e aplicada em momentos decisivos para os alunos e para as famílias.

A FRAP Algarve afirma que “o que está em causa não é a modernização da Escola”, defendendo que a inovação tecnológica deve ser acompanhada de condições técnicas, logísticas e humanas adequadas. Para a federação, a tecnologia só serve a Educação quando é “bem preparada, testada, segura e justa”.

Federação alerta para falhas num momento decisivo

A posição surge depois de problemas registados na realização das provas e no processo de classificação, que, segundo a FRAP Algarve, evidenciaram fragilidades que não podem ser ignoradas nem tratadas como simples incidentes técnicos.

“Quando falamos de exames nacionais, falamos de momentos decisivos na vida dos alunos e das suas famílias”, frisa a federação, acrescentando que “não pode haver espaço para improvisação, desigualdade de condições ou perda de confiança no sistema”.

Para a FRAP Algarve, a avaliação externa deve manter o rigor, mas também assegurar serenidade, transparência e igualdade de condições para todos os estudantes. A federação considera que um processo desta dimensão exige preparação rigorosa, projetos-piloto devidamente avaliados, formação adequada, condições técnicas asseguradas em todas as escolas e mecanismos claros de resposta perante eventuais falhas.

Neste contexto, a organização entende que o Ministério da Educação, Ciência e Inovação deve assumir a responsabilidade política e técnica pelo processo, colocando a proteção dos alunos acima da defesa de qualquer modelo ou calendário. “O princípio deve ser simples: nenhum aluno pode ser prejudicado por falhas que não criou e que não controla”, sustenta.

Entre as medidas defendidas pela FRAP Algarve está a ponderação de um recuo temporário para o modelo em papel nas provas nacionais, enquanto não estiverem plenamente garantidas as condições técnicas, logísticas, humanas e de segurança do modelo digital.

A federação reclama ainda a realização de uma auditoria técnica, independente e transparente à implementação da plataforma EduQA e dos novos modelos de classificação, com identificação de falhas, responsabilidades e medidas corretivas.

A FRAP Algarve defende igualmente a suspensão de novas etapas de implementação digital até existir uma avaliação séria, validação pelas escolas e garantia de funcionamento estável em todo o território. A organização pede também que futuras decisões sejam construídas com maior ponderação e com a participação efetiva de professores, diretores, especialistas, associações de pais, alunos e restantes parceiros educativos.

Consulta e reapreciação das provas devem ser gratuitas

Face aos constrangimentos registados e à incerteza criada junto dos alunos e das famílias, a FRAP Algarve considera que deve ser assegurada, de forma excecional neste ano letivo, a gratuitidade dos pedidos de consulta, visualização das provas e reapreciação.

“O exercício de direitos não pode depender da capacidade económica de cada família, sobretudo quando a confiança no processo foi abalada por razões alheias aos alunos”, defende a federação.

A estrutura regional lembra que a confiança na avaliação externa é um dos pilares da credibilidade do sistema educativo e que, sempre que essa confiança é colocada em causa, devem prevalecer a transparência, a responsabilidade e o superior interesse dos alunos.

A FRAP Algarve garante que continuará disponível para colaborar na construção de soluções, afirmando que a sua posição não resulta de uma crítica sem fundamento, mas da responsabilidade de representar as famílias e defender os alunos.

“Não nos move a crítica pela crítica. Move-nos a responsabilidade de representar as famílias, de defender os alunos e de contribuir para uma Escola Pública mais justa, mais preparada e mais respeitada”, refere a federação.

O comunicado termina com uma mensagem dirigida ao sentido das decisões futuras: “A tecnologia é um instrumento. A Educação é o compromisso. E, nesse compromisso, os alunos têm de estar sempre primeiro.”

Leia também: Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Homem com dores no peito recebe pulseira verde e morre à espera de ser atendido nas urgências

13:30 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Utente de 63 anos deslocou-se pelos próprios meios às urgências, mas caiu inanimado na sala de espera

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas

20:30 11 Julho, 2026 15:00 11 Julho, 2026 | João Luís

Portugal vai receber 12 novos radares de velocidade média, que calculam a velocidade ao longo de um troço

Algarve Edição Papel Saúde

Lusíadas reforça aposta no Algarve com hospital de 60 milhões em Faro

08:00 11 Julho, 2026 07:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve soma apostas dos Lusíadas: Vilamoura abriu em 2025 e Faro terá hospital de 60 milhões com 500 empregos previstos

Edifício das Finanças.
Algarve Nacional

Trabalhadores das Finanças estão a trabalhar com mais de 30 graus nestas repartições no Algarve

15:30 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Sindicato denuncia sistemas de climatização avariados, infiltrações, sanitários degradados e até vestígios de pragas em vários serviços públicos das Finanças.

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Vida & Lazer

Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa

21:30 11 Julho, 2026 12:47 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vegetação densa, relva alta e zonas húmidas criam o ambiente ideal para carraças

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 12:50 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Comprar um carro usado por menos de 600 euros e mantê-lo em circulação durante cerca de 15 anos sem avarias graves parece improvável, mas foi isso que aconteceu a um mecânico com mais de quatro décadas de experiência. O profissional revela agora qual foi...

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Saúde

Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam por que deve ter cuidado

15:40 10 Julho, 2026 17:34 10 Julho, 2026 | João Luís

Usar a ventoinha durante a noite pode aliviar o calor, mas especialistas alertam para riscos nas vias respiratórias, nos olhos, na pele e no sono

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Nacional

Homem com dores no peito recebe pulseira verde e morre à espera de ser atendido nas urgências

13:30 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Utente de 63 anos deslocou-se pelos próprios meios às urgências, mas caiu inanimado na sala de espera

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve, Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas

20:30 11 Julho, 2026 15:00 11 Julho, 2026 | João Luís

Portugal vai receber 12 novos radares de velocidade média, que calculam a velocidade ao longo de um troço

Algarve, Edição Papel, Saúde

Lusíadas reforça aposta no Algarve com hospital de 60 milhões em Faro

08:00 11 Julho, 2026 07:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve soma apostas dos Lusíadas: Vilamoura abriu em 2025 e Faro terá hospital de 60 milhões com 500 empregos previstos

Edifício das Finanças.
Algarve, Nacional

Trabalhadores das Finanças estão a trabalhar com mais de 30 graus nestas repartições no Algarve

15:30 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Sindicato denuncia sistemas de climatização avariados, infiltrações, sanitários degradados e até vestígios de pragas em vários serviços públicos das Finanças.

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Vida & Lazer

Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa

21:30 11 Julho, 2026 12:47 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vegetação densa, relva alta e zonas húmidas criam o ambiente ideal para carraças

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 12:50 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Comprar um carro usado por menos de 600 euros e mantê-lo em circulação durante cerca de 15 anos sem avarias graves parece improvável, mas foi isso que aconteceu a um mecânico com mais de quatro décadas de experiência. O profissional revela agora qual foi...

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Saúde

Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam por que deve ter cuidado

15:40 10 Julho, 2026 17:34 10 Julho, 2026 | João Luís

Usar a ventoinha durante a noite pode aliviar o calor, mas especialistas alertam para riscos nas vias respiratórias, nos olhos, na pele e no sono

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal
    Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal
  • Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa
    Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa
  • Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas
    Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas
  • Separação, divórcio ou partilhas? Saiba como desvincular alguém do crédito habitação
    Separação, divórcio ou partilhas? Saiba como desvincular alguém do crédito habitação
  • Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina
    Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

Opinião

  • Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
    Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
  • O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
    O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
  • A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
    A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva

Europe Direct Algarve

  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
  • Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
    Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal