Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto CM de CM | DR
Algarve

De depósito de lixo a santuário natural: Sapal de Castro Marim faz história

Criada há 50 anos para travar uma lixeira, a reserva do Sapal de Castro Marim é hoje refúgio de 200 espécies e símbolo de conservação

06:55 20 Junho, 2025 06:58 20 Junho, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A zona onde se situa a primeira reserva natural classificada em Portugal, no Algarve, era há 50 anos usada para depositar lixo, mas hoje serve de habitat a 200 espécies de aves, entre as quais os flamingos. A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, no distrito de Faro, junto à foz do Rio Guadiana, foi criada no papel em 1975, mas só em 1988 é que entraram em funções os primeiros vigilantes da natureza.

Um deles era Paulo Monteiro – ainda hoje vigilante naquela área protegida, agora sob a égide do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) -, que contou à Lusa que a reserva foi criada para impedir o avanço de uma lixeira.

Segundo o responsável, a criação da reserva acabaria por contribuir para travar a deposição de lixo naquela área natural, numa época em que havia pouca consciência ambiental, inclusivamente por parte das autarquias.

“Hoje, também as autarquias olham para a conservação da natureza [de forma] completamente diferente. Hoje temos autarcas que veem a conservação da natureza como uma mais-valia, como um valor acrescentado. E isso é claro que tem importância na valorização da área protegida”, considerou.

Mas, até chegar ao que é hoje, houve outras ‘batalhas’ que tiveram de ser travadas para proteger uma área que se estende por 2.300 hectares constituídos por sapais salgados, corpos de água salobra, salinas e esteiros.

“Além dos caçadores, os proprietários existentes aqui na área da reserva olhavam para a reserva como um impedimento do desenvolvimento. Hoje a realidade é completamente diferente”, garantiu Paulo Monteiro.

Segundo o vigilante da natureza, além da proibição da caça, a criação da reserva natural foi responsável pela união dos salineiros, que formaram uma cooperativa e tiveram de começar a trabalhar em conjunto, facilitando a organização do espaço.

“Evidentemente, também não foi um trabalho fácil convencê-los a trabalhar em conjunto, porque as pessoas têm ideias completamente diferentes. Mas, lá está, foi uma aposta que foi feita e cujos resultados foram bastante positivos”, referiu.

A trabalhar na reserva aproximadamente desde a mesma altura que Paulo Monteiro, Rosa Madeira lembra como há 37 anos muito pouca gente tinha noção de que ali existia uma área protegida e tem sido esse o seu papel: divulgar a reserva e sensibilizar a comunidade.

Segundo a técnica do ICNF, é a criação da reserva que permite que, atualmente, se possa usufruir daquele espaço de uma forma natural, sendo o flamingo uma das espécies mais procuradas por quem visita a área protegida.

Em 2020, a espécie nidificou pela primeira vez em Portugal e o local escolhido foi a reserva que ocupa territórios dos concelhos vizinhos de Castro Marim e Vila Real de Santo António, embora o feito não se tenha voltado a repetir até hoje.

“Também foi um ano atípico, um ano de [pandemia de] covid, em que o turismo de natureza estava resguardado e a zona onde eles nidificaram tornou-se uma zona muito mais tranquila porque são aves que nidificam em colónia”, explicou.

De acordo com Rosa Madeira, os flamingos “já fizeram mais algumas tentativas” de nidificação, mas não tiveram sucesso, situação para a qual não há ainda explicação, estando em curso projetos para tentar que a espécie ali volte a nidificar.

Não muito longe, do outro lado da fronteira, em Espanha, o Parque Nacional de Doñana, uma das maiores zonas húmidas da Europa, está a ser seriamente ameaçado pela seca, levando algumas empresas espanholas de passeios a procurar a reserva portuguesa.

“Há empresas de turismo da natureza que neste momento têm vindo para Portugal, porque Doñana teve um período muito conturbado, e as empresas começaram a apostar no turismo de natureza aqui na zona da reserva, porque era um turismo mais próximo, de proximidade”, relatou.

A reserva natural é atualmente administrada por uma comissão de cogestão composta pelos presidentes das autarquias de Castro Marim e Vila Real de Santo António, pelo diretor regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve e por representantes da Universidade do Algarve, de organizações não-governamentais de ambiente e associações locais.

Leia também: Portugal e Espanha dizem ‘não’ mas já é oficial: conheça as novas regras da UE para quem anda de avião

Rita Pereira.
Nacional Vida & Lazer Vídeo

“Ir buscar os filhos à escola às 16 h”? Rita Pereira reflete sobre os horários das escolas e faz comparação com a sua infância

11:50 8 Outubro, 2026 12:12 8 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Atriz partilhou uma reflexão dirigida aos pais depois de perceber como rapidamente chega a hora de voltar à escola para buscar os filhos

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, conduz, faz aqua yoga e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

08:20 8 Outubro, 2026 11:06 7 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Algarve

34 bombeiros entregam capacetes em protesto à porta do quartel de Vila Real de Santo António

08:09 8 Outubro, 2026 08:17 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Ação de protesto juntou 34 bombeiros, que exigem respostas a 17 reivindicações e garantem que o socorro em VRSA e Castro Marim continua assegurado

Auto Economia Nacional

Rede Midas prepara-se para ultrapassar 40 oficinas em Portugal

16:20 8 Outubro, 2026 16:14 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Convenção Midas reuniu mais de 70 participantes para analisar resultados e preparar uma nova fase de expansão da rede em Portugal

Algarve Desporto Europa Nacional

Velejadora de Olhão disputa Europeu Sub-21 de ILCA 6 na Turquia

16:00 8 Outubro, 2026 15:55 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Portugal leva três velejadoras ao Europeu Sub-21 de ILCA 6, entre elas Maria Teresa Figenschou, do Grupo Naval de Olhão

Quarto de hotel.
Vida & Lazer

Há uma razão para os hotéis colocarem esta faixa de tecido aos pés da cama e não é apenas decoração

15:50 8 Outubro, 2026 13:48 8 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

A faixa que aparece aos pés de muitas camas de hotel pode ajudar a proteger a roupa de cama do contacto com objetos e calçado

Casa com painéis solares. Crédito: Freepik
Economia

Painéis solares compensam? Há famílias que podem poupar mais de 800 euros por ano, mas este erro pode sair caro

13:10 8 Outubro, 2026 10:51 8 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A poupança com painéis solares depende dos hábitos de consumo, da localização e da dimensão da instalação: veja as contas

Ensino Europe Direct Algarve

Alianças de Escolas Europeias podem reforçar competências dos jovens, defende eurodeputado Hélder Sousa Silva

10:35 8 Outubro, 2026 10:38 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto-piloto pretende ligar escolas de diferentes países para partilhar práticas, reforçar competências e preparar melhor os jovens para o trabalho

Economia Europa

Morreu Maricarmen aos 87 anos, a idosa que se tornou símbolo da luta pela habitação em Espanha após ser despejada

08:43 8 Outubro, 2026 08:53 8 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Maricarmen Abascal viveu mais de 70 anos na mesma casa, mas acabou despejada em setembro. O caso desencadeou protestos em Espanha

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Governo anuncia aumento de 50 euros neste apoio da Segurança Social: veja quem pode beneficiar em 2027

13:00 6 Outubro, 2026 12:11 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Há um apoio que vai ter um novo valor de referência a partir de janeiro. A atualização pretende reforçar os rendimentos dos beneficiários

Algarve Nacional

Megaoperação contra fraude de 150 milhões passa por Loulé e faz 39 detidos no país

18:50 7 Outubro, 2026 07:24 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Autoridades fizeram buscas em Loulé no âmbito de uma megaoperação nacional que levou à detenção de 39 suspeitos de fraude fiscal e branqueamento

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor está de volta: termómetros podem ultrapassar os 30 ºC em Portugal a partir desta data

16:10 7 Outubro, 2026 16:25 7 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal prepara-se para uma nova subida das temperaturas, com os termómetros a poderem superar os 30 ºC já na próxima semana

Médico sentado com ar descontraído. Crédito: Foto AI
Saúde

Alerta de oncologista: estes são os 3 sintomas de cancro que muitos portugueses podem ignorar

15:00 6 Outubro, 2026 12:44 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Um especialista em oncologia identifica três sinais que muitas pessoas desvalorizam: a persistência dos sintomas merece avaliação médica

Sopa.
Vida & Lazer

A sopa ainda está quente: deve ir para o frigorífico ou ficar em cima do fogão?

15:20 7 Outubro, 2026 13:01 7 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Deixar a sopa arrefecer várias horas à temperatura ambiente não é solução, mas colocá-la a ferver no frigorífico também pode criar problemas

idosa a tomar o pequeno-almoço. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Gastronomia Saúde

Nem ovos nem papas de aveia: cardiologista recomenda este pequeno-almoço rico em ómega-3 para proteger o coração

10:30 7 Outubro, 2026 11:00 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Este pequeno-almoço é rico em fibras e gorduras saudáveis que podem beneficiar a saúde cardiovascular: saiba como o preparar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte em Portugal continental: estas regiões não vão ‘escapar’ ao mau tempo

06:00 7 Outubro, 2026 15:30 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A chuva deverá perder intensidade durante a tarde, mas algumas regiões continuarão expostas ao vento forte

Rita Pereira.
Nacional, Vida & Lazer, Vídeo

“Ir buscar os filhos à escola às 16 h”? Rita Pereira reflete sobre os horários das escolas e faz comparação com a sua infância

11:50 8 Outubro, 2026 12:12 8 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Atriz partilhou uma reflexão dirigida aos pais depois de perceber como rapidamente chega a hora de voltar à escola para buscar os filhos

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, conduz, faz aqua yoga e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

08:20 8 Outubro, 2026 11:06 7 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Algarve

34 bombeiros entregam capacetes em protesto à porta do quartel de Vila Real de Santo António

08:09 8 Outubro, 2026 08:17 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Ação de protesto juntou 34 bombeiros, que exigem respostas a 17 reivindicações e garantem que o socorro em VRSA e Castro Marim continua assegurado

Auto, Economia, Nacional

Rede Midas prepara-se para ultrapassar 40 oficinas em Portugal

16:20 8 Outubro, 2026 16:14 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Convenção Midas reuniu mais de 70 participantes para analisar resultados e preparar uma nova fase de expansão da rede em Portugal

Algarve, Desporto, Europa, Nacional

Velejadora de Olhão disputa Europeu Sub-21 de ILCA 6 na Turquia

16:00 8 Outubro, 2026 15:55 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Portugal leva três velejadoras ao Europeu Sub-21 de ILCA 6, entre elas Maria Teresa Figenschou, do Grupo Naval de Olhão

Quarto de hotel.
Vida & Lazer

Há uma razão para os hotéis colocarem esta faixa de tecido aos pés da cama e não é apenas decoração

15:50 8 Outubro, 2026 13:48 8 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

A faixa que aparece aos pés de muitas camas de hotel pode ajudar a proteger a roupa de cama do contacto com objetos e calçado

Casa com painéis solares. Crédito: Freepik
Economia

Painéis solares compensam? Há famílias que podem poupar mais de 800 euros por ano, mas este erro pode sair caro

13:10 8 Outubro, 2026 10:51 8 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A poupança com painéis solares depende dos hábitos de consumo, da localização e da dimensão da instalação: veja as contas

Ensino, Europe Direct Algarve

Alianças de Escolas Europeias podem reforçar competências dos jovens, defende eurodeputado Hélder Sousa Silva

10:35 8 Outubro, 2026 10:38 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto-piloto pretende ligar escolas de diferentes países para partilhar práticas, reforçar competências e preparar melhor os jovens para o trabalho

Economia, Europa

Morreu Maricarmen aos 87 anos, a idosa que se tornou símbolo da luta pela habitação em Espanha após ser despejada

08:43 8 Outubro, 2026 08:53 8 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Maricarmen Abascal viveu mais de 70 anos na mesma casa, mas acabou despejada em setembro. O caso desencadeou protestos em Espanha

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Governo anuncia aumento de 50 euros neste apoio da Segurança Social: veja quem pode beneficiar em 2027

13:00 6 Outubro, 2026 12:11 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Há um apoio que vai ter um novo valor de referência a partir de janeiro. A atualização pretende reforçar os rendimentos dos beneficiários

Algarve, Nacional

Megaoperação contra fraude de 150 milhões passa por Loulé e faz 39 detidos no país

18:50 7 Outubro, 2026 07:24 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Autoridades fizeram buscas em Loulé no âmbito de uma megaoperação nacional que levou à detenção de 39 suspeitos de fraude fiscal e branqueamento

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor está de volta: termómetros podem ultrapassar os 30 ºC em Portugal a partir desta data

16:10 7 Outubro, 2026 16:25 7 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal prepara-se para uma nova subida das temperaturas, com os termómetros a poderem superar os 30 ºC já na próxima semana

Médico sentado com ar descontraído. Crédito: Foto AI
Saúde

Alerta de oncologista: estes são os 3 sintomas de cancro que muitos portugueses podem ignorar

15:00 6 Outubro, 2026 12:44 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Um especialista em oncologia identifica três sinais que muitas pessoas desvalorizam: a persistência dos sintomas merece avaliação médica

Sopa.
Vida & Lazer

A sopa ainda está quente: deve ir para o frigorífico ou ficar em cima do fogão?

15:20 7 Outubro, 2026 13:01 7 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Deixar a sopa arrefecer várias horas à temperatura ambiente não é solução, mas colocá-la a ferver no frigorífico também pode criar problemas

idosa a tomar o pequeno-almoço. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Gastronomia, Saúde

Nem ovos nem papas de aveia: cardiologista recomenda este pequeno-almoço rico em ómega-3 para proteger o coração

10:30 7 Outubro, 2026 11:00 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Este pequeno-almoço é rico em fibras e gorduras saudáveis que podem beneficiar a saúde cardiovascular: saiba como o preparar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte em Portugal continental: estas regiões não vão ‘escapar’ ao mau tempo

06:00 7 Outubro, 2026 15:30 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A chuva deverá perder intensidade durante a tarde, mas algumas regiões continuarão expostas ao vento forte

Últimas Notícias

  • Festival Pedra Dura leva dança, música e cinema a Lagos em novembro
    Festival Pedra Dura leva dança, música e cinema a Lagos em novembro
  • Rede Midas prepara-se para ultrapassar 40 oficinas em Portugal
    Rede Midas prepara-se para ultrapassar 40 oficinas em Portugal
  • Teve um corte no salário? Segurança Social permite pedir uma revisão deste apoio sem esperar pelo próximo ano
    Teve um corte no salário? Segurança Social permite pedir uma revisão deste apoio sem esperar pelo próximo ano
  • Velejadora de Olhão disputa Europeu Sub-21 de ILCA 6 na Turquia
    Velejadora de Olhão disputa Europeu Sub-21 de ILCA 6 na Turquia
  • Há uma razão para os hotéis colocarem esta faixa de tecido aos pés da cama e não é apenas decoração
    Há uma razão para os hotéis colocarem esta faixa de tecido aos pés da cama e não é apenas decoração

Opinião

  • Conselho Regional de Juventude: dar voz aos jovens do Algarve | Por Joel Sousa
    Conselho Regional de Juventude: dar voz aos jovens do Algarve | Por Joel Sousa
  • O país do mal menor | Por Luís Ganhão
    O país do mal menor | Por Luís Ganhão
  • União Europeia, o quadro de programação 2028-2034 – A relegitimação política do espaço peninsular como macrorregião europeia | Por António Covas
    União Europeia, o quadro de programação 2028-2034 – A relegitimação política do espaço peninsular como macrorregião europeia | Por António Covas

Europe Direct Algarve

  • Alianças de Escolas Europeias podem reforçar competências dos jovens, defende eurodeputado Hélder Sousa Silva
    Alianças de Escolas Europeias podem reforçar competências dos jovens, defende eurodeputado Hélder Sousa Silva
  • União Europeia, o quadro de programação 2028-2034 – A relegitimação política do espaço peninsular como macrorregião europeia | Por António Covas
    União Europeia, o quadro de programação 2028-2034 – A relegitimação política do espaço peninsular como macrorregião europeia | Por António Covas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal