O programa “Água que Une”, que representa um novo paradigma na gestão estratégica da água em Portugal, foi apresentado. Este plano, para além das medidas de curto prazo que já estão em curso, estabelece uma visão de longo prazo com compromissos concretos e quantificados, destacando-se pelo investimento sem precedentes e pela aposta na solidariedade inter-regional. O objetivo passa por garantir que nenhuma região enfrente situações de escassez hídrica que comprometam o abastecimento humano e o desenvolvimento económico, como tem acontecido no Algarve.
Cristóvão Norte, presidente do PSD Algarve, sublinha que “de todas as regiões, a mais beneficiada por este plano é o Algarve. O avanço das barragens da Foupana e do Alportel; a ligação do Alqueva a Santa Clara e, desse modo, o futuro da abastecimento da Bravura, abastecendo todo o Barlavento Algarvio; a modernização dos blocos de rega com investimento de 57 milhões de euros; a redução das perdas dos sistemas municipais com um investimento de 100 milhões de euros, são razões bastantes para declararmos que a revolução da água em Portugal vai abrir muitos caminhos de desenvolvimento ao Algarve”.
No entanto, o responsável do PSD Algarve reforça que “durante a vigência deste plano haverá governos de vários partidos, é muito importante para o Algarve que o caminho que estamos a seguir seja um caminho da região, não um caminho deste ou daquele governo, deste ou daquele partido”.
Destaca ainda que “as soluções previstas e que vão ser concretizadas, são o resultado das esmagadoras posições defendidas na região e sobretudo da ideia que a segurança hídrica só seria possível, sem brutais custos para os algarvios, se as mesmas tivessem como pressuposto a ideia que tem de haver solidariedade entre regiões e que o país não tem água a menos, têm é regiões que têm água a menos. Ganhámos o debate no plano das ideias, agora temos que o vencer com concretizações”.
O PSD Algarve elogia a iniciativa do Governo e reforça que continuará a reconhecer e apoiar todos os governos e partidos que contribuam para a concretização destas soluções fundamentais para a região.
Leia também: Estes apoios da Segurança Social vão aumentar com retroativos: saiba os novos valores