O “Barão de São João – Walk & Art Fest” está de regresso entre os dias 7 e 9 de novembro, para a sua 8.ª edição, que volta a unir arte, natureza e desporto na aldeia de Barão de São João, em Lagos, num programa pensado para todas as idades.
De acordo com a organização, “caminhadas, oficinas artísticas, atividades de descoberta da natureza, práticas de bem-estar e uma instalação artística nas ruas da aldeia de Barão de São João são, uma vez mais, as grandes apostas do festival, coorganizado pela Câmara Municipal de Lagos e pela Associação Almargem”.

Durante três dias, os visitantes poderão participar em caminhadas temáticas, concertos, sessões de poesia, percursos de BTT, oficinas de expressão artística e atividades para famílias e crianças, bem como aulas de ioga, workshops de culinária vegan e de educação ambiental.
Novidades e programação
Entre as novidades da edição deste ano, a organização destaca “a atuação do Coro Primavera na igreja de Barão de São João, uma noite de cinema, a oficina para crianças ‘Experiência da Pré-História’, o workshop de impressão botânica em papel e o workshop de crochet”.
Haverá também uma exposição criada a partir do passeio fotográfico coletivo realizado na edição anterior.

As caminhadas foram pensadas para diferentes níveis de dificuldade, “desde percursos curtos em ritmo suave, até caminhadas desportivas ou longas, mais exigentes”, incluindo ainda um pequeno trail e percursos de orientação. Algumas integrações combinam arte, teatro, natureza e património histórico da aldeia.
Para o público infantil e familiar estão previstas oficinas criativas, peddy papers e passeios temáticos, como a construção de comedouros para aves, reciclagem artística e atividades de desenho e pintura.
A noite de sábado será animada pelos Swing’n 125, que apresentarão temas inspirados na época de ouro do jazz e do swing.
Tema central: o fogo
Todas as atividades são gratuitas, mas sujeitas a inscrição através do site oficial do festival.
Este ano, o evento tem como tema “Fogo!”, que dá nome à instalação artística coletiva que transformará as ruas da aldeia. “Esta resposta da comunidade aos incêndios que atingiram o Perímetro Florestal de Barão de São João prova a capacidade de resistir e de criar face à perda e à destruição de um património natural que, ao longo de décadas, foi cenário, lar e inspiração para todos quantos vivem neste território”, refere a organização.

A caminhada inaugural da instalação, no dia 7, marcará o momento de partilha entre artistas e público.
Também a oficina “Do negro do carvão aos verdes esperança”, de pintura em spray e stencil, “associa a criação artística ao tema do fogo”.
Conferência de abertura
O festival abre com a conferência “Pedestrianismo: Preservação da natureza & segurança”, que contará, entre outros oradores, com Luís Mendes, investigador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG/UL), e Alberto Ayora, especialista em gestão de risco em atividades ao ar livre e montanha.

A conferência incluirá ainda “uma mesa-redonda com representantes de várias instituições para debater os desafios do pedestrianismo no Algarve”.
Organização e parcerias
O Walk & Art Fest é organizado pela Câmara Municipal de Lagos e pela Associação Almargem, com o apoio de várias entidades e empresas de animação turística. As atividades decorrem em múltiplos espaços da aldeia e arredores, como o Centro Cultural de Barão de São João, o Perímetro Florestal, o edifício A Paragem e o Barão ConVida.

A iniciativa integra o calendário do Algarve Walking Season (AWS), coordenado pela Cooperativa QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, com o apoio do Turismo de Portugal e da Região de Turismo do Algarve.
O programa e as inscrições estarão disponíveis a partir do dia 10 de outubro, às 10:00, em www.walkartfest.pt.
Leia também: Britânicos lançam aviso sobre quem vai viajar para Portugal (e não só): novas regras entra


