Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
  • ANUNCIAR
Menu
João Costeira, candidato do Bloco de Esquerda à Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Faro | Foto DR
Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Autárquicas 2025: propostas para os jovens | Por João Costeira 

“O Bloco de Esquerda propõe uma transformação que começa por garantir condições de vida dignas para todos e a habitação é o primeiro passo”

08:26 9 Outubro, 2025 07:08 10 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Já ninguém aguenta ser escravizado no Verão para contar tostões o ano inteiro, e o Algarve tem capacidade para mais.

Ouvir as novas gerações e trazê-las para o centro do debate político é mais do que uma questão de justiça, é uma urgência democrática. No Algarve, essa urgência é particularmente evidente. Os jovens da região vivem entre a precariedade e a falta de perspetivas, divididos entre o desejo de ficar e a necessidade de partir. Durante demasiado tempo, o Algarve foi tratado como um território sazonal, bom para o turismo no verão e esquecido no resto do ano. Essa lógica esgota o território e as pessoas, empurrando os jovens para fora e deixando um vazio social e económico que fragiliza toda a região.

O Bloco de Esquerda propõe uma transformação que começa por garantir condições de vida dignas para todos e a habitação é o primeiro passo. Não é possível falar de juventude sem falar de rendas impossíveis de pagar, quartos sobrelotados e ausência de alternativas públicas para estas questões. É por isso que o Bloco defende a construção de residências e alojamentos estudantis, habitação a  custos controlados, programas de apoio ao arrendamento e o incentivo à criação de cooperativas de habitação. O objetivo é assegurar que ninguém tem de desistir dos estudos ou abandonar o seu emprego porque não consegue pagar um casa para viver. A solução passa também por tomar decisões municipais destinadas ao aumento do parque publico de habitação, e em alguns casos mais concretos, erradicar os bairros de barracas e realojar as famílias com o devido acompanhamento e dignidade, quebrando o ciclo de pobreza, exclusão e abandono a que gerações inteiras de jovens nos bairros acabam condenados.

Também a mobilidade é um elemento essencial para essa mudança. A falta de transporte público eficiente continua a isolar milhares de jovens algarvios, sobretudo nas zonas do interior. Os Jovens do Bloco a nível nacional  propõem um passe gratuito para jovens, o reforço da oferta noturna e aos fins de semana, a disponibilização de informação em tempo real sobre os transportes e a criação de sistemas municipais de bicicletas partilhadas. A nível distrital as medidas passam essencialmente por garantir horários e frequência de transportes que sirvam a população, investimento nas ligações ferroviárias e seguindo o exemplo do município de Loulé , alargar a gratuitidade dos transportes públicos municipais a outros concelhos.  A mobilidade é liberdade: para estudar, trabalhar, participar e viver plenamente.

O Algarve é a região do país onde mais jovens abandonam a escolaridade antes de concluir os estudos, e este abandono está profundamente ligado à falta de transportes, à distância das escolas e à escassez de oportunidades para quem vive nas zonas mais rurais e serranas. Urge a criação de uma rede de transportes públicos que responda verdadeiramente às necessidades da população, com horários adequados aos estudantes e trabalhadores, garantindo ligações regulares entre as localidades e as principais instituições de ensino, serviços públicos e polos de emprego. A mobilidade deve ser entendida como parte integrante do direito à educação e ao trabalho digno, assegurando que todos têm acesso às mesmas oportunidades, independentemente do local onde vivem.

As diversificações económicas e culturais são também centrais para o Bloco de Esquerda no Algarve. A região não pode continuar dependente quase exclusivamente do turismo sazonal, que cria empregos precários e mal remunerados. É necessário investir em projetos culturais de proximidade e no apoio a coletivos artísticos locais que dinamizem o território durante o ano inteiro. A cultura é também economia e coesão social, e o seu fortalecimento pode abrir novas oportunidades de emprego qualificado nas áreas das artes, do audiovisual, da investigação e da inovação tecnológica.

Outra questão muito importante é a fixação de profissionais e, em particular, dos jovens que se formam na Universidade do Algarve. É necessário adotar políticas incentivo à permanência destes recém-formados na região, através de programas de estágio e inserção profissional em colaboração com instituições públicas e privadas, valorização das carreiras científicas e técnicas e criação de condições de vida que tornem o Algarve atrativo para trabalhar e viver durante todo o ano. Manter os jovens qualificados na região é investir no desenvolvimento sustentável e combater a dependência de setores de baixa produtividade ou alta sazonalidade. No entanto, esta árdua tarefa está totalmente dependente de melhores políticas de habitação, melhores salários, melhores condições de mobilidade na região e de uma série de atrativos que são impossibilitados pela obsessão doentia com um turismo que deixa muito pouco ao Algarvio, e a quem sustenta o setor.

As propostas do Bloco, de um modo geral (e também nos programas eleitorais das coligações que integra nestas eleições autárquicas), beneficiam toda a população, independentemente da idade ou da condição social, mesmo não sendo especificamente destinadas a jovens também lhes proporcionam melhores condições e melhores perspetivas de futuro. São pensadas para uma sociedade de futuro, mais livre, mais inclusiva, livre de guerras e com uma distribuição mais justa da riqueza produzida e com melhores condições laborais.

Biografia do autor: João Costeira tem 28 anos e encontra-se atualmente a terminar a dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação pela Universidade do Algarve. É candidato à Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro).

Beatriz Jorge, 26 anos, professora
Diana Lourenço, 21 anos, estudante 
Bruna Estevão, 20 anos, estudante
Diogo Bonança, 24 anos, estudante
Leandro Quitério, 21 anos, estudante

Leia também: Algarve mobiliza mais de 59 milhões para projetos de eficiência hídrica no ciclo urbano da água

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

×
Publicidade
Auto, Nacional

Multas são pesadas e pode ficar inibido de conduzir: se o veículo ao seu lado fizer isto, nunca ultrapasse desta forma

09:00 12 Novembro, 2025 22:36 11 Novembro, 2025 | Gonçalo Viegas

A lei é clara e as multas são pesadas: mesmo que o veículo à sua esquerda se comporte desta forma, não pode ultrapassar

Algarve, Desporto

Tripla vitória regional reforça liderança do Patinagem Clube de Tavira

10:05 12 Novembro, 2025 10:15 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

O clube tavirense encerra a época com três títulos regionais e reafirma a sua liderança na patinagem do Alentejo e Algarve

Algarve, Desporto

Pilotos nacionais e estrangeiros testam os limites na Subida Impossível em Silves

09:47 12 Novembro, 2025 09:49 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

O Moto Clube de Albufeira organiza a 23.ª Subida Impossível, com adrenalina e a presença do campeão mundial Stefan Everts

Economia, Nacional

É oficial: Mercadona vai abrir o supermercado mais a sul do país (e já está a contratar)

16:20 11 Novembro, 2025 15:32 11 Novembro, 2025 | João Luís

Mercadona prepara-se para inaugurar o seu supermercado mais a sul de Portugal. O grupo espanhol já iniciou o recrutamento e promete dezenas de novos empregos.

Algarve, Economia

Primeira agrovila do Algarve nasce em São Brás para reforçar a produção local e sustentável

07:02 12 Novembro, 2025 07:04 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

A In Loco lança em São Brás de Alportel a primeira agrovila do Algarve, espaço que aproxima o campo dos consumidores

Nacional

Tribunal alerta para risco de prescrição dos crimes de corrupção de José Sócrates

09:21 12 Novembro, 2025 09:31 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Julgamento da Operação Marquês suspenso enquanto tribunal alerta para prescrição dos crimes ligados a Vale do Lobo

Economia, Europa

Trabalhador com incapacidade perde o emprego na Mercedes: tribunal decide ‘caso polémico’

08:00 12 Novembro, 2025 18:41 11 Novembro, 2025 | Tiago Alcobia

Um despedimento na Mercedes, em Espanha, levanta debate sobre a proteção de trabalhadores com incapacidade e o cumprimento da lei laboral

Opinião

Tempestade perfeita | Por Luís Ganhão

07:30 12 Novembro, 2025 19:03 11 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

"Trabalhar não deverá ser sinónimo de precariedade, viver sinónimo de sobreviver, e ter filhos não deverá ser um luxo reservado a poucos"

Economia, Europe Direct Algarve

Três projetos de mulheres premiados pela Eurocidade do Guadiana e EURES Andaluzia-Algarve

07:19 12 Novembro, 2025 07:21 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Algarve e Andaluzia ligados por projetos femininos premiados pela Eurocidade do Guadiana e pelo EURES Transfronteiriço

Europa

Herdeira aceita herança do pai e é ‘obrigada’ a pagar mais de 200.000€ de dívidas: caso foi ‘parar’ a tribunal que teve decisão final

20:00 11 Novembro, 2025 18:31 11 Novembro, 2025 | Paulo Freitas

Tribunal grego condenou filha herdeira a pagar mais de 200 mil euros depois de auditoria revelar que o pai desviou fundos

Economia, Europa

“Foi um choque”: reformada de 62 anos considera “razoável” a sua pensão de 2.000€ mesmo perdendo 800€ para o último salário

21:00 10 Novembro, 2025 16:48 11 Novembro, 2025 | Rubén Gonçalves

Depois de mais de 40 anos como enfermeira em França, esta reformada recebe cerca de 2.000€ por mês de pensão, no entanto, menos 800 do que o último salário

Auto, Europa

Para breve em Portugal? A partir desta idade já não se pode conduzir estes veículos noutro país da UE

10:00 10 Novembro, 2025 16:17 10 Novembro, 2025 | Luís Santos

Neste país da UE, a idade passou a determinar quem pode ou não conduzir determinados veículos, uma medida que poderá chegar também a Portugal

Europa

Empresa troca o jantar de Natal por um pequeno-almoço e os funcionários protestaram: tribunal teve a ‘última palavra’

11:38 10 Novembro, 2025 11:38 10 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

Trabalhadora de uma empresa em Espanha colocou uma ação em tribunal pelo facto de o jantar de Natal ter sido trocado por um pequeno-almoço

Tech

Fabricantes são unânimes: este é o maior erro que pode cometer ao lavar roupa na máquina

21:40 10 Novembro, 2025 19:52 10 Novembro, 2025 | Gonçalo Viegas

De acordo com as marcas fabricantes, esta prática a meio do processo de lavar roupa na máquina prejudica a lavagem e danifica o equipamento a longo prazo

Auto, Europa

Viu uma folha colada na matrícula de um carro? Saiba o seu significado e para que serve

20:40 11 Novembro, 2025 21:04 11 Novembro, 2025 | Luís Santos

O curioso caso da folha colada na matrícula que está a despertar atenção nas estradas europeias e a preocupar as autoridades

Algarve, Desporto

Simão Domingues, atleta de Olhão, conquista o título europeu de Kempo

07:00 10 Novembro, 2025 07:38 10 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Com apenas 14 anos, Simão Domingues levou Olhão e Portugal ao topo do pódio no Europeu de Kempo

Auto, Nacional

Multas são pesadas e pode ficar inibido de conduzir: se o veículo ao seu lado fizer isto, nunca ultrapasse desta forma

09:00 12 Novembro, 2025 22:36 11 Novembro, 2025 | Gonçalo Viegas

A lei é clara e as multas são pesadas: mesmo que o veículo à sua esquerda se comporte desta forma, não pode ultrapassar

Algarve, Desporto

Tripla vitória regional reforça liderança do Patinagem Clube de Tavira

10:05 12 Novembro, 2025 10:15 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

O clube tavirense encerra a época com três títulos regionais e reafirma a sua liderança na patinagem do Alentejo e Algarve

Algarve, Desporto

Pilotos nacionais e estrangeiros testam os limites na Subida Impossível em Silves

09:47 12 Novembro, 2025 09:49 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

O Moto Clube de Albufeira organiza a 23.ª Subida Impossível, com adrenalina e a presença do campeão mundial Stefan Everts

Economia, Nacional

É oficial: Mercadona vai abrir o supermercado mais a sul do país (e já está a contratar)

16:20 11 Novembro, 2025 15:32 11 Novembro, 2025 | João Luís

Mercadona prepara-se para inaugurar o seu supermercado mais a sul de Portugal. O grupo espanhol já iniciou o recrutamento e promete dezenas de novos empregos.

Algarve, Economia

Primeira agrovila do Algarve nasce em São Brás para reforçar a produção local e sustentável

07:02 12 Novembro, 2025 07:04 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

A In Loco lança em São Brás de Alportel a primeira agrovila do Algarve, espaço que aproxima o campo dos consumidores

Nacional

Tribunal alerta para risco de prescrição dos crimes de corrupção de José Sócrates

09:21 12 Novembro, 2025 09:31 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Julgamento da Operação Marquês suspenso enquanto tribunal alerta para prescrição dos crimes ligados a Vale do Lobo

Economia, Europa

Trabalhador com incapacidade perde o emprego na Mercedes: tribunal decide ‘caso polémico’

08:00 12 Novembro, 2025 18:41 11 Novembro, 2025 | Tiago Alcobia

Um despedimento na Mercedes, em Espanha, levanta debate sobre a proteção de trabalhadores com incapacidade e o cumprimento da lei laboral

Opinião

Tempestade perfeita | Por Luís Ganhão

07:30 12 Novembro, 2025 19:03 11 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

"Trabalhar não deverá ser sinónimo de precariedade, viver sinónimo de sobreviver, e ter filhos não deverá ser um luxo reservado a poucos"

Economia, Europe Direct Algarve

Três projetos de mulheres premiados pela Eurocidade do Guadiana e EURES Andaluzia-Algarve

07:19 12 Novembro, 2025 07:21 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Algarve e Andaluzia ligados por projetos femininos premiados pela Eurocidade do Guadiana e pelo EURES Transfronteiriço

Europa

Herdeira aceita herança do pai e é ‘obrigada’ a pagar mais de 200.000€ de dívidas: caso foi ‘parar’ a tribunal que teve decisão final

20:00 11 Novembro, 2025 18:31 11 Novembro, 2025 | Paulo Freitas

Tribunal grego condenou filha herdeira a pagar mais de 200 mil euros depois de auditoria revelar que o pai desviou fundos

Economia, Europa

“Foi um choque”: reformada de 62 anos considera “razoável” a sua pensão de 2.000€ mesmo perdendo 800€ para o último salário

21:00 10 Novembro, 2025 16:48 11 Novembro, 2025 | Rubén Gonçalves

Depois de mais de 40 anos como enfermeira em França, esta reformada recebe cerca de 2.000€ por mês de pensão, no entanto, menos 800 do que o último salário

Auto, Europa

Para breve em Portugal? A partir desta idade já não se pode conduzir estes veículos noutro país da UE

10:00 10 Novembro, 2025 16:17 10 Novembro, 2025 | Luís Santos

Neste país da UE, a idade passou a determinar quem pode ou não conduzir determinados veículos, uma medida que poderá chegar também a Portugal

Europa

Empresa troca o jantar de Natal por um pequeno-almoço e os funcionários protestaram: tribunal teve a ‘última palavra’

11:38 10 Novembro, 2025 11:38 10 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

Trabalhadora de uma empresa em Espanha colocou uma ação em tribunal pelo facto de o jantar de Natal ter sido trocado por um pequeno-almoço

Tech

Fabricantes são unânimes: este é o maior erro que pode cometer ao lavar roupa na máquina

21:40 10 Novembro, 2025 19:52 10 Novembro, 2025 | Gonçalo Viegas

De acordo com as marcas fabricantes, esta prática a meio do processo de lavar roupa na máquina prejudica a lavagem e danifica o equipamento a longo prazo

Auto, Europa

Viu uma folha colada na matrícula de um carro? Saiba o seu significado e para que serve

20:40 11 Novembro, 2025 21:04 11 Novembro, 2025 | Luís Santos

O curioso caso da folha colada na matrícula que está a despertar atenção nas estradas europeias e a preocupar as autoridades

Algarve, Desporto

Simão Domingues, atleta de Olhão, conquista o título europeu de Kempo

07:00 10 Novembro, 2025 07:38 10 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Com apenas 14 anos, Simão Domingues levou Olhão e Portugal ao topo do pódio no Europeu de Kempo

Últimas

  • Mulheres e jovens de Loulé convidadas a participar em treino de defesa pessoal gratuito
    Mulheres e jovens de Loulé convidadas a participar em treino de defesa pessoal gratuito
  • Tripla vitória regional reforça liderança do Patinagem Clube de Tavira
    Tripla vitória regional reforça liderança do Patinagem Clube de Tavira
  • Pilotos nacionais e estrangeiros testam os limites na Subida Impossível em Silves
    Pilotos nacionais e estrangeiros testam os limites na Subida Impossível em Silves
  • Tribunal alerta para risco de prescrição dos crimes de corrupção de José Sócrates
    Tribunal alerta para risco de prescrição dos crimes de corrupção de José Sócrates
  • Multas são pesadas e pode ficar inibido de conduzir: se o veículo ao seu lado fizer isto, nunca ultrapasse desta forma
    Multas são pesadas e pode ficar inibido de conduzir: se o veículo ao seu lado fizer isto, nunca ultrapasse desta forma

Opinião

  • Algarve: Sustentabilidade como vantagem competitiva | Por Carolina Afonso
    Algarve: Sustentabilidade como vantagem competitiva | Por Carolina Afonso
  • Tempestade perfeita | Por Luís Ganhão
    Tempestade perfeita | Por Luís Ganhão
  • A demonização dos imigrantes | Por José Figueiredo Santos
    A demonização dos imigrantes | Por José Figueiredo Santos
  • A revolução silenciosa – porque as cidades africanas são a próxima fronteira do investimento global
    A revolução silenciosa – porque as cidades africanas são a próxima fronteira do investimento global
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Três projetos de mulheres premiados pela Eurocidade do Guadiana e EURES Andaluzia-Algarve
    Três projetos de mulheres premiados pela Eurocidade do Guadiana e EURES Andaluzia-Algarve
  • CCDR Algarve divulga vídeo sobre rega eficiente de citrinos e abacates no Algarve financiado pelo PRR
    CCDR Algarve divulga vídeo sobre rega eficiente de citrinos e abacates no Algarve financiado pelo PRR
  • Por cada 100€ disponíveis, as famílias portuguesas poupam 13€, abaixo mas mais próximo da média da UE
    Por cada 100€ disponíveis, as famílias portuguesas poupam 13€, abaixo mas mais próximo da média da UE
Seguir
  • Política de Privacidade, Termos e Condições, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal