Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Fotos DR
Algarve, Cultura, Ensino

Alunos de Silves apresentam instalação artística “E se o Oceano morrer?” na Casa da Cultura Islâmica

Instalação artística, que envolveu 28 turmas, promove a preservação do património natural de proximidade e do planeta

09:44 24 Maio, 2024 09:48 24 Maio, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica de Silves acolhe, até 6 de junho, a instalação artística “E se o Oceano morrer?”,  projeto de articulação do 1.º Ciclo com o Pré-escolar, do Agrupamento de Escolas de Silves, que envolveu 28 turmas. 

A instalação artística foi inaugurada esta segunda-feira e contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Silves, da coordenadora do Programa Educar para uma Geração Azul (EGA), de alunos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação.

“Os convidados foram recebidos por dois grupos de alunos, em representação de todas as turmas participantes. Estes, com empenho e entusiasmo, declamaram dois poemas, de autoras portuguesas, alusivos ao mar”, refere o Agrupamento de Escolas em comunicado. 

A Direção do Agrupamento, representada por Margarida Luz, “saudou todos os convidados  e reforçou a importância deste tipo de ações na formação integral dos aluno”, salientando que “sempre existe a intencionalidade de integrar e desenvolver projetos que promovam, como este, a consciência cívica e ambiental dos alunos para a preservação do património natural de proximidade e do planeta”. 

Por sua vez, a presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, enquanto professora de formação, “valorizou e parabenizou todos os professores e alunos envolvidos neste projeto e salientou a importância da colaboração das famílias nestas temáticas”.

A autarca defendeu que “se proteja e valorize aquilo que é nosso, e de como o município tem trabalhado nesse sentido, desde a serra até ao mar” e salientou o facto de no “município existir uma área marinha protegida, a Pedra do Valado, que constitui uma das zonas mais ricas em termos de biodiversidade a nível nacional e o maior recife costeiro do Algarve e um dos maiores de Portugal, com valores naturais ímpares no contexto da costa portuguesa”.

A coordenadora do Programa EGA , Rita Borges, falou sobre “a visão e implementação do Projeto Educar para uma Geração Azul em vários municípios do país”, salientando o facto de “Silves ter sido um dos pioneiro na implementação deste projeto e, por esse motivo, ser notória a grande envolvência da comunidade educativa”.

Rita Borges deu a conhecer a intenção do Ministério da Educação “em alargar o programa a nível nacional, levando a literacia do oceano para dentro de todas as escolas, como parte integrante do currículo, o que seria um passo pioneiro a nível de educação”.” 

Por fim, a professora de Desenho da Escola Secundária de Silves, Dilar Neves, “engrandeceu os trabalhos expostos na instalação, do ponto de vista artístico”, salientando o papel da arte “na educação formal e informal e a sua estreita ligação à compreensão e exploração das emoções humanas.  Fomentando a ideia de sustentabilidade e de proteção do ambiente”, relembrou que “alunos e professores, à semelhança do artista plástico Bordalo II, com origens familiares em Silves, recorreram à reutilização de materiais na realização dos trabalhos expostos”.

Todos foram convidados a visitar a instalação e a admirar as diversas peças expostas.

No final, aguardava-os um beberete proporcionado pelos alunos do Curso de Bar e Restauração, orientados pelo professor Nuno Cabrita.

“Foi uma tarde onde a preservação do ambiente, as artes e a cidadania se encontraram num só espaço”, conclui o Agrupamento de Escolas de Silves.

Leia também: Esta aldeia do Algarve faz lembrar Santorini e é digna de visita [vídeo]

Vista aérea da ilha da Madeira.
Europa Nacional

Adeus Canárias? Alemães rendem-se a esta ilha portuguesa que é o ‘Havai da Europa’

08:00 18 Maio, 2026 18:41 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Ilha portuguesa está a conquistar turistas alemães como alternativa às Canárias. Imprensa internacional destaca a natureza, o clima ameno e ambiente tranquilo

Algarve Cultura Desporto

Loulé prepara candidatura a Capital Portuguesa da Cultura 2028

10:40 18 Maio, 2026 10:32 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Semana do Município de Loulé terminou com o anúncio de obras estruturantes nas áreas da educação, habitação, cultura e desporto

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e trovoada: mau tempo chega neste dia e esta será a região mais ‘castigada’

10:00 18 Maio, 2026 09:43 18 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Antes do calor chegar em força, há uma mudança inesperada no tempo e nem todas as regiões vão escapar

Idosa a conduzir. Crédito: DR
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Proposta quer definir esta idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 17 Maio, 2026 12:28 18 Maio, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva a ‘potes’ e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a partir deste dia

06:00 18 Maio, 2026 15:17 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O estado do tempo deverá agravar-se entre terça e quarta-feira, com chuva persistente, rajadas fortes e ondas até 4 metros.

Homem a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Milhares de portugueses em ‘grande risco’: se o código do seu cartão Multibanco estiver nesta lista, mude-o já

10:30 18 Maio, 2026 12:16 18 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um código PIN simples e comum facilita os ataques a cartões Multibanco. Mudar para combinações mais difíceis é essencial para evitar fraudes

Posto de combustível.
Nacional

Governo confirma: reservas de combustível nesta região de Portugal garantem apenas um mês de abastecimento

18:40 18 Maio, 2026 18:33 18 Maio, 2026 | Luís Santos

As reservas de combustível numa região de Portugal garantem apenas cerca de um mês de abastecimento em caso de interrupção no fornecimento

Fruta e legumes no Pingo Doce. Crédito: Foto DR
Nacional

Vai ser mais difícil encontrar esta fruta à venda neste verão: grande parte da produção em Portugal foi destruída

18:20 18 Maio, 2026 18:15 18 Maio, 2026 | Luís Santos

Grande parte da produção desta fruta em Portugal foi destruída após o mau tempo e poderá ser mais difícil encontrá-la à venda este verão

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pagar o IMI de uma só vez dá desconto? Saiba a resposta antes do prazo terminar nesta data

08:30 18 Maio, 2026 01:00 18 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O prazo para pagar a primeira prestação do IMI termina a 1 de junho. Quem pagar tudo de uma só vez pode fazê-lo, mas há uma regra importante a conhecer

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Pensionistas inscritos na Segurança Social antes desta data podem ter um aumento na reforma e poucos sabem

17:00 17 Maio, 2026 16:34 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Algarve Política

CDS Algarve reforça presença nacional com seis dirigentes eleitos no congresso do partido

09:10 18 Maio, 2026 09:01 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Rodrigo Borges de Freitas foi eleito para a Comissão Executiva Nacional do CDS-PP durante o congresso realizado em Alcobaça

Algarve Desporto

Padel Cup Play4Children angariou quase mil euros para crianças desfavorecidas em Albufeira

18:14 18 Maio, 2026 18:14 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 60 atletas participaram na quarta etapa da Padel Cup Play4Children, disputada no Padel Blu Albufeira

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 16 Maio, 2026 17:28 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor serão proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas

07:00 17 Maio, 2026 15:52 17 Maio, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Ponte Sardão-Meirinhos. Crédito: Foto DR
Nacional Vida & Lazer

Esta ponte já foi considerada uma das mais bonitas de Portugal pela sua arquitetura e paisagem digna de postal

21:20 16 Maio, 2026 12:53 16 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

A arquitetura e integração com a paisagem natural ao seu redor fazem esta ponte ser considerada uma das mais dignas de visita de Portugal

Arroz basmati. Crédito: Magnific
Europa Gastronomia Saúde

Este arroz muito consumido em Portugal é o mais contaminado por agrotóxicos

18:40 17 Maio, 2026 16:35 17 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com esta pesquisa, datada de fevereiro de 2024 e que contou com 40 tipos de arroz diferentes, concluiu-se que este continha a maior presença de substâncias agrotóxica

Vista aérea da ilha da Madeira.
Europa, Nacional

Adeus Canárias? Alemães rendem-se a esta ilha portuguesa que é o ‘Havai da Europa’

08:00 18 Maio, 2026 18:41 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Ilha portuguesa está a conquistar turistas alemães como alternativa às Canárias. Imprensa internacional destaca a natureza, o clima ameno e ambiente tranquilo

Algarve, Cultura, Desporto

Loulé prepara candidatura a Capital Portuguesa da Cultura 2028

10:40 18 Maio, 2026 10:32 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Semana do Município de Loulé terminou com o anúncio de obras estruturantes nas áreas da educação, habitação, cultura e desporto

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e trovoada: mau tempo chega neste dia e esta será a região mais ‘castigada’

10:00 18 Maio, 2026 09:43 18 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Antes do calor chegar em força, há uma mudança inesperada no tempo e nem todas as regiões vão escapar

Idosa a conduzir. Crédito: DR
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Proposta quer definir esta idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 17 Maio, 2026 12:28 18 Maio, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva a ‘potes’ e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a partir deste dia

06:00 18 Maio, 2026 15:17 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O estado do tempo deverá agravar-se entre terça e quarta-feira, com chuva persistente, rajadas fortes e ondas até 4 metros.

Homem a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Milhares de portugueses em ‘grande risco’: se o código do seu cartão Multibanco estiver nesta lista, mude-o já

10:30 18 Maio, 2026 12:16 18 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um código PIN simples e comum facilita os ataques a cartões Multibanco. Mudar para combinações mais difíceis é essencial para evitar fraudes

Posto de combustível.
Nacional

Governo confirma: reservas de combustível nesta região de Portugal garantem apenas um mês de abastecimento

18:40 18 Maio, 2026 18:33 18 Maio, 2026 | Luís Santos

As reservas de combustível numa região de Portugal garantem apenas cerca de um mês de abastecimento em caso de interrupção no fornecimento

Fruta e legumes no Pingo Doce. Crédito: Foto DR
Nacional

Vai ser mais difícil encontrar esta fruta à venda neste verão: grande parte da produção em Portugal foi destruída

18:20 18 Maio, 2026 18:15 18 Maio, 2026 | Luís Santos

Grande parte da produção desta fruta em Portugal foi destruída após o mau tempo e poderá ser mais difícil encontrá-la à venda este verão

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pagar o IMI de uma só vez dá desconto? Saiba a resposta antes do prazo terminar nesta data

08:30 18 Maio, 2026 01:00 18 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O prazo para pagar a primeira prestação do IMI termina a 1 de junho. Quem pagar tudo de uma só vez pode fazê-lo, mas há uma regra importante a conhecer

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Pensionistas inscritos na Segurança Social antes desta data podem ter um aumento na reforma e poucos sabem

17:00 17 Maio, 2026 16:34 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Algarve, Política

CDS Algarve reforça presença nacional com seis dirigentes eleitos no congresso do partido

09:10 18 Maio, 2026 09:01 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Rodrigo Borges de Freitas foi eleito para a Comissão Executiva Nacional do CDS-PP durante o congresso realizado em Alcobaça

Algarve, Desporto

Padel Cup Play4Children angariou quase mil euros para crianças desfavorecidas em Albufeira

18:14 18 Maio, 2026 18:14 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 60 atletas participaram na quarta etapa da Padel Cup Play4Children, disputada no Padel Blu Albufeira

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 16 Maio, 2026 17:28 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor serão proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas

07:00 17 Maio, 2026 15:52 17 Maio, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Ponte Sardão-Meirinhos. Crédito: Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Esta ponte já foi considerada uma das mais bonitas de Portugal pela sua arquitetura e paisagem digna de postal

21:20 16 Maio, 2026 12:53 16 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

A arquitetura e integração com a paisagem natural ao seu redor fazem esta ponte ser considerada uma das mais dignas de visita de Portugal

Arroz basmati. Crédito: Magnific
Europa, Gastronomia, Saúde

Este arroz muito consumido em Portugal é o mais contaminado por agrotóxicos

18:40 17 Maio, 2026 16:35 17 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com esta pesquisa, datada de fevereiro de 2024 e que contou com 40 tipos de arroz diferentes, concluiu-se que este continha a maior presença de substâncias agrotóxica

Últimas Notícias

  • Greve geral ganha força: estes trabalhadores também vão parar e ainda mais portugueses serão afetados
    Greve geral ganha força: estes trabalhadores também vão parar e ainda mais portugueses serão afetados
  • Governo confirma: reservas de combustível nesta região de Portugal garantem apenas um mês de abastecimento
    Governo confirma: reservas de combustível nesta região de Portugal garantem apenas um mês de abastecimento
  • Vai ser mais difícil encontrar esta fruta à venda neste verão: grande parte da produção em Portugal foi destruída
    Vai ser mais difícil encontrar esta fruta à venda neste verão: grande parte da produção em Portugal foi destruída
  • Padel Cup Play4Children angariou quase mil euros para crianças desfavorecidas em Albufeira
    Padel Cup Play4Children angariou quase mil euros para crianças desfavorecidas em Albufeira
  • Adeus cartão Multibanco? Portugueses ‘esquecem’ cartão físico e optam cada vez mais por estas formas de pagamento
    Adeus cartão Multibanco? Portugueses ‘esquecem’ cartão físico e optam cada vez mais por estas formas de pagamento
  • Susana Travassos lança novo projeto cultural em Vila Real de Santo António
    Susana Travassos lança novo projeto cultural em Vila Real de Santo António

Opinião

  • Portugal à primeira vista: um país lindo… logo depois da fila | Por João Pirbhay
    Portugal à primeira vista: um país lindo… logo depois da fila | Por João Pirbhay
  • Quando os populistas descobrem o mundo do trabalho | Por Francisco Moleiro
    Quando os populistas descobrem o mundo do trabalho | Por Francisco Moleiro
  • Os demónios da interioridade, as assimetrias que matam os sonhos dos homens | Por Mário Beja Santos
    Os demónios da interioridade, as assimetrias que matam os sonhos dos homens | Por Mário Beja Santos
  • Doenças inflamatórias intestinais: reconhecer cedo para tratar melhor | Por Ana Patrícia Andrade
    Doenças inflamatórias intestinais: reconhecer cedo para tratar melhor | Por Ana Patrícia Andrade
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro recebeu evento “Europa na minha região” dedicado ao impacto dos fundos europeus no Algarve
    Faro recebeu evento “Europa na minha região” dedicado ao impacto dos fundos europeus no Algarve
  • CCDR Algarve reúne municípios para reforçar estratégia ambiental e gestão de resíduos
    CCDR Algarve reúne municípios para reforçar estratégia ambiental e gestão de resíduos
  • Almargem promove debate sobre sustentabilidade e desafios da Serra de Monchique
    Almargem promove debate sobre sustentabilidade e desafios da Serra de Monchique
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal