O programa Algarve 2030 lançou o aviso do concurso para financiar projetos de investigação e desenvolvimento empresarial, com uma dotação global de cinco milhões de euros, foi esta sexta-feira anunciado.
O prazo para a apresentação das candidaturas decorre até 24 de abril, sendo beneficiárias as micro, pequenas e médias empresas (PME) e empresas de pequena/média capitalização, indicou em comunicado a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.
O aviso MPr-2025-04 “SIID-I&D Empresarial – operações individuais e em copromoção”, destina-se a apoiar projetos de investigação e desenvolvimento realizados individualmente por empresas, ou em parceria com outras empresas e entidades não empresariais do Sistema de Investigação e Inovação (ENESII).
São consideradas elegíveis e suscetíveis de apoio, as operações que integram atividades de investigação industrial e de desenvolvimento experimental, conducentes à criação de novos produtos, processos ou serviços ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou serviços existentes.
Os apoios podem chegar à taxa máxima de 80%, estando destinados 3,5 milhões de euros (ME) para os projetos em copromoção e 1,5 ME para os individuais.
Segundo a CCDR/Algarve, os projetos devem estar alinhados com as áreas prioritárias da Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (RIS3).
Leia também: Banco transfere 81 biliões para cliente por engano. Há obrigação legal de devolver dinheiro?