A Galp iniciou a construção de cinco projetos de baterias, com uma capacidade total de 74 megawatts (MW), para armazenar energia solar em Espanha e Portugal, informou a empresa em comunicado. A empresa explicou que estas unidades de armazenamento, fornecidas pela Sungrow, estarão ligadas a dois dos maiores parques solares fotovoltaicos da Galp, em Alcoutim (Algarve) e em Manzanares (Castilla la Mancha).
Em Portugal, a Galp está a desenvolver um conjunto de quatro sistemas de armazenamento com uma capacidade conjunta de 60,5 MW / 120,4 MWh de capacidade (baterias de duas horas) integrados nos seus parques solares de Alcoutim.
Estes projetos, com um investimento total de 27 milhões de euros, em parte financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do REPowerEU, são uma expansão do projeto de 5 MW, em operação desde o inÃcio de 2025 em Alcoutim.
Estas baterias vão permitir à empresa armazenar o excesso de produção solar durante o dia e disponibilizá-lo à rede elétrica durante os picos de procura, especialmente ao inÃcio da noite.
“Estes projetos reforçam o nosso contributo para um sistema energético ibérico mais sustentável, combinando geração renovável com soluções tecnológicas de ponta de armazenamento de energia de última geração e operações de despacho 24/7,” afirma Georgios Papadimitriou, administrador executivo da Galp responsável pelas Renováveis.
“Ao criarmos capacidade para fornecer energia limpa, mesmo nos perÃodos crÃticos de maior procura, estamos a promover ativamente um sistema elétrico mais sustentável, fiável e acessÃvel para todos”, conclui.
Leia também: Transporta isto no carro? Prepare-se para multas até 2.500€ e outras consequências graves
















