O vídeo de animação intitulado “Plastic: From Use to Abuse”, do Grupo Jerónimo Martins, mereceu a mais alta distinção atribuída pelo júri dos Cannes Corporate Media & TV Awards – o Golfinho de Ouro – na categoria “Environmental Issues and Concerns”.
O júri do prémio é composto por membros de renome internacional, das áreas do cinema, televisão, audiovisual, publicidade e marketing, incluindo vencedores de prémios Oscar e Emmy.
“Como explicar um assunto complexo e urgente de uma forma simples, mas ao mesmo tempo apelativa: é isto! Educativo, eficaz e bem ilustrado”, comentou o júri para fundamentar a sua decisão.
O vídeo foi produzido pela Olga Studio, uma empresa portuguesa especializada em vídeos de animação, com o objectivo de ser exibido na abertura da conferência “Plastic Pollution: What Now?”, que o Grupo Jerónimo Martins organizou em setembro de 2019. Esta conferência decorreu no campus da NOVA SBE, em Carcavelos, e teve na audiência colaboradores das Companhias do Grupo, uma selecção de fornecedores e também convidados institucionais.
Sara Miranda, directora de Comunicação e Responsabilidade Corporativas do Grupo Jerónimo Martins, destaca que “o negócio da distribuição alimentar não pode prescindir da utilização de plástico, nomeadamente pelo papel deste na preservação da segurança dos alimentos. No entanto, temos a responsabilidade de combater o uso abusivo e o mau encaminhamento do plástico e todas as formas de poluição que daqui resultam. Este pequeno filme procura justamente evidenciar a dualidade do plástico e a necessidade de gerirmos correctamente a utilização deste material”.
Em 1886, o sueco Robert Louis Stevenson escreveu “O Estranho caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde”, a história de duas personalidades antagónicas, uma boa e outra diabólica, que habitam na mesma pessoa. A vida e a ficção intersectam-se por várias ocasiões e, nos dias de hoje, a sociedade tem o seu próprio Dr. Jekyll e Sr. Hyde: o plástico, este é o mote do vídeo “Plastic: From Use to Abuse”.
Os Cannes Corporate Media & TV Awards premeiam anualmente os melhores filmes corporativos, produções para meios digitais, documentários e reportagens, divididos em 46 categorias. A entrega dos prémios, este ano interrompida pela pandemia, acontece em Cannes. Nesta 12ª edição, foram submetidas um total de 888 candidaturas, vindas de 42 países.
Consciente de que os progressos na sustentabilidade dependem de divulgação de informação e de alterações de comportamentos, o Grupo Jerónimo Martins explica que “tem investido na sensibilização para temas centrais, da promoção da saúde pela alimentação à defesa do ambiente e do equilíbrio dos ecossistemas”.
“Este vídeo que foi agora distinguido é um exemplo a que se juntam outros recentes: a série Juliana, que foi transmitida aos sábados na CMTV durante dois meses, em horário nobre, como forma de homenagear a dieta mediterrânica e contribuir para a sua preservação, ou o Be The Story, um site de storytelling que, recentemente e em parceria com a Renascença, deu também origem a uma série de podcasts”, conclui.