Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Europe Direct Algarve, Vida & Lazer

Há novas regras para turistas em Espanha: saiba o que muda e como afetará os portugueses

Os turistas portugueses (e não só) que desejarem visitar Espanha no futuro terão de ter atenção a este conjunto de novas regras bastante rígidas

21:20 12 Março, 2025 20:19 12 Março, 2025 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Espanha continua a ser um dos destinos mais procurados pelos turistas de todo o mundo, atraídos pelo clima quente, as praias deslumbrantes e a rica gastronomia. Em 2024, o país recebeu um recorde de 94 milhões de visitantes, um aumento de 10% em relação ao ano anterior, com um impacto económico significativo, representando cerca de 13% do PIB nacional.

Contudo, o crescente número de turistas trouxe desafios, levando as autoridades espanholas a implementarem novas regras em 2025. Estas medidas procuram equilibrar o bem-estar dos residentes locais com o impacto do turismo, sobretudo após protestos contra o turismo em massa, que se fizeram ouvir em várias cidades espanholas no último ano.

Para quem planeia visitar Espanha, é essencial conhecer estas novas regulamentações, que abrangem desde a entrada no país até ao comportamento nas ruas e praias, com multas que podem atingir valores elevados.

Regras de entrada mais apertadas

Os requisitos de entrada de turistas em Espanha variam consoante o país de origem e a duração da estadia. Para cidadãos da União Europeia, a entrada continua a ser simples, bastando um cartão de cidadão ou passaporte, sem limite de tempo para permanência, refere a Euronews. No entanto, para turistas de países fora da UE — como o Reino Unido, Estados Unidos ou Canadá — as regras tornaram-se mais rigorosas.

Agora, além do passaporte válido por pelo menos três meses após a data de saída, será obrigatório apresentar seguro de viagem, comprovativo de alojamento e bilhete de regresso. Também se poderá exigir a demonstração de meios financeiros suficientes para a estadia. A partir de meados de 2025, entrará em vigor o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS), que custará 7 euros e será válido por três anos.

Alojamento com regras mais restritivas

O governo espanhol implementou novas medidas para os alojamentos de curta duração, nomeadamente o famoso Airbnb. Desde janeiro de 2025, qualquer proprietário que deseje arrendar a sua casa a turistas tem de estar registado numa base de dados nacional e obter uma licença.

Além disso, os prestadores de alojamento têm de recolher informações pessoais dos hóspedes, incluindo dados bancários. Para os turistas, isto significa que as opções de alojamento poderão diminuir, com a possibilidade de os preços aumentarem nos próximos anos.

Airbnb e limitações locais

Os Airbnbs não estão proibidos em toda a Espanha, mas certas cidades impuseram restrições rigorosas. Em Barcelona, a autarquia decidiu não renovar as licenças para os 10.000 apartamentos atualmente dedicados a este tipo de arrendamento, planeando eliminar todos os alojamentos de curta duração até 2028. Em Málaga, 43 bairros atingiram o limite de 8% do parque habitacional dedicado ao arrendamento turístico, e novas licenças nesses locais estão proibidas.

Recomendamos: Ingleses dizem que muitos turistas passam por esta cidade do Algarve mas ‘esquecem-se’ de a visitar

Taxas turísticas mais altas

Outra alteração importante diz respeito às taxas turísticas, que aumentaram significativamente em algumas regiões. Em Barcelona, a taxa para hotéis de luxo duplicou, passando de 3,50 euros para 7 euros por noite. Já os passageiros de cruzeiros pagarão 6 euros, mesmo que fiquem apenas um dia.

Nas Ilhas Baleares, a taxa de dormida subiu de 4 para 6 euros por pessoa, enquanto Santiago de Compostela e Toledo também introduziram novas taxas entre 1 e 2,50 euros por noite. As Ilhas Canárias estão a ponderar adotar uma medida semelhante.

Bebidas alcoólicas e comportamento nas ruas

O comportamento dos turistas em Espanha também passará a ser alvo de maior controlo. Em Barcelona, a partir de junho, ficam proibidos os “pub crawls” (rotas de bares) em alguns bairros, e nas Baleares, o consumo de álcool na via pública foi restringido. As lojas nessas zonas não podem vender bebidas alcoólicas entre as 21h30 e as 8h00, e as multas por incumprimento destas regras variam entre 750 e 3.000 euros.

Conduzir pode não ser uma opção

Alugar um carro também se tornou mais complicado. Os turistas têm agora de fornecer informações pessoais detalhadas às empresas de aluguer e, em algumas cidades, como Soller, em Maiorca, os turistas estão proibidos de conduzir no centro da cidade.

Regras nas praias

Nas praias, as autoridades apertaram o controlo sobre comportamentos considerados inadequados. Em Torrox, na Costa del Sol, estão proibidas tendas e estruturas semelhantes, que bloqueiam a visão dos nadadores-salvadores e dificultam o acesso das equipas de emergência. Fumar também se tornou mais difícil. Em Barcelona, já é proibido fumar em todas as praias, e mais de 100 praias em toda a Espanha adotaram medidas semelhantes.

Entre as novas medidas, algumas são bastante curiosas. Por exemplo, urinar no mar pode resultar numa multa que pode chegar aos 750 euros. A cidade de Málaga foi a última a adotar esta regra, juntando-se a Vigo, no norte do país.

Como evitar problemas

Para os turistas, a melhor forma de evitar multas é informar-se bem antes de viajar. As taxas turísticas são cobradas diretamente pelos alojamentos, pelo que o visitante não precisa de se preocupar com a sua declaração. Manter um comportamento respeitador e cumprir as regras locais é geralmente suficiente para evitar problemas. No entanto, vale a pena confirmar com o seu hotel ou agente de viagens se existem regulamentações específicas no seu destino.

Com estas mudanças, Espanha procura gerir melhor o fluxo de turistas, garantindo que a experiência de quem visita o país continua a ser positiva, sem comprometer a qualidade de vida dos habitantes locais. Para os turistas, o mais importante é planear com antecedência, respeitar as normas e desfrutar do que o país tem de melhor para oferecer.

Leia também: Adeus Cartão de Cidadão: União Europeia vai implementar uma nova forma de identificação

Ciência Nacional

Sem óculos para o eclipse solar? Estas 3 formas permitem observar o fenómeno em segurança

13:00 12 Agosto, 2026 16:41 11 Agosto, 2026 | João Luís

Quem não conseguiu encontrar óculos próprios tem alternativas simples que permitem acompanhar o eclipse sem olhar diretamente para o Sol

Viatura do INEM.
Algarve

Condutor de velocípede perde a vida em acidente na estrada entre Pechão e Olhão

11:10 12 Agosto, 2026 11:11 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O acidente ocorreu ao início da manhã desta quarta-feira, na ligação entre Pechão e Olhão, e provocou a morte do condutor de um velocípede.

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Mosquito-tigre-asiático. Crédito: DR
Nacional Saúde

Mosquito transmissor de dengue já chegou a Portugal e foi detetado nesta região: saiba onde se reproduz facilmente

07:40 12 Agosto, 2026 13:30 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

O mosquito-tigre-asiático foi identificado em Guimarães e sabe-se que pode transmitir dengue, chikungunya e zika

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Mundo

“Não vejo outra solução que vender a casa e procurar outro lugar onde viver”: mulher de 66 anos adia reforma porque ainda deve 104.000 euros do crédito habitação

14:45 12 Agosto, 2026 14:44 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ainda a pagar a própria casa, a chegada à idade da reforma não trouxe a pausa esperada a esta trabalhadora australiana

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Algarve Política Saúde

PCP de Silves contesta instalação de Unidade de Saúde Familiar modelo C

08:00 12 Agosto, 2026 08:04 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Comunistas defendem um modelo exclusivamente público para os cuidados de saúde primários e pedem a revogação das USF modelo C

Opinião Política

Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira

07:30 12 Agosto, 2026 07:20 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A criação de uma Polícia Regional pode nunca acontecer. Pode revelar-se constitucionalmente inviável ou politicamente desaconselhável. Mas só o saberemos se o tema for discutido com serenidade, rigor jurídico e visão estratégica"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Nacional

Pensão mais ‘recheada’: nova regra da União Europeia pretende garantir mais dinheiro para os pensionistas

07:30 10 Agosto, 2026 16:36 9 Agosto, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma mudança que pode alterar a reforma. Veja como pode aumentar o valor da sua pensão

Algarve Cultura Economia

Feira de Stocks regressa à Baixa de Tavira entre 20 e 24 de agosto

12:31 12 Agosto, 2026 12:33 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira recebe cinco dias de Feira de Stocks, com produtos de diferentes áreas e espetáculos noturnos na Praça da República

Desporto Opinião Política

Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos

14:43 12 Agosto, 2026 14:44 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Descobri, da pior forma, que debater política, futebol ou religião é o equivalente intelectual a tentar apagar um incêndio num quintal da Beira"

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva e vento vão afetar esta região portuguesa neste dia

16:00 11 Agosto, 2026 18:24 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este arquipélago português vai apresentar aguaceiros fracos num dos seus grupos, enquanto no resto do país o tempo deverá estar estável neste dia

Ciência, Nacional

Sem óculos para o eclipse solar? Estas 3 formas permitem observar o fenómeno em segurança

13:00 12 Agosto, 2026 16:41 11 Agosto, 2026 | João Luís

Quem não conseguiu encontrar óculos próprios tem alternativas simples que permitem acompanhar o eclipse sem olhar diretamente para o Sol

Viatura do INEM.
Algarve

Condutor de velocípede perde a vida em acidente na estrada entre Pechão e Olhão

11:10 12 Agosto, 2026 11:11 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O acidente ocorreu ao início da manhã desta quarta-feira, na ligação entre Pechão e Olhão, e provocou a morte do condutor de um velocípede.

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Mosquito-tigre-asiático. Crédito: DR
Nacional, Saúde

Mosquito transmissor de dengue já chegou a Portugal e foi detetado nesta região: saiba onde se reproduz facilmente

07:40 12 Agosto, 2026 13:30 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

O mosquito-tigre-asiático foi identificado em Guimarães e sabe-se que pode transmitir dengue, chikungunya e zika

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Mundo

“Não vejo outra solução que vender a casa e procurar outro lugar onde viver”: mulher de 66 anos adia reforma porque ainda deve 104.000 euros do crédito habitação

14:45 12 Agosto, 2026 14:44 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ainda a pagar a própria casa, a chegada à idade da reforma não trouxe a pausa esperada a esta trabalhadora australiana

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Algarve, Política, Saúde

PCP de Silves contesta instalação de Unidade de Saúde Familiar modelo C

08:00 12 Agosto, 2026 08:04 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Comunistas defendem um modelo exclusivamente público para os cuidados de saúde primários e pedem a revogação das USF modelo C

Opinião, Política

Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira

07:30 12 Agosto, 2026 07:20 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A criação de uma Polícia Regional pode nunca acontecer. Pode revelar-se constitucionalmente inviável ou politicamente desaconselhável. Mas só o saberemos se o tema for discutido com serenidade, rigor jurídico e visão estratégica"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Nacional

Pensão mais ‘recheada’: nova regra da União Europeia pretende garantir mais dinheiro para os pensionistas

07:30 10 Agosto, 2026 16:36 9 Agosto, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma mudança que pode alterar a reforma. Veja como pode aumentar o valor da sua pensão

Algarve, Cultura, Economia

Feira de Stocks regressa à Baixa de Tavira entre 20 e 24 de agosto

12:31 12 Agosto, 2026 12:33 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira recebe cinco dias de Feira de Stocks, com produtos de diferentes áreas e espetáculos noturnos na Praça da República

Desporto, Opinião, Política

Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos

14:43 12 Agosto, 2026 14:44 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Descobri, da pior forma, que debater política, futebol ou religião é o equivalente intelectual a tentar apagar um incêndio num quintal da Beira"

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva e vento vão afetar esta região portuguesa neste dia

16:00 11 Agosto, 2026 18:24 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este arquipélago português vai apresentar aguaceiros fracos num dos seus grupos, enquanto no resto do país o tempo deverá estar estável neste dia

Últimas Notícias

  • Empresa em Faro oferece óculos de eclipse a clientes que alugarem viatura
    Empresa em Faro oferece óculos de eclipse a clientes que alugarem viatura
  • “Não vejo outra solução que vender a casa e procurar outro lugar onde viver”: mulher de 66 anos adia reforma porque ainda deve 104.000 euros do crédito habitação
    “Não vejo outra solução que vender a casa e procurar outro lugar onde viver”: mulher de 66 anos adia reforma porque ainda deve 104.000 euros do crédito habitação
  • Urgências do Algarve regressam à normalidade após constrangimentos em Portimão
    Urgências do Algarve regressam à normalidade após constrangimentos em Portimão
  • Sem óculos para o eclipse solar? Estas 3 formas permitem observar o fenómeno em segurança
    Sem óculos para o eclipse solar? Estas 3 formas permitem observar o fenómeno em segurança
  • Marés Criativas regressa a Santa Luzia com três dias de música, dança e oficinas
    Marés Criativas regressa a Santa Luzia com três dias de música, dança e oficinas

Opinião

  • Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
    Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
  • Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira
    Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira
  • A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
    A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas

Europe Direct Algarve

  • Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
    Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
  • União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
    União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento