Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Gastronomia, Saúde

Saboroso e não só: este peixe é um dos favoritos dos portugueses e os benefícios vão além do paladar

Para além de oferecer vários benefícios, incluindo a saúde cardiovascular e óssea, este peixe é uma excelente opção para uma dieta nutritiva e equilibrada

17:00 28 Fevereiro, 2025 17:29 28 Fevereiro, 2025 | Rubén Gonçalves
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O peixe ocupa um lugar fundamental na alimentação portuguesa, sendo uma fonte rica de proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Contudo, os benefícios que este peixe oferece vão muito além do paladar. Trata-se de uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade, tornando-se um alimento valioso na dieta de qualquer pessoa. As proteínas presentes nesta espécie são fundamentais para o crescimento e a reparação dos tecidos do corpo humano, desempenhando um papel crucial na construção de músculos, enzimas e hormônios.

Não só como uma refeição deliciosa, o robalo proporciona uma série de benefícios nutricionais que não devem ser desconsiderados. O seu perfil rico em nutrientes faz deste um alimento ideal para quem deseja cuidar da saúde.

Benefícios de ácidos gordos ómega-3

Além de ser rico em proteínas, o robalo apresenta um elevado teor de ácidos gordos ómega-3. Estes compostos são amplamente reconhecidos pelas suas propriedades anti-inflamatórias e pelo impacto positivo na saúde cardiovascular. Segundo a Forever Young, um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition indicou que a ingestão regular de ácidos gordos ómega-3 pode reduzir o risco de doenças cardíacas em até 20%. Portanto, incluir o robalo na alimentação é uma estratégia eficaz para promover a saúde do coração.

Outro aspecto positivo dos ácidos gordos ómega-3 é o seu efeito benéfico na saúde mental. Estes nutrientes são essenciais para o funcionamento adequado do cérebro e podem contribuir para a prevenção de doenças neurodegenerativas. Assim, consumir robalo não é apenas uma opção saborosa, mas também uma maneira de cuidar da saúde cerebral.

Vitaminas e minerais essenciais

O robalo é igualmente uma fonte rica em vitaminas e minerais essenciais. Entre estes, a vitamina D destaca-se pela sua importância. Este nutriente é fundamental para a saúde óssea e desempenha um papel crucial no funcionamento do sistema imunológico.

A vitamina D facilita a absorção do cálcio, um mineral que fortalece os ossos e previne doenças como a osteoporose. De acordo com a pesquisa publicada, a deficiência de vitamina D pode aumentar o risco de doenças infecciosas e distúrbios ósseos, o que sublinha a relevância deste nutriente na dieta.

Para além da vitamina D, o robalo contém selénio, um mineral com propriedades antioxidantes que protege as células contra danos oxidativos. O selénio também apoia a função da tireoide, que é vital para o metabolismo e a regulação hormonal, tornando o robalo ainda mais benéfico.

Relacionados: Aprenda o truque simples que vai deixar as batatas fritas mais crocantes e menos oleosas

Baixo teor de gordura saturada

Outro ponto a considerar é o baixo teor de gordura saturada e colesterol do robalo, especialmente quando comparado a carnes vermelhas e outros peixes mais gordurosos. Esta característica torna o robalo uma opção saudável para quem procura manter uma dieta equilibrada e reduzir o risco de doenças crónicas.

Este estudo sugere que dietas baixas em gordura saturada e ricas em proteínas magras, como as que incluem o robalo, podem melhorar o perfil lipídico do sangue. Essa melhoria leva à diminuição do colesterol LDL (o “mau”) e ao aumento do colesterol HDL (o “bom”).

Impacto na saúde cardiovascular e metabólica

Assim, o consumo de robalo pode ter um impacto significativo na saúde cardiovascular e metabólica. A sua inclusão na alimentação diária é uma excelente forma de promover o bem-estar geral, beneficiando a saúde do coração e ajudando a manter um peso saudável.

Incluir o robalo na alimentação não só melhora a saúde física, como também pode contribuir para a saúde mental e o bem-estar geral. Assim, o peixe torna-se um aliado na promoção de um estilo de vida saudável.

Delicioso e nutritivo

Para quem deseja variar a dieta, este peixe é uma escolha versátil que se adapta a diversas receitas. Seja grelhado, assado ou em caldeiradas, pode ser preparado de várias maneiras, satisfazendo os gostos de todos.

Os benefícios do robalo são vastos e variados. Desde a sua riqueza em proteínas e ácidos gordos ómega-3 até a presença de vitaminas e minerais essenciais, este peixe é uma adição valiosa à dieta de qualquer pessoa.

A aposta em peixes com o robalo pode ser uma solução eficaz para uma alimentação saudável e equilibrada. É uma escolha que combina sabor e nutrição, tornando as refeições mais agradáveis e benéficas.

Leia também: “Nada podemos fazer”: continua a ocupação ilegal de casas neste concelho, mas a lei protege quem?

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Sistema Volta: afinal, tem de voltar ao mesmo supermercado para devolver a garrafa?

14:40 3 Junho, 2026 13:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Novo sistema Volta de depósito de embalagens tem gerado dúvidas entre consumidores: o reembolso tem regras a conhecer

Algarve Cultura

Budens volta a celebrar tradição com Passeio de Bicicletas Antigas

17:09 3 Junho, 2026 17:18 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Passeio de Bicicletas Antigas de Budens regressa a 14 de junho com percurso de 11 quilómetros, almoço-convívio e bailarico

Sofia Barillà.
Europa Nacional

Italiana de 20 anos a fazer Erasmus em Portugal morre a falar ao telemóvel com a tia

10:32 3 Junho, 2026 10:32 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sofia Barillà, estudante de 20 anos em Erasmus nas Caldas da Rainha, foi encontrada sem vida após uma chamada telefónica interrompida

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Algarve Tempo

Algarve em perigo: calor extremo deixa estes cinco concelhos em risco máximo de incêndio neste dia

12:26 3 Junho, 2026 12:21 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

O Algarve enfrenta risco elevado de incêndio rural esta quarta-feira, com cinco concelhos em perigo máximo, segundo o IPMA

Algarve

GNR detém homem e recupera bens furtados em unidade hoteleira de Albufeira

09:40 3 Junho, 2026 09:38 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Militares da GNR detêm suspeito de furto em apartamento turístico de Albufeira e recuperam bens avaliados em cerca de 4.000 euros

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Pessoas com máscara. Crédito: Magnific AI
Mundo Saúde

Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60

16:41 3 Junho, 2026 16:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Balanço do surto de Ébola na República Democrática do Congo e no Uganda revela mais mortes e infeções na última semana

Cultura Europe Direct Algarve

Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha

16:12 3 Junho, 2026 16:13 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 alunos do 8.º ano participaram em atividades sobre biodiversidade, sustentabilidade e proteção dos oceanos

Opinião

A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão

10:05 3 Junho, 2026 10:08 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O comentador genuíno é hoje uma espécie em vias de extinção. É aquele que hesita quando deve hesitar, que admite dúvidas, que reconhece limites"

Algarve Economia

Barranco Longo Wine Experience vence prémio de inovação do NERA

17:30 3 Junho, 2026 17:33 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Prémio foi entregue durante a conferência dedicada à Fileira do Vinho, promovida pelo NERA e centrada na inovação regional

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Opinião Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Opinião

Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida

10:50 31 Maio, 2026 18:18 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia Internacional do Acolhimento Familiar – 31 de maio: "Acolher uma criança é um ato de responsabilidade e de humanidade"

Auto Nacional

Motorpor chega a Elvas e reforça presença no Alentejo

16:29 3 Junho, 2026 16:34 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação em Elvas mantém as atuais equipas e instalações para garantir continuidade e proximidade aos clientes

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Sistema Volta: afinal, tem de voltar ao mesmo supermercado para devolver a garrafa?

14:40 3 Junho, 2026 13:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Novo sistema Volta de depósito de embalagens tem gerado dúvidas entre consumidores: o reembolso tem regras a conhecer

Algarve, Cultura

Budens volta a celebrar tradição com Passeio de Bicicletas Antigas

17:09 3 Junho, 2026 17:18 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Passeio de Bicicletas Antigas de Budens regressa a 14 de junho com percurso de 11 quilómetros, almoço-convívio e bailarico

Sofia Barillà.
Europa, Nacional

Italiana de 20 anos a fazer Erasmus em Portugal morre a falar ao telemóvel com a tia

10:32 3 Junho, 2026 10:32 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sofia Barillà, estudante de 20 anos em Erasmus nas Caldas da Rainha, foi encontrada sem vida após uma chamada telefónica interrompida

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Algarve, Tempo

Algarve em perigo: calor extremo deixa estes cinco concelhos em risco máximo de incêndio neste dia

12:26 3 Junho, 2026 12:21 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

O Algarve enfrenta risco elevado de incêndio rural esta quarta-feira, com cinco concelhos em perigo máximo, segundo o IPMA

Algarve

GNR detém homem e recupera bens furtados em unidade hoteleira de Albufeira

09:40 3 Junho, 2026 09:38 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Militares da GNR detêm suspeito de furto em apartamento turístico de Albufeira e recuperam bens avaliados em cerca de 4.000 euros

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Pessoas com máscara. Crédito: Magnific AI
Mundo, Saúde

Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60

16:41 3 Junho, 2026 16:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Balanço do surto de Ébola na República Democrática do Congo e no Uganda revela mais mortes e infeções na última semana

Cultura, Europe Direct Algarve

Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha

16:12 3 Junho, 2026 16:13 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 alunos do 8.º ano participaram em atividades sobre biodiversidade, sustentabilidade e proteção dos oceanos

Opinião

A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão

10:05 3 Junho, 2026 10:08 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O comentador genuíno é hoje uma espécie em vias de extinção. É aquele que hesita quando deve hesitar, que admite dúvidas, que reconhece limites"

Algarve, Economia

Barranco Longo Wine Experience vence prémio de inovação do NERA

17:30 3 Junho, 2026 17:33 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Prémio foi entregue durante a conferência dedicada à Fileira do Vinho, promovida pelo NERA e centrada na inovação regional

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Opinião, Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Opinião

Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida

10:50 31 Maio, 2026 18:18 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia Internacional do Acolhimento Familiar – 31 de maio: "Acolher uma criança é um ato de responsabilidade e de humanidade"

Auto, Nacional

Motorpor chega a Elvas e reforça presença no Alentejo

16:29 3 Junho, 2026 16:34 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação em Elvas mantém as atuais equipas e instalações para garantir continuidade e proximidade aos clientes

Últimas Notícias

  • Barranco Longo Wine Experience vence prémio de inovação do NERA
    Barranco Longo Wine Experience vence prémio de inovação do NERA
  • Budens volta a celebrar tradição com Passeio de Bicicletas Antigas
    Budens volta a celebrar tradição com Passeio de Bicicletas Antigas
  • Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60
    Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60
  • Motorpor chega a Elvas e reforça presença no Alentejo
    Motorpor chega a Elvas e reforça presença no Alentejo
  • Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
    Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
  • Inscrições para a 30.ª Feira do Livro de Tavira estão abertas até 20 de junho
    Inscrições para a 30.ª Feira do Livro de Tavira estão abertas até 20 de junho

Opinião

  • A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
    A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
    Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal