Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Europa, Vida & Lazer

Foi o palco do amor entre Romeu e Julieta: descubra a cidade italiana com uma arena mais antiga que o Coliseu de Roma

Ficou célebre graças a Shakespeare, mas esta cidade italiana guarda segredos que vão muito além de uma história de amor trágico

12:00 9 Julho, 2025 18:06 10 Julho, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A norte de Itália, entre Milão e Veneza, encontra-se uma cidade frequentemente associada a uma das histórias de amor mais conhecidas da literatura europeia. Verona, atravessada pelo rio Ádige e rodeada por colinas suaves, guarda um património arquitetónico e cultural que ultrapassa a ficção de Shakespeare. Para lá das varandas e das cartas dos amantes, a cidade exibe um passado romano preservado em pedra, incluindo uma arena que antecede o Coliseu de Roma.

Verona foi classificada como Património Mundial pela UNESCO, devido à sua estrutura urbana e arquitetura que refletem mais de dois milénios de história. O centro histórico combina elementos de diversas épocas, desde o domínio romano à era veneziana, passando pela ocupação medieval e renascentista. A cidade é organizada em torno de praças animadas, como a Piazza delle Erbe, onde as construções revelam traços das antigas domus romanas, palácios medievais e fachadas barrocas.

Uma Arena que antecede o Coliseu

A Arena de Verona é uma das imagens mais emblemáticas da cidade. Segundo o site oficial do turismo de Verona, este anfiteatro romano foi construído no ano 30 d.C., cerca de cinquenta anos antes do início da construção do Coliseu de Roma. Ainda hoje acolhe concertos e espetáculos de ópera, mantendo a sua função original de entretenimento público. Com capacidade para mais de 15 mil pessoas, é considerada uma das arenas romanas mais bem conservadas da Europa.

Romeu, Julieta e a casa que atrai milhões

A ligação de Verona à tragédia de Romeu e Julieta tornou-se um dos principais motores turísticos da cidade. A chamada “Casa de Julieta”, identificada por uma varanda gótica e uma estátua da personagem, recebe anualmente milhares de visitantes.

Conforme explica o site Visit Verona, não há provas históricas de que Julieta tenha existido ou habitado naquele edifício, mas a tradição literária transformou o local num ponto de peregrinação romântica.

Praças, igrejas e pontes que cruzam séculos

Para além dos locais mais conhecidos, Verona possui um conjunto significativo de igrejas românicas e góticas, como San Zeno Maggiore e a Catedral de Verona, que testemunham a evolução religiosa e artística da região.

As pontes que atravessam o Ádige, como a Ponte Pietra, foram reconstruídas após a Segunda Guerra Mundial com as pedras originais recuperadas do rio, escreve o jornal La Repubblica.

Recomendamos: Alerta europeu para inseto ‘gigante’ que tem invadido as praias do Mediterrâneo e pode mesmo chegar a Portugal

Murais, mercados e vestígios medievais

Nas ruas de Verona é possível observar vestígios de antigas muralhas, torres e castelos. A fortaleza Castelvecchio, construída no século XIV, alberga hoje um museu com obras de arte e objetos históricos. Segundo a mesma fonte, o edifício foi alvo de restauros que mantiveram a sua estrutura original em tijolo e os elementos defensivos típicos da arquitetura militar scaligera.

Verona contemporânea e gastronomia local

A cidade mantém-se viva também nas suas expressões culturais atuais. O Festival de Ópera da Arena, realizado todos os verões, atrai artistas e visitantes de todo o mundo.

Paralelamente, a gastronomia local oferece pratos típicos como o risotto all’Amarone e o bollito misto, acompanhados pelos vinhos da região, entre eles o Valpolicella e o Soave, conforme indica a associação Vinitaly.

Ligação ferroviária e acesso facilitado

Verona está ligada por comboio às principais cidades italianas, com partidas frequentes para Milão, Veneza, Florença e Roma.

O aeroporto local recebe voos nacionais e internacionais, facilitando o acesso a turistas de diferentes origens. A cidade é muitas vezes escolhida como ponto de paragem para quem visita o Lago di Garda ou segue em direção aos Alpes italianos.

Entre o mito e a preservação do real

Embora a ficção tenha dado fama mundial à cidade, é o seu património material que mais impressiona. A conjugação entre o passado romano, a herança medieval e a reinvenção cultural torna Verona um destino com múltiplas camadas, que se revelam à medida que se percorrem as suas ruas. De acordo com a UNESCO, este equilíbrio entre conservação e dinamismo justifica a sua presença entre os sítios patrimoniais mais relevantes da Europa.

Leia também: Especialistas lançam o alerta: este é o erro que quase todos cometem ao guardar ovos no frigorífico

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia Nacional Saúde

Baixa para cuidar dos pais ou do companheiro dá direito a apoio da Segurança Social?

07:00 21 Julho, 2026 20:37 20 Julho, 2026 | João Luís

O atestado pode justificar faltas ao trabalho em várias situações familiares, mas nem todos os casos dão acesso a pagamento

Algarve Animais Opinião

Por uma tradição sem sofrimento animal: Carta Aberta ao presidente da Junta de Freguesia de Bensafrim | Por Amélia Paiva

09:37 21 Julho, 2026 09:39 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Peço que reconsidere a inclusão da garraiada no programa da FETAAL. Que a Junta de Freguesia de Bensafrim possa ser um exemplo de progresso, demonstrando que é possível honrar o passado enquanto se constrói um futuro mais ético e compassivo"

Algarve Desporto

Ciclistas de Loulé brilham nos Campeonatos Nacionais do Fundão

06:49 21 Julho, 2026 06:54 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Afonso Barros venceu os títulos nacionais de XCC e XCO em Sub-17, enquanto Carlos Cabrita se sagrou campeão de XCO em Master 70

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Mulher a abastecer combustível com luvas. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Muitos condutores desconhecem: quem abastece este combustível deve usar luvas na bomba

13:00 21 Julho, 2026 08:58 21 Julho, 2026 | João Luís

Abastecimento deste combustível tem cuidados próprios e há um gesto simples que pode evitar problemas no momento de retirar a pistola

Algarve Animais

Nasceu Sami, o novo golfinho-roaz do Zoomarine

10:50 21 Julho, 2026 10:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova cria macho de golfinho-roaz nasceu no ano em que o Zoomarine celebra 35 anos e recebeu um nome que homenageia o histórico Sam

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia

06:00 21 Julho, 2026 20:26 20 Julho, 2026 | João Luís

A semana começa com tempo seco e temperaturas em subida, mas os mapas apontam para uma mudança que poderá trazer instabilidade a parte do país

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Carro TVDE.
Auto

TVDE poderão gravar passageiros? Há mudanças a caminho que prometem mexer com o setor

09:20 21 Julho, 2026 09:01 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Gravações durante viagens, novas regras para os preços e mudanças inéditas para os táxis. Saiba o que está em cima da mesa

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 17:02 19 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Bagagem no aeroporto. Crédito: Freepik AI
Tech Vida & Lazer

Vai viajar de avião? Este objeto comum nunca deve ir na bagagem de porão

18:40 19 Julho, 2026 15:29 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Incidentes relacionados com baterias de lítio estão a aumentar e algumas companhias aéreas já reforçaram as restrições para quem vai viajar de avião

Mundo Saúde

Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem

20:40 20 Julho, 2026 19:39 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alface, saladas embaladas, ervas aromáticas e fruta fresca estão entre os alimentos associados a surtos anteriores deste parasita

Tempo nublado. Crédito: Freepik
Tempo

O tempo vai voltar a mudar: calor até 39 ºC durante dois dias e depois há possibilidade de chuva

16:10 19 Julho, 2026 15:22 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os modelos apontam para uma nova descida dos termómetros e não excluem o regresso da chuva no próximo fim de semana

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos

19:00 17 Julho, 2026 18:42 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Que o belo deixe de ser apenas contemplação para se tornar consciência. Que cada obra seja um convite a olhar novamente, com maior profundidade, aquilo que julgávamos conhecer"

Bandeira de Espanha.
Europa Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional, Saúde

Baixa para cuidar dos pais ou do companheiro dá direito a apoio da Segurança Social?

07:00 21 Julho, 2026 20:37 20 Julho, 2026 | João Luís

O atestado pode justificar faltas ao trabalho em várias situações familiares, mas nem todos os casos dão acesso a pagamento

Algarve, Animais, Opinião

Por uma tradição sem sofrimento animal: Carta Aberta ao presidente da Junta de Freguesia de Bensafrim | Por Amélia Paiva

09:37 21 Julho, 2026 09:39 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Peço que reconsidere a inclusão da garraiada no programa da FETAAL. Que a Junta de Freguesia de Bensafrim possa ser um exemplo de progresso, demonstrando que é possível honrar o passado enquanto se constrói um futuro mais ético e compassivo"

Algarve, Desporto

Ciclistas de Loulé brilham nos Campeonatos Nacionais do Fundão

06:49 21 Julho, 2026 06:54 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Afonso Barros venceu os títulos nacionais de XCC e XCO em Sub-17, enquanto Carlos Cabrita se sagrou campeão de XCO em Master 70

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve, Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Mulher a abastecer combustível com luvas. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Muitos condutores desconhecem: quem abastece este combustível deve usar luvas na bomba

13:00 21 Julho, 2026 08:58 21 Julho, 2026 | João Luís

Abastecimento deste combustível tem cuidados próprios e há um gesto simples que pode evitar problemas no momento de retirar a pistola

Algarve, Animais

Nasceu Sami, o novo golfinho-roaz do Zoomarine

10:50 21 Julho, 2026 10:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova cria macho de golfinho-roaz nasceu no ano em que o Zoomarine celebra 35 anos e recebeu um nome que homenageia o histórico Sam

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia

06:00 21 Julho, 2026 20:26 20 Julho, 2026 | João Luís

A semana começa com tempo seco e temperaturas em subida, mas os mapas apontam para uma mudança que poderá trazer instabilidade a parte do país

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Carro TVDE.
Auto

TVDE poderão gravar passageiros? Há mudanças a caminho que prometem mexer com o setor

09:20 21 Julho, 2026 09:01 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Gravações durante viagens, novas regras para os preços e mudanças inéditas para os táxis. Saiba o que está em cima da mesa

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 17:02 19 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Bagagem no aeroporto. Crédito: Freepik AI
Tech, Vida & Lazer

Vai viajar de avião? Este objeto comum nunca deve ir na bagagem de porão

18:40 19 Julho, 2026 15:29 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Incidentes relacionados com baterias de lítio estão a aumentar e algumas companhias aéreas já reforçaram as restrições para quem vai viajar de avião

Mundo, Saúde

Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem

20:40 20 Julho, 2026 19:39 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alface, saladas embaladas, ervas aromáticas e fruta fresca estão entre os alimentos associados a surtos anteriores deste parasita

Tempo nublado. Crédito: Freepik
Tempo

O tempo vai voltar a mudar: calor até 39 ºC durante dois dias e depois há possibilidade de chuva

16:10 19 Julho, 2026 15:22 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os modelos apontam para uma nova descida dos termómetros e não excluem o regresso da chuva no próximo fim de semana

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos

19:00 17 Julho, 2026 18:42 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Que o belo deixe de ser apenas contemplação para se tornar consciência. Que cada obra seja um convite a olhar novamente, com maior profundidade, aquilo que julgávamos conhecer"

Bandeira de Espanha.
Europa, Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Últimas Notícias

  • Muitos condutores desconhecem: quem abastece este combustível deve usar luvas na bomba
    Muitos condutores desconhecem: quem abastece este combustível deve usar luvas na bomba
  • Música, paisagem e vinhos regionais unem-se no “Pôr do Sol” do passadiço da Praia do Carvoeiro
    Música, paisagem e vinhos regionais unem-se no “Pôr do Sol” do passadiço da Praia do Carvoeiro
  • PCP considera positiva eletrificação da Linha do Algarve, mas exige mais investimento
    PCP considera positiva eletrificação da Linha do Algarve, mas exige mais investimento
  • Viviane revisita clássico de Lena d’Água no novo single “Como Se Eu Fosse Tua”
    Viviane revisita clássico de Lena d’Água no novo single “Como Se Eu Fosse Tua”
  • Luís Montenegro não vai de férias este verão e só admite parar nestes dias (no Algarve)
    Luís Montenegro não vai de férias este verão e só admite parar nestes dias (no Algarve)

Opinião

  • Por uma tradição sem sofrimento animal: Carta Aberta ao presidente da Junta de Freguesia de Bensafrim | Por Amélia Paiva
    Por uma tradição sem sofrimento animal: Carta Aberta ao presidente da Junta de Freguesia de Bensafrim | Por Amélia Paiva
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
  • As proteínas “erradas” que as células preferem | Por Isabel Duarte
    As proteínas “erradas” que as células preferem | Por Isabel Duarte

Europe Direct Algarve

  • UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco
    UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal