Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Café. Crédito: Freepik
Café. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Cardiologista avisa: não beba café depois desta hora

Beber café é um hábito muito enraizado na cultura portuguesa, mas este cardiologista não recomenda que o faça depois desta hora do dia

18:50 4 Setembro, 2026 03:12 4 Setembro, 2026
Gonçalo ViegasGonçalo ViegasContent Creator
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Entre os pequenos hábitos do quotidiano, poucos estão tão presentes em Portugal como beber café. Acompanha o início da manhã, as pausas no trabalho, as conversas entre amigos e o final das refeições. Contudo, a hora escolhida pode influenciar o efeito da cafeína e, principalmente, a qualidade do descanso.

O cardiologista espanhol Aurelio Rojas defende que o tipo de café, a quantidade consumida e o horário devem ser considerados. Num conjunto de recomendações divulgado pelo El Confidencial, o médico aconselha a concentrar o consumo durante a manhã e, de preferência, antes das 15h.

Café pode começar a afetar o descanso

A cafeína atua como estimulante do sistema nervoso central, reduzindo temporariamente a sensação de cansaço e aumentando o estado de alerta. Esse efeito resulta, em parte, do bloqueio dos recetores da adenosina, substância envolvida na pressão natural para dormir.

Quando o café é consumido durante a tarde, a cafeína pode continuar ativa no organismo à hora de deitar. O efeito varia conforme a quantidade ingerida, a sensibilidade individual, a medicação utilizada, a idade e a velocidade com que cada pessoa metaboliza a substância.

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos refere que uma dose de apenas 100 miligramas de cafeína pode afetar a duração e os padrões do sono de alguns adultos quando é ingerida perto da hora de deitar.

Dormir não significa necessariamente descansar bem

Uma pessoa pode conseguir adormecer depois de beber café e, ainda assim, ter um descanso menos reparador. A cafeína pode atrasar o sono, provocar despertares ou reduzir o tempo passado nas fases mais profundas, embora a intensidade destes efeitos seja diferente de pessoa para pessoa.

O MedlinePlus, serviço da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, explica que os efeitos da cafeína podem ser sentidos durante quatro a seis horas. Em algumas pessoas, a permanência no organismo pode ser ainda mais prolongada, de acordo com a fonte anteriormente citada.

A falta continuada de descanso está associada a cansaço, irritabilidade, menor concentração e alterações da pressão arterial. Isso não significa que beber café à tarde provoque diretamente uma doença cardiovascular, mas um sono insuficiente constitui um fator relevante para a saúde geral e do coração.

Recomendação aponta para as 15 h

Aurelio Rojas aconselha que o café seja consumido, preferencialmente, antes das três da tarde. Mesmo quem acredita dormir sem dificuldade poderá notar alterações menos evidentes na qualidade do descanso, segundo o cardiologista.

As 15 h não constituem, contudo, uma fronteira médica aplicável a todas as pessoas. Quem se deita mais tarde ou metaboliza rapidamente a cafeína poderá sentir efeitos diferentes, enquanto pessoas sensíveis podem precisar de interromper o consumo ainda mais cedo.

O horário deve ser relacionado com a hora habitual de deitar. Se surgirem dificuldades em adormecer, despertares durante a noite ou cansaço persistente pela manhã, reduzir o café durante a tarde pode ajudar a perceber se existe uma relação.

Quantidade depende da cafeína presente em cada chávena

O cardiologista espanhol recomenda não ultrapassar quatro ou cinco chávenas por dia. Ainda assim, o número de cafés não permite calcular com exatidão a quantidade ingerida, porque um café expresso, um café de filtro e uma bebida preparada em casa podem apresentar concentrações muito diferentes.

A EFSA considera que uma ingestão diária de até 400 miligramas de cafeína, provenientes de todas as fontes, não levanta preocupações de segurança para a generalidade dos adultos saudáveis. Para grávidas e mulheres a amamentar, a referência desce para 200 miligramas diários.

Estas indicações não se aplicam da mesma forma a pessoas com determinadas doenças, arritmias, hipertensão ou problemas de sono. Também devem ser contabilizadas outras fontes de cafeína, como chá, bebidas energéticas, refrigerantes, chocolate e alguns medicamentos.

Tipo de café também entra nas recomendações

Aurelio Rojas aconselha a verificar o tipo de torra e a escolher café de torra natural, evitando as variedades torrefatas ou misturas que incluam café torrado com açúcar. Neste processo, é adicionado açúcar durante a torrefação, originando um sabor mais intenso e amargo.

O médico esclarece ainda que não é obrigatório beber café sem leite. Segundo a explicação citada pelo El Confidencial, a adição de leite não impede necessariamente a absorção dos compostos bioativos associados ao café.

Já o açúcar ou outros ingredientes acrescentados devem ser considerados separadamente. Uma bebida com café pode conter quantidades elevadas de açúcar, xaropes ou natas, pelo que os seus efeitos nutricionais não dependem apenas da cafeína.

Descafeinado pode manter o hábito sem o mesmo estímulo

Para quem apresenta maior sensibilidade, o cardiologista admite a utilização de café descafeinado. Esta variedade conserva o sabor e parte dos compostos presentes no café, mas contém uma quantidade consideravelmente inferior de cafeína.

A alternativa pode ser particularmente útil ao final do dia ou para pessoas que sentem palpitações, nervosismo, ansiedade ou dificuldades em adormecer. Ainda assim, o descafeinado não é completamente isento de cafeína.

Leia também: Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

HENRIQUE DIAS FREIRE - Diretor do Postal do Algarve. Crédito: Postal
Algarve Edição Papel Opinião

Arménio Aleluia: a grandeza de não esquecer | Editorial de Henrique Dias Freire

07:30 18 Outubro, 2026 11:41 15 Outubro, 2026

"Há quem deixe o nome na sua terra. Arménio Aleluia Martins tem feito algo igualmente valioso: não deixar que a sua terra perca os nomes"

Idosa com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Ar polar a caminho de Portugal ‘traz’ o frio: saiba quando e em que regiões as temperaturas vão descer mais

06:00 18 Outubro, 2026 11:13 17 Outubro, 2026

Manhãs mais frias aproximam-se e algumas zonas podem registar temperaturas perto de zero. Saiba quando se acentua a descida

Nacional

Maria Teresa Faleiro, 81 anos, vive há 22 na mesma casa em Lisboa e recebeu ordem de despejo: “Os velhos não têm proteção alguma. Este país não é para velhos”

20:10 17 Outubro, 2026 20:06 17 Outubro, 2026

A idosa de 81 anos, Maria Teresa Faleiro, recebeu uma ordem de despejo e tem até 6 de novembro para abandonar a casa onde vive há 22 anos, em Lisboa

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Ernesto Nuno Cabrita | Fotos DR
Algarve

Faro despede-se de Ernesto Cabrita, o guia que dava a conhecer a cidade

19:35 17 Outubro, 2026 19:41 17 Outubro, 2026

Autarquia, associações e amigos recordam Ernesto Cabrita, guia turístico de Faro, após o acidente mortal de mota ocorrido esta sexta-feira, em Caliços

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Bacalhau à Brás.
Gastronomia Nacional

Americanos perguntaram a 3 especialistas qual é o prato que todos devem provar em Portugal e houve um que se destacou

20:00 17 Outubro, 2026 16:11 17 Outubro, 2026

A revista norte-americana Travel + Leisure consultou três especialistas em viagens para descobrir qual o prato que os turistas não devem perder em Portugal

Opinião Política

Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos

16:10 17 Outubro, 2026 16:05 17 Outubro, 2026

"Continuamos a assistir ao desfile dos que bem dominam a arte de não desagradar a ninguém. Falam sem se comprometer (...) salienta José Figueiredo Santos

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Mulher organizou o seu funeral em vida. Crédito: DR
Mundo

“Adorava estar presente”: mulher organizou o próprio funeral aos 80 anos para ouvir as homenagens

11:20 17 Outubro, 2026 12:13 17 Outubro, 2026

Mulher reuniu cerca de 100 convidados para celebrar a vida num funeral antecipado, com discursos, um caixão e um bolo de aniversário

Política

A curiosa cidadania dos cidadãos que não devem fazer política | Por Luís Ganhão

10:30 17 Outubro, 2026 15:47 16 Outubro, 2026

"Quando se diz que uma manifestação de cidadãos se tornou uma manifestação política, o que muitas vezes se pretende dizer é que ela se tornou incómoda"

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

HENRIQUE DIAS FREIRE - Diretor do Postal do Algarve. Crédito: Postal
Algarve, Edição Papel, Opinião

Arménio Aleluia: a grandeza de não esquecer | Editorial de Henrique Dias Freire

07:30 18 Outubro, 2026 11:41 15 Outubro, 2026

"Há quem deixe o nome na sua terra. Arménio Aleluia Martins tem feito algo igualmente valioso: não deixar que a sua terra perca os nomes"

Idosa com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Ar polar a caminho de Portugal ‘traz’ o frio: saiba quando e em que regiões as temperaturas vão descer mais

06:00 18 Outubro, 2026 11:13 17 Outubro, 2026

Manhãs mais frias aproximam-se e algumas zonas podem registar temperaturas perto de zero. Saiba quando se acentua a descida

Nacional

Maria Teresa Faleiro, 81 anos, vive há 22 na mesma casa em Lisboa e recebeu ordem de despejo: “Os velhos não têm proteção alguma. Este país não é para velhos”

20:10 17 Outubro, 2026 20:06 17 Outubro, 2026

A idosa de 81 anos, Maria Teresa Faleiro, recebeu uma ordem de despejo e tem até 6 de novembro para abandonar a casa onde vive há 22 anos, em Lisboa

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve, Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Ernesto Nuno Cabrita | Fotos DR
Algarve

Faro despede-se de Ernesto Cabrita, o guia que dava a conhecer a cidade

19:35 17 Outubro, 2026 19:41 17 Outubro, 2026

Autarquia, associações e amigos recordam Ernesto Cabrita, guia turístico de Faro, após o acidente mortal de mota ocorrido esta sexta-feira, em Caliços

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Bacalhau à Brás.
Gastronomia, Nacional

Americanos perguntaram a 3 especialistas qual é o prato que todos devem provar em Portugal e houve um que se destacou

20:00 17 Outubro, 2026 16:11 17 Outubro, 2026

A revista norte-americana Travel + Leisure consultou três especialistas em viagens para descobrir qual o prato que os turistas não devem perder em Portugal

Opinião, Política

Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos

16:10 17 Outubro, 2026 16:05 17 Outubro, 2026

"Continuamos a assistir ao desfile dos que bem dominam a arte de não desagradar a ninguém. Falam sem se comprometer (...) salienta José Figueiredo Santos

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Mulher organizou o seu funeral em vida. Crédito: DR
Mundo

“Adorava estar presente”: mulher organizou o próprio funeral aos 80 anos para ouvir as homenagens

11:20 17 Outubro, 2026 12:13 17 Outubro, 2026

Mulher reuniu cerca de 100 convidados para celebrar a vida num funeral antecipado, com discursos, um caixão e um bolo de aniversário

Política

A curiosa cidadania dos cidadãos que não devem fazer política | Por Luís Ganhão

10:30 17 Outubro, 2026 15:47 16 Outubro, 2026

"Quando se diz que uma manifestação de cidadãos se tornou uma manifestação política, o que muitas vezes se pretende dizer é que ela se tornou incómoda"

Últimas Notícias

  • Ar polar a caminho de Portugal ‘traz’ o frio: saiba quando e em que regiões as temperaturas vão descer mais
    Ar polar a caminho de Portugal ‘traz’ o frio: saiba quando e em que regiões as temperaturas vão descer mais
  • Maria Teresa Faleiro, 81 anos, vive há 22 na mesma casa em Lisboa e recebeu ordem de despejo: “Os velhos não têm proteção alguma. Este país não é para velhos”
    Maria Teresa Faleiro, 81 anos, vive há 22 na mesma casa em Lisboa e recebeu ordem de despejo: “Os velhos não têm proteção alguma. Este país não é para velhos”
  • Americanos perguntaram a 3 especialistas qual é o prato que todos devem provar em Portugal e houve um que se destacou
    Americanos perguntaram a 3 especialistas qual é o prato que todos devem provar em Portugal e houve um que se destacou
  • Faro despede-se de Ernesto Cabrita, o guia que dava a conhecer a cidade
    Faro despede-se de Ernesto Cabrita, o guia que dava a conhecer a cidade
  • Passaporte com novo prazo de validade? Isto é o que precisa de saber antes de renovar
    Passaporte com novo prazo de validade? Isto é o que precisa de saber antes de renovar

Opinião

  • Arménio Aleluia: a grandeza de não esquecer | Editorial de Henrique Dias Freire
    Arménio Aleluia: a grandeza de não esquecer | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos
    Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
    Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal