“O Mar: Tradições e Desafios” serve de mote para o colóquio inserido nas comemorações do Dia da Marinha, que decorrerá no dia 20 de maio, em Faro, no Auditório Verde (edifício 8) da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas.
A sessão de abertura, marcada para as 9:30, será presidida pelo chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Henrique Passaláqua Gouveia e Melo, e pelo reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau.
Este encontro científico, organizado pela Academia de Marinha, pretende ampliar o debate em torno do conhecimento do Mar e divulgar a importância das várias Marinhas ao longo dos tempos. Contará com a participação de vários professores e investigadores da Universidade do Algarve e membros da Academia de Marinha, que focarão as suas apresentações em torno da maritimidade, nas suas várias dimensões, intervindo na compreensão do passado e do presente e perspetivando o futuro.
O Dia da Marinha celebra-se a 20 de maio, em homenagem ao grande feito de Vasco da Gama que neste dia, em 1498, pela primeira vez na história, ligou, por via marítima, a Europa ao Oriente, com a chegada a Calecute, na Índia. Este ano, as comemorações terão lugar na cidade de Faro durante o mês de maio.
O programa pode ser consultado aqui.
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).
Em 2020 integrou pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 Instituições de Ensino Superior, de 85 países, que cumpriram os requisitos de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.