Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Obesidade em Portugal

  A obesidade nas últimas décadas apresenta-se como uma das principais epide­miologias presentes na sociedade moderna, sendo uma realidade nos países em desenvolvimento e desenvolvidos. (Demon­geot & Taramasco, 2014). Segundo a World Health Organization (WHO, 2015) é uma doença crónica que constitui um problema grave para a saúde públi­ca, sendo a sua prevalência em […]

16:31 4 Janeiro, 2018 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

 

Rui André
Personal trainer
www.ruiandrecoaching.com

A obesidade nas últimas décadas apresenta-se como uma das principais epide­miologias presentes na sociedade moderna, sendo uma realidade nos países em desenvolvimento e desenvolvidos. (Demon­geot & Taramasco, 2014). Segundo a World Health Organization (WHO, 2015) é uma doença crónica que constitui um problema grave para a saúde públi­ca, sendo a sua prevalência em crianças e adolescentes. Esta prevalência tem vindo a aumentar e 80% destes adolescentes serão obe­sos (Fonseca & De Matos, 2005).

A WHO (2014) diz que um em cada dez rapazes de 11 anos é obeso e o risco é maior de con­trair diabetes de tipo 2, asma, dificuldades em dormir, pro­blemas músculo-esqueléticos e doenças cardíacas, além de difi­culdades na escola, problemas psicológicos e isolamento social. Recentemente comprovou-se que a prevalência da obesidade nos adolescentes tem vindo a aumentar em Portugal (Viveiro, Brito, & Moleiro, 2016).

Portugal é dos países euro­peus com mais excesso de peso infantil.

Portugal é um dos países europeus com mais excesso de peso infantil

Estima-se que em 2020 a obesidade afete 21% dos portu­gueses e 22% das portuguesas, valores que sobem em 2030 para 27% e 26% em ambos os sexos (WHO, 2014). Portugal está entre os países com piores indicadores: aos 11 anos, 32% das crianças têm peso a mais. A médio prazo é expectável que 30% a 50% das crianças se tornem obesas na idade adul­ta. A faixa etária não pode ser desvalorizada, quando falamos de obesidade. Com o envelhe­cimento da população, a preva­lência da obesidade aumenta.

A obesidade, atualmente, é um dos factores de risco com maior impacto em inúmeras patologias presentes na socieda­de, nomeadamente, as doenças cardiovasculares: a doença das artérias coronárias, a insuficiên­cia cardíaca, o enfarte do mio­cárdio, a disfunção ventricular, arritmias cardíacas, diabetes tipo II, alguns tipos de cancro, dislipidémia, entre muitas ou­tras (Gibson-Moore, 2012). Para além das doenças mencionadas, a obesidade também aumenta as complicações para a saúde, como por exemplo, uma per­ceção de bem-estar e qualida­de de vida debilitada (Wirth, Wabitsch, & Hauner, 2014).

Nutrição e exercício

A alimentação e o exer­cício físico são primordiais na resolução de problemas como a obesidade, indepen­dentemente da idade, estra­to social ou diferenciação e por norma caminham lado a lado, para que resultados satisfatórios sejam obtidos tanto em moda como hoje. Facilmente lemos, ouvimos e vemos estas associações diariamente, mas continu­amos a ser um país em que mais de metade da popula­ção tem excesso de peso e as crianças fazem parte das que mais tem excesso de peso. É importante pensar seria­mente nestas duas questões e fazemos alguma coisa para promovermos saúde pública.

Os dados são alarmantes e para quem é obeso o so­frimento é muito grande. A luta é constante, a cada dia, a cada refeição, a cada con­fronto com o espelho, com o próprio roupeiro, porque nada fica bem e o maior pro­blema de todos, enfrentar o mundo.

O sofrimento psicológico é um dos efeitos mais preocu­pantes que a obesidade ma­nifesta, principalmente na adolescência devido as trans­formações bio-psico-sociais desta fase de desenvolvimen­to, sendo determinante no aparecimento de perturba­ções que podem afetar uma vida. Estas perturbações in­cluem as de natureza emo­cional, como a depressão e ansiedade, frequentemente associadas à ingestão excessi­va de alimentos (Apfeldorfer, 1997; cit. por Pereira, 2007; Silva et al., 2008) automutila­ções e tentativas de suicídios, comportamentos de risco ao nível do abuso de subs­tâncias, da sexualidade e do comportamento alimentar, como sejam dietas altamente restritivas e bulimia (Kiess et al., 2001) e fraca qualidade de vida (Daniels et al., 2005).

Actividade física e Exercício físico
A obesidade é considerada pela Organização Mundial de Saúde uma epidemia de características socio-comportamentais e que constitui um dos maiores problemas de saúde pública da actualidade

Antes de mais é importan­te definir bem estes concei­tos uma vez que existe muita controvérsia sobre eles. A ati­vidade física (AF) é definida como qualquer movimento corporal produzido pela contração músculo-esquelé­tica que resulta num aumen­to do dispêndio energético enquanto o exercício físico (EF) é um tipo de actividade que consiste em movimen­tos planeados, estruturados e repetitivos com o objetivo de melhorar e/ou manter uma ou mais componentes da capacidade física (ACSM, 2014).

Alguns benefícios de uma prática regular de AF são:
  • Melhorias na função cardio­vascular e respiratória;
  • Redução dos factores de risco para doenças cardiovasculares;
  • Diminuição da ansiedade e depressão;
  • Melhoria na função cognitiva;
  • Melhoria na capacidade fun­cional e independência em idosos;
  • Sentimento de bem-estar

A prática de AF regular diminuí os riscos derivados da obesidade melhorando a nossa capacidade cardiorres­piratória. Além disso, redu­zimos ainda mais os riscos através do controlo peso e melhoria da saúde em geral.

A prescrição do exercício é adequada para adultos aparentemente saudáveis, em que o objetivo passa por melhorar a capacidade físi­ca e simultaneamente a sua saúde, podendo ser aplicada a adultos com certas doen­ças crónicas, incapacidades ou outras condições, quan­do monitorizados de forma apropriada, para a maioria dos adultos, um programa de exercícios deve incluir exercí­cios aeróbios, de resistência e força muscular, flexibilidade e exercícios neuromotores (ACSM, 2014).

Conclusão

É preciso intervir o quanto antes para lutarmos contra esta epidemia e sensibilizar para todos os problemas as­sociados à obesidade e exces­so de peso, entre os quais se destacam as doenças cardio­vasculares e diabetes mellitus. Entre as principais causas para os elevados níveis de obesida­de estão maus hábitos alimen­tares, pouca actividade física e comportamentos sedentários.

É necessário aumentar a acti­vidade física, principalmente nas crianças e sensibilizar os pais para a redução de horas excessivas em frente aos com­putadores e videojogos não ultrapassando as duas horas diárias.

Uma criança melhor será é um adulto melhor!
Algumas das consequências da obesidade

Temos que intervir com equi­pas multidisciplinares: no âm­bito da modificação compor­tamental, do aconselhamento nutricional e da prática de acti­vidade física e exercício físico. É necessário adotar um estilo de vida saudável, para além da per­da de peso onde por si só trará inúmeros benefícios para a saú­de e para o bem-estar individual.

Se formos mais seremos melhores!

Com este acompanhamen­to conseguimos intervir em todas as áreas fulcrais sen­do é necessário definir me­tas razoáveis e reais a longo prazo para que esta doença deixe de ser crónica e con­sigamos ter uma vida mais saudável.

Temos que aumentar o consumo de vegetais, frutas e grãos integrais, não esque­cendo as fibras alimentares, antioxidantes para a pre­venção de doenças cardio­vasculares. Manter o peso saudável aleado de activida­de física regular (Hazinski et al., 2015).

Actualmente, o American College of Sports Medicine (ACSM, 2014), a World He­alth Organization (WHO, 2015) e o Centers of Disea­se Control And Prevention (CDC, 2007) recomendam que as pessoas adultas pra­tiquem um mínimo de 30 minutos de actividade física moderada.

A actividade física regular ao longo de meses e anos pode produzir benefícios de saúde a longo prazo.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Cão resgatado pela Associação dos Animais de Lisboa.
Animais Nacional

“Patas completamente feridas e em sangue”: criança tenta alegadamente afogar cão bebé num lago e é alvo de queixa-crime [vídeo]

12:53 6 Julho, 2026 12:47 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Cão foi resgatado pela Associação dos Animais de Lisboa após alegadamente ter sido sujeito a maus-tratos junto a um lago na zona de Lisboa

Comboios parados junto a uma plataforma.
Algarve

Comboios elétricos chegam ao Algarve a 19 de julho e acabam-se os transbordos em Faro

11:47 6 Julho, 2026 11:38 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Linha ferroviária do Algarve passa a funcionar com comboios elétricos a partir de 19 de julho, eliminando o transbordo em Faro

Economia Opinião

O preço dos combustíveis e a lógica do livre mercado | Por José Figueiredo Santos

09:51 6 Julho, 2026 09:53 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizem que o barril desceu. Talvez tenha descido. Mas o preço, esse, não conhece o verbo descer. É uma palavra que nunca ninguém teve a paciência de lhe ensinar"

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Idade da reforma aos 65 anos? Proposta foi ao Parlamento e há novidades

16:30 3 Julho, 2026 16:01 5 Julho, 2026 | João Luís

Proposta para permitir a reforma aos 65 anos foi discutida no Parlamento, mas acabou rejeitada. Saiba o que estava em causa

Ciência Europe Direct Algarve

Fundos europeus apoiam inovação e tecnologias estratégicas no Algarve

12:40 6 Julho, 2026 12:41 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Aviso do Algarve 2030 apoia centros tecnológicos, parques de ciência e tecnologia e incubadoras de base tecnológica

Temperaturas elevadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

IPMA prevê normalização das temperaturas na quinta-feira

12:30 6 Julho, 2026 12:19 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

O IPMA prevê uma descida gradual das temperaturas, com valores normais para a época a partir de quinta-feira, 9 de julho

Algarve Gastronomia

Já são conhecidos os 12 finalistas do concurso ‘O Melhor Pastel de Nata’

11:36 6 Julho, 2026 11:41 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de três dias de provas cegas, foram escolhidos os 12 finalistas da 17.ª edição do concurso 'O Melhor Pastel de Nata'

Algarve Ensino Gastronomia Mundo

Alunos e formadores canadianos visitaram a Escola de Hotelaria de Portimão

11:57 6 Julho, 2026 12:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Intercâmbio promoveu mobilidade internacional, partilha de conhecimento e contacto com a hotelaria e gastronomia

Luís Montenegro com Cristiano Ronaldo.
Desporto Nacional Política

Luís Montenegro vai assistir ao Portugal-Espanha em Dallas mas terá de se ‘despachar’ para não falhar compromisso no outro lado do mundo

12:11 6 Julho, 2026 12:00 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Primeiro-ministro Luís Montenegro vai assistir ao Portugal-Espanha em Dallas antes de seguir para a cimeira da NATO em Ancara

Cultura Europe Direct Algarve

Al-Bauhaus Dream Academy juntou 500 participantes em Faro

10:12 6 Julho, 2026 10:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa reuniu mais de 40 parceiros, cinco municípios e cerca de 500 participantes em dois dias de atividades em Faro

Algarve Cultura

Mulheres de São Brás e arredores convidadas a juntar-se ao Coro “Bel Canto”

17:40 3 Julho, 2026 07:30 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sob direção do maestro António de Jesus, o grupo procura novas integrantes para reforçar o seu projeto musical

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos

18:20 5 Julho, 2026 18:20 5 Julho, 2026 | João Luís

Aviso vermelho de calor mantém-se em pelo menos quatro distritos, com temperaturas muito elevadas e risco de trovoadas isoladas

Europe Direct Algarve

Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data

17:50 5 Julho, 2026 17:40 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os pequenos frascos individuais de champô, gel de banho e sabonete de hotel vão desaparecer

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Opinião Saúde

Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato

07:30 5 Julho, 2026 19:26 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A hematúria (sangue na urina), mesmo quando intermitente e indolor, deve ser encarada como um sinal de alarme oncológico até prova em contrário"

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

Cão resgatado pela Associação dos Animais de Lisboa.
Animais, Nacional

“Patas completamente feridas e em sangue”: criança tenta alegadamente afogar cão bebé num lago e é alvo de queixa-crime [vídeo]

12:53 6 Julho, 2026 12:47 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Cão foi resgatado pela Associação dos Animais de Lisboa após alegadamente ter sido sujeito a maus-tratos junto a um lago na zona de Lisboa

Comboios parados junto a uma plataforma.
Algarve

Comboios elétricos chegam ao Algarve a 19 de julho e acabam-se os transbordos em Faro

11:47 6 Julho, 2026 11:38 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Linha ferroviária do Algarve passa a funcionar com comboios elétricos a partir de 19 de julho, eliminando o transbordo em Faro

Economia, Opinião

O preço dos combustíveis e a lógica do livre mercado | Por José Figueiredo Santos

09:51 6 Julho, 2026 09:53 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizem que o barril desceu. Talvez tenha descido. Mas o preço, esse, não conhece o verbo descer. É uma palavra que nunca ninguém teve a paciência de lhe ensinar"

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Idade da reforma aos 65 anos? Proposta foi ao Parlamento e há novidades

16:30 3 Julho, 2026 16:01 5 Julho, 2026 | João Luís

Proposta para permitir a reforma aos 65 anos foi discutida no Parlamento, mas acabou rejeitada. Saiba o que estava em causa

Ciência, Europe Direct Algarve

Fundos europeus apoiam inovação e tecnologias estratégicas no Algarve

12:40 6 Julho, 2026 12:41 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Aviso do Algarve 2030 apoia centros tecnológicos, parques de ciência e tecnologia e incubadoras de base tecnológica

Temperaturas elevadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

IPMA prevê normalização das temperaturas na quinta-feira

12:30 6 Julho, 2026 12:19 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

O IPMA prevê uma descida gradual das temperaturas, com valores normais para a época a partir de quinta-feira, 9 de julho

Algarve, Gastronomia

Já são conhecidos os 12 finalistas do concurso ‘O Melhor Pastel de Nata’

11:36 6 Julho, 2026 11:41 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de três dias de provas cegas, foram escolhidos os 12 finalistas da 17.ª edição do concurso 'O Melhor Pastel de Nata'

Algarve, Ensino, Gastronomia, Mundo

Alunos e formadores canadianos visitaram a Escola de Hotelaria de Portimão

11:57 6 Julho, 2026 12:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Intercâmbio promoveu mobilidade internacional, partilha de conhecimento e contacto com a hotelaria e gastronomia

Luís Montenegro com Cristiano Ronaldo.
Desporto, Nacional, Política

Luís Montenegro vai assistir ao Portugal-Espanha em Dallas mas terá de se ‘despachar’ para não falhar compromisso no outro lado do mundo

12:11 6 Julho, 2026 12:00 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Primeiro-ministro Luís Montenegro vai assistir ao Portugal-Espanha em Dallas antes de seguir para a cimeira da NATO em Ancara

Cultura, Europe Direct Algarve

Al-Bauhaus Dream Academy juntou 500 participantes em Faro

10:12 6 Julho, 2026 10:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa reuniu mais de 40 parceiros, cinco municípios e cerca de 500 participantes em dois dias de atividades em Faro

Algarve, Cultura

Mulheres de São Brás e arredores convidadas a juntar-se ao Coro “Bel Canto”

17:40 3 Julho, 2026 07:30 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sob direção do maestro António de Jesus, o grupo procura novas integrantes para reforçar o seu projeto musical

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos

18:20 5 Julho, 2026 18:20 5 Julho, 2026 | João Luís

Aviso vermelho de calor mantém-se em pelo menos quatro distritos, com temperaturas muito elevadas e risco de trovoadas isoladas

Europe Direct Algarve

Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data

17:50 5 Julho, 2026 17:40 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os pequenos frascos individuais de champô, gel de banho e sabonete de hotel vão desaparecer

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Opinião, Saúde

Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato

07:30 5 Julho, 2026 19:26 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A hematúria (sangue na urina), mesmo quando intermitente e indolor, deve ser encarada como um sinal de alarme oncológico até prova em contrário"

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

Últimas Notícias

  • “Patas completamente feridas e em sangue”: criança tenta alegadamente afogar cão bebé num lago e é alvo de queixa-crime [vídeo]
    “Patas completamente feridas e em sangue”: criança tenta alegadamente afogar cão bebé num lago e é alvo de queixa-crime [vídeo]
  • Odeleite hasteia a única Bandeira Azul em praia fluvial no Algarve
    Odeleite hasteia a única Bandeira Azul em praia fluvial no Algarve
  • Fundos europeus apoiam inovação e tecnologias estratégicas no Algarve
    Fundos europeus apoiam inovação e tecnologias estratégicas no Algarve
  • IPMA prevê normalização das temperaturas na quinta-feira
    IPMA prevê normalização das temperaturas na quinta-feira
  • Luís Montenegro vai assistir ao Portugal-Espanha em Dallas mas terá de se ‘despachar’ para não falhar compromisso no outro lado do mundo
    Luís Montenegro vai assistir ao Portugal-Espanha em Dallas mas terá de se ‘despachar’ para não falhar compromisso no outro lado do mundo

Opinião

  • O preço dos combustíveis e a lógica do livre mercado | Por José Figueiredo Santos
    O preço dos combustíveis e a lógica do livre mercado | Por José Figueiredo Santos
  • A ilusão do controlo: o que está verdadeiramente nas nossas mãos? | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
    A ilusão do controlo: o que está verdadeiramente nas nossas mãos? | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
  • Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato
    Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato

Europe Direct Algarve

  • Fundos europeus apoiam inovação e tecnologias estratégicas no Algarve
    Fundos europeus apoiam inovação e tecnologias estratégicas no Algarve
  • Al-Bauhaus Dream Academy juntou 500 participantes em Faro
    Al-Bauhaus Dream Academy juntou 500 participantes em Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal