Diz-se que Portugal é o país das rotundas e a empresa de aluguer de automóveis Discover Cars divulgou no fim do ano passado um estudo que concluiu que o nosso país é o segundo do mundo com mais rotundas, sendo apenas ultrapassado por França. Para além do ranking dos países com maior número de rotundas, o mesmo estudo avançou que há uma rotunda portuguesa que fica no Algarve e é considerada atração turística.
Ao circular de carro na Avenida dos Descobrimentos, em Albufeira, irá deparar-se com uma das rotundas mais famosas do país. Esta “é imediatamente reconhecível pelo adorno do globo terrestre e pelo elemento de água, o que a torna uma excelente atracção para os turistas que viajam de carro”, explica a Discover Cars.
Falamos da rotunda do Globo que, em termos turísticos, é concorrente da Place de l’Étoile, a rotunda que é mundialmente conhecida por dar a volta ao Arco do Triunfo, em França.
Note-se que a rotunda do Globo ou da Esfera Armilar foi inaugurada no ano de 2000 e a sua arquitetura resulta de um concurso público de ideias para quatro rotundas na cidade de Albufeira. O principal objetivo da construção da rotunda do Globo, assim como a dos Relógios, Golfinhos e das Minhocas, todas elas situadas em Albufeira, foi proporcionar novas imagens e novos pontos de referência à cidade.
A rotunda do Globo, em particular, incorpora o simbolismo da Esfera Armilar com a Avenida dos Descobrimentos. A Esfera Armilar encontra-se representada através de uma estrutura metálica e à sua volta existe uma fonte de água com repuxos, revestida a azulejos decorativos. Os arquitetos José Cavaco e Armando Reis, assim como o artista plástico Bruno Melo, foram os autores desta obra que é hoje ponto de referência na cidade de Albufeira.
Leia também: É aqui que fica o hotel mais antigo do Algarve