Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Yunit Consulting lança nova edição dos Prémios Heróis PME. Foto Reprodução Facebook
Economia, Nacional

Empresas têm até 10 de abril para candidaturas aos Prémios Heróis PME

Mais de 100 empresas já se candidataram aos Prémios Heróis PME 2026, cuja fase de inscrições decorre até ao próximo dia 10 de abril

09:49 31 Março, 2026 09:54 31 Março, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As Pequenas e Médias Empresas portuguesas têm até ao próximo dia 10 de abril para se candidatarem à 8.ª edição dos Prémios Heróis PME, iniciativa promovida pela Yunit Consulting que, desde 2016, distingue empresas pelo seu crescimento, resiliência e contributo para a economia nacional.

Ao longo das várias edições, a iniciativa já premiou 65 empresas e tem vindo a alargar o seu âmbito, incluindo áreas como a transformação digital, sustentabilidade e internacionalização.

Mais de 100 candidaturas na edição de 2026

Com candidaturas abertas desde 9 de março, a edição deste ano já ultrapassou as 100 candidaturas. Lisboa e Porto lideram em número de participações, seguindo-se um crescimento relevante nas regiões de Aveiro e Braga.

Os setores mais representados entre as empresas candidatas incluem a construção, o turismo, os transportes e a indústria alimentar.

Crescimento reflete evolução das PME portuguesas

A Yunit Consulting destaca que a adesão crescente aos prémios reflete uma maior mobilização do tecido empresarial e um reconhecimento alargado da iniciativa.

Este crescimento é particularmente evidente em categorias como “Internacionalização”, “Transformação Digital”, “Sustentabilidade” e “Startup”, evidenciando a adaptação das PME a modelos de negócio mais inovadores e orientados para mercados globais.

Entre as empresas premiadas em edições anteriores encontram-se a EST, com presença internacional consolidada, a Destilaria António Cuco (Sharish Gin), a ubbu, a Twintex e a Next Generation Chemistry.

Segundo a Yunit Consulting, estes casos demonstram o impacto do reconhecimento na notoriedade, credibilidade e crescimento das empresas, tanto a nível nacional como internacional.

Benefícios e oportunidades para as PME

Apesar do número crescente de candidaturas, a organização considera que ainda existem muitas empresas com potencial para participar nesta edição.

As empresas vencedoras terão acesso a reconhecimento público e a um conjunto de benefícios, incluindo mentoria especializada, visibilidade mediática, consultoria, apoio jurídico, formação e integração em redes de networking.

Segundo Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting, “os Heróis PME são hoje muito mais do que uma distinção. São uma iniciativa que dá visibilidade, reconhecimento e novas oportunidades a empresas que fazem a diferença na economia portuguesa”.

O responsável acrescenta que “ao longo das várias edições, temos acompanhado de perto o impacto que este reconhecimento tem no percurso das empresas distinguidas, seja ao nível da notoriedade, da confiança junto de parceiros ou da sua capacidade de crescimento. Com o prazo a terminar a 10 de abril, esta é uma oportunidade única para as PME portuguesas darem visibilidade às suas histórias e integrarem uma comunidade que valoriza quem faz acontecer”.

Gala marcada para junho

As candidaturas podem ser submetidas até 10 de abril através do site oficial da iniciativa. A edição de 2026 contempla sete categorias, incluindo “Heróis PME Geral”, “Sustentabilidade”, “Transformação Digital”, “Internacionalização” e “Startup”.

A cerimónia de entrega de prémios está agendada para 26 de junho e reunirá empresas, parceiros e líderes empresariais.

A edição conta com o apoio de várias entidades do ecossistema empresarial português, incluindo VICTORIA Seguros, novobanco, Sage, Startup Portugal e CNN Portugal, entre outros.

Leia também: Vêm aí dias de calor ‘fora do normal’ em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Afogamento infantil motiva nova campanha de sensibilização da GNR e da APSI

18:20 2 Julho, 2026 18:31 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Afogamento é rápido, silencioso e pode acontecer em poucos centímetros de água, alertam as entidades envolvidas

Algarve Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Algarve Cultura

Motards regressam a Pechão para fim de semana de festa e espírito das duas rodas

07:15 2 Julho, 2026 07:15 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A XVIII edição do Encontro Motard de Pechão promete dois dias de festa, música ao vivo e convívio entre amantes das motos

Algarve Cultura

Faro Tributo Fest leva três dias de rock ao Parque de Lazer das Figuras

09:10 2 Julho, 2026 08:59 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Ramones e Creed vão ser recordados em três dias de música, dança e animação em Faro

Ensino Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Casal recebe a chave da nova casa. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Amortizar o crédito habitação antes do prazo? Saiba o que pode pagar e que regras tem de cumprir

17:27 2 Julho, 2026 17:27 2 Julho, 2026 | João Luís

Crédito habitação pode ser amortizado antes do prazo, mas há regras, prazos de aviso e comissões a considerar antes de avançar

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Economia Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

São Gelados, Olhão.
Algarve Gastronomia

“Olhão tem uma calma que não havia em Paris”: Nelson Costa muda-se para o Algarve e cria a gelataria onde se come gelado de Folar de Olhão

19:20 29 Junho, 2026 16:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Nelson Costa mudou-se de Paris para o Algarve e abriu uma gelataria artesanal em Olhão onde se come gelado de Folar de Olhão

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Pano amarelo em mota parada na berma. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa

21:30 29 Junho, 2026 18:31 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode parecer um detalhe sem importância, mas um pano amarelo pode servir para pedir ajuda em caso de avaria ou dificuldade na estrada

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Alpes suiços. Crédito: Magnific
Economia Europa

Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

18:30 1 Julho, 2026 18:04 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um dos maiores complexos hidroelétricos da Áustria vai ser ampliado com um novo lago artificial nos Alpes. A megaconstrução vai ser a maior da Europa

Nacional

Afogamento infantil motiva nova campanha de sensibilização da GNR e da APSI

18:20 2 Julho, 2026 18:31 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Afogamento é rápido, silencioso e pode acontecer em poucos centímetros de água, alertam as entidades envolvidas

Algarve, Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Algarve, Cultura

Motards regressam a Pechão para fim de semana de festa e espírito das duas rodas

07:15 2 Julho, 2026 07:15 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A XVIII edição do Encontro Motard de Pechão promete dois dias de festa, música ao vivo e convívio entre amantes das motos

Algarve, Cultura

Faro Tributo Fest leva três dias de rock ao Parque de Lazer das Figuras

09:10 2 Julho, 2026 08:59 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Ramones e Creed vão ser recordados em três dias de música, dança e animação em Faro

Ensino, Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Casal recebe a chave da nova casa. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Amortizar o crédito habitação antes do prazo? Saiba o que pode pagar e que regras tem de cumprir

17:27 2 Julho, 2026 17:27 2 Julho, 2026 | João Luís

Crédito habitação pode ser amortizado antes do prazo, mas há regras, prazos de aviso e comissões a considerar antes de avançar

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Economia, Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

São Gelados, Olhão.
Algarve, Gastronomia

“Olhão tem uma calma que não havia em Paris”: Nelson Costa muda-se para o Algarve e cria a gelataria onde se come gelado de Folar de Olhão

19:20 29 Junho, 2026 16:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Nelson Costa mudou-se de Paris para o Algarve e abriu uma gelataria artesanal em Olhão onde se come gelado de Folar de Olhão

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Pano amarelo em mota parada na berma. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa

21:30 29 Junho, 2026 18:31 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode parecer um detalhe sem importância, mas um pano amarelo pode servir para pedir ajuda em caso de avaria ou dificuldade na estrada

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Alpes suiços. Crédito: Magnific
Economia, Europa

Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

18:30 1 Julho, 2026 18:04 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um dos maiores complexos hidroelétricos da Áustria vai ser ampliado com um novo lago artificial nos Alpes. A megaconstrução vai ser a maior da Europa

Últimas Notícias

  • Estudantes de Enfermagem da UAlg desenvolvem trabalho comunitário em Faro
    Estudantes de Enfermagem da UAlg desenvolvem trabalho comunitário em Faro
  • Afogamento infantil motiva nova campanha de sensibilização da GNR e da APSI
    Afogamento infantil motiva nova campanha de sensibilização da GNR e da APSI
  • Ameixial volta a receber festival de música eletrónica no Espelho de Água
    Ameixial volta a receber festival de música eletrónica no Espelho de Água
  • Equipa do Flamengo já está no Algarve a preparar o jogo com o Benfica e o hotel eleito tem dois campos de futebol e vista para o mar
    Equipa do Flamengo já está no Algarve a preparar o jogo com o Benfica e o hotel eleito tem dois campos de futebol e vista para o mar
  • Amortizar o crédito habitação antes do prazo? Saiba o que pode pagar e que regras tem de cumprir
    Amortizar o crédito habitação antes do prazo? Saiba o que pode pagar e que regras tem de cumprir

Opinião

  • O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire
    O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
    NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal