Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Fuzileiros e Mergulhadores da Marinha portugueses partem para a Lituânia reforçando o flanco leste da NATO

“A segurança dos nossos aliados é a nossa segurança”, disse a ministra da Defesa Nacional, Helena Carreira

11:51 1 Junho, 2022 11:51 1 Junho, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreira, defendeu hoje que a Força de Fuzileiros constituída por 146 militares que partiu esta manhã para a Lituânia reforça o “novo ciclo” da presença da Aliança Atlântica no flanco leste europeu.

“O vosso destacamento para a Lituânia, no âmbito das medidas de tranquilização (Assurance Mesures) da Aliança Atlântica reveste-se de particular significado pelos desenvolvimentos mais recentes que o nosso continente tem enfrentado nos últimos três meses”, disse a ministra da Defesa.

Dirigindo-se hoje aos 146 militares que partiram depois para a Lituânia, Helena Carreira referiu que a guerra na Ucrânia “no seguimento da ilegal e brutal invasão por parte da Rússia” originou um novo ciclo para a NATO e para a arquitetura de segurança europeia.

Segundo a ministra, este novo ciclo tem-se traduzido num reforço da “solidariedade” entre os aliados, em maior capacidade operacional e em “níveis de prontidão superiores”, sublinhando que a NATO está mais unida e pronta para novas missões.

“A segurança dos nossos aliados é a nossa segurança”, reforçou ainda Helena Carreira recordando que a atual missão da Força de Fuzileiros confere a “continuidade do contributo” de Portugal no reforço do flanco leste da Aliança Atlântica.

A Força de Fuzileiros que partiu hoje do Aeródromo de Trânsito n.º 1 de Figo Maduro, em Lisboa, integra 12 oficiais, 24 sargentos e 110 praças do Corpo de Fuzileiros e do Agrupamento de Mergulhadores da Marinha totalizando 146 militares.

O destacamento de fuzileiros portugueses vai ficar na Base de Klaipeda, no Mar Báltico.

Estes militares vão participar nas medidas de tranquilização (Assurance Mesures) da Aliança Atlântica e que se traduzem no envolvimento de meios aéreos, marítimos e terrestres no centro e no leste da Europa e também na Turquia.

De acordo com a NATO as medidas pretendem garantir segurança às populações face a uma potencial agressão.

Neste sentido, a ministra da Defesa adiantou que está prevista a condução de treinos e exercícios combinados com vista à “elevação” da capacidade de prontidão considerando que esta Força de Fuzileiros se caracteriza pela “grande flexibilidade, mobilidade e poder de combate”, incluindo valências nas áreas das operações especiais (Destacamento de Ações Especiais), mergulho e apoio a operações anfíbias.

A atual missão dos Fuzileiros já estava programada, tal como a missão do Exército Português na Roménia, mas foi “antecipada devido às circunstâncias” admitindo que o reforço das forças da NATO pode ser verificar-se no futuro.

“A Aliança Atlântica irá decidir em que momentos e que meios será necessário empenhar. Há forças em prontidão. Estamos disponíveis e estamos preparados para poder contribuir”, disse a ministra aos jornalistas, à margem da cerimónia militar.

Fuzileiros portugueses partem para missão da NATO. Vão ficar na Lituânia durante 3 meses [vídeo]

Casamento. Crédito: Magnific
Economia Nacional

Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal

15:00 8 Maio, 2026 13:49 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Preço médio do casamento voltou a subir em 2026 e estes são os serviços que mais aumentaram de custo, de acordo com os especialistas

Algarve

Procissão das Velas volta a percorrer as ruas de Olhão

18:00 8 Maio, 2026 17:48 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fé e devoção marcam a Procissão das Velas em Olhão, na noite de 12 de maio, nas celebrações de Nossa Senhora de Fátima

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia Europa

Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece

16:10 8 Maio, 2026 15:41 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente de Bruxelas veio pôr fim às dúvidas sobre cancelamentos de voos. O esclarecimento afeta indemnizações, preços e regras das companhias aéreas

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Roubaram-lhe dinheiro da conta do banco? Há um detalhe que pode acabar por deixar o prejuízo do seu lado

11:00 8 Maio, 2026 14:35 6 Maio, 2026 | João Luís

Foi vítima de burla bancária e o banco recusou devolver o dinheiro? A lei portuguesa pode não estar 'do seu lado'

Algarve Cultura

Cinema português e internacional em destaque no Teatro António Pinheiro em Tavira

17:30 8 Maio, 2026 17:34 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira apresenta programação cinematográfica para diferentes públicos no Teatro Municipal António Pinheiro

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Homem com papeis. Crédito: Freepik AI
Economia

Recebeu menos do que contava no IRS? Há um caminho para recuperar o que falta

10:40 8 Maio, 2026 09:39 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Quando o IRS não bate certo, nem sempre a culpa é sua. Saiba que erros podem estar na origem da liquidação

Algarve Cultura Gastronomia

Escola de Hotelaria de Portimão promove jantar solidário a favor das vítimas da tempestade Kristin

18:10 8 Maio, 2026 18:02 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

“Ilusões à Mesa” junta gastronomia, entretenimento e solidariedade num jantar solidário, no dia 14 de maio, em Portimão

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Algarve Cultura Economia

Feira de Cachopo regressa no domingo com música, artesanato e sabores típicos

06:58 7 Maio, 2026 07:01 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradições, artesanato e gastronomia animam feira em Cachopo com sabores típicos e cultura da Serra do Caldeirão

Casamento. Crédito: Magnific
Economia, Nacional

Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal

15:00 8 Maio, 2026 13:49 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Preço médio do casamento voltou a subir em 2026 e estes são os serviços que mais aumentaram de custo, de acordo com os especialistas

Algarve

Procissão das Velas volta a percorrer as ruas de Olhão

18:00 8 Maio, 2026 17:48 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fé e devoção marcam a Procissão das Velas em Olhão, na noite de 12 de maio, nas celebrações de Nossa Senhora de Fátima

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece

16:10 8 Maio, 2026 15:41 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente de Bruxelas veio pôr fim às dúvidas sobre cancelamentos de voos. O esclarecimento afeta indemnizações, preços e regras das companhias aéreas

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Roubaram-lhe dinheiro da conta do banco? Há um detalhe que pode acabar por deixar o prejuízo do seu lado

11:00 8 Maio, 2026 14:35 6 Maio, 2026 | João Luís

Foi vítima de burla bancária e o banco recusou devolver o dinheiro? A lei portuguesa pode não estar 'do seu lado'

Algarve, Cultura

Cinema português e internacional em destaque no Teatro António Pinheiro em Tavira

17:30 8 Maio, 2026 17:34 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira apresenta programação cinematográfica para diferentes públicos no Teatro Municipal António Pinheiro

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Homem com papeis. Crédito: Freepik AI
Economia

Recebeu menos do que contava no IRS? Há um caminho para recuperar o que falta

10:40 8 Maio, 2026 09:39 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Quando o IRS não bate certo, nem sempre a culpa é sua. Saiba que erros podem estar na origem da liquidação

Algarve, Cultura, Gastronomia

Escola de Hotelaria de Portimão promove jantar solidário a favor das vítimas da tempestade Kristin

18:10 8 Maio, 2026 18:02 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

“Ilusões à Mesa” junta gastronomia, entretenimento e solidariedade num jantar solidário, no dia 14 de maio, em Portimão

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Algarve, Cultura, Economia

Feira de Cachopo regressa no domingo com música, artesanato e sabores típicos

06:58 7 Maio, 2026 07:01 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradições, artesanato e gastronomia animam feira em Cachopo com sabores típicos e cultura da Serra do Caldeirão

Últimas Notícias

  • Escola de Hotelaria de Portimão promove jantar solidário a favor das vítimas da tempestade Kristin
    Escola de Hotelaria de Portimão promove jantar solidário a favor das vítimas da tempestade Kristin
  • Procissão das Velas volta a percorrer as ruas de Olhão
    Procissão das Velas volta a percorrer as ruas de Olhão
  • Faça um desvio por si e pelo Teodósio: este restaurante no Algarve é pioneiro no Frango à Guia e 20€ ‘chegam e sobejam’ para a refeição
    Faça um desvio por si e pelo Teodósio: este restaurante no Algarve é pioneiro no Frango à Guia e 20€ ‘chegam e sobejam’ para a refeição
  • Cinema português e internacional em destaque no Teatro António Pinheiro em Tavira
    Cinema português e internacional em destaque no Teatro António Pinheiro em Tavira
  • Município de Lagos transfere cerca de 1,5 milhões para reforçar competências das freguesias
    Município de Lagos transfere cerca de 1,5 milhões para reforçar competências das freguesias
  • Bandeira Azul em todas as praias de Castro Marim
    Bandeira Azul em todas as praias de Castro Marim

Opinião

  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
    O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal