Foi há três anos que saíram os resultados dos últimos censos, que nos apresentam vários dados relativos ao nosso país, com destaque para o número de habitantes de cada concelho. Loulé é o concelho do Algarve com maior número de habitantes (72.373), seguindo-se Faro (67.566) e a encerrar o pódio está Portimão (59.896). Monchique é um dos concelhos do Algarve com menos população, mas há ainda um outro com menor número de habitantes.
O Algarve é a região que mais população ganhou entre 2011 e 2021, o que se traduz na entrada de mais 16.337 novos habitantes. Para este crescimento populacional contribuíram concelhos, como Aljezur, Vila do Bispo, São Brás de Alportel, Lagos, Portimão, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, Faro e Tavira. Se, por um lado, o Algarve foi a região que mais população recebeu na última década, também é nesta região que está o concelho mais envelhecido do país.
Alcoutim é o concelho mais envelhecido de Portugal, mas também é o concelho do Algarve que tem menos população, somando apenas 2.521 residentes. Antes de Alcoutim está Monchique, com 5.465 habitantes, e Vila do Bispo, com 5.722 residentes. Note-se que a idade média em Alcoutim está fixada nos 58,4 anos, segundo os dados dos Censos 2021.
Em que parte do Algarve se situa Alcoutim?
É à beira do rio Guadiana e a norte de Vila Real de Santo António que se ergue a vila de Alcoutim. O castelo é um dos principais cartões de visita da vila, já que este tinha a missão de assegurar a defesa fronteiriça e controlar o comércio no Guadiana. Também a gastronomia, com destaque para a sopa de lingueirão, o arroz de polvo e as lulas ferradas atraem visitantes para o concelho do Algarve com menos população.
Leia também: Fica no Algarve e é o município do país onde se gasta mais água