Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

Crescente indignação leva a manifestação pela Maternidade do Hospital de Portimão

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin PinterestEsta tarde, Portimão vai ser palco de uma manifestação pela Maternidade do Hospital de Portimão. Fonte do Ministério da Saúde não acredita que vá ter grande mobilização, mas o POSTAL confirmou que poderá vir a ter uma grande cobertura jornalística. O Movimento Cívico “Portimão Sempre”…

13:08 13 Julho, 2019 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Hoje, Portimão vai ser palco de uma manifestação pela Maternidade do Hospital de Portimão (Foto D.R.)

Esta tarde, Portimão vai ser palco de uma manifestação pela Maternidade do Hospital de Portimão. Fonte do Ministério da Saúde não acredita que vá ter grande mobilização, mas o POSTAL confirmou que poderá vir a ter uma grande cobertura jornalística.

O Movimento Cívico “Portimão Sempre” organiza uma manifestação cuja finalidade é chamar a atenção para o estado de falência total a que chegou o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, destacando-se o Hospital Barlavento, em Portimão.

Às 15 horas de hoje, a concentração é no largo da Câmara Municipal de Portimão com início da marcha para o Hospital às 16H30.

A chegada ao Hospital está prevista para as 18 horas e prevê-se que o protesto de indignação esteja concluído pelas 21 horas.

O POSTAL sabe que vários jornais, televisões e rádios nacionais e regionais deverão estar presentes para fazer a cobertura jornalística, embora uma fonte junto do Ministério da Saúde disse ao POSTAL que não acredita ser expectável que haja hoje uma grande mobilização “até porque a ministra da Saúde disse ontem no Algarve que as dificuldades na Obstetrícia nos hospitais algarvios iam ser resolvidas”.

Quanto à organização deste protesto, ela já informou detalhadamente que o itinerário para a marcha é a seguinte:
Largo da Câmara Municipal;
Rua Vasco da Gama (Rua das Lojas);
Rua do Comércio (Rua das Lojas);
Rua Infante D. Henrique;
Largo Gil Eanes;
Rotunda das Cardosas;
Avenida do Hospital.

Deixou igualmente recomendações de segurança, que considera importantes para os participantes, a saber:

“Na Avenida do Hospital deveremos de circular o mais à direita possível. A faixa da esquerda permanecerá aberta por causa dos veículos de emergência”.

“As faixas estarão separadas por pinos da PSP, assegurando esta o nosso acompanhamento em segurança ao longo de todo o percurso, com especial enfoque na Avenida do Hospital”.

“A iniciativa ocorre na sequência de notícias extremamente preocupantes acerca do fecho de serviços prestados à comunidade, devido à ausência de médicos para assegurar as escalas, com especial incidência, nos serviços de Obstetrícia e Pediatria, que tem implicado a transferência de gestantes em trabalho de parto para outros hospitais, tendo havido, inclusivamente, ocorrências de transferências para fora da região, o que coloca em causa a saúde das pessoas necessitadas deste tipo de serviços”, refere o movimento cívico.

“O que se pretende com esta iniciativa é chamar a atenção da tutela governamental para esta situação. Deste modo, irá dar-se um prazo de uma semana, para que um dos membros pertencentes ao Governo, venha a Portimão anunciar medidas efetivas que assegurem, não só a manutenção em total permanência da nossa Maternidade e serviços correlacionados, como também para acorrer às gritantes faltas que existem nos outros serviços deste Hospital, que envolve toda a região do Barlavento (Vila do Bispo, Aljezur, Monchique, Lagos, Portimão, Lagoa, Silves e Albufeira)”.

“Findo o prazo de 7 dias, que daremos início a partir da data desta manifestação, seremos forçados a endurecer o tom do nosso protesto, numa altura em que o Algarve se torna mais visível, não só por ser um dos destinos de férias mais requisitados pelos turistas, como também coincidirá em plena campanha eleitoral para as eleições legislativas que se avizinham”, referiu ainda o movimento cívico “Portimão Sempre” à comunicação social.

Ministra promete resolução para final do mês

Conforme o POSTAL noticiou ontem, a ministra da Saúde, Marta Temido, reconheceu que as dificuldades que têm afetado as escalas dos serviços de Urgência Pediátrica e Obstetrícia nos hospitais algarvios só deverão estar resolvidas no final do mês de julho.

“A nossa expectativa é de que a partir do final de julho consigamos responder à escala sem dificuldades. Os dias deste fim de semana [13 e 14 de julho] e do próximo fim de semana [20 e 21] são ainda períodos complicados para nós”, admitiu a governante, à margem de uma visita ao Hospital de Faro.

Marta Temido tinha visitado, na manhã de sexta-feira, o Hospital de Portimão, onde este fim de semana a Urgência Pediátrica poderá ficar sem médicos especializados.

MAIS EM:

Médico manda grávida em trabalho de parto de Portimão para Faro no veículo próprio

Dificuldades na Urgência Pediátrica do Algarve resolvidas no final do mês

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Algarve Edição Papel

Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos

08:00 4 Outubro, 2026 19:24 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

07:00 4 Outubro, 2026 07:25 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Depois da instabilidade registada no sábado, uma gota fria ganha força em Portugal continental, com mais chuva e trovoada nestas regiões

Auto Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Cultura Edição Papel Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Carlos Grade. Crédito: CML
Algarve Política

Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

19:19 3 Outubro, 2026 19:20 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Autarca presidiu à Junta da Tôr entre 1997 e 2013. Município de Loulé recorda a sua dedicação ao serviço público e a proximidade com os fregueses

Nacional Vida & Lazer

Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa

17:50 3 Outubro, 2026 13:55 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Homens com menos de 1,82 metros e mulheres abaixo de 1,72 não cumprem os requisitos para entrar nesta festa em Lisboa

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Edição Papel Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Algarve, Edição Papel

Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos

08:00 4 Outubro, 2026 19:24 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

07:00 4 Outubro, 2026 07:25 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Depois da instabilidade registada no sábado, uma gota fria ganha força em Portugal continental, com mais chuva e trovoada nestas regiões

Auto, Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Cultura, Edição Papel, Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Carlos Grade. Crédito: CML
Algarve, Política

Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

19:19 3 Outubro, 2026 19:20 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Autarca presidiu à Junta da Tôr entre 1997 e 2013. Município de Loulé recorda a sua dedicação ao serviço público e a proximidade com os fregueses

Nacional, Vida & Lazer

Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa

17:50 3 Outubro, 2026 13:55 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Homens com menos de 1,82 metros e mulheres abaixo de 1,72 não cumprem os requisitos para entrar nesta festa em Lisboa

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Edição Papel, Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Últimas Notícias

  • Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos
    Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos
  • Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)
    Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)
  • Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais
    Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais
  • Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%
    Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%
  • Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h
    Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

Opinião

  • Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
  • O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
    O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal