Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Cabeleireiros e institutos devem ter aviso na porta sobre os condicionalismos

À entrada do estabelecimento, deve haver gel e álcool. Se existirem clientes em espera, estes devem aguardar fora do estabelecimento, com uma distância mínima de dois metros entre si

13:13 2 Maio, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O pagamento deve ser feito preferencialmente por Multibanco ou cartão de crédito e o cliente tem de usar máscara ou viseira

Os cabeleireiros, barbeiros e institutos de beleza que reabrem na segunda-feira devem afixar na porta do estabelecimento um aviso sobre os condicionalismos a que estão sujeitos devido à situação de pandemia covid-19 e só atender por marcação.

Esta é uma das várias recomendações que constam do “Documento de Compromisso do Setor”, que estabelece as regras para o reinício da atividade baseado nas orientações da Direção-Geral da Saúde e resulta de um protocolo de cooperação assinado hoje entre a DGS e a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP).

Os estabelecimentos, que têm de ter um plano de contingência para a covid-19, devem recusar a entrada de clientes que apresentem “sintomas compatíveis” com a doença e trabalhar apenas por marcação para garantir um menor número de pessoas dentro das instalações e cumprir um distanciamento de dois metros entre elas.

Se existirem clientes em espera, estes devem aguardar fora do estabelecimento, com uma distância mínima de dois metros entre si, segundo o documento-o, divulgado hoje.

Devem ser criados horários de trabalho diferenciados, para “reduzir o número de trabalhadores em simultâneo no estabelecimento”, e manter a porta aberta para minimizar o toque no puxador. Em caso de não ser possível, deve higienizar-se o manípulo após a sua utilização.

À entrada do estabelecimento, deve haver gel e álcool e “incentivar o seu uso” através de pósteres disponíveis no site da DGS.

Os cumprimentos devem ser apenas por “aceno de cabeça ou verbalmente” e cabe ao cliente colocar os seus haveres no bengaleiro, não devendo este levar sacos de compras para o interior do espaço.

Deve ser pedido ao cliente que cumpra “a etiqueta respiratória” quando tossir ou espirrar e deve ser afixado nas casas de banho o folheto da DGS sobre a lavagem correta das mãos.

Também não pode ser oferecida comida, nem café, chá ou outra bebida e não devem existir revistas, tablet, informações escritas, etc.

“As ferramentas de diagnóstico como câmara, tablet, mostruários de cores etc. só podem ser usadas pelo profissional e devem ser desinfetadas após cada utilização”, recomenda.

O pagamento deve ser feito preferencialmente por Multibanco ou cartão de crédito e o cliente tem de usar máscara ou viseira.

Os funcionários devem usar máscara cirúrgica, óculos de proteção, ou de preferência viseiras, e o calçado e roupa são de uso exclusivo, lavada diariamente e “quando possível trocada entre clientes ou descartável”.

Devem lavar ou desinfetar frequentemente as mãos entre clientes, depois de tocar em dinheiro/cartões de crédito, entre outras situações, e não devem usar adornos.

Devem também “evitar as unhas de gel, gelinho e unhas compridas que impedem os profissionais de higienizar adequadamente as suas mãos” e não devem apresentar-se ao serviço se manifestarem sintomas sugestivos da covid-19.

Cada funcionário deve ter o seu próprio equipamento (secador e escovas, por exemplo) e descontaminá-los de forma regular e periódica e não podem partilhar utensílios entre clientes.

O documento define ainda a criação de um plano de limpeza, higienização e desinfeção que preveja “uma maior frequência para todas as superfícies”, como mesa de manicura, braços das cadeiras de cabeleireiro, interruptores, manípulos de portas, terminal de Multibanco

Escovas, tesouras, pentes, limas devem lavar-se e desinfetar-se após cada utilização, salienta.

Deverá existir no mínimo dois caixotes de lixo com tampa acionado a pedal revestido a saco de plástico, uma para os resíduos urbanos e outro para os equipamentos de proteção individual descartáveis.

“O sistema de ventilação não deve ser colocado no modo de recirculação do ar” e “em espaços fechados” devem abrir-se as portas ou janelas.

O documento adverte que, “uma vez que o vírus continua em circulação na comunidade, a retoma da atividade se não for bem acautelada poderá, devido ao aumento de exposição e contactos, expectável em face da retoma da atividade e cessação progressiva do confinamento social, aumentar a possibilidade de uma segunda onda epidémica que anulará todo o esforço já feito”.

Em Portugal, morreram 1.007 pessoas das 25.351 confirmadas como infetadas com covid-19, e há 1.647 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

RELACIONADO:

DGS corrige números total de infetados. Há mais 16 mortes por Covid-19 em Portugal

Algarve sem novos casos há 48 horas. Portugal com 1.023 mortos e 25.190 infetados

Milionário britânico voa em jato privado para casa de luxo no Algarve

ÚLTIMA HORA: Dois homens estrangeiros infetados detidos em Albufeira

Estudo prevê fim da pandemia em Portugal a 18 de julho

Voo rasante surpreende as pessoas em Tavira [Vídeo]

Casamento com cerca de 200 pessoas durante estado de emergência

“O inimigo não é o vírus, o inimigo é o outro: o de transmitir o vírus”

Diocese do Algarve coloca trabalhadores não clérigos em ‘lay-off’

Espanha desinfeta praia com lixívia e destrói o areal

Trabalhadores agrícolas de nacionalidade romena estão retidos em Castro Marim

Mais uma vítima mortal no lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime por covid-19

Há 399 crianças infetadas com menos de 10 anos em Portugal

Albufeira isenta consumidores das tarifas de água, águas residuais e resíduos

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Cão resgatado pela Associação dos Animais de Lisboa.
Animais Nacional Vídeo

“Patas completamente feridas e em sangue”: criança tenta alegadamente afogar cão bebé num lago e é alvo de queixa-crime [vídeo]

12:53 6 Julho, 2026 15:21 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Cão foi resgatado pela Associação dos Animais de Lisboa após alegadamente ter sido sujeito a maus-tratos junto a um lago na zona de Lisboa

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Veículo da GNR.
Algarve Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Idade da reforma aos 65 anos? Proposta foi ao Parlamento e há novidades

16:30 3 Julho, 2026 16:01 5 Julho, 2026 | João Luís

Proposta para permitir a reforma aos 65 anos foi discutida no Parlamento, mas acabou rejeitada. Saiba o que estava em causa

Idosa com a carteira vazia.
Economia Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Algarve Cultura Política

Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

17:20 6 Julho, 2026 17:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas dizem que o fim do Açoteia Rooftop Festival representa o abandono de um projeto com projeção internacional para Faro

Europe Direct Algarve Opinião

União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

18:25 6 Julho, 2026 18:31 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tudo leva a crer que se reforçará o paradoxo da ordem comunitária. De um lado, o sistema de checks and balances, de outro, o crescimento da desafeição emocional e da fadiga institucional"

Ciência Opinião

Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

16:12 6 Julho, 2026 16:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O ovário após a menopausa poderá não estar apenas presente, sem função aparente. Poderá estar a comunicar ativamente com o resto do organismo"

Economia Opinião

O preço dos combustíveis e a lógica do livre mercado | Por José Figueiredo Santos

09:51 6 Julho, 2026 09:53 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizem que o barril desceu. Talvez tenha descido. Mas o preço, esse, não conhece o verbo descer. É uma palavra que nunca ninguém teve a paciência de lhe ensinar"

Opinião

A ilusão do controlo: o que está verdadeiramente nas nossas mãos? | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:40 6 Julho, 2026 08:51 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Sempre que assumimos responsabilidade pela nossa resposta à vida, deixamos de ser vítimas das circunstâncias e tornamo-nos protagonistas da nossa própria história"

Algarve Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos

18:20 5 Julho, 2026 18:20 5 Julho, 2026 | João Luís

Aviso vermelho de calor mantém-se em pelo menos quatro distritos, com temperaturas muito elevadas e risco de trovoadas isoladas

Europe Direct Algarve

Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data

17:50 5 Julho, 2026 17:40 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os pequenos frascos individuais de champô, gel de banho e sabonete de hotel vão desaparecer

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 16:33 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 16:34 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Cão resgatado pela Associação dos Animais de Lisboa.
Animais, Nacional, Vídeo

“Patas completamente feridas e em sangue”: criança tenta alegadamente afogar cão bebé num lago e é alvo de queixa-crime [vídeo]

12:53 6 Julho, 2026 15:21 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Cão foi resgatado pela Associação dos Animais de Lisboa após alegadamente ter sido sujeito a maus-tratos junto a um lago na zona de Lisboa

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Veículo da GNR.
Algarve, Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Idade da reforma aos 65 anos? Proposta foi ao Parlamento e há novidades

16:30 3 Julho, 2026 16:01 5 Julho, 2026 | João Luís

Proposta para permitir a reforma aos 65 anos foi discutida no Parlamento, mas acabou rejeitada. Saiba o que estava em causa

Idosa com a carteira vazia.
Economia, Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Algarve, Cultura, Política

Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

17:20 6 Julho, 2026 17:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas dizem que o fim do Açoteia Rooftop Festival representa o abandono de um projeto com projeção internacional para Faro

Europe Direct Algarve, Opinião

União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

18:25 6 Julho, 2026 18:31 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tudo leva a crer que se reforçará o paradoxo da ordem comunitária. De um lado, o sistema de checks and balances, de outro, o crescimento da desafeição emocional e da fadiga institucional"

Ciência, Opinião

Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

16:12 6 Julho, 2026 16:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O ovário após a menopausa poderá não estar apenas presente, sem função aparente. Poderá estar a comunicar ativamente com o resto do organismo"

Economia, Opinião

O preço dos combustíveis e a lógica do livre mercado | Por José Figueiredo Santos

09:51 6 Julho, 2026 09:53 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizem que o barril desceu. Talvez tenha descido. Mas o preço, esse, não conhece o verbo descer. É uma palavra que nunca ninguém teve a paciência de lhe ensinar"

Opinião

A ilusão do controlo: o que está verdadeiramente nas nossas mãos? | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:40 6 Julho, 2026 08:51 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Sempre que assumimos responsabilidade pela nossa resposta à vida, deixamos de ser vítimas das circunstâncias e tornamo-nos protagonistas da nossa própria história"

Algarve, Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos

18:20 5 Julho, 2026 18:20 5 Julho, 2026 | João Luís

Aviso vermelho de calor mantém-se em pelo menos quatro distritos, com temperaturas muito elevadas e risco de trovoadas isoladas

Europe Direct Algarve

Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data

17:50 5 Julho, 2026 17:40 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os pequenos frascos individuais de champô, gel de banho e sabonete de hotel vão desaparecer

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 16:33 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 16:34 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Últimas Notícias

  • Vozes e músicos da região dão vida ao “Fado no Coreto” em Tavira
    Vozes e músicos da região dão vida ao “Fado no Coreto” em Tavira
  • José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia
    José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia
  • Pode haver feriado nacional se Portugal ganhar o Mundial? Saiba o que diz a lei
    Pode haver feriado nacional se Portugal ganhar o Mundial? Saiba o que diz a lei
  • Tráfico de droga, álcool e falta de carta motivam 91 detenções no Algarve
    Tráfico de droga, álcool e falta de carta motivam 91 detenções no Algarve
  • Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações
    Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

Opinião

  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
  • Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro
    Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro
  • Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte
    Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

Europe Direct Algarve

  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
  • José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia
    José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal