Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

Cabeleireiros e institutos devem ter aviso na porta sobre os condicionalismos

À entrada do estabelecimento, deve haver gel e álcool. Se existirem clientes em espera, estes devem aguardar fora do estabelecimento, com uma distância mínima de dois metros entre si

13:13 2 Maio, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O pagamento deve ser feito preferencialmente por Multibanco ou cartão de crédito e o cliente tem de usar máscara ou viseira

Os cabeleireiros, barbeiros e institutos de beleza que reabrem na segunda-feira devem afixar na porta do estabelecimento um aviso sobre os condicionalismos a que estão sujeitos devido à situação de pandemia covid-19 e só atender por marcação.

Esta é uma das várias recomendações que constam do “Documento de Compromisso do Setor”, que estabelece as regras para o reinício da atividade baseado nas orientações da Direção-Geral da Saúde e resulta de um protocolo de cooperação assinado hoje entre a DGS e a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP).

Os estabelecimentos, que têm de ter um plano de contingência para a covid-19, devem recusar a entrada de clientes que apresentem “sintomas compatíveis” com a doença e trabalhar apenas por marcação para garantir um menor número de pessoas dentro das instalações e cumprir um distanciamento de dois metros entre elas.

Se existirem clientes em espera, estes devem aguardar fora do estabelecimento, com uma distância mínima de dois metros entre si, segundo o documento-o, divulgado hoje.

Devem ser criados horários de trabalho diferenciados, para “reduzir o número de trabalhadores em simultâneo no estabelecimento”, e manter a porta aberta para minimizar o toque no puxador. Em caso de não ser possível, deve higienizar-se o manípulo após a sua utilização.

À entrada do estabelecimento, deve haver gel e álcool e “incentivar o seu uso” através de pósteres disponíveis no site da DGS.

Os cumprimentos devem ser apenas por “aceno de cabeça ou verbalmente” e cabe ao cliente colocar os seus haveres no bengaleiro, não devendo este levar sacos de compras para o interior do espaço.

Deve ser pedido ao cliente que cumpra “a etiqueta respiratória” quando tossir ou espirrar e deve ser afixado nas casas de banho o folheto da DGS sobre a lavagem correta das mãos.

Também não pode ser oferecida comida, nem café, chá ou outra bebida e não devem existir revistas, tablet, informações escritas, etc.

“As ferramentas de diagnóstico como câmara, tablet, mostruários de cores etc. só podem ser usadas pelo profissional e devem ser desinfetadas após cada utilização”, recomenda.

O pagamento deve ser feito preferencialmente por Multibanco ou cartão de crédito e o cliente tem de usar máscara ou viseira.

Os funcionários devem usar máscara cirúrgica, óculos de proteção, ou de preferência viseiras, e o calçado e roupa são de uso exclusivo, lavada diariamente e “quando possível trocada entre clientes ou descartável”.

Devem lavar ou desinfetar frequentemente as mãos entre clientes, depois de tocar em dinheiro/cartões de crédito, entre outras situações, e não devem usar adornos.

Devem também “evitar as unhas de gel, gelinho e unhas compridas que impedem os profissionais de higienizar adequadamente as suas mãos” e não devem apresentar-se ao serviço se manifestarem sintomas sugestivos da covid-19.

Cada funcionário deve ter o seu próprio equipamento (secador e escovas, por exemplo) e descontaminá-los de forma regular e periódica e não podem partilhar utensílios entre clientes.

O documento define ainda a criação de um plano de limpeza, higienização e desinfeção que preveja “uma maior frequência para todas as superfícies”, como mesa de manicura, braços das cadeiras de cabeleireiro, interruptores, manípulos de portas, terminal de Multibanco

Escovas, tesouras, pentes, limas devem lavar-se e desinfetar-se após cada utilização, salienta.

Deverá existir no mínimo dois caixotes de lixo com tampa acionado a pedal revestido a saco de plástico, uma para os resíduos urbanos e outro para os equipamentos de proteção individual descartáveis.

“O sistema de ventilação não deve ser colocado no modo de recirculação do ar” e “em espaços fechados” devem abrir-se as portas ou janelas.

O documento adverte que, “uma vez que o vírus continua em circulação na comunidade, a retoma da atividade se não for bem acautelada poderá, devido ao aumento de exposição e contactos, expectável em face da retoma da atividade e cessação progressiva do confinamento social, aumentar a possibilidade de uma segunda onda epidémica que anulará todo o esforço já feito”.

Em Portugal, morreram 1.007 pessoas das 25.351 confirmadas como infetadas com covid-19, e há 1.647 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

RELACIONADO:

DGS corrige números total de infetados. Há mais 16 mortes por Covid-19 em Portugal

Algarve sem novos casos há 48 horas. Portugal com 1.023 mortos e 25.190 infetados

Milionário britânico voa em jato privado para casa de luxo no Algarve

ÚLTIMA HORA: Dois homens estrangeiros infetados detidos em Albufeira

Estudo prevê fim da pandemia em Portugal a 18 de julho

Voo rasante surpreende as pessoas em Tavira [Vídeo]

Casamento com cerca de 200 pessoas durante estado de emergência

“O inimigo não é o vírus, o inimigo é o outro: o de transmitir o vírus”

Diocese do Algarve coloca trabalhadores não clérigos em ‘lay-off’

Espanha desinfeta praia com lixívia e destrói o areal

Trabalhadores agrícolas de nacionalidade romena estão retidos em Castro Marim

Mais uma vítima mortal no lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime por covid-19

Há 399 crianças infetadas com menos de 10 anos em Portugal

Albufeira isenta consumidores das tarifas de água, águas residuais e resíduos

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Homem com dores no peito recebe pulseira verde e morre à espera de ser atendido nas urgências

13:30 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Utente de 63 anos deslocou-se pelos próprios meios às urgências, mas caiu inanimado na sala de espera

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas

20:30 11 Julho, 2026 15:00 11 Julho, 2026 | João Luís

Portugal vai receber 12 novos radares de velocidade média, que calculam a velocidade ao longo de um troço

Algarve Edição Papel Saúde

Lusíadas reforça aposta no Algarve com hospital de 60 milhões em Faro

08:00 11 Julho, 2026 07:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve soma apostas dos Lusíadas: Vilamoura abriu em 2025 e Faro terá hospital de 60 milhões com 500 empregos previstos

Edifício das Finanças.
Algarve Nacional

Trabalhadores das Finanças estão a trabalhar com mais de 30 graus nestas repartições no Algarve

15:30 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Sindicato denuncia sistemas de climatização avariados, infiltrações, sanitários degradados e até vestígios de pragas em vários serviços públicos das Finanças.

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Vida & Lazer

Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa

21:30 11 Julho, 2026 12:47 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vegetação densa, relva alta e zonas húmidas criam o ambiente ideal para carraças

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 12:50 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Comprar um carro usado por menos de 600 euros e mantê-lo em circulação durante cerca de 15 anos sem avarias graves parece improvável, mas foi isso que aconteceu a um mecânico com mais de quatro décadas de experiência. O profissional revela agora qual foi...

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Economia Opinião

A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva

18:30 10 Julho, 2026 18:25 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Do ponto de vista da psicologia, a economia azul constitui um contexto privilegiado de desenvolvimento vocacional porque integra ciência, tecnologia, sustentabilidade, inovação, empreendedorismo e compromisso ambiental"

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Nacional

Homem com dores no peito recebe pulseira verde e morre à espera de ser atendido nas urgências

13:30 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Utente de 63 anos deslocou-se pelos próprios meios às urgências, mas caiu inanimado na sala de espera

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve, Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas

20:30 11 Julho, 2026 15:00 11 Julho, 2026 | João Luís

Portugal vai receber 12 novos radares de velocidade média, que calculam a velocidade ao longo de um troço

Algarve, Edição Papel, Saúde

Lusíadas reforça aposta no Algarve com hospital de 60 milhões em Faro

08:00 11 Julho, 2026 07:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve soma apostas dos Lusíadas: Vilamoura abriu em 2025 e Faro terá hospital de 60 milhões com 500 empregos previstos

Edifício das Finanças.
Algarve, Nacional

Trabalhadores das Finanças estão a trabalhar com mais de 30 graus nestas repartições no Algarve

15:30 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Sindicato denuncia sistemas de climatização avariados, infiltrações, sanitários degradados e até vestígios de pragas em vários serviços públicos das Finanças.

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Vida & Lazer

Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa

21:30 11 Julho, 2026 12:47 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vegetação densa, relva alta e zonas húmidas criam o ambiente ideal para carraças

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 12:50 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Comprar um carro usado por menos de 600 euros e mantê-lo em circulação durante cerca de 15 anos sem avarias graves parece improvável, mas foi isso que aconteceu a um mecânico com mais de quatro décadas de experiência. O profissional revela agora qual foi...

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Economia, Opinião

A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva

18:30 10 Julho, 2026 18:25 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Do ponto de vista da psicologia, a economia azul constitui um contexto privilegiado de desenvolvimento vocacional porque integra ciência, tecnologia, sustentabilidade, inovação, empreendedorismo e compromisso ambiental"

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal
    Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal
  • Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa
    Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa
  • Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas
    Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas
  • Separação, divórcio ou partilhas? Saiba como desvincular alguém do crédito habitação
    Separação, divórcio ou partilhas? Saiba como desvincular alguém do crédito habitação
  • Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina
    Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

Opinião

  • Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
    Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
  • O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
    O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
  • A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
    A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva

Europe Direct Algarve

  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
  • Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
    Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal