Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

Diocese do Algarve coloca trabalhadores não clérigos em ‘lay-off’

Adotado para os trabalhadores do Centro Pastoral de Ferragudo, em Lagoa, da Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral, em Armação de Pêra, da loja de artigos religiosos de Faro, do Museu da Casa Episcopal e do Seminário de São José, também em Faro

12:08 30 Abril, 2020
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
As dificuldades financeiras afetam todas as paróquias do Algarve, mas sobretudo aquelas “que se situam em zonas geograficamente deprimidas, como a serra”

A Diocese do Algarve revelou hoje ter colocado em ‘lay-off’ vários trabalhadores não clérigos devido à quebra de receitas motivada pela suspensão de atividades de culto, em virtude da covid-19, medida que não abrange membros do clero.

“Esta medida não abrange nenhum elemento da hierarquia da Igreja, apenas os trabalhadores das fábricas das igrejas”, como é o caso de secretários paroquiais ou funcionários de museus, disse à Lusa o padre Miguel Neto, do Gabinete de Informação da Diocese do Algarve (GIDALG).

O regime de ‘lay-off’ foi adotado para os trabalhadores do Centro Pastoral de Ferragudo, em Lagoa, da Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral, em Armação de Pêra, da loja de artigos religiosos de Faro, do Museu da Casa Episcopal e do Seminário de São José, também em Faro, exemplificou.

Admitindo que poderão vir a ser abrangidos, também, os funcionários dos cartórios paroquiais, a mesma fonte sublinhou que a medida “não parece ser aplicável aos párocos e outros sacerdotes, pois não têm propriamente um contrato de trabalho”.

Segundo o pároco, “a missão do padre continua a existir” e nem se pode dizer que os padres “deixam de trabalhar”, pois apesar da suspensão das celebrações comunitárias, “os sacerdotes continuam a celebrar em privado, já para não falar das exéquias e outras celebrações e atividades”.

As dificuldades financeiras afetam todas as paróquias do Algarve, mas sobretudo aquelas “que se situam em zonas geograficamente deprimidas, como a serra”, refere, assumindo que “pouco pode ser feito para obviar” a quebra de receitas.

“Não havendo reuniões de fiéis, ou estando os museus e outros centros de atividades encerrados, não se podem realizar coletas. Alguns fiéis mais conscientes enviam por transferência bancária as suas ofertas”, realçou.

Tal como no resto do país, os fiéis acompanham diariamente celebrações e momentos de oração através da Internet, que lhes são preparados pelos sacerdotes e pelo bispo diocesano, participando, também, nas exéquias de familiares muito próximos.

A Diocese do Algarve prevê que em “meados de maio ou princípio de junho” se possam retomar as celebrações comunitárias, com entradas controladas, encaminhamento para lugares previamente marcados e outros condicionalismos.

“Os próximos meses serão também economicamente difíceis para a região do Algarve, que conhece quebras no turismo muito acentuadas e cuja retoma pode ser complicada e demorada e isso é para a Igreja uma grande preocupação, pois o desemprego dos algarvios vai trazer novas fragilidades sociais”, concluiu.

Portugal contabiliza 973 mortos associados à covid-19 em 24.505 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado na quarta-feira.

O país vai terminar no sábado, 02 de maio, o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo deverá anunciar hoje as medidas para continuar a combater a pandemia.

Devido ao fim de semana prolongado, o Governo decretou, entretanto, a proibição de deslocações entre concelhos de 01 a 03 de maio.

RELACIONADO:

ÚLTIMA HORA: Dois homens estrangeiros infetados detidos em Albufeira

Algarve regista mais 1 caso. Portugal com 989 mortos e 25.045 infetados

Estudo prevê fim da pandemia em Portugal a 18 de julho

Voo rasante surpreende as pessoas em Tavira [Vídeo]

Casamento com cerca de 200 pessoas durante estado de emergência

“O inimigo não é o vírus, o inimigo é o outro: o de transmitir o vírus”

Espanha desinfeta praia com lixívia e destrói o areal

Trabalhadores agrícolas de nacionalidade romena estão retidos em Castro Marim

Mais uma vítima mortal no lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime por covid-19

Há 399 crianças infetadas com menos de 10 anos em Portugal

Albufeira isenta consumidores das tarifas de água, águas residuais e resíduos

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve Cultura

Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando

16:22 5 Novembro, 2026 16:26 5 Novembro, 2026

Artistas portugueses e espanhóis levam a arte às ruas de Alcoutim, nos dias 13 e 14 de novembro, com esculturas, videomapping e teatro junto ao Guadiana

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Praia de Cabanas de Tavira.
Algarve Vida & Lazer

Férias de “nota 10”? Revista espanhola aponta cinco razões para escolher o Algarve

18:30 5 Novembro, 2026 16:30 5 Novembro, 2026

Uma revista espanhola reuniu cinco razões para visitar o Algarve. O clima, as praias e a oferta de lazer estão entre os argumentos apresentados

Algarve Cultura Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Algarve Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Barcelona. Crédito: Freepik
Economia Europa

Rendas baixaram em Barcelona, mas há menos casas? Afinal, o que está a acontecer?

09:50 4 Novembro, 2026 11:42 4 Novembro, 2026

As rendas baixaram em Barcelona, mas a oferta caiu? Saiba o que revelam os dados oficiais e os estudos sobre os efeitos dos limites ao arrendamento

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Europe Direct Algarve

Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos

16:55 4 Novembro, 2026 16:53 4 Novembro, 2026

Investimento aprovado no âmbito do ALGARVE 2030 pretende modernizar as redes de abastecimento e reduzir o desperdício de água através da tecnologia

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve, Cultura

Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando

16:22 5 Novembro, 2026 16:26 5 Novembro, 2026

Artistas portugueses e espanhóis levam a arte às ruas de Alcoutim, nos dias 13 e 14 de novembro, com esculturas, videomapping e teatro junto ao Guadiana

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Praia de Cabanas de Tavira.
Algarve, Vida & Lazer

Férias de “nota 10”? Revista espanhola aponta cinco razões para escolher o Algarve

18:30 5 Novembro, 2026 16:30 5 Novembro, 2026

Uma revista espanhola reuniu cinco razões para visitar o Algarve. O clima, as praias e a oferta de lazer estão entre os argumentos apresentados

Algarve, Cultura, Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião, Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Algarve, Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Barcelona. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Rendas baixaram em Barcelona, mas há menos casas? Afinal, o que está a acontecer?

09:50 4 Novembro, 2026 11:42 4 Novembro, 2026

As rendas baixaram em Barcelona, mas a oferta caiu? Saiba o que revelam os dados oficiais e os estudos sobre os efeitos dos limites ao arrendamento

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Europe Direct Algarve

Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos

16:55 4 Novembro, 2026 16:53 4 Novembro, 2026

Investimento aprovado no âmbito do ALGARVE 2030 pretende modernizar as redes de abastecimento e reduzir o desperdício de água através da tecnologia

Últimas Notícias

  • Diretor da urgência de Portimão substituído e hospital afasta ligação à morte de idoso
    Diretor da urgência de Portimão substituído e hospital afasta ligação à morte de idoso
  • Morte de idoso após longa espera na urgência de Portimão motiva inquérito da ULS do Algarve e da IGAS
    Morte de idoso após longa espera na urgência de Portimão motiva inquérito da ULS do Algarve e da IGAS
  • São Brás de Alportel prepara novos investimentos na habitação, saúde e educação
    São Brás de Alportel prepara novos investimentos na habitação, saúde e educação
  • Férias de “nota 10”? Revista espanhola aponta cinco razões para escolher o Algarve
    Férias de “nota 10”? Revista espanhola aponta cinco razões para escolher o Algarve
  • Hilton Vilamoura celebra Natal com sabores tradicionais e réveillon inspirado na Rota da Seda
    Hilton Vilamoura celebra Natal com sabores tradicionais e réveillon inspirado na Rota da Seda

Opinião

  • História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
  • A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
    A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal