Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

Afinal, Costa remete para 5.ª feira decisão sobre eventual encerramento de escolas

Depois do primeiro-ministro ter deixado “completamente suspenso” o país durante mais de 24 horas, só hoje à noite, depois de ter jantado em Berlim, disse que a decisão do eventual encerramento da escolas era tomada amanhã

22:59 11 Março, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
António Costa só falou aos jornalistas depois de um jantar com Angela Merkel na Chancelaria Federal, em Berlim

O primeiro-ministro, António Costa, remeteu para quinta-feira uma eventual decisão sobre o encerramento de escolas em Portugal, devido à pandemia de Covid-19.

“Haverá a decisão do Conselho Nacional de Saúde Pública, amanhã [quinta-feira] de manhã temos uma reunião do Conselho de Ministros e nessa altura serão adotadas as orientações que tivermos de adotar”, declarou António Costa.

O chefe do Governo português falou aos jornalistas depois de um jantar com Angela Merkel na Chancelaria Federal, em Berlim, em que se abordou, também, a situação do novo coronavírus.

Entretanto, o país ficou “suspenso”, o dia todo de hoje, com pais, mães, filhos, educadores e profissionais de ensino que aguardavam a qualquer momento a decisão governamental do encerramento total ou não das escolas portuguesas.

António Costa defendeu a importância de o sistema político “ter a humildade de ouvir os técnicos e agir em função daquilo que é o aconselhamento técnico.”

Ainda sobre o eventual fecho dos estabelecimentos de ensino, o chefe do executivo assegurou que “esta noite não vai ser seguramente decretado nada”, destacando que a decisão de encerrar ou não escolas não se prende com o impacto que essas medidas possam ter na economia.

Entre outras considerações, dentro do politicamente mais correto, mas sem qualquer profundidade maior e de relevo disse que “não podemos condicionar, por razões orçamentais ou por razões económicas, qualquer decisão que tenha a ver com a saúde das pessoas. A máxima prioridade é responder às necessidades de prevenção e à cura das pessoas infetadas”.

Sobre a doença Covid-19, Costa ainda voltou a dizer o óbvio ao reconhecer que “é um tema que concentra a atenção de todos”.

“É uma ameaça global e todos temos de dar o nosso melhor para a controlar”, adiantou ainda.

Conselho de Saúde remete encerramento de escolas para as autoridades

Entretanto, o Conselho Nacional de Saúde Pública recomendou hoje que só devem ser encerradas escolas públicas ou privadas por determinação das autoridades de saúde, anunciou Jorge Torgal, membro do conselho, após uma reunião deste órgão consultivo do Governo.

Em conferência de imprensa conjunta, em Lisboa, após várias horas de reunião, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, considerou que esta recomendação “faz sentido” e que o encerramento de escolas será feito de forma casuística “analisando o risco, caso a caso, situação a situação”.

RELACIONADO:

Há mais dois casos no Algarve, já são cinco pessoas contagiadas por coronavírus

ÚLTIMA HORA: Há um terceiro caso de coronavírus no Algarve

Covid-19: Espanha com 47 mortos e 2002 casos positivos

Pena até cinco anos de prisão para quem furar quarentena

Covid-19: Lista de serviços e espaços encerrados ou condicionados em Portugal (atualizada)

Fecho de escolas decidido hoje. Saúde Pública reúne-se para discutir medidas de contenção

Covid-19: Governo admite fechar fronteiras e impor quarentena forçada

Lojas e restaurantes chineses fecham para férias por quebra de negócios

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Algarve Desporto Edição Papel Nacional

Miguel Nascimento recorda salto do Algarve para o desporto profissional

10:00 4 Outubro, 2026 09:51 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Com 66 títulos nacionais e 122 pódios, nadador que cresceu no Algarve destaca o papel decisivo do Centro de Alto Rendimento de Rio Maior na sua carreira

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais

Atenção, ‘pais’ de cães e gatos: estas 8 plantas comuns em casa podem ser perigosas para os animais

09:00 4 Outubro, 2026 06:06 2 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Há plantas que podem provocar intoxicações em cães e gatos. Algumas situações exigem assistência veterinária rápida

Auto Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

07:00 4 Outubro, 2026 07:25 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Depois da instabilidade registada no sábado, uma gota fria ganha força em Portugal continental, com mais chuva e trovoada nestas regiões

Cultura Edição Papel Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Algarve Edição Papel

Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos

08:00 4 Outubro, 2026 19:24 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Nacional Vida & Lazer

Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa

17:50 3 Outubro, 2026 13:55 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Homens com menos de 1,82 metros e mulheres abaixo de 1,72 não cumprem os requisitos para entrar nesta festa em Lisboa

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve Edição Papel Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Algarve, Desporto, Edição Papel, Nacional

Miguel Nascimento recorda salto do Algarve para o desporto profissional

10:00 4 Outubro, 2026 09:51 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Com 66 títulos nacionais e 122 pódios, nadador que cresceu no Algarve destaca o papel decisivo do Centro de Alto Rendimento de Rio Maior na sua carreira

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais

Atenção, ‘pais’ de cães e gatos: estas 8 plantas comuns em casa podem ser perigosas para os animais

09:00 4 Outubro, 2026 06:06 2 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Há plantas que podem provocar intoxicações em cães e gatos. Algumas situações exigem assistência veterinária rápida

Auto, Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

07:00 4 Outubro, 2026 07:25 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Depois da instabilidade registada no sábado, uma gota fria ganha força em Portugal continental, com mais chuva e trovoada nestas regiões

Cultura, Edição Papel, Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Algarve, Edição Papel

Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos

08:00 4 Outubro, 2026 19:24 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Nacional, Vida & Lazer

Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa

17:50 3 Outubro, 2026 13:55 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Homens com menos de 1,82 metros e mulheres abaixo de 1,72 não cumprem os requisitos para entrar nesta festa em Lisboa

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve, Edição Papel, Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Últimas Notícias

  • Miguel Nascimento recorda salto do Algarve para o desporto profissional
    Miguel Nascimento recorda salto do Algarve para o desporto profissional
  • Atenção, ‘pais’ de cães e gatos: estas 8 plantas comuns em casa podem ser perigosas para os animais
    Atenção, ‘pais’ de cães e gatos: estas 8 plantas comuns em casa podem ser perigosas para os animais
  • Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos
    Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos
  • Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)
    Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)
  • Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais
    Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

Opinião

  • Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
  • O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
    O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal