O Serviço de Veterinária do município de Pombal detetou uma doença felina grave, altamente contagiosa e mortal, provocada por um parvovírus, que está a matar vários gatos desde a semana passada.
Trata-se de Panleucopénia felina, uma doença viral que provoca sintomas como diarreia, anemia, falta de coordenação motora e febre.
O alerta foi dado no dia 6 de janeiro, quando o Serviço Veterinário de Pombal foi chamado a retirar os cadáveres de dois gatos de um telhado e um outro felino, ainda com vida, mas prostrado e com dificuldades respiratórias.
O animal foi submetido a análises que acabariam por dar positivo para a Panleucopénia felina, uma patologia provocada por um parvovírus, semelhante ao parvovírus canino, e que é altamente contagiosa e mortal.
De acordo com o comunicado emitido pelo município, foram entregues jaulas aos moradores do local para a recolha de outros animais que “pudessem, eventualmente, deambular por ali e que não tenham detentor”.
O Serviço Veterinário de Pombal deixa ainda um alerta para que quem tem gatos não os deixe sair de casa, para que não corram o risco de contrair o vírus.
As autoridades estão a investigar.
“Desde o conhecimento da situação, o Serviço de Veterinária do Município de Pombal tem estado a colaborar com as autoridades na respetiva investigação, nomeadamente no esclarecimento de quaisquer dúvidas que possam ser levantadas sobre o ocorrido.”
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL