Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Política, Saúde

Última aula a Costa: confinamento gradual falhou, é preciso mais testagem avisa Carmo Gomes

Na reunião do Infarmed, o especialista Manuel Carmo Gomes alertou que medidas graduais não servem, é preciso ter capacidade de testagem muito maior e critérios claros para fechar e desconfinar. Foi a sua última participação nas reuniões do Infarmed, mas rejeita que as suas críticas “tenham uma leitura política”

19:35 9 Fevereiro, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Depois das críticas, o especialista Manuel Carmo Gomes pediu para sair das reuniões do Infarmed

Manuel Carmo Gomes, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, começou por apresentar a evolução das taxas de incidência por faixa etária – mostrando como o risco aumentou em janeiro (mais na faixa dos 18 a 24 anos e acima dos 80, também dos 13 aos 17) – na sua intervenção esta terça-feira durante a reunião do Infarmed. Mas seguiu com um puxão de orelhas ao poder político, a quem disse que as medidas tomadas foram erradas (por serem graduais e tardias).

O especialista rejeita que as críticas “tenham uma leitura política”, segundo afirmou ao Expresso. “Não quero que seja explorado politicamente, até porque respeito muito quem tem de tomar decisões. Mas acho que é minha obrigação dar um passo atrás porque a situação atual não se pode repetir”, afirma. “É a maior crise de saúde pública dos últimos 100 anos, qualquer que seja a métrica usada.”

Por sua iniciativa, Manuel Carmo Gomes deixará de fazer estas apresentações nas reuniões no Infarmed, como tem feito desde o início. Mas ofereceu-se à ministra da Saúde para estar presente e tirar dúvidas ou responder a perguntas nas próximas reuniões. “Pedi que me dispensassem de fazer estas apresentações quinzenais por falta de tempo, mas continuarei a estar disponível e até estar presente se for necessário”, afirma Carmo Gomes, que é também membro da comissão de vacinação.

JANEIRO “FOI MUITO MAU”

Na sua apresentação desta terça-feira, começou por lembrar que só a partir de 22 janeiro, “uma semana depois do confinamento leve, houve descida suave das taxas de incidência dos casos – embora ainda com mais casos”, explicou. “Se nos mantivéssemos neste tipo de confinamento iríamos ter um pico mais longe e mais alto. As medidas mais restritivas foram decisivas.”

A velocidade dos novos casos começou a descer a 30 de janeiro, disse o especialista. Agora, a evolução da curva epidémica já mostra uma descida. Mas “atenção”, acrescentou: com a descida do R “é preciso cuidado: depois de descer tem tendência a estabilizar, o nível de casos vai ainda descer, mas a velocidade dessa descida pode ser menor”.

Agora, Manuel Carmo Gomes acredita que vamos ter uma redução a metade dos número de novos casos “para 3000/dia em duas semanas“.

O especialistas volta ao que aconteceu no Natal, para mostrar como o indicador era enganador: houve “uma anomalia, o R desceu, quando houve aumento da incidência”. E aponta para outro indicador mais apropriado para medir o grau de risco: a percentagem de testes positivos: em janeiro “a percentagem de testes positivos foi muito alta, chegámos a atingir 20%, as entidades recomendam 5%”. Agora sim, “houve recuperação notável: o número de testes a subir com a incidência já a descer”.

“Janeiro foi muito mau”, insiste Manuel Carmo Gomes, desafiando os políticos, que têm de tomar as decisões: “Acho que é minha obrigação, como especialista, fazer uma reflexão sobre estratégia e o que podemos fazer melhor, para evitar chegar à situação de janeiro”.

E continuou: “A forma como temos vindo a lidar com a epidemia consiste em ler indicadores que chegam com 7 dias de atraso, adotar medidas em resposta, esperar uma semana ou até 15 dias para ver o resultado das medidas, que normalmente não são suficientes. E continuamos nisto. O que acontece é que a partir de certa altura não conseguimos controlar o vírus. E a sociedade começa a dividir-se, é o resultado de andarmos atrás da epidemia”.

Carmo Gomes propõe, assim, “uma postura completamente diferente”.

Na sua apresentação no Infarmed, exibiu um gráfico que mostrou naquele mesmo local, no fim março, precisamente “na segunda reunião do Infarmed”, gráfico onde alertava para a capacidade de propagação exponencial deste vírus – “e contra-intuitivo”.

“Durante um mês temos a sensação de uma evolução linear, que conseguimos ter a situação sob controlo. A partir de determinada altura o número de casos explode. Fomos para o Natal assim, e com um descuido de apenas 5 dias, chegámos a 12 mil casos em apenas seis semanas. Atenção, agora temos variantes com maior transmissibilidade” (em que o R pode passar de 1 para 1,4), alertou.

O especialista ainda voltou atrás no tempo, para ilustrar o alerta: “Em setembro estávamos com R acima de 1. Depois tivemos uma subida em outubro e um pico em novembro. Tivemos uma estratégia de sucessivamente ir adotando medidas graduais, sem conseguir travar de forma definitiva a epidemia”.

Foi assim, defendeu, que chegámos ao Natal com R acima de 1. Na reunião do Infarmed de início de janeiro, Carmo Gomes avisou que a situação era de alerta máximo. O Governo acabou por decretar um confinamento leve, sem fechar as escolas. “No meu entender, medidas não foram suficiente fortes”, disse agora.

Assim, a “resposta gradual é insuficiente. Precisamos de ter uma resposta agressiva guiada por critérios objetivos. Se ultrapassarem linhas vermelhas, temos de tomar medidas logo”, agressivas, acrescentou.

DINAMARCA FOI CASO EXEMPLAR

Assim, e recorrendo a um grupo de 871 cientistas europeus que tem recomendado isto mesmo aos governos, Carmo Gomes deu a pauta de recomendações – reforçadas pela “preocupação com as variantes”, que julga recomendarem “uma ainda mais premente mudança de estratégia”.

O caso exemplo foi o da Dinamarca. E o que mostrou Carmo Gomes que fez a Dinamarca? “Quando o número de casos começou a subir, respondeu com um aumento brutal da testagem. O resultado é que se em Portugal andamos atrás na incidência, a Dinamarca conseguiu manter a percentagem de testes positivos relativamente baixa.”

O vírus comporta-se como uma mola, acrescentou. “O problema é: como retiramos a mão da mola? A resposta é a testagem: se estivermos a retirar a mola com um pé, pomos na mola um peso igual para a mola não saltar. É esse o papel que a testagem tem.”

Para concluir: “Como vamos sair deste confinamento? Com um aumento muito grande de testagem”. E com linhas vermelhas que obrigam o Governo a pôr em campo esse reforço grande de testagem:

“As linhas vermelhas são termos um R que não ultrapassa 1,1 (duplica em 7 dias com nova variante); uma percentagem de testes positivos que não permita positividade de 10% (idealmente 5%); e uma incidência que não ultrapassa a capacidade de gerir doentes covid e não covid – sugiro os 2000 casos por dia, 1500 pessoas hospitalizadas, 200 em UCI.”

Estes critérios são muito objetivos e “devem ser publicitados”, defendeu ainda. “Precisamos de regras claras sobre quando devemos confinar e podemos desconfinar – e estamos ainda longe disso, na minha opinião. Se esses critérios forem publicitados as pessoas percebem.”

A ideia de reforço em massa da testagem permite cumprir este objetivo: “Não é fácil tomar medidas muito fortes, nomeadamente um confinamento, excepto a testagem, que permite reduzir o tempo de contaminação, apanhando as pessoas ainda antes de terem sintomas. E isto sem submeter o país a uma situação como a que temos agora. “Tudo sem permitir muito que a curva suba. E ganhar tempo para vacinar o maior número possível de pessoas”, os 1,4 milhões de alto risco que estão na primeira prioridade de vacinação.

No final da palestra, percebeu-se que foi a sua última naquele palco: Manuel Carlos Gomes pediu ao governo para sair das reuniões do Infarmed, onde marca presença desde o seu arranque, em março de 2020. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro na reunião, mas publicitado pelo deputado do PSD, Ricardo Baptista Leite.

O especialista pediu isto por estar em muitas frentes neste combate, como seja na comissão de vacinação – e elaborando vários estudos sobre a evolução e resposta à pandemia, disse a ministra da Saúde no final da reunião, elogiando o seu contributo.

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 18:40 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Sara Anselmo morre aos 37 anos. Reprodução redes sociais
Algarve

Morreu Sara Anselmo, profissional de fitness de Albufeira, aos 37 anos

15:30 3 Setembro, 2026 17:11 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Profissional de fitness e mãe de um menino, Sara Anselmo morreu a 2 de setembro, três meses depois de completar 37 anos

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: estas regiões estão na ‘mira’ do mau tempo neste dia

16:00 3 Setembro, 2026 00:00 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

O IPMA prevê chuva e trovoada em algumas regiões, num período marcado também por nebulosidade, vento e poeiras em suspensão

João Neves a festejar o golo.
Algarve Europa Nacional

Tavirense João Neves chegou ao treino do PSG numa modesta carrinha branca: motivo está a emocionar os adeptos

13:10 3 Setembro, 2026 13:11 3 Setembro, 2026 | João Luís

O tavirense João Neves surpreendeu ao chegar ao treino do PSG numa modesta carrinha branca: explicação está a gerar elogios entre os adeptos

Mónica Isabel Beach Club.
Algarve

Vem aí a época baixa: neste hotel no Algarve junto à praia uma noite em regime de “Tudo Incluído” custa 60€ por pessoa nesta data

17:50 3 Setembro, 2026 15:58 3 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há um hotel junto à praia em Albufeira onde uma noite em regime de “Tudo Incluído” pode custar 60 euros por pessoa

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Primark ‘reforça’ expansão e já abriu nova loja em Portugal: conheça a sua localização

12:50 3 Setembro, 2026 12:35 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Uma nova loja Primark abriu em Portugal, numa localização que passa agora a integrar a rede da marca no país

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Tech

Fabricantes avisam: não faça isto à máquina de lavar roupa logo depois de utilizá-la

20:30 3 Setembro, 2026 18:30 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Prática comum com a máquina de lavar roupa pode provocar danos permanentes no eletrodoméstico se for feita de forma exagerada, de acordo com fabricantes

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Segurança Social exige a reformado devolver 5.538 euros da pensão após vender a casa: tribunal anula decisão por este motivo

19:30 3 Setembro, 2026 19:08 2 Setembro, 2026 | João Luís

A Segurança Social espanhola exigiu a um reformado a devolução de 5.538 euros depois de este vender a casa, mas o tribunal anulou a cobrança

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 18:40 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Sara Anselmo morre aos 37 anos. Reprodução redes sociais
Algarve

Morreu Sara Anselmo, profissional de fitness de Albufeira, aos 37 anos

15:30 3 Setembro, 2026 17:11 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Profissional de fitness e mãe de um menino, Sara Anselmo morreu a 2 de setembro, três meses depois de completar 37 anos

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: estas regiões estão na ‘mira’ do mau tempo neste dia

16:00 3 Setembro, 2026 00:00 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

O IPMA prevê chuva e trovoada em algumas regiões, num período marcado também por nebulosidade, vento e poeiras em suspensão

João Neves a festejar o golo.
Algarve, Europa, Nacional

Tavirense João Neves chegou ao treino do PSG numa modesta carrinha branca: motivo está a emocionar os adeptos

13:10 3 Setembro, 2026 13:11 3 Setembro, 2026 | João Luís

O tavirense João Neves surpreendeu ao chegar ao treino do PSG numa modesta carrinha branca: explicação está a gerar elogios entre os adeptos

Mónica Isabel Beach Club.
Algarve

Vem aí a época baixa: neste hotel no Algarve junto à praia uma noite em regime de “Tudo Incluído” custa 60€ por pessoa nesta data

17:50 3 Setembro, 2026 15:58 3 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há um hotel junto à praia em Albufeira onde uma noite em regime de “Tudo Incluído” pode custar 60 euros por pessoa

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Primark ‘reforça’ expansão e já abriu nova loja em Portugal: conheça a sua localização

12:50 3 Setembro, 2026 12:35 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Uma nova loja Primark abriu em Portugal, numa localização que passa agora a integrar a rede da marca no país

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Tech

Fabricantes avisam: não faça isto à máquina de lavar roupa logo depois de utilizá-la

20:30 3 Setembro, 2026 18:30 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Prática comum com a máquina de lavar roupa pode provocar danos permanentes no eletrodoméstico se for feita de forma exagerada, de acordo com fabricantes

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Segurança Social exige a reformado devolver 5.538 euros da pensão após vender a casa: tribunal anula decisão por este motivo

19:30 3 Setembro, 2026 19:08 2 Setembro, 2026 | João Luís

A Segurança Social espanhola exigiu a um reformado a devolução de 5.538 euros depois de este vender a casa, mas o tribunal anulou a cobrança

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Últimas Notícias

  • Fabricantes avisam: não faça isto à máquina de lavar roupa logo depois de utilizá-la
    Fabricantes avisam: não faça isto à máquina de lavar roupa logo depois de utilizá-la
  • “Qualquer dia temos mais imigrantes que pessoas”: frase de André Ventura está a ‘dar que falar’ nas redes sociais
    “Qualquer dia temos mais imigrantes que pessoas”: frase de André Ventura está a ‘dar que falar’ nas redes sociais
  • Conheça a planta muito utilizada na comida que cultivada num vaso afasta os mosquitos
    Conheça a planta muito utilizada na comida que cultivada num vaso afasta os mosquitos
  • Segurança Social exige a reformado devolver 5.538 euros da pensão após vender a casa: tribunal anula decisão por este motivo
    Segurança Social exige a reformado devolver 5.538 euros da pensão após vender a casa: tribunal anula decisão por este motivo
  • Existe um tipo de conta bancária à ordem em Portugal cuja manutenção custa apenas 5 euros por ano e ‘todos’ podem ter direito
    Existe um tipo de conta bancária à ordem em Portugal cuja manutenção custa apenas 5 euros por ano e ‘todos’ podem ter direito

Opinião

  • O cansaço do povo | Por José Figueiredo Santos
    O cansaço do povo | Por José Figueiredo Santos
  • A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
    A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
  • Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
    Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção

Europe Direct Algarve

  • Agora é mesmo oficial: UE aprova novas regras para compras online e há novas taxas a caminho
    Agora é mesmo oficial: UE aprova novas regras para compras online e há novas taxas a caminho
  • Prémio LUX 2026 chega a Tavira com sessão acessível do filme “Surda”
    Prémio LUX 2026 chega a Tavira com sessão acessível do filme “Surda”
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento