Depois de ter passado pelas principais regiões de Portugal Continental, o estudo PORTHOS sobre insuficiência cardíaca chega agora a Silves e Lagos, onde se espera a participação de cerca de 246 utentes do Sistema Nacional de Saúde.
O objetivo do PORTuguese Heart failure Observational Study (PORTHOS) ou, em português, Estudo Epidemiológico sobre Insuficiência Cardíaca na População Portuguesa, passa por conhecer o número de pessoas (prevalência) que sofrem de insuficiência cardíaca em Portugal e caracterizá-las, já que os últimos dados datam de há mais de vinte anos.
O estudo, promovido pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia e pela AstraZeneca, em parceria com a Nova Medical School, vai avaliar uma amostra representativa da população portuguesa (5.616 participantes), com residência em Portugal Continental e idade igual ou superior a 50 anos.
“Depois de contactados telefonicamente, os utentes que aceitarem participar no estudo serão convidados a deslocar-se a uma unidade móvel, instalada num camião, devidamente equipado com meios técnicos e humanos, onde se vão realizar alguns exames médicos, desde a colheita de sangue a exames, como o eletrocardiograma e o ecocardiograma”, explicam os promotores da iniciativa em comunicado.
“Os resultados do estudo PORTHOS irão aumentar o conhecimento e informação sobre o impacto desta doença em Portugal e, consequentemente, permitir uma definição de políticas de saúde capazes de colmatar as necessidades reais existentes”, concluem.
Leia também: Fármaco dado na primeira hora reduz risco de morte de doentes com insuficiência cardíaca