Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Portugal está entre os países mais atrasados da UE na primeira dose da vacina

Portugal já recebeu 338.290 doses de vacinas contra a covid-19, tendo administrado 166.658 para a primeira dosagem e têm-se registado polémicas sobre vacinação fora dos grupos prioritários

13:55 1 Fevereiro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Mais de 8,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram administradas na União Europeia (UE) desde o início da vacinação, tendo Portugal das percentagem mais baixas no que toca à primeira dose, segundo dados hoje divulgados.

Em causa está um sistema de monitorização ‘online’ hoje publicado pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla inglesa), tendo como base a informação atualizada dada àquela agência europeia pelos países, que revela que até hoje foram administradas 8.230.414 vacinas contra a covid-19 na UE e no Espaço Económico Europeu.

No que toca a Portugal, o país tem das percentagens mais baixas relativamente à administração da primeira dose, ao fixar-se nos 1,6%, apenas superado pelos Países Baixos (1,5%), Letónia (1,1%), Chipre (0,9%) e Eslováquia (0,5%). Para a Dinamarca não é apresentada qualquer percentagem.

Segundo os dados do ECDC, Portugal já recebeu 338.290 doses de vacinas contra a covid-19, tendo administrado 166.658 para a primeira dosagem, isto tendo de novo por base a informação prestada à agência europeia (os países apenas têm obrigação de notificar a estrutura a cada 15 dias).

Numa informação publicada há uma semana pela Direção-Geral de Saúde nas redes sociais, era indicado que tinham sido, até essa data, administradas 249.891 vacinas em Portugal, número que incluiria a primeira e a segunda dose.

Nos dados hoje publicados pelo ECDC, a liderar a lista de países mais avançados na primeira dose da vacinação contra o SARS-CoV-2 está a Irlanda (11,5%), Islândia (3,8%), Malta (3,7%), Finlândia (3,1%), Eslovénia (3%) e Polónia (3%).

De momento, estão a ser administradas na UE as vacinas da Pfizer-BioNtech, que está a ser utilizada desde final de dezembro passado, e a da Moderna, em uso desde meados deste mês no espaço comunitário, ambas assentes na tecnologia do ARN mensageiro.

No final da semana passada, o regulador europeu deu ‘luz verde’ à vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca com a Universidade de Oxford, que está envolta em polémica devido aos problemas de fornecimento.

Em Portugal, têm-se também registado polémicas sobre vacinação fora dos grupos prioritários.

Em comunicado, a diretora do ECDC, Andrea Ammon, observa que este instrumento hoje divulgado para rastrear vacinas permite uma “visão quase em direto do progresso da vacinação na Europa”.

“As campanhas de vacinação não devem ser vistas apenas como uma corrida para os maiores números à velocidade mais rápida [já que] à medida que o lançamento avança, as estratégias de vacinação terão de ser flexíveis e adaptáveis”, vinca Andrea Ammon, apelando a uma notificação mais frequente por parte dos países.


► Presidente de Portimão vacinada como “condição necessária” para voluntariado em hospital

► PSP instaura processo disciplinar a agente que fez festa de aniversário

► Vacinação: Jorge Botelho e Margarida Flores desmentem bastonária dos enfermeiros da acusação de favorecimento

► Estado de emergência até ao verão admite Marcelo ao Expresso

► Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Faro em casa com Covid

► Festa ilegal em Vilamoura junta mais de 20 pessoas em vivenda

► CITEVE alerta que máscaras FFP2 têm “um conjunto de problemas”

► As duas semanas serão as piores da epidemia covid

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 18:01 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

Algarve Cultura

Folclore do Algarve viaja até Itália pelas mãos do Grupo Folclórico de Faro

08:40 7 Julho, 2026 08:41 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival reúne grupos do Peru, Argentina, Portugal e várias regiões italianas, promovendo intercâmbio cultural

Rua da Oura. Crédito: Lusa
Algarve

Fiscalização em Albufeira termina com apreensão de cigarros eletrónicos e nicotina ilegais

07:00 7 Julho, 2026 06:48 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

GNR apreendeu 818 cigarros eletrónicos e 860 bolsas de nicotina em estabelecimentos comerciais de Albufeira

Idosa com a carteira vazia.
Economia Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Europe Direct Algarve Opinião

40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

08:10 7 Julho, 2026 07:56 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A História tem demonstrado que é nos momentos de crise que a Europa encontra a janela de oportunidade para os maiores avanços"

Algarve Cultura

Causa Pública promove debate sobre património edificado em Faro

08:20 7 Julho, 2026 08:10 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro junta especialistas de várias áreas para refletir sobre preservação, memória urbana e valorização patrimonial

Veículo da GNR.
Algarve Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Portuguesa detida em Bali.
Nacional

“Não levo comigo revolta”: psicóloga detida em Bali com 50 munições está de volta a Portugal e em liberdade

06:20 7 Julho, 2026 16:13 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Psicóloga portuguesa detida em Bali por transportar munições na bagagem regressou a Portugal e encontra-se em liberdade

Tempo

O calor não vai dar tréguas: modelo europeu deixa Portugal a vermelho em julho

06:30 7 Julho, 2026 15:07 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois da primeira onda de calor do verão, o modelo europeu aponta para temperaturas acima da média durante o resto de julho

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Ciência Opinião

Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

16:12 6 Julho, 2026 16:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O ovário após a menopausa poderá não estar apenas presente, sem função aparente. Poderá estar a comunicar ativamente com o resto do organismo"

Europe Direct Algarve Opinião

União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

18:25 6 Julho, 2026 18:31 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tudo leva a crer que se reforçará o paradoxo da ordem comunitária. De um lado, o sistema de checks and balances, de outro, o crescimento da desafeição emocional e da fadiga institucional"

Algarve Cultura

Lagoa Jazz Fest regressa ao Sítio das Fontes com três dias de música e natureza

11:00 6 Julho, 2026 11:00 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

XXI edição do festival junta música, natureza e artistas internacionais no Parque Municipal do Sítio das Fontes

Algarve Cultura Política

Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

17:20 6 Julho, 2026 17:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas dizem que o fim do Açoteia Rooftop Festival representa o abandono de um projeto com projeção internacional para Faro

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Dois homens ficam em prisão preventiva por tráfico de estupefacientes em Lagoa

11:11 6 Julho, 2026 11:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação da GNR contou com militares de intervenção e binómio cinotécnico de deteção de droga da Unidade de Intervenção

Algarve Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Nacional

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 18:01 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

Algarve, Cultura

Folclore do Algarve viaja até Itália pelas mãos do Grupo Folclórico de Faro

08:40 7 Julho, 2026 08:41 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival reúne grupos do Peru, Argentina, Portugal e várias regiões italianas, promovendo intercâmbio cultural

Rua da Oura. Crédito: Lusa
Algarve

Fiscalização em Albufeira termina com apreensão de cigarros eletrónicos e nicotina ilegais

07:00 7 Julho, 2026 06:48 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

GNR apreendeu 818 cigarros eletrónicos e 860 bolsas de nicotina em estabelecimentos comerciais de Albufeira

Idosa com a carteira vazia.
Economia, Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Europe Direct Algarve, Opinião

40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

08:10 7 Julho, 2026 07:56 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A História tem demonstrado que é nos momentos de crise que a Europa encontra a janela de oportunidade para os maiores avanços"

Algarve, Cultura

Causa Pública promove debate sobre património edificado em Faro

08:20 7 Julho, 2026 08:10 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro junta especialistas de várias áreas para refletir sobre preservação, memória urbana e valorização patrimonial

Veículo da GNR.
Algarve, Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Portuguesa detida em Bali.
Nacional

“Não levo comigo revolta”: psicóloga detida em Bali com 50 munições está de volta a Portugal e em liberdade

06:20 7 Julho, 2026 16:13 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Psicóloga portuguesa detida em Bali por transportar munições na bagagem regressou a Portugal e encontra-se em liberdade

Tempo

O calor não vai dar tréguas: modelo europeu deixa Portugal a vermelho em julho

06:30 7 Julho, 2026 15:07 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois da primeira onda de calor do verão, o modelo europeu aponta para temperaturas acima da média durante o resto de julho

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Ciência, Opinião

Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

16:12 6 Julho, 2026 16:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O ovário após a menopausa poderá não estar apenas presente, sem função aparente. Poderá estar a comunicar ativamente com o resto do organismo"

Europe Direct Algarve, Opinião

União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

18:25 6 Julho, 2026 18:31 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tudo leva a crer que se reforçará o paradoxo da ordem comunitária. De um lado, o sistema de checks and balances, de outro, o crescimento da desafeição emocional e da fadiga institucional"

Algarve, Cultura

Lagoa Jazz Fest regressa ao Sítio das Fontes com três dias de música e natureza

11:00 6 Julho, 2026 11:00 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

XXI edição do festival junta música, natureza e artistas internacionais no Parque Municipal do Sítio das Fontes

Algarve, Cultura, Política

Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

17:20 6 Julho, 2026 17:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas dizem que o fim do Açoteia Rooftop Festival representa o abandono de um projeto com projeção internacional para Faro

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Dois homens ficam em prisão preventiva por tráfico de estupefacientes em Lagoa

11:11 6 Julho, 2026 11:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação da GNR contou com militares de intervenção e binómio cinotécnico de deteção de droga da Unidade de Intervenção

Algarve, Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Últimas Notícias

  • Folclore do Algarve viaja até Itália pelas mãos do Grupo Folclórico de Faro
    Folclore do Algarve viaja até Itália pelas mãos do Grupo Folclórico de Faro
  • Causa Pública promove debate sobre património edificado em Faro
    Causa Pública promove debate sobre património edificado em Faro
  • “Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana
    “Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana
  • Desporto, amizade e fair play marcaram Torneio Internacional de Basquetebol ‘Cidade de Tavira’
    Desporto, amizade e fair play marcaram Torneio Internacional de Basquetebol ‘Cidade de Tavira’
  • Golfe solidário apoia portadores de esclerose múltipla no Algarve
    Golfe solidário apoia portadores de esclerose múltipla no Algarve

Opinião

  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
  • Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro
    Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro

Europe Direct Algarve

  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal