Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

Pessoal para reforçar área da Saúde contratado por quatro meses

Os trabalhadores da área da saúde necessários para reforçar os serviços e fazer face ao combate à pandemia terão um contrato a termo de quatro meses

11:28 16 Março, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A lista de medidas aprovadas inclui regimes excecionais para a aquisição de serviços

No despacho, assinado pela ministra da Saúde, Marta Temido, delega as competências destas contratações nos dirigentes máximos, órgãos de direção ou de administração, dos organismos, serviços e demais entidades da saúde, incluindo o setor público empresarial, para simplificar o processo.

Esta constituição de vínculos de emprego a termo, por um período de quatro meses, servirá para reforçar os recursos humanos necessários à prevenção, contenção, mitigação e tratamento da pandemia de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

Os dirigentes máximos, órgãos de direção e órgãos de administração “devem comunicar, mensalmente, à Administração Central do Sistema de Saúde, I. P., os contratos celebrados nos termos do presente despacho”, refere o documento, datado de 15 de março.

Na semana passada, o Governo aprovou em Conselho de Ministros a contratação de médicos aposentados, sem sujeição aos limites de idade, e a suspensão dos limites de trabalho extraordinário para fazer face à pandemia de Covid-19.

Para “garantir o estado de prontidão” do Serviço Nacional da Saúde (SNS), foi igualmente aprovada a simplificação da contratação dos trabalhadores e a mobilidade de trabalhadores.

A lista de medidas aprovadas inclui regimes excecionais para a aquisição de serviços por parte de órgãos, organismos, serviços e entidades do Ministério da Saúde e de composição das juntas médicas de avaliação das incapacidades das pessoas com deficiência.

O Governo aprovou ainda um regime de prevenção para profissionais do setor da saúde diretamente envolvidos no diagnóstico e resposta laboratorial especializada.

Estas medidas têm caráter excecional e urgente.

Segundo os últimos dados revelados pelas autoridades de saúde, em Portugal estão confirmados 245 casos da doença.

Entre os casos identificados, 149 estão internados, dos quais 18 em unidades de cuidados intensivos, e há duas pessoas recuperadas.

O Governo declarou na sexta-feira o estado de alerta no país, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão, e suspendeu as atividades letivas presenciais em todas as escolas a partir de hoje, impondo restrições em estabelecimentos comerciais e transportes, entre outras.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou o Conselho de Estado para quarta-feira para discutir a eventual decisão de decretar o estado de emergência.

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Algarve Desporto Edição Papel Nacional

Miguel Nascimento recorda salto do Algarve para o desporto profissional

10:00 4 Outubro, 2026 09:51 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Com 66 títulos nacionais e 122 pódios, nadador que cresceu no Algarve destaca o papel decisivo do Centro de Alto Rendimento de Rio Maior na sua carreira

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais

Atenção, ‘pais’ de cães e gatos: estas 8 plantas comuns em casa podem ser perigosas para os animais

09:00 4 Outubro, 2026 06:06 2 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Há plantas que podem provocar intoxicações em cães e gatos. Algumas situações exigem assistência veterinária rápida

Auto Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

07:00 4 Outubro, 2026 07:25 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Depois da instabilidade registada no sábado, uma gota fria ganha força em Portugal continental, com mais chuva e trovoada nestas regiões

Cultura Edição Papel Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Algarve Edição Papel

Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos

08:00 4 Outubro, 2026 19:24 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Nacional Vida & Lazer

Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa

17:50 3 Outubro, 2026 13:55 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Homens com menos de 1,82 metros e mulheres abaixo de 1,72 não cumprem os requisitos para entrar nesta festa em Lisboa

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve Edição Papel Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Algarve, Desporto, Edição Papel, Nacional

Miguel Nascimento recorda salto do Algarve para o desporto profissional

10:00 4 Outubro, 2026 09:51 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Com 66 títulos nacionais e 122 pódios, nadador que cresceu no Algarve destaca o papel decisivo do Centro de Alto Rendimento de Rio Maior na sua carreira

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais

Atenção, ‘pais’ de cães e gatos: estas 8 plantas comuns em casa podem ser perigosas para os animais

09:00 4 Outubro, 2026 06:06 2 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Há plantas que podem provocar intoxicações em cães e gatos. Algumas situações exigem assistência veterinária rápida

Auto, Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

07:00 4 Outubro, 2026 07:25 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Depois da instabilidade registada no sábado, uma gota fria ganha força em Portugal continental, com mais chuva e trovoada nestas regiões

Cultura, Edição Papel, Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Algarve, Edição Papel

Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos

08:00 4 Outubro, 2026 19:24 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Nacional, Vida & Lazer

Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa

17:50 3 Outubro, 2026 13:55 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Homens com menos de 1,82 metros e mulheres abaixo de 1,72 não cumprem os requisitos para entrar nesta festa em Lisboa

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve, Edição Papel, Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Últimas Notícias

  • Miguel Nascimento recorda salto do Algarve para o desporto profissional
    Miguel Nascimento recorda salto do Algarve para o desporto profissional
  • Atenção, ‘pais’ de cães e gatos: estas 8 plantas comuns em casa podem ser perigosas para os animais
    Atenção, ‘pais’ de cães e gatos: estas 8 plantas comuns em casa podem ser perigosas para os animais
  • Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos
    Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos
  • Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)
    Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)
  • Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais
    Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

Opinião

  • Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
  • O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
    O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal