Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

Francisco Amaral aposta forte na saúde dos castromarinenses

O município de Castro Marim criou o primeiro Programa Municipal de Combate à Obesidade, para contrariar um dos principais flagelos deste século, promovendo, junto da população, um estilo de vida mais activo, com menos peso e melhor nutrição. As principais causas de morte em Portugal são os AVC’s, os enfartes e o cancro e […]

10:11 9 Junho, 2017 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A preocupação de Francisco Amaral deve-se à falta de resposta do Sistema Nacional de Saúde

O município de Castro Marim criou o primeiro Programa Municipal de Combate à Obesidade, para contrariar um dos principais flagelos deste século, promovendo, junto da população, um estilo de vida mais activo, com menos peso e melhor nutrição.

As principais causas de morte em Portugal são os AVC’s, os enfartes e o cancro e Francisco Amaral, presidente da Câmara de Castro Marim, que também é médico, não tem dúvidas em afirmar que o que está por detrás de tudo isto é a obesidade.  “A obesidade mata e mata mesmo. Há muitas pessoas que não sabem isso mas a obesidade provoca o cancro e é um factor de risco gravíssimo para os AVC’s e para os enfartes”.

Promover um estilo de vida saudável entre a população tem sido uma das prioridade da Câmara de Castro Marim e, no caso da obesidade, a preocupação da autarquia deve-se à falta de resposta efectiva do Sistema Nacional de Saúde. “Experimente marcar uma consulta de obesidade no Hospital de Faro. Vai ao médico de família e ele encaminha para uma consulta de obesidade que demora um ano para conseguir. Chega à consulta de obesidade e o médico dessa consulta envia o paciente para a psicologia, para a nutrição e para a cirurgia. Mais um ano para cada uma delas. Isto funciona? A pessoa está motivada para perder peso agora, daqui a dois anos não se sabe se essa motivação está igual”.

Programa é pioneiro e engloba diferentes abordagens técnicas

O Programa de Combate à Obesidade é promovido desde Setembro de 2016 e, de acordo com os dados que o presidente revelou ao POSTAL, “já temos à volta de 140 pessoas inscritas a perder peso”. A iniciativa está integrada nas políticas sociais e de saúde da autarquia e visa combater a obesidade, responsável pela diminuição da qualidade de vida e pela morte prematura da população mundial.

Francisco Amaral reuniu-se com profissionais da saúde e do desporto e com a direcção do Centro de Saúde de Castro Marim com o objectivo de criar um programa eficaz, com base nos recursos existentes no concelho. “A Câmara de Castro Marim contratou uma psicóloga (Ana Calvinho), uma nutricionista (Joana Faria) e tem quatro bons técnicos de desporto (liderados por Jorge Neves)”, que trabalham as diferentes abordagens técnicas do programa, de forma articulada com o centro de saúde local.

A obesidade é uma doença que dá má qualidade de vida e a decisão de perder peso é íntima e pessoal, podendo levar anos a ser tomada. “Quantas vezes nos apetece um bolinho?” É necessário ter força de vontade e quando a decisão é finalmente tomada, o Estado deve ter uma resposta útil e rápida, o que não acontece actualmente. “Uma das vantagens deste programa é exactamente essa: disponibilidade permanente”.

Seres humanos são formatados para viver até aos 120 anos

Francisco Amaral contou ao POSTAL que esteve recentemente num congresso médico, onde os dois medicamentos mais falados foram o exercício físico e a dieta alimentar. “Não se fala em mais nada, já toda a gente viu o filme”.

De acordo com o médico, os seres humanos são formatados para viver geneticamente até aos 120 anos e é devido ao estilo de vida que levamos e “às asneiras que fazemos”, que vamos ficando pelos 70 ou 80 anos. “Que obeso chega aos 90 anos? Há sempre uma excepção à regra mas duvido que algum obeso chegue aos 90 anos”.

O autarca acredita que “as pessoas se preocupam com muita coisa mas não com o essencial da questão. A qualidade de vida da população é muito importante para mim e não tenho qualquer dúvida que com este programa estou a contribuir decisivamente para a longevidade média deste concelho”.

O programa criado para Castro Marim já mostra resultados positivos e a mentalidade das pessoas já começou a mudar e já é habitual ver os munícipes passear nas avenidas, frequentar os programas, e a praticar exercício físico, fitness e zumba. “As pessoas estão motivadas e ainda bem que isso acontece”.

Há alguns anos, os enfartes eram mais frequentes na classe média alta que tinha mais fartura em comida e bebida, hoje em dia, acontecem mais frequentemente na classe média baixa onde as pessoas estão menos informadas.

A população está mais sensível, alertada e mais consciente desta problemática. O médico garante que o necessário é educar o organismo, porque “depois há uma habituação tal que é o próprio organismo a pedir o exercício”.

Programa de combate ao tabagismo foi a primeira campanha criada na autarquia de Castro Marim
Autarca acredita que Programa de Combate à Obesidade vai ser copiado por outros municípios

O autarca mais antigo do país tem vindo a criar uma série de medidas pioneiras na área da Acção Social e Saúde e a primeira dessas campanhas a ser introduzida por Francisco Amaral, depois de assumir a presidência da Câmara de Castro Marim, foi o programa de luta contra o tabagismo. Para o autarca, “ninguém encara o tabagismo como uma toxicodependência e, como toxicodependência que é, para a vencer tem que haver uma grande motivação pessoal e um grande apoio do Estado. Neste caso, trata-se do Estado local, a Câmara Municipal”.

Nestes dois programas, parte da vontade da pessoa querer ou não mudar, “é a pessoa que decide e com alguma medicação, com apoio psicológico, com a informação toda, porque eu esclareço tudo e ponho as cartas em cima da mesa: isto é assim e é isto que vai ter de fazer se quiser mudar. As pessoas sentem-se mais seguras depois de eu explicar tudo”.

No caso particular do tabagismo o programa é aberto a toda a gente e existem já utentes de outros concelhos, mas têm de pagar a medicação. O Programa de Combate à Obesidade é para a comunidade obesa de Castro Marim.

“Eu tomei medidas inéditas no país que mais tarde foram copiadas por outros municípios”. O autarca garantiu ao POSTAL não ter dúvidas de que daqui a uns anos o programa de combate à obesidade também vai ser copiado por outros municípios, porque agora as pessoas ainda não sabem bem o que é a obesidade.

Os autarcas devem zelar pela qualidade de vida dos munícipes

“Estamos a falar de qualidade de vida, uma preocupação que deve ser de todos os políticos do país, sejam eles centrais, regionais ou locais, a qualidade de vida do seu português”.

As pessoas que deixam de fumar ou que perdem peso são muito mais felizes do que eram, “ficam muito orgulhosas com isso e quando me vêem na rua dizem-me que tudo valeu a pena”.

Francisco Amaral disse ao POSTAL que a sua profissão tem uma grande influência na sua vida política e “nunca soube onde é que acabava a medicina e começava a função política”. O autarca acredita que existe “uma promiscuidade positiva entre as duas áreas” e que as duas se complementam.

Questionado sobre o futuro, o presidente da Câmara de Castro Marim disse ser muito bom se conseguir combater “estes dois flagelos do século XXI”. No entanto, o autarca não se dá por satisfeito e garante que a sua cabeça não pára e está sempre a pensar em novas ideias. “Quando vou aos congressos médicos fico sempre a pensar naquilo que aprendo e em como é que vou pôr isso em prática no meu concelho. Estou sempre a fazer essa ligação”.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Algarve

Homem armado assalta posto de combustível em Lagos e foge com milhares de euros

14:50 11 Setembro, 2026 15:58 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A PJ procura identificar o autor de um assalto em Lagos que terá terminado com a fuga numa trotinete elétrica.

Família em casa. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Se tem filhos, pode estar a receber menos do que devia: este apoio pode elevar o valor para 127,33 euros

19:00 11 Setembro, 2026 15:51 9 Setembro, 2026 | João Luís

Famílias com filhos podem receber um complemento: saiba quem tem direito e como pode elevar o valor mensal para 127,33 euros

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Funcionário da Mercadona com 19 anos de casa despedido após empresa descobrir o que fez 7.685 vezes em apenas 25 dias de trabalho

17:00 11 Setembro, 2026 14:24 11 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Auditoria informática acabou por revelar milhares de acessos de caráter pessoal durante o horário de trabalho e levou ao despedimento de um funcionário da Mercadona

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Não compre melancias e meloas já cortadas desta forma: especialista explica o risco

14:00 11 Setembro, 2026 13:33 11 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Há um detalhe na forma como melancias e meloas já cortadas são expostas que pode aumentar o risco para quem as compra

Mulher impõe limites no escritório. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

É o seu caso? Pessoas com personalidade forte costumam fazer isto sem perceber

10:30 11 Setembro, 2026 13:41 9 Setembro, 2026 | João Luís

Pessoas com personalidade forte conseguem muitas vezes estabelecer limites e dizer “não” sem atacar os outros

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vai haver chuva e vento forte em Portugal nesta data e vai afetar estas regiões

10:10 11 Setembro, 2026 11:37 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão descritiva do IPMA para domingo, dia 13 de setembro, aponta para chuva num dos arquipélagos e vento forte no outro

Algarve Cultura Europa

Escritor de Portimão apresenta novo livro em Paris ao som do acordeão de Gonçalo Pescada

18:30 11 Setembro, 2026 18:33 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O novo livro de João B. Ventura cruza experiência pessoal, cartografia urbana e referências de alguns dos grandes escritores ligados a Paris

Algarve

Tragédia no Ameixial: homem morre em acidente com máquina de rasto

15:10 11 Setembro, 2026 15:10 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A Proteção Civil mobilizou 15 operacionais, cinco veículos e um helicóptero do INEM para a ocorrência no Ameixial

Canalizador em serviço.
Economia Europa Nacional

David trabalhou a vida toda como canalizador e continua a trabalhar depois da reforma por considerar pensão de 500€ insuficiente: “Se não tivesse investido não chegava”

16:20 11 Setembro, 2026 23:39 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com uma pensão de 500 euros em Espanha, metade do valor que a mulher recebe, o espanhol continua a trabalhar como canalizador, profissão que exerce desde os 24 anos

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto

Adeus carta de condução? Caso o documento não cumpra este requisito pode ficar sem ele

09:40 10 Setembro, 2026 11:17 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Muitos condutores desconhecem que uma carta dentro da validade pode ser apreendida se algum dos seus dados deixar de estar legível

Oficina
Auto

Um carro usado para a vida: mecânico revela modelo popular em Portugal que custa 2.000€ e ‘nunca’ vai à oficina

22:59 10 Setembro, 2026 23:01 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com o mecânico espanhol, o motor deste carro usado só vai à oficina para a manutenção normal e "não se quer avariar"

Ukino Palmeiras Village.
Algarve Vida & Lazer

Neste resort no Algarve pode comer tudo o que quiser 24 h por dia e uma noite custa 112€ para duas pessoas se reservar para esta data

17:50 10 Setembro, 2026 10:03 10 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Estadia em novembro no Algarve permite encontrar uma tarifa de 112€ para dois adultos, em regime de Tudo Incluído

Mulher de 66 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Mulher descontou durante 30 anos mas aos 66 teve de voltar a trabalhar como empregada doméstica para conseguir ter direito à reforma

19:30 11 Setembro, 2026 13:02 11 Setembro, 2026 | João Luís

A mulher espanhola trabalhou durante três meses como empregada doméstica, depois de o casal ter passado um ano sem rendimentos

Europa Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Criança a ver televisão. Crédito: Freepik
Tech

Tem uma televisão desta marca? Investigação diz que alguns modelos podem estar a ‘ouvir’ mesmo com o ecrã desligado

15:00 11 Setembro, 2026 15:17 9 Setembro, 2026 | João Luís

Investigação independente levantou dúvidas sobre a quantidade de informação recolhida pelo aparelho, incluindo áudio

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Algarve

Homem armado assalta posto de combustível em Lagos e foge com milhares de euros

14:50 11 Setembro, 2026 15:58 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A PJ procura identificar o autor de um assalto em Lagos que terá terminado com a fuga numa trotinete elétrica.

Família em casa. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Se tem filhos, pode estar a receber menos do que devia: este apoio pode elevar o valor para 127,33 euros

19:00 11 Setembro, 2026 15:51 9 Setembro, 2026 | João Luís

Famílias com filhos podem receber um complemento: saiba quem tem direito e como pode elevar o valor mensal para 127,33 euros

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Funcionário da Mercadona com 19 anos de casa despedido após empresa descobrir o que fez 7.685 vezes em apenas 25 dias de trabalho

17:00 11 Setembro, 2026 14:24 11 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Auditoria informática acabou por revelar milhares de acessos de caráter pessoal durante o horário de trabalho e levou ao despedimento de um funcionário da Mercadona

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Não compre melancias e meloas já cortadas desta forma: especialista explica o risco

14:00 11 Setembro, 2026 13:33 11 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Há um detalhe na forma como melancias e meloas já cortadas são expostas que pode aumentar o risco para quem as compra

Mulher impõe limites no escritório. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

É o seu caso? Pessoas com personalidade forte costumam fazer isto sem perceber

10:30 11 Setembro, 2026 13:41 9 Setembro, 2026 | João Luís

Pessoas com personalidade forte conseguem muitas vezes estabelecer limites e dizer “não” sem atacar os outros

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vai haver chuva e vento forte em Portugal nesta data e vai afetar estas regiões

10:10 11 Setembro, 2026 11:37 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão descritiva do IPMA para domingo, dia 13 de setembro, aponta para chuva num dos arquipélagos e vento forte no outro

Algarve, Cultura, Europa

Escritor de Portimão apresenta novo livro em Paris ao som do acordeão de Gonçalo Pescada

18:30 11 Setembro, 2026 18:33 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O novo livro de João B. Ventura cruza experiência pessoal, cartografia urbana e referências de alguns dos grandes escritores ligados a Paris

Algarve

Tragédia no Ameixial: homem morre em acidente com máquina de rasto

15:10 11 Setembro, 2026 15:10 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A Proteção Civil mobilizou 15 operacionais, cinco veículos e um helicóptero do INEM para a ocorrência no Ameixial

Canalizador em serviço.
Economia, Europa, Nacional

David trabalhou a vida toda como canalizador e continua a trabalhar depois da reforma por considerar pensão de 500€ insuficiente: “Se não tivesse investido não chegava”

16:20 11 Setembro, 2026 23:39 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com uma pensão de 500 euros em Espanha, metade do valor que a mulher recebe, o espanhol continua a trabalhar como canalizador, profissão que exerce desde os 24 anos

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto

Adeus carta de condução? Caso o documento não cumpra este requisito pode ficar sem ele

09:40 10 Setembro, 2026 11:17 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Muitos condutores desconhecem que uma carta dentro da validade pode ser apreendida se algum dos seus dados deixar de estar legível

Oficina
Auto

Um carro usado para a vida: mecânico revela modelo popular em Portugal que custa 2.000€ e ‘nunca’ vai à oficina

22:59 10 Setembro, 2026 23:01 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com o mecânico espanhol, o motor deste carro usado só vai à oficina para a manutenção normal e "não se quer avariar"

Ukino Palmeiras Village.
Algarve, Vida & Lazer

Neste resort no Algarve pode comer tudo o que quiser 24 h por dia e uma noite custa 112€ para duas pessoas se reservar para esta data

17:50 10 Setembro, 2026 10:03 10 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Estadia em novembro no Algarve permite encontrar uma tarifa de 112€ para dois adultos, em regime de Tudo Incluído

Mulher de 66 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Mulher descontou durante 30 anos mas aos 66 teve de voltar a trabalhar como empregada doméstica para conseguir ter direito à reforma

19:30 11 Setembro, 2026 13:02 11 Setembro, 2026 | João Luís

A mulher espanhola trabalhou durante três meses como empregada doméstica, depois de o casal ter passado um ano sem rendimentos

Europa, Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Criança a ver televisão. Crédito: Freepik
Tech

Tem uma televisão desta marca? Investigação diz que alguns modelos podem estar a ‘ouvir’ mesmo com o ecrã desligado

15:00 11 Setembro, 2026 15:17 9 Setembro, 2026 | João Luís

Investigação independente levantou dúvidas sobre a quantidade de informação recolhida pelo aparelho, incluindo áudio

Últimas Notícias

  • Mulher descontou durante 30 anos mas aos 66 teve de voltar a trabalhar como empregada doméstica para conseguir ter direito à reforma
    Mulher descontou durante 30 anos mas aos 66 teve de voltar a trabalhar como empregada doméstica para conseguir ter direito à reforma
  • Conheça o “cemitério” à entrada desta praia algarvia que guarda uma história com décadas
    Conheça o “cemitério” à entrada desta praia algarvia que guarda uma história com décadas
  • Se tem filhos, pode estar a receber menos do que devia: este apoio pode elevar o valor para 127,33 euros
    Se tem filhos, pode estar a receber menos do que devia: este apoio pode elevar o valor para 127,33 euros
  • Homem encontrado morto junto à linha de água na Lagoa de Albufeira em Sesimbra
    Homem encontrado morto junto à linha de água na Lagoa de Albufeira em Sesimbra
  • “É tudo diferente”: antiga costureira trocou Lisboa por esta cidade no sul do país para viver a reforma e encontrou o convívio de que sentia falta
    “É tudo diferente”: antiga costureira trocou Lisboa por esta cidade no sul do país para viver a reforma e encontrou o convívio de que sentia falta

Opinião

  • Neste regresso às aulas, há algo que o ChatGPT não deve fazer pelo seu filho: pensar | Por Luís Horta
    Neste regresso às aulas, há algo que o ChatGPT não deve fazer pelo seu filho: pensar | Por Luís Horta
  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
  • As cidades não são montras publicitárias | Por Vítor Gomes
    As cidades não são montras publicitárias | Por Vítor Gomes

Europe Direct Algarve

  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
  • Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
    Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento