Esta sexta-feira, o boletim covid-19 da Direção-Geral da Saúde assinala nove mortes, 1289 infetados e 893 recuperados em Portugal, nas últimas 24 horas. Há atualmente 32.867 casos ativos no país, mais 387 do que na véspera.
Este é já o terceiro dia consecutivo em que o número de casos ultrapassa a fasquia de um milhar e é superior à média dos últimos 30 dias (760 infetados), mas verifica-se, ainda assim, um ligeiro recuo em relação a quinta-feira, quando foram identificadas mais 1382 infeções pelo SARS-CoV-2.
Depois das quatro mortes reportadas na véspera, os óbitos voltaram a subir, igualando os nove verificados na terça e quarta-feiras desta semana. Todavia, há 20 dias que o número de vítimas mortais fica abaixo dos dois dígitos. Todas as nove mortes ocorreram em pessoas com 60 ou mais anos.
Pelo segundo dia consecutivo os internamentos desceram. Há menos 12 pessoas com covid-19 nos hospitais do país, num total de 345, dos quais 66 estão em unidades de cuidados intensivos, onde há esta sexta-feira menos sete camas ocupadas.
Quanto à matriz de risco, o R(t), ou índice de transmissibilidade, sobe para 1,04 na globalidade do território nacional e mantém-se nos 1,03 no continente — era de 1,03 em ambos na anterior análise. A incidência da covid-19 aumentou para 106,1 casos por 100 mil habitantes no território nacional e 105,6 no continente — na quarta-feira, os valores eram de 104,3 e 104,4 casos, respetivamente.
Estes são os números gerais da pandemia desde que o primeiro caso de covid-19 foi diagnosticado em Portugal, em março do ano passado: 1.095.337 infeções, 18.193 óbitos e 1.044.277 doentes recuperados. Há esta sexta-feira 23.281 contactos em vigilância (mais 253 do que na véspera).
LISBOA E VALE DO TEJO COM DOIS TERÇOS DAS MORTES
Seis das nove mortes reportadas esta sexta-feira foram registadas em Lisboa e Vale do Tejo, onde as autoridades de saúde locais detetaram 461 casos de covid-19, o que representa 35,76% do total diário nacional. Outros dois óbitos ocorreram no Centro e o Alentejo tem mais uma fatalidade provocada pela doença.
Relativamente ao número de infetados, seguem-se o Norte com 369, o Centro com 301, o Algarve com 88, a Madeira com 35, o Alentejo com 23 e os Açores com 12.
Os números absolutos de casos e mortes por região ficam assim:
Relativamente a casos confirmados por faixa etária, a fotografia do país é a seguinte:
Por último, quanto a mortes confirmadas por covid-19 por faixa etária, uma doença que afeta mais a população idosa, o retrato do país é este:
O surto em Portugal, em gráficos e mapas
Casos ativos
Total de casos confirmados
Total de mortes
Evolução de mortes
Mortos por dia
Evolução de casos
Novos casos por dia
Gráficos e mapas do Expresso, jornal parceiro do POSTAL
♦ LINKS ÚTEIS
- Atualização semanal da execução do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19
- ECDC – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas na Europa
- Universidade de Oxford – dados sobre evolução da vacinação contra a covid-19
- Bloomberg – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas no mundo
- London School of Hygiene & Tropical Medicine – gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacinas
- Agência Europeia dos Medicamentos
- Covid-19 DGS – relatórios de situação diários
- Direção-Geral da Saúde (DGS)
- Organização Mundial da Saúde (OMS)
- ECDC – Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças