Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

AVC é um ataque cerebral prevenível e tratável

Este ano a Federação Mundial de Neurologia (WFN) escolheu o Acidente Vascular Cerebral (AVC) como tema para o Dia Mundial do Cérebro que se assinala hoje, 22 de Julho. A Sociedade Portuguesa do AVC associa-se à WFN e à Sociedade Portuguesa de Neurologia na divulgação da comemoração, fornecendo material informativo e estimulando todos os […]

16:30 22 Julho, 2017 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Elsa Azevedo, neurologista e vice-presidente da Sociedade Portuguesa do AVC e da Portugal AVC

Este ano a Federação Mundial de Neurologia (WFN) escolheu o Acidente Vascular Cerebral (AVC) como tema para o Dia Mundial do Cérebro que se assinala hoje, 22 de Julho.

A Sociedade Portuguesa do AVC associa-se à WFN e à Sociedade Portuguesa de Neurologia na divulgação da comemoração, fornecendo material informativo e estimulando todos os profissionais de saúde a participarem, através da organização de pequenas acções locais.

Além do peso do AVC como grande causador de incapacidade permanente e de mortalidade, a relevância da informação dada à população prende-se muito com o facto de ser uma doença que se pode prevenir e que se pode tratar de forma eficaz na maioria dos casos, se forem cumpridos determinados cuidados.

Sim, o AVC é um ataque cerebral mas pode ser prevenido e tratado!

O AVC deve estar no topo da agenda política em saúde, deve ser chamada a atenção para a eliminação do tabaco e devem ser implementadas leis nesse sentido. O perigo da pressão arterial elevada deve ser conhecido e devem ser disponibilizadas medicações a custo favorável. As unidades de AVC devem ser estabelecidas em todos os hospitais diferenciados. Deve ser assegurada a existência de medicamentos para eliminar o trombo e a sua utilização atempada e devem ser estabelecidos centros e programas de reabilitação.

Informações úteis sobre o AVC
  • O AVC é frequente: uma em cada seis pessoas no mundo sofre um AVC na vida.
  • Pode afectar qualquer um: homens e mulheres, crianças e idosos podem ser vítimas de um AVC.
  • Ocorre subitamente: a maioria dos AVCs parece um ataque imediato, com sintomas e incapacidade súbita.
  • O AVC pode ser incapacitante: quase 30 por cento dos sobreviventes sofrerá de incapacidade permanente.
  • Pode ser mortal: quase 30 por cento das pessoas com AVC acaba por morrer na sequência desta doença.
  • Mas o AVC é prevenível: metade dos AVCs poderiam ser prevenidos controlando a pressão arterial e deixando de fumar.
  • É tratável: o tratamento adequado na fase aguda pode reduzir as taxas de morte e incapacidade em 50 por cento.
  • Uma vida sem incapacidade é possível: 70 por cento das pessoas com AVC pode ter uma vida independente com tratamento precoce e reabilitação.
Saiba como ajudar a prevenir o AVC
  • Promova a medição regular e controlo da pressão arterial e não adicione sal aos alimentos, 30 por cento dos AVCs podem ser prevenidos baixando a pressão arterial.
  • Divulgue a necessidade de deixar de fumar, parar o uso do tabaco pode reduzir o AVC em 35 por cento.
  • Controle as diabetes e o colesterol, os valores de colesterol e glicose devem estar dentro do normal.
  • Exercício diário: 30 minutos de exercício diário pode diminuir o risco de AVC em 20 por cento.
  • Controle o peso: a obesidade aumenta o risco vascular, evite-a. Aumente a ingestão de vegetais.
  • Fibrilhação auricular: verifique periodicamente se as suas pulsações cardíacas são rítmicas, a fibrilhação auricular é uma arritmia que aumenta o risco de AVC e o risco diminui com a anticoagulação.
  • Placas ateroscleróticas: os depósitos destas placas nas artérias carótidas são uma importante causa de AVC, discuta com o seu médico a necessidade de as detectar.
Ajude a reduzir a morte e incapacidade devido a AVC

Aprenda e ensine a família e amigos a detectar os três F’s: FACE, FORÇA e FALA.

Se acha que alguém pode estar a sofrer um AVC peça-lhe para fazer o seguinte:

  • FACE: Peça à pessoa para sorrir. Um dos lados da cara está paralisado?
  • FORÇA: Peça à pessoa para levantar os braços. Um dos braços descai?
  • FALA: Peça à pessoa para repetir uma frase simples. As palavras saem enroladas? A pessoa consegue facilmente repetir a frase ou tem dificuldade em falar ou compreender?
  • TEMPO: Se a pessoa tem algum destes sintomas o tempo é fundamental. Ligue para o 112 e faça com que ela seja transportada imediatamente à urgência hospitalar.
É importante melhorar os cuidados ao doente que teve um AVC
  • Divulgação: Ajude a que os outros conheçam os sintomas do AVC, espalhe a mensagem dos três F’s.
  • Acção urgente: Se acha que alguém na sua presença está a ter um AVC ligue para o 112.
  • Tratamento precoce em Unidade de AVC: os doentes com AVC devem ser admitidos em Unidades de AVC especializadas.
  • Usar mais o tratamento trombolítico intravenoso: este tratamento deve ser feito até quatro horas e meia após o início dos sintomas de AVC, em doentes com critérios para tal definidos pelo médico especialista em AVC. O tratamento mais precoce é mais eficaz, pois “tempo é cérebro”. Para isso, o doente tem que chegar muito cedo ao hospital!
  • Trombectomia endovascular: para doentes seleccionados com casos graves de oclusão de grandes artérias cerebrais e AVC isquémico, este tratamento por cateterismo pode ser eficaz até às seis horas após o início, por vezes mais tempo nalguns casos, mas tem que ser detectado e tratado a tempo para se obterem bons resultados!
  • Reabilitação precoce e sustentada: a reabilitação deve começar precocemente, deve ser adequada ao caso clinico e ser sustentada no tempo de acordo com a necessidade do sobrevivente de AVC!

Pode obter mais informações através da Federação Mundial de Neurologia (www.wfneurology.org/world-brain-day-2017), da Sociedade Portuguesa do AVC (www.spavc.org) ou da Portugal AVC – PT.AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos (www.portugalavc.pt).

(Artigo da autoria de Elsa Azevedo)

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Algarve Auto Desporto

Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança

19:36 3 Outubro, 2026 19:42 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Vitória por 2,2 segundos no Rali Casinos do Algarve aproxima Pedro Almeida do líder Rúben Rodrigues, que abandonou. Faltam duas provas para o fim

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Nacional Saúde

Recebe CSI e não paga medicamentos? Esta regra muda já a 17 de outubro

14:30 3 Outubro, 2026 13:36 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Beneficiários do Complemento Solidário para Idosos continuam a ter comparticipação nos medicamentos, mas uma alteração entra em vigor a 17 de outubro

Carlos Grade. Crédito: CML
Algarve Política

Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

19:19 3 Outubro, 2026 19:20 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Autarca presidiu à Junta da Tôr entre 1997 e 2013. Município de Loulé recorda a sua dedicação ao serviço público e a proximidade com os fregueses

Tavira.
Algarve Edição Papel

O Gilão, a ilha e uma varanda ‘disseram-me’ que, mais do que um destino de praia, Tavira aproxima pessoas

18:20 3 Outubro, 2026 13:40 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Viagem entre o Gilão, a ilha e uma varanda mostrou-me como Tavira também pode ser cenário para fortalecer ligações entre avó e neto

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vive num prédio e o vizinho explora um alojamento local? Condomínio pode cobrar-lhe até mais 30% de quota

16:30 2 Outubro, 2026 12:24 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma fração usada como alojamento local pode ficar sujeita a uma contribuição adicional pelas despesas acrescidas nas partes comuns

Algarve Edição Papel Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Vida & Lazer

Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo

15:00 3 Outubro, 2026 13:41 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

O amaciador deixa as toalhas mais suaves e perfumadas, mas a utilização frequente pode deixar resíduos nas fibras e reduzir a sua capacidade de absorver água

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Edição Papel Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Cesto com cebolas e batatas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Guarda batatas e cebolas juntas? Este erro pode fazê-las estragar mais depressa

22:10 2 Outubro, 2026 15:18 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece prático guardar batatas e cebolas no mesmo local da cozinha, mas separá-las pode ajudar a conservá-las durante mais tempo e evitar desperdício

Desporto Economia Opinião Política

Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel

19:39 2 Outubro, 2026 19:39 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Condenar o Montenegro simplesmente por ter telefonado é uma crítica demasiado pequena para um assunto desta dimensão. Ronaldo traz muito pão para a mesa de muitos portugueses"

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Algarve, Auto, Desporto

Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança

19:36 3 Outubro, 2026 19:42 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Vitória por 2,2 segundos no Rali Casinos do Algarve aproxima Pedro Almeida do líder Rúben Rodrigues, que abandonou. Faltam duas provas para o fim

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Nacional, Saúde

Recebe CSI e não paga medicamentos? Esta regra muda já a 17 de outubro

14:30 3 Outubro, 2026 13:36 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Beneficiários do Complemento Solidário para Idosos continuam a ter comparticipação nos medicamentos, mas uma alteração entra em vigor a 17 de outubro

Carlos Grade. Crédito: CML
Algarve, Política

Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

19:19 3 Outubro, 2026 19:20 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Autarca presidiu à Junta da Tôr entre 1997 e 2013. Município de Loulé recorda a sua dedicação ao serviço público e a proximidade com os fregueses

Tavira.
Algarve, Edição Papel

O Gilão, a ilha e uma varanda ‘disseram-me’ que, mais do que um destino de praia, Tavira aproxima pessoas

18:20 3 Outubro, 2026 13:40 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Viagem entre o Gilão, a ilha e uma varanda mostrou-me como Tavira também pode ser cenário para fortalecer ligações entre avó e neto

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vive num prédio e o vizinho explora um alojamento local? Condomínio pode cobrar-lhe até mais 30% de quota

16:30 2 Outubro, 2026 12:24 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma fração usada como alojamento local pode ficar sujeita a uma contribuição adicional pelas despesas acrescidas nas partes comuns

Algarve, Edição Papel, Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Vida & Lazer

Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo

15:00 3 Outubro, 2026 13:41 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

O amaciador deixa as toalhas mais suaves e perfumadas, mas a utilização frequente pode deixar resíduos nas fibras e reduzir a sua capacidade de absorver água

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Edição Papel, Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Cesto com cebolas e batatas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Guarda batatas e cebolas juntas? Este erro pode fazê-las estragar mais depressa

22:10 2 Outubro, 2026 15:18 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece prático guardar batatas e cebolas no mesmo local da cozinha, mas separá-las pode ajudar a conservá-las durante mais tempo e evitar desperdício

Desporto, Economia, Opinião, Política

Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel

19:39 2 Outubro, 2026 19:39 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Condenar o Montenegro simplesmente por ter telefonado é uma crítica demasiado pequena para um assunto desta dimensão. Ronaldo traz muito pão para a mesa de muitos portugueses"

Últimas Notícias

  • Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais
    Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais
  • Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%
    Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%
  • Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h
    Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h
  • Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança
    Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança
  • Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr
    Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

Opinião

  • O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
    O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal