Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Edição Papel, Política

AUTÁRQUICAS: PSD deixou-nos o município mais endividado do país, entrevista a Álvaro Araújo (PS)

O candidato do PS à Câmara de Vila Real de Santo António afirma que: O município precisa de uma liderança estável e forte ♦ Queremos o nosso concelho de volta! ♦ Os números que Luís Gomes apresenta não nos merecem credibilidade

11:00 24 Abril, 2021 11:02 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Vila Real de Santo António é hoje uma sombra do que era em 2005


P – O que é que o motivou a apresentar-se como candidato à Câmara de Vila Real de Sto António?
R –
As razões são várias e resultam de um forte apelo que senti por parte da população nos últimos anos. O trabalho que desenvolvo há mais de vinte anos em VRSA proporcionou um contacto direto com as pessoas. Oiço atentamente o pulsar da população com quem partilho as preocupações e os anseios, o que fez despertar em mim um sentido de missão e colocar ao serviço da autarquia a experiência que adquiri no decurso de mais de duas décadas de gestão pública. O município precisa de uma liderança estável e forte. Uma liderança que sirva os munícipes com a eficácia e o rigor que merecem.

P – Que avaliação faz de 16 anos de gestão autárquica do PSD?
R –
Vila Real de Santo António é hoje uma sombra do que era em 2005: um concelho moribundo, que é falado pelas piores razões. A gestão de Luís Gomes e São Cabrita deixou-nos o município mais endividado do país, um turismo estagnado e um panorama económico e social empobrecido. Factos que transformaram a gestão PSD, de Luís Gomes e São Cabrita, na pior da história de VRSA. Uma gestão despesista, irresponsável, que penhorou o concelho com contratos ruinosos, como os da água ou dos parquímetros, que vão vigorar nas próximas décadas e lesar gravemente os vila-realenses.

P – O anterior presidente apresenta-se novamente como candidato do PSD à presidência da câmara. Como vê este regresso?
R –
Os tempos são de mudança. Luís Gomes deu todas as provas para sabermos qual seria a sua política: continuar a gastar para não vermos nada. É preciso dizê-lo claramente: queremos o nosso concelho de volta! As pessoas sabem como ele conduziu os destinos e a imagem da nossa terra. Os vila-realenses estão hoje mais pobres e desgostosos de viver na sua terra. O seu regresso seria a machadada final no futuro do concelho. É preciso virar a página. Vila Real de Santo António vai mudar.

O PS vai fazer muito mais, gastando muito menos!

P – Uma das críticas que são apontadas a Luís Gomes, é que deixou a câmara em 2017 numa situação de bancarrota. Património ou bancarrota?
R –
Bancarrota, sem dúvida! Os números que Luís Gomes apresenta não nos merecem credibilidade. O que aconteceu na realidade – e é preciso que os vila-realenses saibam – é que ele se limitou a valorizar um património que já existia antes de 2005. Ele fez o exercício simples, mas intelectualmente desonesto, de somar tudo o que existia muito antes de ele chegar à câmara e proclamou-se o autor de todos os investimentos que já tinham sido feitos pelos executivos anteriores ao seu. A sua gestão resultou na adesão compulsiva a 4 planos para a regularização da dívida, que o próprio contraiu e, não só não cumpriu, como ainda fez com que a dívida aumentasse exponencialmente sem medir consequências.

No preâmbulo do acordo com o Fundo de Apoio Municipal (FAM), o município admitiu em 2012 que havia entrado em rotura financeira e viu-se obrigado a elaborar não um, mas quatro planos de resgate para apoiar a economia local e reequilibrar as dívidas à banca, num total de 74 milhões de euros. Estes planos foram sistematicamente incumpridos e a dívida foi crescendo ininterruptamente. O resultado dessa gestão ruinosa e dos sucessivos incumprimentos obrigou o Município a pedir o quarto resgate, que está neste momento a ser renegociado, porque foram encontrados 9,2 milhões de euros em faturas não registadas.

Luís Gomes afirma ter investido 65 milhões de euros em esgotos, mas 30 milhões foram investidos antes de 2005. Dos restantes 35 milhões, o município usufruiu de uma comparticipação comunitária acima dos 70%. O valor real do investimento ronda os 7 milhões de euros. A sua argumentação baseia-se em atirar números para o ar, jogando com o natural desconhecimento das pessoas. Mas a verdade está à vista de todos: o legado que nos deixou é ruinoso.

P – O que é que a sua candidatura pode trazer de diferente da gestão de 16 anos do PSD?
R –
Tudo, basicamente. O projeto do Partido Socialista para VRSA, que eu lidero, distancia-se em tudo do que foi a gestão de Luís Gomes e São Cabrita nos últimos 16 anos. Queremos empreender, desde logo, uma política de contas certas, em que a transparência, a responsabilidade e o rigor imperam. Uma gestão honesta e com respeito por todos. Criar uma fiscalidade amiga das famílias. Cuidar das pessoas e do património vila-realense, preservá-lo e desenvolvê-lo. Apoiar os empresários para estimular a economia local, aproveitar os nossos recursos sem gastar dinheiro em projetos megalómanos. O PS vai fazer muito mais, gastando muito menos!

Vamos valorizar a nossa terra e os vila-realenses

P – Quais os objetivos no que diz respeito: a) – resultados eleitorais? b) – grandes projeto ou prioridades para o concelho nos próximos quatro anos?
R –
Vila Real de Santo António anseia por momentos de mudança, que se sentem em cada esquina das três freguesias do concelho.

As pessoas reconhecem no PS e no líder deste projeto todas as capacidades para concretizar a mudança e por isso vamos vencer as próximas eleições! É nossa prioridade a reabilitação urbana para devolver a identidade ao concelho. Apostar numa gestão de rigor e transparência. Atrair a juventude, que abandonou o concelho nos últimos 16 anos. Reorganizar o espaço público. Criar habitação acessível a quem vive e trabalha aqui. Captar investimento para a nossa terra e criar condições para as empresas. Apostar na educação e na cultura e priorizar a ação social apoiando quem precisa, através de mecanismos de criação de emprego e de inclusão social. Apostar na formação dos nossos quadros. Transformar VRSA num concelho inclusivo e sustentável, orgulhoso da sua identidade e do património que possui, não só pela sua localização geoestratégica, mas pelas pessoas que aqui vivem. Vamos valorizar a nossa terra e os vila-realenses. VRSA vai mudar!

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Algarve Opinião

Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes

17:20 21 Julho, 2026 17:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma vez mais, chamo a atenção dos responsáveis para a urgente necessidade de se resolver o grave problema que é o atravessamento da povoação pela Estrada Nacional 125"

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários

21:50 21 Julho, 2026 20:45 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Fisco reconheceu erros na cobrança do IMI a senhorios com contratos de rendas antigas

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Algarve Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 17:02 19 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Ensino

Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304

20:30 21 Julho, 2026 20:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os problemas associados aos exames nacionais digitais estão a atrasar milhares de estudantes e a dificultar o acesso ao processo

Homem a levar uma vacina.
Saúde

Ensaio clínico da vacina para prevenir cancro do pâncreas trouxe respostas imunitárias duradouras

18:20 21 Julho, 2026 15:38 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Vacina experimental para prevenir o cancro do pâncreas mostrou resultados animadores numa primeira fase do ensaio clínico

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

18:07 21 Julho, 2026 19:16 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"No Algarve, vejo um enorme potencial para o desenvolvimento de projetos que liguem cultura, artesanato, educação ambiental e inovação criativa"

Opinião Política

Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

15:35 21 Julho, 2026 15:35 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Não deixa de ser revelador que, em Portugal, a palavra 'cunha' continue a ser pronunciada com uma naturalidade quase desarmante"

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Algarve, Opinião

Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes

17:20 21 Julho, 2026 17:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma vez mais, chamo a atenção dos responsáveis para a urgente necessidade de se resolver o grave problema que é o atravessamento da povoação pela Estrada Nacional 125"

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários

21:50 21 Julho, 2026 20:45 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Fisco reconheceu erros na cobrança do IMI a senhorios com contratos de rendas antigas

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Algarve, Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 17:02 19 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Ensino

Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304

20:30 21 Julho, 2026 20:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os problemas associados aos exames nacionais digitais estão a atrasar milhares de estudantes e a dificultar o acesso ao processo

Homem a levar uma vacina.
Saúde

Ensaio clínico da vacina para prevenir cancro do pâncreas trouxe respostas imunitárias duradouras

18:20 21 Julho, 2026 15:38 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Vacina experimental para prevenir o cancro do pâncreas mostrou resultados animadores numa primeira fase do ensaio clínico

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

18:07 21 Julho, 2026 19:16 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"No Algarve, vejo um enorme potencial para o desenvolvimento de projetos que liguem cultura, artesanato, educação ambiental e inovação criativa"

Opinião, Política

Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

15:35 21 Julho, 2026 15:35 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Não deixa de ser revelador que, em Portugal, a palavra 'cunha' continue a ser pronunciada com uma naturalidade quase desarmante"

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Últimas Notícias

  • El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC
    El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC
  • Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC
    Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC
  • Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários
    Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários
  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Salário mínimo pode aumentar mais do que o previsto em 2027? Saiba a resposta do Governo
    Salário mínimo pode aumentar mais do que o previsto em 2027? Saiba a resposta do Governo

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
  • Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
    Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
  • Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão
    Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento