Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Edição Papel, Política

AUTÁRQUICAS: PSD deixou-nos o município mais endividado do país, entrevista a Álvaro Araújo (PS)

O candidato do PS à Câmara de Vila Real de Santo António afirma que: O município precisa de uma liderança estável e forte ♦ Queremos o nosso concelho de volta! ♦ Os números que Luís Gomes apresenta não nos merecem credibilidade

11:00 24 Abril, 2021 11:02 29 Novembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Vila Real de Santo António é hoje uma sombra do que era em 2005


P – O que é que o motivou a apresentar-se como candidato à Câmara de Vila Real de Sto António?
R –
As razões são várias e resultam de um forte apelo que senti por parte da população nos últimos anos. O trabalho que desenvolvo há mais de vinte anos em VRSA proporcionou um contacto direto com as pessoas. Oiço atentamente o pulsar da população com quem partilho as preocupações e os anseios, o que fez despertar em mim um sentido de missão e colocar ao serviço da autarquia a experiência que adquiri no decurso de mais de duas décadas de gestão pública. O município precisa de uma liderança estável e forte. Uma liderança que sirva os munícipes com a eficácia e o rigor que merecem.

P – Que avaliação faz de 16 anos de gestão autárquica do PSD?
R –
Vila Real de Santo António é hoje uma sombra do que era em 2005: um concelho moribundo, que é falado pelas piores razões. A gestão de Luís Gomes e São Cabrita deixou-nos o município mais endividado do país, um turismo estagnado e um panorama económico e social empobrecido. Factos que transformaram a gestão PSD, de Luís Gomes e São Cabrita, na pior da história de VRSA. Uma gestão despesista, irresponsável, que penhorou o concelho com contratos ruinosos, como os da água ou dos parquímetros, que vão vigorar nas próximas décadas e lesar gravemente os vila-realenses.

P – O anterior presidente apresenta-se novamente como candidato do PSD à presidência da câmara. Como vê este regresso?
R –
Os tempos são de mudança. Luís Gomes deu todas as provas para sabermos qual seria a sua política: continuar a gastar para não vermos nada. É preciso dizê-lo claramente: queremos o nosso concelho de volta! As pessoas sabem como ele conduziu os destinos e a imagem da nossa terra. Os vila-realenses estão hoje mais pobres e desgostosos de viver na sua terra. O seu regresso seria a machadada final no futuro do concelho. É preciso virar a página. Vila Real de Santo António vai mudar.

O PS vai fazer muito mais, gastando muito menos!

P – Uma das críticas que são apontadas a Luís Gomes, é que deixou a câmara em 2017 numa situação de bancarrota. Património ou bancarrota?
R –
Bancarrota, sem dúvida! Os números que Luís Gomes apresenta não nos merecem credibilidade. O que aconteceu na realidade – e é preciso que os vila-realenses saibam – é que ele se limitou a valorizar um património que já existia antes de 2005. Ele fez o exercício simples, mas intelectualmente desonesto, de somar tudo o que existia muito antes de ele chegar à câmara e proclamou-se o autor de todos os investimentos que já tinham sido feitos pelos executivos anteriores ao seu. A sua gestão resultou na adesão compulsiva a 4 planos para a regularização da dívida, que o próprio contraiu e, não só não cumpriu, como ainda fez com que a dívida aumentasse exponencialmente sem medir consequências.

No preâmbulo do acordo com o Fundo de Apoio Municipal (FAM), o município admitiu em 2012 que havia entrado em rotura financeira e viu-se obrigado a elaborar não um, mas quatro planos de resgate para apoiar a economia local e reequilibrar as dívidas à banca, num total de 74 milhões de euros. Estes planos foram sistematicamente incumpridos e a dívida foi crescendo ininterruptamente. O resultado dessa gestão ruinosa e dos sucessivos incumprimentos obrigou o Município a pedir o quarto resgate, que está neste momento a ser renegociado, porque foram encontrados 9,2 milhões de euros em faturas não registadas.

Luís Gomes afirma ter investido 65 milhões de euros em esgotos, mas 30 milhões foram investidos antes de 2005. Dos restantes 35 milhões, o município usufruiu de uma comparticipação comunitária acima dos 70%. O valor real do investimento ronda os 7 milhões de euros. A sua argumentação baseia-se em atirar números para o ar, jogando com o natural desconhecimento das pessoas. Mas a verdade está à vista de todos: o legado que nos deixou é ruinoso.

P – O que é que a sua candidatura pode trazer de diferente da gestão de 16 anos do PSD?
R –
Tudo, basicamente. O projeto do Partido Socialista para VRSA, que eu lidero, distancia-se em tudo do que foi a gestão de Luís Gomes e São Cabrita nos últimos 16 anos. Queremos empreender, desde logo, uma política de contas certas, em que a transparência, a responsabilidade e o rigor imperam. Uma gestão honesta e com respeito por todos. Criar uma fiscalidade amiga das famílias. Cuidar das pessoas e do património vila-realense, preservá-lo e desenvolvê-lo. Apoiar os empresários para estimular a economia local, aproveitar os nossos recursos sem gastar dinheiro em projetos megalómanos. O PS vai fazer muito mais, gastando muito menos!

Vamos valorizar a nossa terra e os vila-realenses

P – Quais os objetivos no que diz respeito: a) – resultados eleitorais? b) – grandes projeto ou prioridades para o concelho nos próximos quatro anos?
R –
Vila Real de Santo António anseia por momentos de mudança, que se sentem em cada esquina das três freguesias do concelho.

As pessoas reconhecem no PS e no líder deste projeto todas as capacidades para concretizar a mudança e por isso vamos vencer as próximas eleições! É nossa prioridade a reabilitação urbana para devolver a identidade ao concelho. Apostar numa gestão de rigor e transparência. Atrair a juventude, que abandonou o concelho nos últimos 16 anos. Reorganizar o espaço público. Criar habitação acessível a quem vive e trabalha aqui. Captar investimento para a nossa terra e criar condições para as empresas. Apostar na educação e na cultura e priorizar a ação social apoiando quem precisa, através de mecanismos de criação de emprego e de inclusão social. Apostar na formação dos nossos quadros. Transformar VRSA num concelho inclusivo e sustentável, orgulhoso da sua identidade e do património que possui, não só pela sua localização geoestratégica, mas pelas pessoas que aqui vivem. Vamos valorizar a nossa terra e os vila-realenses. VRSA vai mudar!

Vender casa. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças

18:00 24 Outubro, 2026 12:49 24 Outubro, 2026

Um único herdeiro poderá pedir a venda do imóvel, após 2 anos: aplicação das novas regras depende da entrada em vigor do diploma

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve Economia

Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro

20:23 24 Outubro, 2026 20:24 24 Outubro, 2026

Manifestantes pedem o fim dos despejos e medidas contra a especulação. Organização alerta para dificuldades no acesso à habitação na região algarvia

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Algarve Europa

Lancha com 1.200 cavalos transportava cinco toneladas de haxixe no Guadiana: suspeitos fugiram para Espanha

13:10 24 Outubro, 2026 12:58 24 Outubro, 2026

Operação conjunta da GNR e da Guarda Civil espanhola permitiu apreender mais de cinco toneladas de haxixe no rio Guadiana

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Nacional

Bombas de combustível têm novo aviso obrigatório: saiba o que significa na prática a redução de impostos

08:20 24 Outubro, 2026 14:11 23 Outubro, 2026

Desde 17 de outubro, os postos têm de mostrar o alívio fiscal por litro. Veja o que representa e como se reflete num abastecimento

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Saúde Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal continental: IPMA prevê também aguaceiros nas ilhas

07:05 24 Outubro, 2026 13:04 23 Outubro, 2026

Há possibilidade de chuva em Portugal continental ao fim do dia e aguaceiros nas ilhas. Conheça a previsão do IPMA.

Avião da TAP.
Economia Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Algarve Economia Nacional

Menzies vence concurso para assistência em escala em Faro, Lisboa e Porto

13:00 24 Outubro, 2026 10:24 24 Outubro, 2026

Antiga Groundforce recebeu licenças para três aeroportos, incluindo Faro, após a exclusão do consórcio espanhol que tinha ficado em primeiro lugar

Economia Europa

Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

17:28 24 Outubro, 2026 17:28 24 Outubro, 2026

Autarquia, polícia, empresários e moradores avaliam as regras das esplanadas, que limitam horários e procuram proteger o descanso dos residentes

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Economia Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Vender casa. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças

18:00 24 Outubro, 2026 12:49 24 Outubro, 2026

Um único herdeiro poderá pedir a venda do imóvel, após 2 anos: aplicação das novas regras depende da entrada em vigor do diploma

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro

20:23 24 Outubro, 2026 20:24 24 Outubro, 2026

Manifestantes pedem o fim dos despejos e medidas contra a especulação. Organização alerta para dificuldades no acesso à habitação na região algarvia

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Algarve, Europa

Lancha com 1.200 cavalos transportava cinco toneladas de haxixe no Guadiana: suspeitos fugiram para Espanha

13:10 24 Outubro, 2026 12:58 24 Outubro, 2026

Operação conjunta da GNR e da Guarda Civil espanhola permitiu apreender mais de cinco toneladas de haxixe no rio Guadiana

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Nacional

Bombas de combustível têm novo aviso obrigatório: saiba o que significa na prática a redução de impostos

08:20 24 Outubro, 2026 14:11 23 Outubro, 2026

Desde 17 de outubro, os postos têm de mostrar o alívio fiscal por litro. Veja o que representa e como se reflete num abastecimento

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Saúde, Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal continental: IPMA prevê também aguaceiros nas ilhas

07:05 24 Outubro, 2026 13:04 23 Outubro, 2026

Há possibilidade de chuva em Portugal continental ao fim do dia e aguaceiros nas ilhas. Conheça a previsão do IPMA.

Avião da TAP.
Economia, Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Algarve, Economia, Nacional

Menzies vence concurso para assistência em escala em Faro, Lisboa e Porto

13:00 24 Outubro, 2026 10:24 24 Outubro, 2026

Antiga Groundforce recebeu licenças para três aeroportos, incluindo Faro, após a exclusão do consórcio espanhol que tinha ficado em primeiro lugar

Economia, Europa

Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

17:28 24 Outubro, 2026 17:28 24 Outubro, 2026

Autarquia, polícia, empresários e moradores avaliam as regras das esplanadas, que limitam horários e procuram proteger o descanso dos residentes

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Economia, Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro
    Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro
  • PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros
    PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros
  • Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual
    Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual
  • Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças
    Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças
  • Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões
    Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

Opinião

  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal