O PS já escolheu os 16 cabeças-de-lista concorrentes às eleições autárquicas deste ano no Algarve, com mais de metade dos candidatos a apresentarem-se a votos pela primeira vez, foi hoje anunciado.
Os candidatos socialistas às Câmaras algarvias foram aprovados por aclamação na reunião da comissão política da Federação do PS/Algarve realizada na quarta-feira à noite por videoconferência.
Os socialistas optaram por recandidatar todos os nove presidentes de Câmara que dispõem na região: Osvaldo Gonçalves (Alcoutim), José Gonçalves (Aljezur), Luís Encarnação (Lagoa), Hugo Pereira (Lagos), Vítor Aleixo (Loulé), António Pina (Olhão), Isilda Gomes (Portimão), Vítor Guerreiro (São Brás de Alportel) e Ana Paula Martins (Tavira).
Em Vila do Bispo, os socialistas indigitaram a atual vice-presidente, Rute Silva, para cabeça de lista, uma vez que o presidente, Adelino Soares, está impedido de se recandidatar por ter atingido o número permitido de mandatos (três).
Para disputar as cinco câmaras sob presidência social-democrata, o PS/Algarve escolheu: Ricardo Clemente (Albufeira), Rosa Nunes (Castro Marim), João Marques (Faro), Paulo Alves (Monchique) e Álvaro Araújo (Vila Real de Santo António).
Em Silves, Luís Guerreiro foi o escolhido pelo PS para disputar o único município com presidência comunista no Algarve.
Dos atuais dez presidentes socialistas de Câmaras do Algarve, apenas cincos voltam a encabeçar as listas para um novo mandato – Osvaldo Gonçalves (Alcoutim), Vítor Aleixo (Loulé), António Pina (Olhão), Isilda Gomes (Portimão) e Vítor Guerreiro (São Brás de Alportel).
Os restantes autarcas em funções apresentam-se pela primeira vez como candidatos diretos ao cargo que assumiram em substituição dos autarcas eleitos, casos de José Gonçalves (Aljezur), Luís Encarnação (Lagoa), Hugo Pereira (Lagos) e Ana Paula Martins (Tavira).
Nos concelhos de Faro, Silves, Castro Marim e Vila Real de Santo António, os candidatos que não desempenham cargos autárquicos concorrem também pela primeira vez, ao contrário do que sucede nos municípios de Albufeira e de Monchique, onde os socialistas mantêm os cabeça de lista de há quatro anos.
Em declarações à agência Lusa, o líder do PS/Algarve, Luís Graça, indicou que a lista aprovada, “assenta na renovação, onde mais de metade dos cabeça de lista se apresenta a votos pela primeira vez”.
“Há uma enorme renovação dos candidatos, embora alguns estejam já em funções nos cargos por substituição”, sublinhou.
O líder dos socialistas algarvios, destacou ainda o facto de existirem quatro mulheres como cabeça de lista às próximas eleições autárquicas no Algarve, “o que acentua o reconhecimento do PS das mulheres na vida política”.
“Consideramos um número significativo termos quatro mulheres em 16 candidatos, o que para nós é um reconhecimento da importância, cada vez maior, das mulheres na vida política e na sociedade”, concluiu.
O PS tem como principal objetivo vencer o maior número de câmaras na região e manter a presidência da associação de municípios do Algarve (AMAL), que historicamente lhe pertence.