Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Edição Papel, Política

Autárquicas 2021: O que eles disseram na tomada de posse

Entre 7 e 18 de outubro, todos os 16 presidentes das câmaras municipais do Algarve foram empossados. Fique a saber o essencial dos discursos de cada um

15:00 23 Outubro, 2021 10:56 29 Novembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Álvaro Araújo

Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António


• Vamos fazer uma auditoria «isenta e rigorosa» às contas e daremos conta às pessoas do que aconteceu, sem tirar conclusões precipitadas.

• Começar desde já, uma gestão mais rigorosa e “não haverá carros a ir para as casas dos funcionários e dirigentes”.

• Renegociar contratos «que têm lesado os munícipes», como os relacionados com a «recolha do lixo ou o estacionamento pago».

• Reestruturação interna da própria orgânica do município e intervenções no espaço público do município que está bastante degradado.


Ana Paula Martins

Presidente da Câmara Municipal de Tavira


• Um toque feminino será bom para a cidade e é para mim um orgulho ser a primeira mulher presidente deste município.

• Manter as linhas de continuidade nos grandes investimentos para o concelho, sem descurar as contas certas.

• Transformar Tavira na cidade de referência do sotavento algarvio.

• Colocar as pessoas em primeiro lugar e investimento na habitação social e desenvolver políticas de apoio aos mais carenciados.


António Miguel Pina

Presidente da Câmara Municipal de Olhão


• Não há tempo de excluir ninguém, há que trabalhar conjuntamente, para se retirar a riqueza das reflexões (…) todos juntos encontraremos a melhor decisão.

• Políticas sociais, desemprego, pobreza, habitação social e educação, são algumas prioridades.

• A centralidade do poder, as acessibilidades (variante norte), a frente ribeirinha, são alguns dos problemas existentes e que carecem de uma atenção especial.

• Manter rumo de afirmação de Olhão como centro de referência de cultura e desenvolvimento.


Francisco Amaral

Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim


• Uma confortável maioria em todos os órgãos, traz responsabilidades acrescidas e deveres obrigatórios.

• A execução das obras de abastecimento água potável às poucas povoações onde ainda não chegou.

• Na habitação há que criar mais loteamentos habitacionais para os casais poderem construir as suas moradias.

• Levar o passadiço até Monte Gordo, a continuidade do “Triangulo Verde”, a construção do Centro de Atividades Náuticas de Odeleite, a requalificação da Rua da Alagoa, e a construção do pavilhão desportivo.


Hugo Pereira

Presidente da Câmara Municipal de Lagos


• As pessoas são a grande prioridade e a habitação um dos principais eixos de intervenção com um investimento de 18 milhões de euros abrangendo um total de 400 famílias.

• Solidariedade social como forma de combate à pobreza e exclusão social, assim como o apoio aos idosos e crianças.

• Afirmar a qualidade ambiental do território, valorizar o património material e imaterial, promover o sucesso educativo, apoiar o desporto e promover estilos de vida saudáveis.


Isilda Gomes

Presidente da Câmara Municipal de Portimão


• Privilegiar a habitação ao longo do próximo mandato. Serão mais de 60 milhões nesta área.

• A criação do pelouro das Freguesias, “pois as nossas sinergias têm que ser canalizadas para tornar uma sociedade mais feliz”.

• Estamos atentos e tudo faremos para garantir a disponibilização de mais salas de aula e vagas nas creches.

• Uma nova carta orientadora de desenvolvimento com um plano estratégico para Portimão, aberto aos cidadãos, “de forma a que todos possamos dar um contributo para o futuro desta terra”.


José Gonçalves

Presidente da Câmara Municipal de Aljezur


• Urgência da revisão do Plano de Ordenamento Costeiuro (POC) Odeceixe-Vilamoura e do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

• Melhor adequação do Plano de Rega do Mira.

• Requalificação das estradas da Amoreira e da Carrapateira.

• Mercado de Aljezur, os Paços do Concelho, o Parque de Lazer dos Malhadais.


José Rolo

Presidente da Câmara Municipal de Albufeira


• Situação pandémica completamente anómala teve consequências extremamente negativas nas vertentes sanitária, económica e social e a câmara respondeu de forma pronta no apoio às pessoas e às empresas.

• O mandato que se vai iniciar é para cumprir integralmente por mim e por este executivo até ao final com um programa ambicioso, moderno, inovador e conta com mais de 100 medidas.

• Prioridades: habitação, escolas, saúde, apoio aos idosos, transição digital, requalificação vias publicas.

• Estamos apostados em fazer uma governação transparente, responsável e de responsabilização.


Luís Encarnação

Presidente da Câmara Municipal de Lagoa


• A continuação do combate à Covid-19 e a recuperação económica do concelho com a criação de emprego são as grandes prioridades.

• A habitação e a substituição das obsoletas condutas de água como os seus dois desígnios.

• Melhorar áreas como a educação, a ação social, a cultura, o desporto, o cuidar do espaço público e a realização de obras e infraestruturas fundamentais para o desenvolvimento do concelho.

• Resultados eleitorais é o reconhecimento do trabalho feito.


Osvaldo Gonçalves

Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim


• Prioridade são as pessoas porque se um autarca não trabalhar para as pessoas, «não anda cá a fazer nada».

• A ponte será outra prioridade e temos de agilizar procedimentos, para que seja a câmara a dona da obra».

• Apostar e investir nos jovens e na juventude, mas ao mesmo tempo garantir que o reforço do trabalho junto da população sénior.

• Temos a lamentar a falta de cuidados de saúde que deviam ser garantidos pelo Estado.


Paulo Alves

Presidente da Câmara Municipal de Monchique


• Política coerente de ordenamento do território de combate ao flagelo dos incêndios.

• Humanização do território num conceito do PDM ao serviço das pessoas.

• Habitação e apoios sociais para os mais necessitados.

• Combate à desertificação através de políticas de atração do investimento e emprego.

• Complementaridade e solidariedade interegional.


Rogério Bacalhau

Presidente da Câmara Municipal de Faro


• Requalificação do espaço público, em particular as áreas verdes.

• Reencontro de Faro com a sua vocação de cidade costeira investindo em todo o passeio que vai do Parque Ribeirinho até ao Largo de São Francisco.

• Faro pede “mais celeridade nas decisões do Governo” uma vez que há “outras oportunidades que se perdem por ficar moribundas no tampo de uma secretária em Lisboa”.

• Investimentos nas áreas da Educação, com a construção da Escola Básica D. Afonso III, na segurança, com a constituição do corpo de Polícia Municipal.


Rosa Palma

Presidente da Câmara Municipal de Silves


• Estamos aqui para servir e fá-lo-emos com a mesma determinação e mantendo elevados níveis de exigência.

• Concretização de projetos fundamentais para o desenvolvimento do concelho: o desassoreamento do rio Arade, a construção do Estabelecimento Prisional Regional na Portela de Messines e a requalificação da Estrada Nacional n.º 124 – Silves-Porto de Lagos.

• Continuar a lutar contra um processo de transferência de encargos da administração central para a administração local, que não está a ser conduzido da melhor maneira e que poderá prejudicar as populações.


Rute Silva

Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo


• Orgulho como primeira mulher presidente da câmara municipal de Vila do Bispo.

• Como prioridade máxima, para os próximos anos, a execução do Plano Estratégico de Habitação, a construção de casas acessíveis.

• Plano orientador assente em seis pilares: pessoas, habitação, qualidade de vida, competitividade, ambiente e sustentabilidade.

• Destaque ainda à saúde, educação, mobilidade e às acessibilidades, áreas que considera “essenciais para o bem-estar e qualidade de vida das nossas populações.


Vítor Aleixo

Presidente da Câmara Municipal de Loulé


• Trabalhar para as pessoas e com as pessoas onde está incluído o acesso à habitação, procurando dar continuidade e acelerar o trabalho feito.

• Simplificação administrativa para apoio à atividade económica.

• Novos projetos na área das ciências biomédicas, do turismo ligado ao envelhecimento ativo, a agricultura biossustentável, a revisão do PDM e obras estruturantes na saúde, educação e património cultural.

• Responder aos desafios locais provocados pelas alterações climáticas no quadro de um ambicioso plano de ação para enfrentar o problema à nossa escala.


Vítor Guerreiro

Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel


• O desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida para a população continuarão a ser o principal objetivo.

• Áreas prioritárias: saúde e solidariedade, desenvolvimento económico, vias de comunicação e renovação urbana, educação, cultura e desporto, proteção civil e ambiente.

• Investimentos essenciais: requalificação da EN2, a criação de mais equipamentos na área da saúde, o reforço do Centro de Medicina de Reabilitação do Sul e a Barragem do Monte da Ribeira.

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Lei do arrendamento: especialistas alertam para maior desproteção dos inquilinos

13:20 24 Outubro, 2026 12:47 24 Outubro, 2026

Reforma proposta pelo Governo suscita críticas. Especialistas divergem nas soluções e alterações continuam em discussão no Parlamento

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Algarve Economia Nacional

Menzies vence concurso para assistência em escala em Faro, Lisboa e Porto

13:00 24 Outubro, 2026 10:24 24 Outubro, 2026

Antiga Groundforce recebeu licenças para três aeroportos, incluindo Faro, após a exclusão do consórcio espanhol que tinha ficado em primeiro lugar

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve Economia

Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro

20:23 24 Outubro, 2026 20:24 24 Outubro, 2026

Manifestantes pedem o fim dos despejos e medidas contra a especulação. Organização alerta para dificuldades no acesso à habitação na região algarvia

Nacional

PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros

20:10 24 Outubro, 2026 18:08 24 Outubro, 2026

De peças de ouro a roupa e equipamentos eletrónicos, a PSP de Coimbra leiloou mais de 1.500 objetos perdidos que nunca foram reclamados

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Economia Europa

Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

17:28 24 Outubro, 2026 17:28 24 Outubro, 2026

Autarquia, polícia, empresários e moradores avaliam as regras das esplanadas, que limitam horários e procuram proteger o descanso dos residentes

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Algarve

Condutor tenta subornar GNR com mil euros após ser apanhado a conduzir alcoolizado em Silves

09:50 21 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Homem de 48 anos foi detido em Silves por conduzir alcoolizado e tentar entregar mil euros aos militares da GNR para evitar a detenção

Vender casa. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças

18:00 24 Outubro, 2026 12:49 24 Outubro, 2026

Um único herdeiro poderá pedir a venda do imóvel, após 2 anos: aplicação das novas regras depende da entrada em vigor do diploma

Economia Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

BMW num posto de abastecimento.
Auto Economia Europa

BMW chegou a oferecer mais de 650.000€ para trabalhadores saírem: procura foi tanta que a marca fechou inscrições

15:40 24 Outubro, 2026 16:01 23 Outubro, 2026

A BMW apresentou indemnizações superiores a 650.000€ em casos específicos e criou um bónus para incentivar despedimentos

Saúde Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Lei do arrendamento: especialistas alertam para maior desproteção dos inquilinos

13:20 24 Outubro, 2026 12:47 24 Outubro, 2026

Reforma proposta pelo Governo suscita críticas. Especialistas divergem nas soluções e alterações continuam em discussão no Parlamento

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Algarve, Economia, Nacional

Menzies vence concurso para assistência em escala em Faro, Lisboa e Porto

13:00 24 Outubro, 2026 10:24 24 Outubro, 2026

Antiga Groundforce recebeu licenças para três aeroportos, incluindo Faro, após a exclusão do consórcio espanhol que tinha ficado em primeiro lugar

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro

20:23 24 Outubro, 2026 20:24 24 Outubro, 2026

Manifestantes pedem o fim dos despejos e medidas contra a especulação. Organização alerta para dificuldades no acesso à habitação na região algarvia

Nacional

PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros

20:10 24 Outubro, 2026 18:08 24 Outubro, 2026

De peças de ouro a roupa e equipamentos eletrónicos, a PSP de Coimbra leiloou mais de 1.500 objetos perdidos que nunca foram reclamados

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Economia, Europa

Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

17:28 24 Outubro, 2026 17:28 24 Outubro, 2026

Autarquia, polícia, empresários e moradores avaliam as regras das esplanadas, que limitam horários e procuram proteger o descanso dos residentes

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Algarve

Condutor tenta subornar GNR com mil euros após ser apanhado a conduzir alcoolizado em Silves

09:50 21 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Homem de 48 anos foi detido em Silves por conduzir alcoolizado e tentar entregar mil euros aos militares da GNR para evitar a detenção

Vender casa. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças

18:00 24 Outubro, 2026 12:49 24 Outubro, 2026

Um único herdeiro poderá pedir a venda do imóvel, após 2 anos: aplicação das novas regras depende da entrada em vigor do diploma

Economia, Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

BMW num posto de abastecimento.
Auto, Economia, Europa

BMW chegou a oferecer mais de 650.000€ para trabalhadores saírem: procura foi tanta que a marca fechou inscrições

15:40 24 Outubro, 2026 16:01 23 Outubro, 2026

A BMW apresentou indemnizações superiores a 650.000€ em casos específicos e criou um bónus para incentivar despedimentos

Saúde, Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro
    Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro
  • PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros
    PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros
  • Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual
    Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual
  • Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças
    Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças
  • Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões
    Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

Opinião

  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal