Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Edição Papel, Europe Direct Algarve, Opinião

Em maio há 25 anos votava-se a criação da moeda única | Por José Apolinário

Artigo de opinião de José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e ex-eurodeputado: “Evoco e destaco o papel de Jacques Delors, um presidente da comissão europeia que marcou e impulsionou a concretização da união económica e monetária”

09:02 5 Maio, 2023 10:39 5 Maio, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

2 de maio de 1998, uma data histórica: onze Estados-membros entraram no Euro. No dia 2 de maio de 1998, há precisamente 25 anos, o Parlamento Europeu, reunido em sessão extraordinária, aprovou a passagem à terceira fase da União Económica e Monetária, com a criação da moeda única, com base na recomendação do Conselho de Ministros da Economia e Finanças (ECOFIN).

No dia 2 de maio, numa sessão em Plenário ao sábado de manhã que se prolongou até ao início da tarde, no novo hemiciclo de Bruxelas, tivemos a honra de participar e dar parecer favorável à criação da moeda única.

JOSÉ APOLINÁRIO
Presidente da Comissão de Coordenação
e Desenvolvimento Regional do Algarve
e ex-eurodeputado

Evoco e destaco o papel de Jacques Delors, um presidente da comissão europeia que marcou e impulsionou a concretização da união económica e monetária

Para todos nós que votámos a favor o momento era – e foi – de especial significado. Em representação dos cidadãos europeus, dos eleitores portugueses, estávamos a fazer acontecer mais um passo na construção europeia, europa de cultura e de identidade, desde logo com um símbolo inspirado na letra grega épsilon, o símbolo do Euro evocaria o berço da civilização europeia “E”, a primeira letra de “Europa”.

Assim, após esse parecer, a proposta de recomendação formulada pela Comissão e o relatório von WOGAU, o Conselho Europeu, numa reunião vivida com especial intensidade, já pela madrugada de dia 3 de maio, aprovou a criação do euro a partir de 1 de janeiro de 1999, com a participação de 11 Estados-membros: a Alemanha; a Áustria, a Bélgica, a Espanha, a Finlândia, a França, a Irlanda, a Itália, o Luxemburgo, os Países Baixos e Portugal.

Ao assinalar 25 anos sobre essa data emblemática na construção europeia evoco e destaco o papel de Jacques Delors, um presidente da comissão europeia que marcou e impulsionou a concretização da união económica e monetária, mas também o empenho e compromisso estratégico do então primeiro-ministro, António Guterres, colocando Portugal no núcleo inicial dos Países fundadores do Euro.

Biografia:

José Apolinário Nunes Portela nasceu em Pechão; concelho de Olhão, em 22 de julho de 1962. É casado e tem dois filhos.
Licenciado em Direito, é militante do Partido Socialista desde 1976. Foi secretário-geral da Juventude Socialista, presidente da Federação do Partido Socialista, membro da Comissão Política do Partido Socialista, e deputado à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Faro diversas vezes.
Membro da Comissão Parlamentar de Economia e Finanças, coordenador do Grupo Parlamentar do PS para os assuntos de pescas na Comissão Parlamentar de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, membro da Subcomissão de Turismo e da Assembleia Parlamentar Euro-Mediterrânica.
Entre 1993 e 98, ocupou o cargo de eurodeputado no parlamento Europeu.
José Apolinário, foi presidente da Câmara Municipal de Faro. Foi diretor-geral das Pescas e gestor do PROMAR e presidente do Conselho de Administração da Docapesca. Foi presidente da Assembleia Municipal de Faro e  por duas vezes  secretário de Estado das Pescas.
Em 13 de outubro de 2020 foi eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 12:33 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

As apreensões ocorrem após outras operações idênticas nas últimas semanas no Algarve. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende quase 4.000 litros de combustível em Albufeira e Aljezur

12:53 4 Outubro, 2026 12:57 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Quatro homens foram constituídos arguidos na praia dos Aveiros. Operações na costa permitiram apreender combustível, duas embarcações e mantimentos.

Cultura Edição Papel Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Auto Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Portugal está dividido em três jurisdições consulares que vão condicionar o ato eleitoral- Porto, Lisboa – onde pertencem as ilhas dos Açores e da Madeira – e Faro. Crédito: Lusa
Algarve Mundo Nacional Política

Faro tem perto de nove mil brasileiros recenseados nas presidenciais

13:10 4 Outubro, 2026 13:10 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Votação decorre este domingo, das 08:00 às 17:00. Em Lisboa, brasileiros residentes em Portugal ajudam a verificar urnas e a orientar os eleitores

Incêndio destrói restaurante Cabana Sass', no Algarve. Crédito: DR
Algarve

Chamas destroem restaurante de luxo no Algarve e equipa promete regressar: “Estamos com o coração partido”

13:21 4 Outubro, 2026 13:21 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Cabana Sass’, junto à Praia do Almargem, em Quarteira, ficou destruído por um incêndio. O espaço tinha aberto há pouco mais de um ano

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

07:00 4 Outubro, 2026 07:25 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Depois da instabilidade registada no sábado, uma gota fria ganha força em Portugal continental, com mais chuva e trovoada nestas regiões

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais

Atenção, ‘pais’ de cães e gatos: estas 8 plantas comuns em casa podem ser perigosas para os animais

09:00 4 Outubro, 2026 06:06 2 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Há plantas que podem provocar intoxicações em cães e gatos. Algumas situações exigem assistência veterinária rápida

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 12:33 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

As apreensões ocorrem após outras operações idênticas nas últimas semanas no Algarve. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende quase 4.000 litros de combustível em Albufeira e Aljezur

12:53 4 Outubro, 2026 12:57 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Quatro homens foram constituídos arguidos na praia dos Aveiros. Operações na costa permitiram apreender combustível, duas embarcações e mantimentos.

Cultura, Edição Papel, Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Auto, Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Portugal está dividido em três jurisdições consulares que vão condicionar o ato eleitoral- Porto, Lisboa – onde pertencem as ilhas dos Açores e da Madeira – e Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Mundo, Nacional, Política

Faro tem perto de nove mil brasileiros recenseados nas presidenciais

13:10 4 Outubro, 2026 13:10 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Votação decorre este domingo, das 08:00 às 17:00. Em Lisboa, brasileiros residentes em Portugal ajudam a verificar urnas e a orientar os eleitores

Incêndio destrói restaurante Cabana Sass', no Algarve. Crédito: DR
Algarve

Chamas destroem restaurante de luxo no Algarve e equipa promete regressar: “Estamos com o coração partido”

13:21 4 Outubro, 2026 13:21 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Cabana Sass’, junto à Praia do Almargem, em Quarteira, ficou destruído por um incêndio. O espaço tinha aberto há pouco mais de um ano

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

07:00 4 Outubro, 2026 07:25 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Depois da instabilidade registada no sábado, uma gota fria ganha força em Portugal continental, com mais chuva e trovoada nestas regiões

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais

Atenção, ‘pais’ de cães e gatos: estas 8 plantas comuns em casa podem ser perigosas para os animais

09:00 4 Outubro, 2026 06:06 2 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Há plantas que podem provocar intoxicações em cães e gatos. Algumas situações exigem assistência veterinária rápida

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Últimas Notícias

  • Chamas destroem restaurante de luxo no Algarve e equipa promete regressar: “Estamos com o coração partido”
    Chamas destroem restaurante de luxo no Algarve e equipa promete regressar: “Estamos com o coração partido”
  • Faro tem perto de nove mil brasileiros recenseados nas presidenciais
    Faro tem perto de nove mil brasileiros recenseados nas presidenciais
  • GNR apreende quase 4.000 litros de combustível em Albufeira e Aljezur
    GNR apreende quase 4.000 litros de combustível em Albufeira e Aljezur
  • Cristina Branco celebra 30 anos de carreira com concerto em Loulé
    Cristina Branco celebra 30 anos de carreira com concerto em Loulé
  • Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”
    Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

Opinião

  • Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
  • O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
    O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal