Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik AI
Nacional

Vai haver cortes de água em Portugal: estes são os casos em que pode acontecer legalmente

O novo regulamento da água já está em vigor e define em que casos o abastecimento pode ser cortado legalmente. Saiba quando o corte é permitido, como deve ser avisado e o que fazer para evitar ficar sem água em casa

18:40 7 Novembro, 2025 16:38 6 Novembro, 2025
João Pedro LuísJoão Pedro LuísJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As regras sobre o fornecimento de água, saneamento e resíduos foram finalmente uniformizadas em todo o país. Desde meados de outubro de 2024 que o novo Regulamento n.º 446/2024, de 19 de abril, da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), passou a ter aplicação obrigatória, estabelecendo prazos, deveres de informação e compensações aos consumidores por falhas no serviço, como cortes de água. As disposições sobre compensações entraram em vigor a 19 de abril de 2025.

Entre as principais alterações, destaca-se a clarificação dos casos em que o fornecimento de água pode ser legalmente interrompido, os prazos mínimos de aviso prévio e as situações em que o utilizador tem direito a ser compensado.

Quando é que a água pode ser cortada

De acordo com o regulamento da ERSAR, o corte de abastecimento só pode ocorrer em caso de falta de pagamento, e apenas depois de cumpridas todas as formalidades legais. A entidade gestora tem de enviar um pré-aviso por carta registada ou outro meio equivalente, com uma antecedência mínima de 20 dias em relação à data prevista para a interrupção.

O artigo 18.º, n.º 2, do regulamento define expressamente este prazo para o serviço de água, e o artigo 24.º, n.º 2, aplica-o ao saneamento. Caso o aviso não seja cumprido, o consumidor tem direito a uma compensação de 15 euros, e a entidade não pode cobrar qualquer tarifa associada à interrupção.

Restabelecimento após o pagamento

O fornecimento deve ser restabelecido no prazo máximo de 24 horas após o pagamento da dívida ou a celebração de um acordo de pagamento. Se forem necessários trabalhos técnicos que impeçam o restabelecimento dentro desse prazo, o consumidor deve ser informado no mesmo período sobre a natureza e duração dos trabalhos. Se isso não acontecer, há igualmente lugar a compensação.

Interrupções programadas e emergências

As interrupções programadas têm de ser comunicadas com, pelo menos, 48 horas de antecedência, tanto no site da entidade como por aviso direto ou edital. Devem indicar as zonas e o período afetado. Caso a interrupção ultrapasse 24 horas, a entidade tem de garantir o fornecimento alternativo de água para consumo humano. O incumprimento destas regras dá direito a compensação financeira.

Em situações de emergência, como avarias graves ou contaminações, podem ocorrer cortes temporários não programados. Ainda assim, há deveres de comunicação e prazos de reposição definidos, com compensações aplicáveis sempre que não sejam cumpridos.

Compensações: como funcionam e quando aumentam

As compensações variam entre 5, 10 e 15 euros, consoante a gravidade e o tipo de falha. Segundo a ERSAR, estes valores podem ser acrescidos em função do tempo de incumprimento: mais 50% por cada 12 horas adicionais no caso da água e do saneamento, ou mais 25% por período adicional no caso dos resíduos.

Contudo, as compensações não são automáticas. O consumidor tem de apresentar uma reclamação escrita, no prazo de 30 dias após tomar conhecimento do incumprimento. A entidade dispõe de 120 dias para refletir o valor na fatura.

Exemplos práticos de situações compensáveis

Entre as situações que geram direito a compensação contam-se:

  • Corte sem o pré-aviso de 20 dias: 15 euros, além da isenção de taxas de interrupção;
  • Restabelecimento após o pagamento fora do prazo de 24 horas, sem informação adequada: 15 euros mais acréscimos;
  • Interrupção programada sem aviso de 48 horas: 5 euros, aumentando para 15 euros se a suspensão durar mais de 24 horas;
  • Faturação irregular, como alterações da periodicidade de cobrança sem opção do utilizador: 10 euros por fatura reclamada.

Reclamar é essencial

A ERSAR e a DECO PROteste recordam que o direito à compensação depende sempre da iniciativa do consumidor. A reclamação deve ser apresentada por escrito, através do Livro de Reclamações Eletrónico ou dos canais oficiais da entidade.

Em resumo

Os cortes de água só são legais em caso de incumprimento comprovado e após um pré-aviso mínimo de 20 dias. As compensações previstas no novo regulamento entraram em vigor a 19 de abril de 2025, mas apenas são pagas a quem reclamar dentro dos prazos legais.

Manter as faturas em dia e estar atento às notificações é a forma mais eficaz de evitar problemas. E, se o serviço falhar, reclamar continua a ser a melhor forma de garantir que os seus direitos são respeitados.

Leia também: Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal nesta data e estas serão as regiões afetadas

Perder peso.
Economia Nacional Saúde

Medicamentos para a perda de peso vão começar a ser comparticipados em 2027: apoio do Estado terá duração limitada

16:20 22 Outubro, 2026 16:10 22 Outubro, 2026

Estado vai comparticipar medicamentos contra a obesidade a partir de fevereiro de 2027, mas existem requisitos para aceder ao apoio

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Algarve

Dois homens detidos por tráfico de droga em Portimão após tentativa de fuga à PSP

17:22 22 Outubro, 2026 17:20 22 Outubro, 2026

Operação contra o tráfico de droga no centro de Portimão terminou com dois detidos e a apreensão de 24 doses de haxixe, dinheiro e telemóveis

Algarve Opinião Política

O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos

16:33 22 Outubro, 2026 16:33 22 Outubro, 2026

"É tempo de colocar as pessoas no centro das políticas de habitação. Porque o Algarve não pode ser apenas um destino para visitar. Tem de continuar a ser um lugar onde é possível viver"

Autocarro Rede Expressos.
Nacional

Rede Expressos lança 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viajar por Portugal

10:10 22 Outubro, 2026 10:04 22 Outubro, 2026

Campanha "Poucochinho" disponibiliza 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viagens até 30 de novembro. Compras devem ser feitas até 12 de novembro

Opinião Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Opinião

Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 22 Outubro, 2026 07:40 22 Outubro, 2026

"Podemos exigir mudanças profundas, fazer perguntas incómodas e recusar respostas vazias. Devemos fazê-lo. Mas continuo à espera de que me expliquem como se melhora a vida de quem, depois da manifestação, fica a varrer os vidros"

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Economia Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Algarve Economia

Tavira lança concurso para exploração de sete lojas em mercados municipais com valores a partir de 250 euros

16:50 21 Outubro, 2026 16:50 21 Outubro, 2026

Concurso para explorar sete lojas nos mercados de Tavira, Cabanas e Luz de Tavira recebe propostas até 19 de novembro, com concessões até 10 anos

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

idosa a mexer no telemóvel. Crédito: Freepik
Nacional Tech

Tem telemóvel da MEO, NOS ou Vodafone? Nova ferramenta vai permitir aos bancos detetar estas burlas

21:40 21 Outubro, 2026 15:42 21 Outubro, 2026

A MEO, a NOS e a Vodafone anunciaram duas novas ferramentas de segurança que permitem aos bancos verificar números de telemóvel e detetar trocas suspeitas de cartões SIM

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Perder peso.
Economia, Nacional, Saúde

Medicamentos para a perda de peso vão começar a ser comparticipados em 2027: apoio do Estado terá duração limitada

16:20 22 Outubro, 2026 16:10 22 Outubro, 2026

Estado vai comparticipar medicamentos contra a obesidade a partir de fevereiro de 2027, mas existem requisitos para aceder ao apoio

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Algarve

Dois homens detidos por tráfico de droga em Portimão após tentativa de fuga à PSP

17:22 22 Outubro, 2026 17:20 22 Outubro, 2026

Operação contra o tráfico de droga no centro de Portimão terminou com dois detidos e a apreensão de 24 doses de haxixe, dinheiro e telemóveis

Algarve, Opinião, Política

O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos

16:33 22 Outubro, 2026 16:33 22 Outubro, 2026

"É tempo de colocar as pessoas no centro das políticas de habitação. Porque o Algarve não pode ser apenas um destino para visitar. Tem de continuar a ser um lugar onde é possível viver"

Autocarro Rede Expressos.
Nacional

Rede Expressos lança 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viajar por Portugal

10:10 22 Outubro, 2026 10:04 22 Outubro, 2026

Campanha "Poucochinho" disponibiliza 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viagens até 30 de novembro. Compras devem ser feitas até 12 de novembro

Opinião, Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Opinião

Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 22 Outubro, 2026 07:40 22 Outubro, 2026

"Podemos exigir mudanças profundas, fazer perguntas incómodas e recusar respostas vazias. Devemos fazê-lo. Mas continuo à espera de que me expliquem como se melhora a vida de quem, depois da manifestação, fica a varrer os vidros"

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Economia, Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Algarve, Economia

Tavira lança concurso para exploração de sete lojas em mercados municipais com valores a partir de 250 euros

16:50 21 Outubro, 2026 16:50 21 Outubro, 2026

Concurso para explorar sete lojas nos mercados de Tavira, Cabanas e Luz de Tavira recebe propostas até 19 de novembro, com concessões até 10 anos

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

idosa a mexer no telemóvel. Crédito: Freepik
Nacional, Tech

Tem telemóvel da MEO, NOS ou Vodafone? Nova ferramenta vai permitir aos bancos detetar estas burlas

21:40 21 Outubro, 2026 15:42 21 Outubro, 2026

A MEO, a NOS e a Vodafone anunciaram duas novas ferramentas de segurança que permitem aos bancos verificar números de telemóvel e detetar trocas suspeitas de cartões SIM

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Últimas Notícias

  • O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem
    O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem
  • GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga
    GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga
  • Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer
    Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer
  • Médico e escritor residente em São Brás de Alportel lança novo romance histórico sobre o domínio islâmico
    Médico e escritor residente em São Brás de Alportel lança novo romance histórico sobre o domínio islâmico
  • São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação
    São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação

Opinião

  • Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
    Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
  • A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos
    A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos
  • O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos
    O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
  • Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
    Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal