Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mulher cansada a trabalhar. Crédito: Freepik
Mulher cansada a trabalhar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Trabalha por turnos? Descubra se tem direito ao subsídio que a lei garante

Saiba se tem direito a receber o subsídio e como garantir o extra a que tem direito ao trabalhar por turnos diferenciados

12:50 21 Agosto, 2025 10:35 22 Agosto, 2025 | Tiago Alcobia
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O trabalho por turnos é uma realidade para milhares de portugueses, abrangendo setores tão diversos como a saúde, a indústria, a restauração ou o comércio. Implica horários que fogem ao tradicional período diurno e exige uma adaptação do ritmo pessoal e familiar. Esta forma de organização do trabalho pode, no entanto, trazer direitos adicionais aos trabalhadores, como é o caso do subsídio de turno, previsto no Código do Trabalho.

Quando o trabalho dá direito a subsídio

De acordo como site especializado em recursos humanos, Human Resources, o subsídio de turno consiste num complemento salarial destinado a compensar os trabalhadores que exercem funções em horários diferenciados, seja no sector privado ou no público.

Tal como é referido no artigo 268.º do Código do Trabalho, se a entidade empregadora não cumprir este direito está a cometer uma contraordenação grave.

Para ter direito ao subsídio, pelo menos um dos turnos do trabalhador deve coincidir com períodos nocturnos, total ou parcialmente.

Segundo o mesmo Código, considera-se trabalho nocturno aquele que decorre entre as 22 horas e as 7 horas, especialmente quando o trabalhador cumpre pelo menos três horas dentro do intervalo entre a meia-noite e as 5 horas.

Quem cumpre turnos diários de sete a 11 horas que incluam este período enquadra-se como trabalhador nocturno, explica o site especializado em economia e finanças, Idealista.

Cálculo do subsídio de turno

O artigo 266.º do Código do Trabalho determina que o subsídio corresponde a um acréscimo de 25 por cento sobre a retribuição normal equivalente ao trabalho diurno.

Este valor pode ser substituído, mediante Instrumento de Regulamentação Colectiva de Trabalho (IRCT), por alternativas como a redução do período normal de trabalho ou um aumento fixo da retribuição base, desde que não prejudique o trabalhador.

Exceções à regra

Existem situações em que o suplemento de 25 por cento não se aplica, segundo o mesmo Código. mesmo acontece quando a função é exercida predominantemente em horários nocturnos, como na restauração, farmácias, empreendimentos turísticos ou espectáculos, ou quando a lei obriga a funcionar em determinados horários. Também não se aplica quando a remuneração já considera o facto de o trabalho ser prestado por turnos.

Tipos de turno e impacto no subsídio

O subsídio de turno varia conforme o tipo de turno cumprido. O Idealista distingue turnos totais, quando o dia de trabalho é dividido em três períodos, e turnos parciais, com apenas dois.

Há ainda o turno semanal, de segunda a sexta-feira, e o turno semanal prolongado, que inclui fins de semana. O turno permanente cobre todos os dias da semana, total ou parcialmente, e pode implicar ajustes diferentes no subsídio.

Subsídio e remuneração

O subsídio de turno integra-se na retribuição sujeita a impostos e conta para o cálculo da reforma, segundo o Código do Trabalho.

Este complemento, tal como refere o Human Resources, é um direito do trabalhador e não um benefício facultativo do empregador.

Conhecer estas regras garante que a remuneração corresponde ao esforço extra exigido a quem trabalha por turnos, permitindo verificar se o contrato e o recibo de vencimento refletem o que está legalmente previsto.

Leia também: Muitos condutores erram: conheça a diferença entre os sinais de trânsito C15 e C16 e evite multas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional Vida & Lazer

Água do mar a 29 °C? Conheça o espaço gratuito que está a surpreender quem já desistiu dos mergulhos na ‘água fria’

11:00 13 Julho, 2026 10:35 13 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Água salgada, temperatura quase tropical e entrada gratuita. Este espaço está a despertar a curiosidade de quem evita o mar frio

Algarve Cultura

Salir no Tempo evoca época romana com três dias de recriação histórica

07:00 13 Julho, 2026 06:54 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui mais de 200 espetáculos e momentos de animação, com mais de uma centena de figurantes

Mulher sentada num banco durante um dia de calor intenso. Crédito: Freepik
Tempo

Há uma data que pode marcar o regresso dos ’40 graus’ a Portugal: saiba quando será e quais vão ser as regiões mais afetadas

09:30 13 Julho, 2026 09:09 13 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

A semana começa fresca, mas os modelos meteorológicos apontam para uma reviravolta já no próximo fim de semana em Portugal

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Algarve Cultura

Festas de Nossa Senhora do Carmo juntam devoção, música e tradição marítima na Fuzeta

09:40 13 Julho, 2026 09:51 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Celebrações juntam devoção religiosa, tradição piscatória e animação popular em vários espaços da Fuzeta

Algarve Cultura Opinião

Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes

08:15 13 Julho, 2026 08:12 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve, com uma Universidade, ainda não mereceu a atenção dos nossos governantes. E a beneficiária de tal depósito poderia ser a Biblioteca da Universidade do Algarve ou construir-se uma Biblioteca Central do Algarve"

Bombeiros chegam a local de acidente. Crédito: Foto AI
Nacional

Sobrevivente do acidente mortal na A4 relata últimos momentos de uma das vítimas: “Deu-lhe um beijo e ela morreu”

22:28 12 Julho, 2026 22:20 12 Julho, 2026 | João Luís

Jovem sobrevivente do acidente contou a amigos que não se recorda do impacto e descreveu os momentos após o despiste que matou duas jovens

Desporto Nacional

Fernando Pimenta imparável: novo ouro fecha Taça do Mundo em grande

08:00 13 Julho, 2026 07:54 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Canoísta português fechou a participação no Canadá com nova vitória e chegou ao 31.º ouro em Taças do Mundo

Economia Opinião

A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos

11:44 13 Julho, 2026 11:45 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Começo a suspeitar de que o maior empreendimento imobiliário do país possa ser a própria linguagem oficial"

Montanha-russa.
Nacional Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Desporto Europe Direct Algarve

Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana

09:11 13 Julho, 2026 09:11 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António acolheram provas que mobilizaram atletas de várias categorias e nacionalidades

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia Tech

Transferiu dinheiro por engano no MB WAY? Saiba como reaver qualquer quantia

15:40 12 Julho, 2026 15:27 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples algarismo errado pode fazer com que uma transferência MB WAY chegue a um desconhecido

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Olhão, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Nacional, Vida & Lazer

Água do mar a 29 °C? Conheça o espaço gratuito que está a surpreender quem já desistiu dos mergulhos na ‘água fria’

11:00 13 Julho, 2026 10:35 13 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Água salgada, temperatura quase tropical e entrada gratuita. Este espaço está a despertar a curiosidade de quem evita o mar frio

Algarve, Cultura

Salir no Tempo evoca época romana com três dias de recriação histórica

07:00 13 Julho, 2026 06:54 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui mais de 200 espetáculos e momentos de animação, com mais de uma centena de figurantes

Mulher sentada num banco durante um dia de calor intenso. Crédito: Freepik
Tempo

Há uma data que pode marcar o regresso dos ’40 graus’ a Portugal: saiba quando será e quais vão ser as regiões mais afetadas

09:30 13 Julho, 2026 09:09 13 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

A semana começa fresca, mas os modelos meteorológicos apontam para uma reviravolta já no próximo fim de semana em Portugal

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Algarve, Cultura

Festas de Nossa Senhora do Carmo juntam devoção, música e tradição marítima na Fuzeta

09:40 13 Julho, 2026 09:51 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Celebrações juntam devoção religiosa, tradição piscatória e animação popular em vários espaços da Fuzeta

Algarve, Cultura, Opinião

Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes

08:15 13 Julho, 2026 08:12 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve, com uma Universidade, ainda não mereceu a atenção dos nossos governantes. E a beneficiária de tal depósito poderia ser a Biblioteca da Universidade do Algarve ou construir-se uma Biblioteca Central do Algarve"

Bombeiros chegam a local de acidente. Crédito: Foto AI
Nacional

Sobrevivente do acidente mortal na A4 relata últimos momentos de uma das vítimas: “Deu-lhe um beijo e ela morreu”

22:28 12 Julho, 2026 22:20 12 Julho, 2026 | João Luís

Jovem sobrevivente do acidente contou a amigos que não se recorda do impacto e descreveu os momentos após o despiste que matou duas jovens

Desporto, Nacional

Fernando Pimenta imparável: novo ouro fecha Taça do Mundo em grande

08:00 13 Julho, 2026 07:54 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Canoísta português fechou a participação no Canadá com nova vitória e chegou ao 31.º ouro em Taças do Mundo

Economia, Opinião

A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos

11:44 13 Julho, 2026 11:45 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Começo a suspeitar de que o maior empreendimento imobiliário do país possa ser a própria linguagem oficial"

Montanha-russa.
Nacional, Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Desporto, Europe Direct Algarve

Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana

09:11 13 Julho, 2026 09:11 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António acolheram provas que mobilizaram atletas de várias categorias e nacionalidades

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia, Tech

Transferiu dinheiro por engano no MB WAY? Saiba como reaver qualquer quantia

15:40 12 Julho, 2026 15:27 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples algarismo errado pode fazer com que uma transferência MB WAY chegue a um desconhecido

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Olhão, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Operações da GNR no Algarve resultam em 92 detenções
    Operações da GNR no Algarve resultam em 92 detenções
  • Água do mar a 29 °C? Conheça o espaço gratuito que está a surpreender quem já desistiu dos mergulhos na ‘água fria’
    Água do mar a 29 °C? Conheça o espaço gratuito que está a surpreender quem já desistiu dos mergulhos na ‘água fria’
  • Alcoutim ComVida recebe sonoridades dos Recante na Capela de São Domingos
    Alcoutim ComVida recebe sonoridades dos Recante na Capela de São Domingos
  • Tavira Plaza avança com produção de energia solar para reduzir pegada ambiental
    Tavira Plaza avança com produção de energia solar para reduzir pegada ambiental
  • Cultura sai à rua em Tavira durante pausa do Teatro Municipal António Pinheiro
    Cultura sai à rua em Tavira durante pausa do Teatro Municipal António Pinheiro

Opinião

  • A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos
    A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos
  • Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes
    Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes
  • Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
    Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva

Europe Direct Algarve

  • Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana
    Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana
  • Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
    Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal