Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional, Vídeo

Too Good To Go quer que em 2021 o desperdício alimentar deixe de ser uma verdade escondida

Empresa lançou um passatempo que pretende sensibilizar para as consequências, na sua maioria desconhecidas, do desperdício de alimentos

16:54 13 Janeiro, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Too Good To Go fazendo jus à sua missão de inspirar e capacitar consumidores e mercado da necessidade de tomarmos uma posição mais activa e consciente na luta contra o desperdício alimentar, inicia o ano de 2021 com um desafio – descobrir a Verdade Escondida do desperdício alimentar.

“O desperdício alimentar é um problema ignorado por muitos, mas tem um impacto enorme: no ambiente, nas pessoas e na economia”, afirma a Too Good To Go, acrescentando que “temas como a reciclagem, redução de plásticos, poupança de água estão já bastante presentes, felizmente, na mente de todos mas é, também, urgente prestar atenção às consequências do desperdício de alimentos”.

Motivada por essa verdade, a Too Good To Go lançou um desafio em forma de passatempo, que reforça que está na altura de olhar de perto para o desperdício alimentar e vermos #AVerdadeEscondida.

Quando olha para uma maçã, o que vê? Ocorre-lhe que, todos os anos, 3.7 triliões de maçãs são desperdiçadas? Quando rejeita um legume “feio”, sabe que 50 milhões de toneladas de frutos e legumes cultivados na Europa são desperdiçados por serem “imperfeitos”? Quando deita fora o excedente do jantar de ontem, lembra-se que cada Português desperdiça, em média, 97kg de comida por ano? Estes são apenas alguns dos factos para os quais a marca vai sensibilizando, ao longo desta semana.

Entre 11 e 15 de Janeiro, a Too Good To Go estará a esconder factos sobre desperdício alimentar na app, mais especificamente dentro das descrições das Magic Boxes de determinados estabelecimentos e a dar dicas diárias nas suas redes sociais para que os consiga descobrir. E quem os encontrar, e cumprir com todas as indicações do passatempo dadas pela marca, habilita-se a ganhar 1 ano gratuito de Too Good To Go! Ou seja, 365 promo codes que dão direito a 365 Magic Boxes, na app da Too Good To Go.

“Embora saibamos que desperdiçar comida não é bom, devemos também saber que a comida que desperdiçamos e que nunca chega a ser consumida, esconde uma verdade, pois o seu desperdício envolve o desperdício de, por exemplo, vários recursos como água, solo ou energia, usados na sua produção e transporte, gerando um impacto directo no planeta”, explica a A Too Good To Go.

Este é um problema invisível que esconde grandes consequências desconhecidas da grande maioria dos consumidores. É urgente sabermos que quase 30% das terras agrícolas do mundo são usadas para produzir alimentos que nunca chegarão a ser consumidos, pois são simplesmente desperdiçados, ao longo de toda a cadeia de valor. E que o desperdício de alimentos é responsável por entre 8 e 10% das emissões de gases de efeito estufa, o mesmo que as emissões do transporte rodoviário mundial.

“Metade do desperdício de alimentos ocorre no ambiente doméstico. Com esta iniciativa pretendemos colocar na memória das pessoas dados que são muitas vezes desconhecidos da grande maioria, com o intuito de sensibilizar a uma mudança dos actuais hábitos de consumo alimentar e promover o combate activo ao desperdício de alimentos”, afirma Madalena Rugeroni, Country Manager da Too Good To Go Portugal e Espanha.

Um resumo do ano 2020 da Too Good To Go em Portugal

A empresa surge em Portugal em finais de Outubro de 2019, e conta, à data de hoje (13 de janeiro 2020), com uma comunidade de mais de 500.000 utilizadores e mais 2.400 parceiros, desde restauração até grandes grupos da indústria alimentar como Auchan, Intermarché, Meu Super, Nestlé e Danone. Que juntos já salvaram mais de 350.000 refeições do desperdício, o que equivale a quase 900 toneladas de CO2e que não foram libertados para a atmosfera, caso essas refeições fossem desperdiçadas.

Uma economia circular que possibilita uma vantagem para o consumidor, para o ambiente, mas também para o estabelecimento, que encontra nesta solução uma segunda oportunidade de escoar excedente que se iria transformar em desperdício, reduzindo a sua pegada ecológica e optimizando a sua operação – mesmo que o impacto principal e mais significativo não seja, de todo, o financeiro – dando uma segunda oportunidade aos alimentos.

Para o utilizador, o processo para salvar as Magic Boxes, na aplicação, é muito simples e rápido. Basta descarregar a aplicação Too Good To Go, que está disponível de forma gratuita para IOS e Android. De seguida, fazer uma pesquisa pelos estabelecimentos na sua zona e assim salvar o número desejado de Magic Boxes – que varia de estabelecimento para estabelecimento. Por fim, o utilizador deve dirigir-se ao local para efectuar a recolha. O pagamento é feito através da aplicação, e o recibo é gerado na altura da recolha, no local e horário estabelecido e indicado na aplicação, pelo próprio estabelecimento.

Sobre a Too Good To Go

A Too Good To Go é uma empresa de impacto social que tem como missão o combate ao desperdício alimentar, motivando e incentivando a uma nova forma de consumo. Em 2016 esta missão materializa-se numa aplicação que permite a estabelecimentos (restaurantes, hotéis, supermercados, mercearias, pastelarias, entre outros) vender os excedentes alimentares de cada turno ou do dia a potenciais clientes. Os utilizadores e estabelecimentos parceiros têm nas suas mãos o poder de “salvar” comida com qualidade, e com apenas alguns cliques ajudarem a preservar o meio ambiente, reduzindo o desperdício alimentar e as emissões de CO2.

Em Portugal a aplicação, que chegou ao mercado no final de Outubro de 2019. Hoje a 13 de janeiro de 2020 já conta com mais de 500 Mil utilizadores e mais de 2400 parceiros que juntos salvaram mais de 350 refeições do desperdício.

Dados actualizados diariamente – Mantenha-se a par de todos os dados relevantes em https://toogoodtogo.org/en

Como funciona a Aplicação

Na aplicação os utilizadores podem comprar Magic Boxes de forma simples e fácil. Escolhem o estabelecimento que mais gostam, reservam a sua Magic Box na aplicação, e dirigem-se ao espaço para fazer a recolha, no horário estabelecido. Aí são surpreendidos com uma selecção de produtos, tendo em conta a natureza de cada estabelecimento. O facto de estas Magic Boxes serem surpresa — pois é impossível prever o desperdício de forma tão detalhada — cria uma dinâmica especial e uma experiência única. Contudo, antes de pedir a sua Magic Box, o utilizador pode filtrar as suas escolhas na aplicação e descobrir qual o estabelecimento que mais lhe interessa, com base no habitual de cada espaço, sendo que as opções são diversas e variam entre comida chinesa, japonesa, italiana, portuguesa, vegetariana, vegan, entre muitas outros produtos alimentares.

A aplicação é gratuita e está disponível para iOS e Android

Acompanhe a Too Good To Go: Facebook; Instagram; Youtube; LinkedIn

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data

20:40 10 Agosto, 2026 19:33 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito em Portugal já no próximo mês de setembro

Algarve Cultura Nacional

Estudantes da UAlg integram campanha de arqueologia que procura necrópole exterior

20:15 10 Agosto, 2026 20:15 10 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Seis estudantes de arqueologia e antropologia participam numa intervenção de 12 dias na Igreja Velha do Peral, em Proença-a-Nova

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 10 Agosto, 2026 16:14 9 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo volta a dividir Portugal, com chuva a marcar presença numa parte do país enquanto noutra o céu abre e as temperaturas sobem.

Carnes no churrasco. Crédito: Freepik
Economia Nacional Vida & Lazer

Pode levar multas superiores a 2.000 euros por fazer churrascos em casa? Saiba quais as situações e como evitar problemas

09:30 10 Agosto, 2026 23:07 9 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os churrascos em casa são permitidos. Conheça as regras, os riscos e as coimas que podem aplicar-se

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

João Martinho, o piloto que morreu após a queda de uma aeronave em Portimão.
Algarve

João Martinho morre após queda de avioneta em Portimão: piloto era também treinador de futebol

09:40 10 Agosto, 2026 09:14 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Piloto João Martinho, de 28 anos, morreu após a queda de uma avioneta no Aeródromo de Portimão, onde era o único ocupante

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Aeroporto Internacional de Faro - Gago Coutinho.
Algarve Economia

TAP revela “dados muito animadores” da rota Funchal-Faro e há uma novidade já a partir de outubro

19:40 10 Agosto, 2026 18:21 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Rota entre a Madeira e o Algarve registou 88% de ocupação e vai manter-se ativa durante todo o ano, com duas frequências semanais no inverno

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Algarve Nacional Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo

20:30 10 Agosto, 2026 15:06 10 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma funcionalidade que permite levantar dinheiro da conta de outra pessoa sem fazer uma transferência e sem ter o cartão bancário

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Usa o Multibanco? Especialistas alertam para este gesto que deve evitar depois de fazer uma operação

09:10 9 Agosto, 2026 16:11 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pequenos hábitos ao utilizar o Multibanco podem aumentar o risco de exposição de dados pessoais e bancários

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data

20:40 10 Agosto, 2026 19:33 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito em Portugal já no próximo mês de setembro

Algarve, Cultura, Nacional

Estudantes da UAlg integram campanha de arqueologia que procura necrópole exterior

20:15 10 Agosto, 2026 20:15 10 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Seis estudantes de arqueologia e antropologia participam numa intervenção de 12 dias na Igreja Velha do Peral, em Proença-a-Nova

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 10 Agosto, 2026 16:14 9 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo volta a dividir Portugal, com chuva a marcar presença numa parte do país enquanto noutra o céu abre e as temperaturas sobem.

Carnes no churrasco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Vida & Lazer

Pode levar multas superiores a 2.000 euros por fazer churrascos em casa? Saiba quais as situações e como evitar problemas

09:30 10 Agosto, 2026 23:07 9 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os churrascos em casa são permitidos. Conheça as regras, os riscos e as coimas que podem aplicar-se

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

João Martinho, o piloto que morreu após a queda de uma aeronave em Portimão.
Algarve

João Martinho morre após queda de avioneta em Portimão: piloto era também treinador de futebol

09:40 10 Agosto, 2026 09:14 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Piloto João Martinho, de 28 anos, morreu após a queda de uma avioneta no Aeródromo de Portimão, onde era o único ocupante

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Aeroporto Internacional de Faro - Gago Coutinho.
Algarve, Economia

TAP revela “dados muito animadores” da rota Funchal-Faro e há uma novidade já a partir de outubro

19:40 10 Agosto, 2026 18:21 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Rota entre a Madeira e o Algarve registou 88% de ocupação e vai manter-se ativa durante todo o ano, com duas frequências semanais no inverno

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Algarve, Nacional, Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo

20:30 10 Agosto, 2026 15:06 10 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma funcionalidade que permite levantar dinheiro da conta de outra pessoa sem fazer uma transferência e sem ter o cartão bancário

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Usa o Multibanco? Especialistas alertam para este gesto que deve evitar depois de fazer uma operação

09:10 9 Agosto, 2026 16:11 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pequenos hábitos ao utilizar o Multibanco podem aumentar o risco de exposição de dados pessoais e bancários

Últimas Notícias

  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data
    Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data
  • Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo
    Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo
  • Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€
    Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€
  • Estudantes da UAlg integram campanha de arqueologia que procura necrópole exterior
    Estudantes da UAlg integram campanha de arqueologia que procura necrópole exterior

Opinião

  • Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
    Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
  • Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
  • Em defesa do bife minguado | Por José Figueiredo Santos
    Em defesa do bife minguado | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Adeus reforma ‘a horas’? Cidadãos nascidos depois desta data só se vão poder reformar (no mínimo) aos 70 anos neste país da União Europeia
    Adeus reforma ‘a horas’? Cidadãos nascidos depois desta data só se vão poder reformar (no mínimo) aos 70 anos neste país da União Europeia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento